x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de RIQUIZON
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    69
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0

    qual melhor opção motor ap 2000 ou opala 4 cc




    Seguinte galera

    Estou querendo aumentar o torque, potencia e ao mesmo tempo quero também economizar [pretendo botar GNV] assim pretendo trocar o meu motor original 6 cc por um do opala 4 cilindro ou um ap 2.0 ou 2.2 pode ser de santana ou fox ou parecido. Gostaria dentro dos quesitos citados , saber qual seria a melhor escolha ?

  • #2
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Se você colocar o Opala 4 cc você terá potência e torque muito próximos do BF 161, um pouco menores, mas terá uma velocidade final maior e um pouco mais de economia.
    Com o AP você terá bem mais potência, porém menos torque, uma velocidade final maior, um motor mais elástico mas mais fraco em arrancada devido ao baixo torque.
    Agora, para colocar GNV eu ficaria com o velho BF, acho que esse é o motor que mais funcionou a gáz nesse país, ou o Opala 6cc. Nos outros dois citados você sentirá o motor muito fraco.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #3
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    O Roberto disse logo tudo...
    Motor opala 4cil = bom torque em baixa;
    Motor AP 1.8, 2.0 = bom de final (giro alto).

    É importante saber qual câmbio utiliza...
    pois se for 3 M o AP vai penar um pouco (já usei essa configuração), na saída fica fraco... se for 4 M fica bom.
    Mas em questão de economia... o meu AP 1.8 álcool, com câmbio de 5M (niva) está fazendo na estrada (a 100 km/h) uma média de 7,5 km/L... em se tratando de estrada e puxando (100 km/h) é muito pra ele... acho que ficou numa média alta, na cidade não tive a oportunidade de medir, mas deve ficar em torno dos 5 km/L, mas lembrando que é alcool.

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #4
    Usuário Avatar de Elison
    Entrada
    05/07/2009
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    644
    Agradecimentos: 0
    Eu iria de ford OHC 4 cil, motor leve, economico, bom de torque e de rotação, e trabalha muito bem no GNV.
    Ex CJ-5, ex CJ -3A, ex CJ-2A, ex Band 608, ex Band 709, ex Band 14-B, ex Hilux, ex T4 2.8
    T4 3.0 - ComeUp 12k BF 35.

  • #5
    Usuário Avatar de Jones Ronaldi
    Entrada
    08/10/2011
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    41
    Posts
    224
    Agradecimentos: 4
    Gosto muito do 4cc do opala baita motor

  • #6
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    eu prefiro e tenho ap2.0, nada contra os 4cil de opala, mas ja esta ficando dificil de se encontrar pecas...

  • #7
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Motor GM 151 e o AP 2.0, são muito distintos, um é da década de 90 e outro da década de 70.

    Pra mim, motor AP e trilhas técnicas(erosões, pedras, barrancos) não combina, pois você não tem muito controle do carro, já que a força dele é sempre lá em cima, então, tem que saber dosar embreagem/acelerador. Já o GM 151, tem um torque bom já à partir de 2000rpm, o que te faz ter mais controle, conseguir andar mais "de boa".

    Já na lama lisa, grama, o AP leva vantagem, porque gira até 7000rpm enquanto o GM 151 gira até 5000rpm(original).

    Acho o motor GM 151 melhor que o AP(carburado) na cidade, até porque você pode usar um pneu maior ou uma relação mais longa(motor GM), já o AP injetado supera o GM na cidade.

    Se for de AP, tem que ser o 2.0, procure um comando do 1.6 ou o 49H, vai melhorar o torque em baixa.

    Eu sou fã do GM, e não troco ele por outro motor da linhagem(2.3 ford, 2.0 AP, BF161), porque ele preparadinho(2.8, carbura H34 ou DFV446, escape 4x1, tuchos mecânicos, taxado) vai girar como um AP, e com força perto de um GM250, só que leve. Tanto é que nos dois Jeeps eu tenho GM 151, em um ele é mais preparado, o outro é originalzinho.

    Motor de fácil adaptação, escalona bem com os câmbios do Jeep e com o de chevette, não é de quebrar, não dá dor de cabeça(regulo ponto, carbura, troco velas, tampa de distribuidor, cabos de velas à cada 2 anos) e ele funciona certinho.

    Só uma coisa, se for colocar ele, já coloca com a embreagem de 11"/volante/motor de partida da C20, que são maiores, dão mais pegada, e o motor pega mais fácil!
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #8
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    [QUOTE=pedro bonadio;1552473]Motor GM 151 e o AP 2.0, são muito distintos, um é da década de 90 e outro da década de 70.

    Pra mim, motor AP e trilhas técnicas(erosões, pedras, barrancos) não combina, pois você não tem muito controle do carro, já que a força dele é sempre lá em cima, então, tem que saber dosar embreagem/acelerador. Já o GM 151, tem um torque bom já à partir de 2000rpm, o que te faz ter mais controle, conseguir andar mais "de boa".

    DISCORDO sobre isso com vc, e provo, veja meus videos no YOUTUBE, e nesta epoca eu usava AP1.8 com relação 9x44 (longa) e pneus 31... usei durante mais de 4 anos so troquei pq tava com problema de numeracao. Hj agora uso 2.0 Ap nao perde nem em erosoes nem em cavas, alem disso tbm nao quebra, e é super economico.


    Procure no YOU TUBE por Edwin Nishikawa ou Akio Nishikawa e vc vai ter uma centena de videos provando que o ap vai muito bem SIM nas trilhas e esse negocio de torque em alta é balela...

    outra vantagem, o AP é um motor muito usado em competicoes e força bruta, ha uma diversidade de opcoes p/ deixa-lo mais forte , desde uma turbina, comandos especiais, uma simples chipagem, etc etc etc, veja no mercado livre.

  • #9
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    [B]olha só achei ak no forum 4x4


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/2932-graficos-de-curva-de-torque.html#post28452[/url

    a 2.000 rpm o ap2.0 pode atingir os 90cv, mesma potencia do motor opala 4cil...

  • #10
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    no meu cj ta com 0hc 4cc, trabalha no alcool, veio com comando de valvulas trabalhado, ESTOU satisfeitissimo, mesmo se tiver que retifica-lo, irei ficar com ele no jeep, porem... se caso tivesse que trocar ira pro AP, ainda os fabricam, opçao de injetar ! remapear, etc. etc....qualquer açougue tem peças e qualquer jardineiro entende umpouco, adoro falcom, 6cc gm, e os V6 ! POREM $$$$$ grana alta,
    AP 2.0 TURBO ! 0,8 Á 1.0 kl de pressão, com embreagem adaptada c20 , caraca !
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #11
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    ha, tambem tem videos no You tube, em EQUIPE TERRA, la tem bastante cavas e erosoes...


    Ap ou Ohc é questao de gosto, todos tem um ponto positivo e outros negativos, eu particularmente prefiro o AP simplesmente pq tenho e aprovo...

    Meu pai teve uma Caravam 4cil tirada zero km e com 70.000km teve o primeiro motor destruido porque uma das valvulas quebrou e caiu dentro do cilindro, mais uns 15.000km adiante teve o segundo motor detonado pelo mesmo motivo, por isso tenho um pouco de medo, meu irmao colocou um 6cil e nao teve mais problema.

  • #12
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    ta ae sem segredo, obs tem diferenca do ap do gol e ap do santana... o meu é do santana/ saveiro

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...html#post28452

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade