x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3

    Exclamation MOTOR AP com HELICE DO RADIADOR MECANICA.




    Uso motor Ap e por diversas vezes, tive problemas com a cebolinha que comanda o ventilador em meu jeep. hj uso uma chave l/d no painel.

    Com esses transtornos, pensei em colocar a helice do radiador diretamente no motor, deixando a mecanica, como nos motores convencionais de jeep, eliminando a ventoinha eletrica.

    Estive olhando e acho que é possivel colocar no alternador.


    Alguem usa desta forma e que possa me ajudar?

  • #2
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    nao vejo impedimento para tal, unica ressalva fica por conta do sentido de rotacao do motor.

    Talvez voce precise bolar um suporte para tocar essa helice atraves de correia para que o ventilador fique exatamente no meio do radiador.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #3
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Edwint,
    A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Edwint,
    A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
    Ultimamente tenho usado com rele e mesmo assim tenho tido problemas, quando nao é cebolinha é o rele (ja uso o de maior potencia), uso a ventoinha do vectra (duas velocidades).

    Como saber se a ventoinha esta com defeito? ela gira normalmente, a noite, da pra perceber quando liga, os farois ate "murcham"...

  • #5
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Edwint,
    A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
    Por isto que no meu baja motor AP tenho duas ventoinhas , uma na cebolinha e outra ligada no painel, quando acho que uma não esta dando conta, ligo a outra. mas numa trilha meu motor ferveu, a bateria tava meia bomba e não guentou, quando estava 100% fazia a trilha inteira e não faltava bateria, agora botei bateria nova e alternador mais forte

    abraços

  • #6
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    nao vejo impedimento para tal, unica ressalva fica por conta do sentido de rotacao do motor.

    Talvez voce precise bolar um suporte para tocar essa helice atraves de correia para que o ventilador fique exatamente no meio do radiador.

    Ja tive um carro antigo, no qual usei as carcaças dianteiras e trazeiras de um alternador, com rolamentos e um eixo para adaptar a ventoinha, mas no jeep pelo tamanho do cofre nao tem como mecher muito, a vantagem que vejo em mecanizar esta ventoinha é a simplificar a parte mecanica, que é uma boa p/ quem como eu, faz trilhas pesadas e longe de oficinas.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    Ultimamente tenho usado com rele e mesmo assim tenho tido problemas, quando nao é cebolinha é o rele (ja uso o de maior potencia), uso a ventoinha do vectra (duas velocidades).

    Como saber se a ventoinha esta com defeito? ela gira normalmente, a noite, da pra perceber quando liga, os farois ate "murcham"...
    Se você tiver um eletricista bom, (coisa rara) ele descobrirá facilmente com um amperímetro ou ohmímetro. Outra maneira, mais tupiniquim mas não menos científica, descobrindo quantos amperes sua ventoinha consome de corrente, (no meu caso, Astra 99, são 40 ampéres), ligue sua ventoinha com o fusível ligado em série. Se ela estiver em "curto", o fusível abrirá o filamento. Importante, também, é só usar cebolinhas e relés de marcas "originais" das montadoras, tipo Wahler, por exemplo. Agora, a mecânica dará manutenção praticamente zero, se não, zero realmente!
    Abs
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    38
    Posts
    2,793
    Agradecimentos: 10
    Eita complicado isso!!!

    A ventoinha mecanica vai roubar uns pocotós do motor...

    No meu jeep, antes eu usava o T do tempra, e o cebolão do Gol... Para ligar a ventoinha. A ventoinha é a do ar condicionado do Vectra.

    O q vale a pena é isso mesmo, usar marcas de qualidade, e tbm usar aditivos corretos no radiador. Já que o radiador do Jeep tem o costume impregnar o cebolão... Dá pau mesmo...

    No meu coloquei no modulo da injeção para ligar e desligar a ventoinha... cebolão nunca mais...rs

    [s]

  • #9
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    O ventilador que uso o do vectra com ar, tem um componente eletrico que faz com que a ventuinha trabalhe em duas velicidades, (bananinha, popularmente chamado), a minha ventoinha esta sem ela, ficando somente na velocidade alta. Seria a falta dela, poderia causar o problema?

  • #10
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    No meu OHC retirei a helice mecânica que vivia quebrando ( plastico ) ou entortando ( de ferro) ,quando entra na agua ela bate muito forte por causa da rotação e vai pro saco.
    Coloquei a ventuinha eletrica do tempra, fortissima, ela também era dois estágios, mas retirei a "bananinha" e tá só no máximo. Oque acontecia é que quando ela é acionada puxa uma corrente muito forte, e acaba queimando o cebolão... agora coloquei um relê e está funcionando sem problemas.

  • #11
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    O ventilador que uso o do vectra com ar, tem um componente eletrico que faz com que a ventuinha trabalhe em duas velicidades, (bananinha, popularmente chamado), a minha ventoinha esta sem ela, ficando somente na velocidade alta. Seria a falta dela, poderia causar o problema?
    Duvido. Nunca usei a "bananinha". Nem nunca vi ninguém usar. Como já disse, já vi ventoinhas em "curto", que funcionam normalmente, apenas queimam tudo (relés, fusíveis, terminais, etc)
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #12
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Pode usar helice no AP sim, tanto que nos Gurgel com AP 1.8, carajás se num me engano, era assim, AP com helice mecanica.

    Tente achar onde está o problema do seu sitema, pq voltar pra helice é o fim. sem pre adapto ventoinha nos meus carros , numca tive problemas.

    Cebolão é pra acionar relé, e o relé que tem que ligar a ventoinha, senão queima mesmo e tem que ter fussivel próprio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade