x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19
  • #13
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6



    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Pode usar helice no AP sim, tanto que nos Gurgel com AP 1.8, carajás se num me engano, era assim, AP com helice mecanica.

    Tente achar onde está o problema do seu sitema, pq voltar pra helice é o fim. sem pre adapto ventoinha nos meus carros , numca tive problemas.

    Cebolão é pra acionar relé, e o relé que tem que ligar a ventoinha, senão queima mesmo e tem que ter fussivel próprio
    É verdade... mas era uma hélice que era movida por uma "gambiarra original de fábrica" lembra? Ficava presa num eixo esquisito, tudo esdrúxulo...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #14
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Se for colocado um diodo reverso nos terminais da bobina do relé e nos terminais da ventoinha, o relé vai durar pra sempre.
    Se vc usa a ventoinha ligada direto no cebolão, o cebolão tambeem vai durar muito mais com o diodo de proteção.

    O que acontece é que, quando vc liga o relé da ventoinha, bastante energia fica acumulada no enrolamento da ventoinha (e na bobina do relé também). Quando vc desliga o relé, essa energia não tem pra onde ir, mas ela precisa ir pra algum lugar, então ocorre uma faísca entre os terminais dos enrolamentos pra dissipar a energia e essa faísca aos poucos vai derretendo e carbonizando os contatos do relé ou do cebolão.

    O diodo serve pra descarregar essa energia sem que ocorra essa faísca. Assim os contatos ficam sempre limpos e não têm desgaste mais. Duram pra sempre se o diodo não queimar.

    Os diodos você compra em qualquer loja de eletrônica, o diodo 1n4007 serve para as bobinas dos relés e deve servir para a ventoinha também, mas se quiser uma garantia de vida eterna pro diodo da ventoinha, pode usar o 6A10.
    O 1n4007 custa uns 20 centavos e o 6A10 deve custar no máximo 2 reais.

    Aqui vai um desenho da ligação na ventoinha:




    E do relé:

    O diodo do relé você pode soldar direto nos terminais, mais ou menos assim: (faixa prateada vai no + da bobina do relé)



    Isso vale para qualquer motor elétrico do carro.
    Eu recomendo colocar diodo em todos os motores elétricos e relés do carro. Assim você aumenta ridiculamente a vida util não só dos relés, mas tembém dos contatos do miolo da ignição.

  • #15
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    eu uso helice até na minha pampa ap, não da problema algum assim ja a 4 anos , segunda posto uma foto, retrocesso ou não depois de feito funciona muito bem

    carlos sallespickup

  • #16
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Valeu TURBOROE, essa do diodo eu nao sabia, vou coloca-lo.

    Outra duvida é quanto ao locau da cebolinha, como nao tive onde colocar na parte inferior do radiador(optei pelo kit verao do tempra) coloquei na mangueira de saida de agua superior do radiador, como ali a temperatura é mais alta, optei por um cebolao que aciona-se numa temperatura mais alta.

    Que vcs acham disso

    Recordando agora, tive tambem uma towner e um problema cronico de fabrica com aquecimento e defeito no cebolao, oque resolveu foi colocar o kit verao do tempra, usando 2 ceboloes em paralelo (original e outra no kit verao), caso uma desse defeito(original), a outra segurava as pontas... mais uma ideia.
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Gelson Esser
    Entrada
    31/01/2009
    Local
    Rio do Campo/SC
    Idade
    50
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0

    ventuinha

    ola a todos
    eu usava a ventoinha no alternador
    mas nao gostei muito
    faz um baurulho danado e tambem nao deixa o motor trabalhar na temperatura original dele baixa muito a temperatura.
    Ai arraquei tudo fora e coloquei a ventoinha do palio por
    ser bem estreita com as devidas modificações na parte eletrica
    e tambem uma chave no painel pras trilhas .
    Ate agora neo tenho o q reclamar.
    Abraços.

  • #18
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    A ventoinha elétrica é bem melhor que a mecânica.
    Também já tive problemas com isso...
    Eu mesmo fiz a instalação elétrica do meu CJ... e coloquei a cebolinha direto no radiador, próximo à saída do mangote, utilizei a do santana (linha VW) mas com uma temperatura bem mais baixa, tipo a de menor valor, 67 - 72ºC, se não me engano... então quando dispara sei que a temperatura está nessa faixa.... numa trilha é claro... já na estrada a ventoinha nem thum... a temp é baixa direto devido à passagem de ar pelas aletas...
    Mas voltando ao assunto...
    Numa trilha que fiz à noite, parou de disparar o relé e consequentemente a ventolinha... então fiz uma baita gambiarra para ligar direto, tipo os fios ligando da bateria direto para o ventilador e indo para o habitáculo, onde eu mesmo juntava os fios... mas depois descobri que queimou o fusível quando entrei na poça de lama e a ventulinha estava ligada, devido a alta corrente (sobrecarga) queimou o fusível... e aconteceu depois em outras trilhas também (puro desleixo) pois coloquei também um botão manual, onde costumo ligar antes de entrar nas poças d'água, deixar o motor bem "frio" e aí sim entro com o manual desligado e consequentemente como o motor não irá esquentar tanto nessa travessia o automático também não acionará... e é só felicidade...

    Então sugiro ao amigo aí que dê uma olhada nesse motor, pelo visto está em curto (já que a cebolinha está queimando com facilidade), mas que também seja verificado a instalação, se não tem algo ou isolando ou dando curto... pois o fusível deveria proteger nesses casos... caso contrário é peça de má qualidade...

    Me lembro que antes de fazer a minha instalação... tive problemas com os faróis dianteiros... sempre queimava aquele botão de pé para chavear a luz alta... troquei uma vez... em pouco tempo, queimava novamente... troquei de novo e na primeira vez que fui usar queimou de novo... aí eu pensei: "desse jeito eu não aguento, toda vez que vou sair de casa é 40 conto só pra acender os faróis, assim não dá!!!"... e resolvi dar um check-up na instalação... realmente tinha um fio que encostava na grade dianteira (única peça em chapa, fora o chassis)...dando curto... aí depois da reforma na parte elétrica, coloquei faróis com 90W na baixa e 100W na alta, com relés para alta e baixa... acionado pelo dito botão de pé... e tudo normal até hoje! o único problema é que o relé esquenta um pouco, então eu procuro sempre alternar entre alta e baixa quando permite (em estrada por exemplo para não encandear o carro de sentido contrário)...

    Abração e espero que resolva o problema sem ter que voltar ao passado (colocar ventolinha mecânica)!!!
    4X4 Brasil
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #19
    Usuário Avatar de Edemar
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    299
    Agradecimento: 1
    Olá Pessoal.

    Em uma TOWNER 95 que tive também usava o recurso de chave ligando direto a ventoinha. Principalmente em trânsito pesado ou subida de serra (Curitiba Morretea), e sempre era bem mais seguro que confiar no dito cebolão,
    Quanto aos farois , em meu UNO 1992, uso lâmpadas 90/100W com relay ,e, em viagems noturnas nuca sentí problema algum . ( O relay é bem "PARRUDO").

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade