x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Montagem de Câmbio 03 marchas primeira seca...




    Tenho tido problemas com meu câmbio, que é de um Willys 1954. O mecânico que o montou, o fez a partir de dois câmbios cujas peças foram aproveitadas. As perguntas são:

    1 - Tenho tido problemas de engate. Arranha até o estômago da gente. Da primeira para a segunda, da segunda para a terceira... só entra quase parado e "no tempo". Supondo-se que a embreagem não tenha problemas, o que pode ter acontecido?

    2 - O referido mecânico alegou-me que não seria necessário fresar as engrenagens. Disse que isso seria somente se as marchas estivessem escapando. Ele teria razâo?

    3 - Bem, a tampa da caixa foi reformada e agora está sem folgas. Mas mesmo assim, a terceira escapa. E pude ainda perceber que a terceira não engata até o fim do curso na alavanca e não entra totalmente no macaquinho das engrenagens. Seria algum problemas na montagem, tipo falta de algum anel espaçador?

    4 - Alguém teria cópia do manual de oficina do jeep? Pois nele tem a perspectiva explodida do câmbio do referido carro. Entre em contato comigo que eu compro uma cópia...

    5 - Enfim, sei que estou sendo chato mas apelo para os sentimentos dos amigos... nada mais triste que ver um guerreiro deste calibre combalido e parado num canto... sendo substituído por um (ARGHHHH!!!) Uno Mille!!! Tenho que colocá-lo na ativa urgentemente!!! HELP-ME!!!

  • #2
    Bom .. isso são Pitacos.. ou seja sao "achismos" Ok?

    1- isso pode ser diferença do platô para o disco de embreagem, pois se ele trocou o disco mas o platô ficou do mesmo tamanho.. a embreagem “ficou baixa” ou vice-versa

    2- eu acho que não.. por uma única razão.. não acredito em mecânicos!

    3- sim pode ser da montagem.. isso aconteceu comigo

    4- eu tenho o manual do mecanico.. se quiser no site do JeepclubeRJ tem..

    5- Eu sei como é.. o meu Jeep está parado.. problema parecido com o teu.. e estou andando de UNO...



    Abraços

    Raphael com Jeep Parado
    _o|||o_
    CJ5 71 - Azulão

  • #3
    Usuário Avatar de ramil2007
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    214
    Agradecimentos: 0

    Câmbio 3 marchas, como montar?

    E ae galerinha,
    Blz?
    Tive a infelicidade de desmontar o meu câmbio 3 marchas original com 6 parafusos na tampa, na verdade eu estou vendendo esse câmbio, mas dei mó vexame ao fazer o Marcelo Fuka, vir até minha casa e constatar que o câmbio estava desmontado, depois dessa resolvi abrir todo ele, limpá-lo e fazer as devidas revisões...
    Bom o ponto em que eu quero chegar é o seguinte: eu já montei todas as partes separadas, até o mais difícil que é o carretel, como problema dos roletes, é chato demais, mas depois de montar o carretel eu percebi que ele não caberia no conjunto, pois pelo que eu percebi ele deve ter alguma ferramenta especial, uma tal de w-166 segundo o manual do mecânico, vejam as fotos...
    Pois é o carretel só entra se não tiver esse cano no meio, ou seja se ele estiver desmontado...

    Bom me mandem resposta o mais breve possivel...

    Valew a todos e ótimo fim de semana e eu estarei lá no festival e com o adesivo do site na camiseta, como o amigo...


    Abraços...



    Ramil
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pe_as_013.jpg   -pe_as_012.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    nao cabe

    Fala gente....

    Ramil lá vou eu pra quinta desmontada de caixa este ano.

    Meu cambio é igual ao seu, aliás que bela engrenagem da ré a sua... ehehehehehehe Sempre que eu abro meu cambio as minhas faltam dentes ou estão mais da metade comidas...

    Eu nunca precisei desta ferramenta a w166 pra montar o cambio... uso roletes também, sempre encaixei tudo com jeitinho, sempre ficou bem montado.

    Não entendi onde é o "cano" que vc disse.

    O carretel do meu eu monto e fixo primeiro o eixo piloto, depois venho e encaixo o carretel. Simples, e ele sempre cabe...


    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #5
    Aê véio Ramil (Thiago)

    Desencana dessa de vexame!!! O importante foi ver que vc é gente fina e muito interessado no assunto.

    Mas falando do assunto em questão, espero que vc tenha guardado toda a sequencia das peças, pois tive problemas justamente com os malditos calços do meu cambio. Isto me torrou tanto o saco que me fez procurar outro para comprar...

    Mas realmente não será necessária nenhuma ferramenta especial. Meu mexânico montou tudo na raça. Agora eu tive muita vontade de usar uma certa ferramenta de cinco quilos, ferro maciço numa ponta e cabo de madeira...


    abs

  • #6
    Usuário Avatar de ramil2007
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    214
    Agradecimentos: 0

    Carretel

    Olá MOnge e Marcelo,

    O meu problema é o seguinte, vcs estão vendo o carretel? Pois é ele já esta montado com os roletes e os tais espaçadores, mas o cano de ferro maciço onde ficam presos os roletesé maior que a caixa e não entra, não sei como eu faço...

    Marcelo, vc já comprou o cambio?


    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Olá Ramil

    Me metendo no assunto ... Você não está conseguindo montar, porque o eixo do carretel tem que estar fora do mesmo. O que você tem que fazer é colocar o carretel na caixa SEM o eixo, posicioná-lo corretamente e aí colocar o eixo, que ficará apoiado na caixa pelas pontas. Algumas dicas:

    - passe bastante graxa p/ segurar os roletes por dentro do carretel. Assim, evita deles caírem quando você manuseia o carretel.
    - quando for colocar o carretel na caixa, não esqueça de já colocar junto as arruelas de encosto.
    - o eixo só entra por um lado da caixa. se ficar tentando colocar ele pelo lado errado, ele não encaixa completamente ... se NÃO ME ENGANO, é pelo lado que fica voltado p/ a caixa reduzida, ou seja, pela lado de trás que se coloca o eixo. Já faz um tempo que mexi em um câmbio destes ...
    - vá colocando o eixo com calma e verificando pelo outro lado se não estão vindo roletes juntos ....

    Abraços
    -
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8

    Re: Câmbio 3 marchas, como montar?

    Citação Postado originalmente por ramil2007
    E ae galerinha,
    ...roletes, é chato demais, mas depois de montar o carretel eu percebi que ele não caberia no conjunto, pois pelo que eu percebi ele deve ter alguma ferramenta especial, uma tal de w-166 segundo o manual do mecânico, vejam as fotos...
    Pois é o carretel só entra se não tiver esse cano no meio, ou seja se ele estiver desmontado...
    Ramil

    Olá Ramil !
    Em minha mexânica no fundio da minha caisia eu montei a minha propria ferramenta W-166 autorizada e dentro das normas técnicas da willys !

    Você irá necessitar do seguinte material:

    -Um cabo de vassoura da grossura do eixo do carretel
    -Serra de fita (essas amarelas de cano)

    Como fazer:

    -Corte o cabo de vassoura no tamanho do carretel . Nada a mais, nada a menos. 8)

    Como Montar:
    Empaçoque graxa no orificio carretélico , coloque o cabo de vassoura cortado e vá montando: arruela separadora, jogo de roletes, arruela de novo, jogo de roletes, arruela, espaçador, arruela, jogo roletes, arruela de novo e mais um jogo e por fim a arruela, terminando o serviço.

    Não deixe faltar nenhum rolete e nenhuma arruela separadora e muito menos o cano espaçador (acho que é esse o nome...)

    Qual a idéia: 8)
    Após você ajeitar o carretel montado com o cabo de vassoura (ele vai entrar sussegado pq vc cortou o cabo de vassoura na largura do carretel) na caixa do cambio, coloque o eixo do carretel no furo apropriado da caixa e vá empurrando o eixo de madeira. Pronto ! Tá colocado os roletes e o carretel !

    Espero ter ajudado.
    É assim que eu e meu pai montamos o carretel.

    Abraços.

    KGE

    "É mole mas sobe!"

  • #9
    Usuário Avatar de ramil2007
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    214
    Agradecimentos: 0

    Câmbio 3 marchas, como montar?

    Muito obrigado pelas dicas...

    Eu tinha até pensado em comprar outro eixo do carretel para fazer isso que o kge indicou...

    Mas vou tentar primeiro tirar o eixo e não deixar cair roletes, se nao tiver jeito vou fazer esse esquema do cabo de vassoura....

    Muito obrigado pelas dicas...

    Falows

    Depois conto como foi...


    Ramil

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Ressuscitando o tópico.......

    Só que para o cambio de 4 marchas. ohc.....
    Com dificuldade na montagem da caixa de marchas OHC.........
    Resolvi passar esta dica.... Ok.......................
    Na montagem do cambio.....(a penca tem a engrenagem maior com mais dentes 35 ...)
    Pois depois de montado, a penca com os roletes e espaçadores, e logicamente com a ferramenta w 166. que no caso pode ser de madeira, ou mesmo um eixo usado cortado no comprimento da penca (ou trem de engrenagens, ou também conjunto de engrenagens.......Que após tem que deixar no fundo da caixa....com as arrruelas de encosto.. na frente e atraz....
    Então, monta o eixo piloto com o rolamento. e os roletes dentro do eixo (14) e também coloca a muringa, ou capa do eixo piloto...........................
    Também o conjunto de engrenagens que compõem o eixo entalhado, e encaixando no eixo piloto, logicamente com todas as engrenagens, e o conjunto sincronizador.... e depois a arruela grande que vai fechar a caixa.... Ok.....
    Depois de tudo isto tem que fazer a penca subir, para passar o eixo da penca .... ai entra uma dica.....
    Como a caixa de cambio geralmente foi retirada com a capa seca, ou carcaça da embreagem..
    Coloca esta peça na bancada com a parte do bloco para baixo...............................
    em seguida coloca a caixa de cambio por cima, agora vai ficar na vertical como se fosse colocar na viatura, mas ao contrário, isto é invertendo lado da tampa da caixa, para poder sentir o furo do eixo da penca, e assim vc consegue vizualizar o eixo W 166..... e com uma chave de fenda, pelo furo de baixo da caixa ( furo do parafuso por onde é parafusado na caixa de reduzida) empurra para centrar a ferramenta w 166 . e assim fique no lugar do eixo e assim ela vai descer e por cima coloca o eixo da penca...
    Pois vai estar alinhado com o furo...
    Agora com cuidado pois o eixo pode sair e os roletes ficarem caidos dentro da penca....retire a caixa de cambio (separando da caixa seca....). e vai empurrando o eixo até que a ferramenta w 166 saia e o eixo da penca no lugar...
    Pronto está montado a caixa de cambio.... agora parafusar na caixa de reduzida no lugar. e colocar a engenagem do cambio na reduzida, e a porca.
    e a cupilha....
    embora esteja no tópico da de 3 marchas. fica a dica....

    abraços.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário Avatar de AnTiPoP
    Entrada
    11/03/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    45
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0
    queria ter coragem para desmontar meu cambio ...rsrrsrrs
    TURMA DO PINHEIRINHO - JUNDIAÍ/SP

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Desmontar não é dificil. como também retirar o conjunto....
    Mas ao fazer o desmonte é bom ter um manual à mão.. pois tem que seguir à risca o manual...
    Mas tem uns macetes (jeito de desmontar e montar)....e é isto que implica talves na montagem...
    Mas no fórum a gente tira muitas dúvidas, e também ajudam quando preciso... então. vamos em frente..
    Ferramentas à mão, não é muita coisa. jogo de chaves em polegadas. de boca estrela, jgo de soquete.. e tal..
    Vamos lá coragem...
    Só uma coisa, não se machucar, e fazendo com segurança e cuidado..


    Ok..

    abraços,
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade