x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Montar um Jeep CJ5.




    Boa tarde a todos!

    Me chamo Marcelo, moro em Fortaleza e como Engenheiro Mecânico e louco por carros estou decidido a iniciar um projeto diferente. Diferente para mim mas bem conhecido de todos aqui: montar um Jeep CJ5.

    O problema é um pouco mais extenso que parece; Não se encontra carrocerias decentes por aqui, por se tratar de cidade litorânea. Então pensei em usar carroceria de fibra, mas aí gerou mais dúvidas com relação a qual chassis usar e qual mecânica / transmissão faria o conjunto motor.

    Por isso venho aqui solicitar dos amigos sugestões de como proceder para montar um bom Jeep, não muito alterado mas que possa ser confiável, nada de especial. Segue as características do que pretendo fazer:

    MECÂNICA E TRANSMISSÃO: Toyota 2.8 ou 3.0 (Hilux antiga até 2004), aspirada ou turbo diesel, caixa de marcha, caixa reduzida e diferencial, todos Toyota.

    CARROCERIA: JEEP WILLYS CJ5.

    PNEUS E RODAS: PNEU; BFGOODRICH MOD. ALLTERRAIN T/A KO, medidas 33X12,5 R15 - RODAS MANGELS MOD. TROPICO MEDIDAS 15X8

    Se vocês puderem contribuir com informações adicionais tipo: que chassi usar, que carroceria é mais adequada: fibra ou metálica?

    Por falar em carroceria, quem produz carrocerias em chapa metálica?

    Grato, MArcelo

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Limão
    Entrada
    15/04/2010
    Local
    João Pessoa/PB - Luís Gomes/RN
    Idade
    34
    Posts
    129
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Marcelo,

    bem, não seria melhor comprar um já pronto (chassi e carroceria) e ir fazendo as modificações do jeito que você quiser? Pelos menos a parte dos documentos seria mais fácil que tentar documentar outro tipo de chassi.

    E em relação ao motor, ficaria com o do opala 4cc ou até o 6cc, ambos são ótimos motores para o jeep. Creio que esse tipo de motor que você pensa em colocar (Toyota 2.8 ou 3.0 Hillux), dê mais dor de cabeça para adaptações e sem fala no $$.


    Abraço.
    Jeep Willys 1966

  • #3
    Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,034
    Agradecimentos: 0
    Ja que pediu, vou falar...

    Carroceria - Fibra com certesa, nunca mais vai ter que pensar nela, ja que mora em uma cidade litoranea, eu prefiro da Fiber, mas hoje em dia tem a AMBR que tambem é muito boa e vc encontra na maioria das lajas online.

    Mecanica, bom, se tu tem grana e tempo, quer diesel? va a um leilão, tem muitos ai no ceara, compre uma hilux antiga ( 2,8 ) e aproveite quase tudo dela, podendo até usar os eixos, que deixaria teu jeep mais confortavel...

    Se não for de diesel, e quiser algo mais barato, sobra um AP 2.0, e motores de opala... ai vai de gosto!!!

  • #4
    Primeira coisa é comprar um chassis ja documentado, eu não compraria um jeep já pronto.. pois ja tive essa experiencia e agora estou refazendo tudo de novo do zero.. se procurar aqui no forum vai achar venda de chassis já com documento.. o conjunto mecânico que vc citou na minha opinião está ótimo, eu usaria molas de Toyota SPOADO e eixo de rural ou toyota dana 44.. carroceria da Fiber4x4 que é a mais resiste.. bom essa é minho opinião.. abraço

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Bom

    primeiro, aborde um assunto de cada vez e utilize a pesquisa do forum, vá ao google e coloque "forum 4x4 brasil carroceria de fibra" sem aspas ou qualquer outro assunto que deseje pois a maioria foi destrinchado à exaustão aqui

    Caso vc pense em fazer do zero e tudo RELAMENTE zero... o roteiro que eu seguiria é

    1- Comprar documentos de jeep CJ5
    2- Chassis novo ZERO - Chassis Fortaleza
    3- Carrocedria de fibra à gosto - Fiber4x4
    4- Eixos de Troller (aqui no classifidados tem gente vendendo o conjunto do troller pantanal)
    5- conjunto mecanico pode ser do troller pantanal - (Edilson Fabre pede 18 mil t-case + cambio + motor MWM 2.8 turbodiesel ZERADOS).

    O resto é resto, vc pode ir montando à gosto, só não caia na bobagem de achar que será barato, em média vai custar mais que um troller 2005 por exemplo. Se é por estudos e para diversão hobby/paixão ok, mas se está pensando em negócio CAIA FORA DESSA e compre alguma coisa quase pronta, em geral o dono gastou uns 50 mil pra montar e tá vendendo por 30 mil e vc economiza uns 20 na historia ok?


    abraços

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Bom

    primeiro, aborde um assunto de cada vez e utilize a pesquisa do forum, vá ao google e coloque "forum 4x4 brasil carroceria de fibra" sem aspas ou qualquer outro assunto que deseje pois a maioria foi destrinchado à exaustão aqui

    Caso vc pense em fazer do zero e tudo RELAMENTE zero... o roteiro que eu seguiria é

    1- Comprar documentos de jeep CJ5
    2- Chassis novo ZERO - Chassis Fortaleza
    3- Carrocedria de fibra à gosto - Fiber4x4
    4- Eixos de Troller (aqui no classifidados tem gente vendendo o conjunto do troller pantanal)
    5- conjunto mecanico pode ser do troller pantanal - (Edilson Fabre pede 18 mil t-case + cambio + motor MWM 2.8 turbodiesel ZERADOS).

    O resto é resto, vc pode ir montando à gosto, só não caia na bobagem de achar que será barato, em média vai custar mais que um troller 2005 por exemplo. Se é por estudos e para diversão hobby/paixão ok, mas se está pensando em negócio CAIA FORA DESSA e compre alguma coisa quase pronta, em geral o dono gastou uns 50 mil pra montar e tá vendendo por 30 mil e vc economiza uns 20 na historia ok?


    abraços
    x2


    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Bom galera,

    bom dia ao todos.

    Pois é. Quero agradecer a todos que estão contribuindo aqui neste projeto.

    Vamos aos pontos.

    1 - Mecânica: para mim mecânica diesel para este propósito é a mais adequada, porque tb pretendo usar o carro no dia-a-dia. Trabalho perto de casa e minha esposa ficaria com o Siena dela e eu com meu Jeep. O outro motivo é que trata-se de uma mecânica um pouco mais econômica em se tratando de consumo e custo do próprio combustível, além de possuir mais torque e robustez.

    2 - Carroceria: taí um ponto que para mim está sendo uma encruzilhada: gosto muito de carrocerias em chapa mas como disse, morar em Fortaleza é pedir para frequentar mais oficinas de funilaria. Não que minha intensão fosse de usar este carro direto na praia, longe disso, mas é que o nível de corrosão aqui é elevado!!! A fibra seria a melhor pedida mesmo.

    3 - Chassis: aqui esbarramos na burocracia brasileira. Conversando com um amigo meu, ele disse que se fosse montar um do zero, o DETRAN possui locais cadastrados que gravam chassis e depois registra o veículo como veículo artesanal. Isto procede? Concordo que comprando antigo, fica mais fácil de documentar pois já está todo registrado e com a papelada necessária...O problema é saber onde encontrar um bom sem ser empenado, judiado etc...O que devo observar para efetuar uma compra desta e como identificar se o chassis é mesmo do Jeep ou não?

    4 - Conjunto mecânico da Toyota: conversando com um chapa que tb gosta de carros e principalmente de montá-los, ele me falou que o motor da Hilux 2.8 tem algumas vantagens sobre o 3.0 apesar de não ser turboalimentado. Uma delas é a maior vida útil...o que o torna mais interessante ainda uma vez que, não quero um carro para competição nem para puxar boi atolado na lama, mas quero um carro que eu possa ir a uma trilha legal ou uma praia mais isolada só para curtir mesmo. Para um Jeep desse dá para usar tudo: caixa de marcha completa e diferencial inckuindo eixos e motor da TOYOTA SR5 4X4? O cardã tem que ser refeito ou pode tb ser o mesmo?

    5 - O carro propriamente dito: queor um jeepinho com o máximo de originalidade possível: lanternas traseiras redondinhas, capota tradicional, mas com um toque moderno como mecânica, rodas e pneus.

    Bom, ainda estou perdido mas já estou um pouco mais tranquilo com alguns esclarecimentos.

    Grato a todos

    Continuem colaborando,

    Marcelo

    PS: o que seriam molas Toyota Spoado? é uma marca ou um modelo??? Desculpem a ignorância....
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,034
    Agradecimentos: 0
    Vamos por partes... veja esse tópico


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=59549


    Era uma sucata que conhecia, tava na frente da oficina do mecanico amigo meu a mais de ano... veja o que virou,

    Eu, particularmente, compraria um jeep, bem feinho, daqueles esquecidos nos sitios, ai no ceara vc acha bastante, procure em sites que vai achar, jogaria tudo que não interessa fora e começava do zero...

    Uma hilux capotada, batida ou de sinistro num leilão vc aproveita quase tudo... eixos, direção, coluna de direção, freios, servofreio, etc.... mas tem que conhecer bem de mecanica pra ver se não ta comprando uma porcaria...

    SPOA que todos aqui falam seria os feixes de mola SOBRE o eixo, SPUA é o original, por baixo dos eixos...

    Fica muito bom fazer spoa se, e somente se, vc vai usar pneus 37 pra cima, no seu caso acho que vai perder estabilidade a toa!!!

    Acho que um jipinho parecido com esse gaucho do link, com um motor diesel seria um jeep quase perfeito, o resto é frescura que queira colocar...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    vamos lá marcelo

    1- conjunto do toyota não é ruim mas valores de peças e etc pode ser um problema
    2- todo e qualquer conjunto que vc colocar no jeep terá de redminsionar os cardans e isso há empresas que fazem sem maiores problemas
    3- o conjunto inteiro da hilux provavelmente é bem extenso e vai te obrigar a eticar o entre-eixos do jeep. Se vc pensa em originalizade procure um conjunto menor, porém esticar o jeep não é dificil e melhora o conforto dele, coloque 37cm a mais e a Fiber4x4 tme uma carroceria já com os 37cm a mais alongado.
    4- Documentação dá pra documentar como prototipo, a parte boa de comrpar só um documento e um chassis novo é que vc vai até o detran e coloca pede transferencia de numero de chassis (troca por quebra ou oxidação) e vão remarcar seu chassis no novo, ficando assim sem pagar ipva e etc pois é mais antigo.


    Em tempo sobre suspensão se for feixes de molas que irá manter, compre um kit de molas de toyota bandeirantes especifico para jeeps (são 4 feixes dianteiros de band) e o que sugeriram e que é totalmente desnecessário no seu caso é usá-los no modo SPOA

    O que é SPOA?

    O jeep originalmente usa o arco de feixe de molas embaixo do eixo ficando mais baixo
    O pessoal transfroma colocando o feixe de molas por cima do eixo ficando SPOA = Spring Over Axle em inglês:

    Jeep da esquerda SPOA - F-75 da direita SPUA (original)




    É desnecessáiro, porém os feixes de toyota é interessante...

    use a pesquisa do forum que vai ser melhor para você entender esses pontos
    4X4 Brasil

  • #10
    Olá Rubens... Isso aqui ta quase me enlouquecendo.... Mas vamos lá:

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    vamos lá marcelo

    1- conjunto do toyota não é ruim mas valores de peças e etc pode ser um problema: De fato! Um conjunto de motor, caixa de marcha e diferencial gira em torno de R$20.000. Estou falando do conjunto da SR5 - motor 2.8, aspirado e 4x4, que é o quero para o meu Jeep.
    Ainda falta eu pesquisar mais pois fui apenas em um lugar para ter uma noção.

    2- todo e qualquer conjunto que vc colocar no jeep terá de redminsionar os cardans e isso há empresas que fazem sem maiores problemas: Existe sim. Aqui em Fortaleza existe a Cardan Fortaleza, que já tem uma certa credibilidade além de ser especializada.

    3- o conjunto inteiro da hilux provavelmente é bem extenso e vai te obrigar a eticar o entre-eixos do jeep. Se vc pensa em originalizade procure um conjunto menor, porém esticar o jeep não é dificil e melhora o conforto dele, coloque 37cm a mais e a Fiber4x4 tme uma carroceria já com os 37cm a mais alongado: Aqui foi um ponto que me deixou um pouco encafifado. Quando vc mencionou em alongar o veículo em 37cm, suei frio. Mais tarde analisando percebi que iria ganhar além é claro do espaço, mais conforto no rodar diário. Ainda não chequei com os fabricantes tanto de chassis como a da carroceria, se pode ser adotado tal conjunto semprejudicar em nada na montagem do veículo.

    4- Documentação dá pra documentar como prototipo, a parte boa de comrpar só um documento e um chassis novo é que vc vai até o detran e coloca pede transferencia de numero de chassis (troca por quebra ou oxidação) e vão remarcar seu chassis no novo, ficando assim sem pagar ipva e etc pois é mais antigo. Essa eu não sabia!!!! Bom que economizo dindin!


    Em tempo sobre suspensão se for feixes de molas que irá manter, compre um kit de molas de toyota bandeirantes especifico para jeeps (são 4 feixes dianteiros de band) e o que sugeriram e que é totalmente desnecessário no seu caso é usá-los no modo SPOA. Me corrija se eu estiver errado: terei que comprar 4 feixes dianteros(?) da Toyota Bandeirante e fazer a instalação tradicional, por baixo dos eixos? Por que seria desnecessário mesmo eu usando pneus Bfgoodrich, modelo All Terrain T/A KO, nas medidas 33"x12.5"R15? E amortecedores o que vc recomenda?

    O que é SPOA?

    O jeep originalmente usa o arco de feixe de molas embaixo do eixo ficando mais baixo
    O pessoal transfroma colocando o feixe de molas por cima do eixo ficando SPOA = Spring Over Axle em inglês:

    Jeep da esquerda SPOA - F-75 da direita SPUA (original)




    É desnecessáiro, porém os feixes de toyota é interessante...

    use a pesquisa do forum que vai ser melhor para você entender esses pontos
    Valeu pela explicação e apenas mais uma pergunta: essa lanterna do Jeep é a mesma dos caminhões International???

    Quero aproveitar e agradecer a todos aqui pelas explicações e pela paciência...

    Obrigado, MArcelo

    PS: SÓ POR CURIOSIDADE: SE EU USASSE O CONJUNTO DA F1000 4X4 DARIA CERTO TB? SERIA MAIS ADEQUADO?
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por marcelopdecampos Ver Post
    Olá Rubens... Isso aqui ta quase me enlouquecendo.... Mas vamos lá:

    Valeu pela explicação e apenas mais uma pergunta: essa lanterna do Jeep é a mesma dos caminhões International???

    Quero aproveitar e agradecer a todos aqui pelas explicações e pela paciência...

    Obrigado, MArcelo

    PS: SÓ POR CURIOSIDADE: SE EU USASSE O CONJUNTO DA F1000 4X4 DARIA CERTO TB? SERIA MAIS ADEQUADO?


    Vamos lá aumentar entre eixos dá, o chassis fortaleza já faz um mais eticados e a fiber já faz exatos 37cm a mais por isso sugeri

    Vc ganha alavanca pra subidas, estabilidade em curvas, espaço e conforto, só tem vantagens

    Lanterna do jeep é sim a mesma dos caminhões internacional

    Conjunto da f-1000 cabe sim tranquilamente

    prefira eixos de troller 6 furos, já vem com freios a disco, flutuantes e mais largos já com mais estabilidade

    SPOA pra pneus 33 polegadas é desnecessário se vc não vai fazer trilhas radicais é somente aparencia, com SPOA tem de vir correção de angulo de caster e mexer nos eixs, se feito errado fica terrivel a dirigibilidade, prefira o simples primeiro monte e saia feliz

    como disse há o edilson fabre aqui do forum vendendo um conjuntod e troller, motor mwm diesel 2.8 com cambio 5 marchas e t-case borbgwarner com acionamento mecanico por 18 mil +/- vale mais a pena que um conjunto da toyota, peças de reposição serão mais baratas

    Pesquise bem no forum encontrará respostas mais detalhadas de todas essas questões inclusive SPOA e feixes de toyota, vc comrpa 4 feixes dianteiros ou wntra no site

    www.molasff.com.br e compra o kit completo rpa jeep direto que já ve com buchas de PU e etc

  • #12
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Não cheguei nem a ler o tópico inteiro... mas deixa ver se entendi:
    Você quer montar um CJ5, mas pra isso precisa comprar um documento com chassis, é o mais aconselhável.
    COmo sou daqui de Fortaleza também posso te ajudar se quiser, indicando oficina especializada de confiança, ok?
    A carroceria de fibra é fabricada aqui mesmo pelo amigo Afrânio, gente boa...
    O motor, a meu ver será o mais difícil de achar... mas isso um bom rato de sucata pode resolver... tenho dois amigos que têm essa configuração que pretende colocar motor da hilux 2.8, mecânica muito boa e confiável, forte robusta e econômica, só tem um incoveniente, o barulho, mas isso... qual o CJ que não faz...
    Deve-se comprar completo, ou seja, motor câmbio e reduzida da hilux, fica show... quando comprar o chassis, pode comprar completo com eixos e suspensão, sem problemas, com esse motor dando só uma reforçada no chassis, por causa do peso do motor... fica show, se quiser posso te apresentar o amigo que tem essa configuração... ok?

    Qualquer coisa é só dar um grito...

    Abraços

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Montar Jeep Willys
      Por FAlexandre001 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 87
      Última resposta: 11/03/2016, 12:04
    2. Ajuda para montar Jeep
      Por abreu no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 10/04/2013, 17:59
    3. Montar um Jeep
      Por sfachini no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/03/2005, 13:47

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade