x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
  • #1

    Reduzida ou não Reduzida




    Amigos, tenho um cj5 com motor BF e cambio 3 marchas. Como praticamente o uso no dia a dia e as vezes em viagem, mas sempre no asfalto, é possível retirar a caixa da reduzida para melhorar o desempenho? Falei com um mecânico que me disse não ser possivel retirá-la mas sim, só retirar algumas das engrenagens internas dela. É possível?

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    Melhorar o desempenho?????
    Se a roda livre não for manual(se for deixa no 4x2)
    se for automatica revisa (se não trancou engatada)
    e se for queixo duro(sempre engatado) troca por manual...
    e deixando a caixa de tração e reduzida na 4x2 simples...
    tanto faz retirar a reduzida...tanto faz não qdo precisar da reduzida vais ter...

  • #3
    Leonardo! Apesar da roda livre que ele tem, a reduzida por sí só não deixa o jeep preso?

  • #4
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Oswaldo Fonseca Ver Post
    Leonardo! Apesar da roda livre que ele tem, a reduzida por sí só não deixa o jeep preso?
    A reduzida só exerce alguma função se a alavanca estiver engatada. Caso contrário, não interfere em nada. Existe um eixo (piloto) que gira junto, mas não faz força. Tanto faz deixar o eixo ou retirá-lo. Esse eixo só irá fazer força se você mudar a alavanca da reduzida.

    Não mexe nisso não. Apenas não use. Se um dia precisar, ele estará ali, pra te tirar da enrascada.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #5
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    Exatamente o q disse o Flaibam...
    antigamente e pode existir gente ainda com este conceito como mexanicos das antigas, que na época só existia o queixo duro(nao tinha roda live/estavasempre engatadas)..ai sim mesmo a alavanca da tração desligado girava todo o eixo dianteiro o diferencial e ocardan... e devido aumentar consumo e maior desgaste...éra comun retirar o cardan dianteiro e alguns até trocavam o eixo ou sipmlesmente deixavam oco..outros tinham o trabalho de só retirar a bolota do diferencial e soldava um cano reto....
    mas isso é passado com invenção da roda livre...
    se acho q tem alguma coisa segurando o jeep ve se a roda livre mesmo no 4x2 nao esta engatada no 4x4(isso as vezes acontece)
    abraços

  • #6
    Obrigado! Realmente ia fazer uma bobagem pensando que estaria deixando-o mais ágil. Com relação ao alto barulho de engrenagens este vem do cambio?

  • #7
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Oswaldo Fonseca Ver Post
    Obrigado! Realmente ia fazer uma bobagem pensando que estaria deixando-o mais ágil. Com relação ao alto barulho de engrenagens este vem do cambio?
    Oswaldo, tem dois barulhos distintos> Descubra primeiro qual o incomoda:
    1) Se você força as alavancas de reduzida e 4x4 para a lateral e o barulho para, então está faltando a mola das alavancas. Nada que 10 reais de investimento não resolva e você mesmo instala.
    2) Se não forem as alavancas, trata-se do barulho do pino chorão, do carretel da reduzida. Ele tem esse nome exatamente pelo barulho. Para eliminar esse barulho o investimento é mais elevado e terá que trocar o carretel da reduzida, o pino chorão e eliminar o sistema de roletes colocando rolamentos. Se o seu carretel estiver bom, vai gastar 200 reais para mandar usinar para caber os rolamentos. Se ele estiver ruim, um novo custa cerca de 400 reais e ainda terá que gastar os 200 para usinar. O conjunto do novo pino chorão com rolamentos vai custar mais uns 200 reais e você ainda deverá pagar o mecânico algo entre 200 e 300 reais pela mão de obra.
    Se for mandar fazer isso, aproveita e manda vedar os furos de comunicação entre a caixa de câmbio e a caixa da reduzida. O óleo que passa do câmbio para a reduzida não volta mais. Vedando esses furos, acaba o problema.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #8
    Mais uma vez obrigado pelas explicações. Como vou ter que mexer no cambio para tirar pequenos vazamentos para a inspeção veicular vou aproveitar para examinar o tal pino chorão. Só resta uma dúvida, caso feche os orifícios do óleo do cambio para a reduzida, não estaria comprometendo uma das duas peças?

  • #9
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Oswaldo Fonseca Ver Post
    Mais uma vez obrigado pelas explicações. Como vou ter que mexer no cambio para tirar pequenos vazamentos para a inspeção veicular vou aproveitar para examinar o tal pino chorão. Só resta uma dúvida, caso feche os orifícios do óleo do cambio para a reduzida, não estaria comprometendo uma das duas peças?
    Os reservatórios são independentes. Ninguém conseguiu explicar direito o porquê da existência dessa comunicação.

    Acabei de fazer uma manutenção no câmbio do meu Willys 60 e quando fui pedir ao mecânico para tapar os furos, ele me mostrou o serviço feito. Ou seja, ele já tinha tapado antes de eu pedir. Eu troquei o pino chorão antigo pelo moderno, por isso estou por dentro dos preços atualizados.

    O mecânico começa a montar o câmbio no jeep amanhã. Acho que no fim de tarde já está pronto. Estou louco pra ver como ficou.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    my 0,02cents

    cara, muda a relação de coroa e pinhão, procura da f1000, troller etc que sirva nos seus eixos, alongando vc ganha mais autonomia como é o que parece que vc quer

    não mexa em t-case sob pena de desvalorizar muito o carro, e perder a reduzida que pode ser muito util

    pense em troca de cambio e de relação de diferencial apneas, fica melhor, mais tranquilo e qualquer cosia vc volta ao original facilmente

    []'s

  • #11
    Flaiban! Obrigado e muita boa sorte. Depois me fala como ficou.

  • #12
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Oswaldo Fonseca Ver Post
    Flaiban! Obrigado e muita boa sorte. Depois me fala como ficou.
    Oswaldo, você criou o tópico exatamente quando eu havia acabado de montar o câmbio, por isso estava com bastante informação sobre o assunto. (Quando digo "eu", quero apenas dizer que banquei os custos do mecânico, rs!).
    Mas o mecânico é muito gente boa e praticamente me deu um curso de manutenção. Me explicou passo a passo cada etapa do processo.
    Agora é só subir o câmbio e sair andando.
    Depois eu conto como ficou o barulho, mas outros que conheço que tem o pino chorão moderno já me deixam bem animado com o resultado.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade