x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 68

Troquei o cebolão!!!

Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Nós temos 80Watt = 12Vdc X 6,66Amp
    O Fusível é de 10Amp e o Relé suporta até 40Amp, logo está superdimensionado paraa aplicação.
    Pelo que entendo, o controle da temperatura da água deve ser feito em relação a água que entrará no motor e não da que sai ou uma relaçao entre as duas se fosse um sistema de leitura eletrônico.
    Agora estou na dúvida se troco o interruptor por um igual ou se baixo a temperatura de acionamento dele..

TROCO O TERMO DE 92/87 POR OUTRO, NA ESPERANÇA DE ESTAR COM DEFEITO OU INSTALO UM NOVO DE 86/76 POR EXEMPLO
    Galera, troquei o cebolão por um de 86/76 (mte-thomson) e dessa vez a baiana resolveu rodar, mas só funfou em temperatura bem alta no ponteiro.
    SERIA MEHOR BAIXAR AINDA MAIS ESSA TEMPERATURA OU MANTER ESSA CONFIGURAÇÃO

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Galera, troquei o cebolão por um de 86/76 (mte-thomson) e dessa vez a baiana resolveu rodar, mas só funfou em temperatura bem alta no ponteiro.

Bom dia prezado ! se o seu sistema estiver ok, mesmo com temperatura ambiente de 40ºC o ventilador deverá manter a temperatura dentro dos limites, uma melhoria que estou fazendo na C-10 é o seguinte : substituir o cebolão simples por um duplo, dos carros com ar-condicionado, no primeiro estágio vou ligar o ventilador em velocidade mais baixa ( com um resistor em série ), assim, se você estiver parado é provável que ele mantenha a temperatura estável, pelo contrário se você estiver forçando o motor o segundo estágio entra, sem o resistor, ligando o ventilador na força máxima, você pode inclusive melhorar ainda mais, utilzando 2 ventiladores, no primeiro estágio liga o primeiro ventilador, no segundo estágio liga o segundo ventilador junto com o primeiro . . . depois vou fazer no Jeep também . . . vou utilizar o cebolão 427 da Iguaçu, dê uma olhada no site, um abraço !

Em tempo : As dimensões dos cebolões são iguais.
    4X4 Brasil Razão: Complemento da resposta

site da iguaçu

Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! se o seu sistema estiver ok, mesmo com temperatura ambiente de 40ºC o ventilador deverá manter a temperatura dentro dos limites, uma melhoria que estou fazendo na C-10 é o seguinte : substituir o cebolão simples por um duplo, dos carros com ar-condicionado, no primeiro estágio vou ligar o ventilador em velocidade mais baixa ( com um resistor em série ), assim, se você estiver parado é provável que ele mantenha a temperatura estável, pelo contrário se você estiver forçando o motor o segundo estágio entra, sem o resistor, ligando o ventilador na força máxima, você pode inclusive melhorar ainda mais, utilzando 2 ventiladores, no primeiro estágio liga o primeiro ventilador, no segundo estágio liga o segundo ventilador junto com o primeiro . . . depois vou fazer no Jeep também . . . vou utilizar o cebolão 427 da Iguaçu, dê uma olhada no site, um abraço !

Em tempo : As dimensões dos cebolões são iguais.
    Jacimar, gostei da sua ideia, mas não conseguí localisar os site. Pode postar aqui pra eu ver?
    Quais são as temperaturas de acionamento?
    O resistor é original do ventilador ou vc quem intalou?
    Se puder, coloque umas fotos para ver como ficou!

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    O cebolão tá lá na saida do radiador ainda, certo? Então é isso mesmo. O cebolão tá pegando a temperatura de água já resfriada e o marcador do painel a temperatura da água dentro do cabeçote. Se vc colocasse o cebolão na base do radiador já daria uma diferença, colocando na saida d'água dá diferença maior ainda.

Só acho que pouco importa se coloca 1,nenhuma ou 2 ventoinhas, cebolão de 1 ou 2 estágios, onde vai colocar o cebolão, etc. O que importa é como vai ficar a temperatura de trabalho do seu motor. Se o marcador de painel está aferido, vc tem que se guiar por ele que vai pegar a temperatura dentro do motor(temp de trabalho), ai vc vai fazendo as alterações para que a temperatura se mantenha na faixa ideal de trabalho do seu motor.

Pq do que adianta por exemplo vc colocar o cebolão de X graus na saida de água do radiador e a ventoinha entrar em ação quando a temperatura do seu motor está nos 100ºC se a temperatura ideal de trabalho dele é de 85ºC??

Sistema de arrefecimento num é somente para não deixar seu carro ferver, e sim garantir que a temperatura fique mais ou menos estável dentro duma faixa ideal de trabalho de determinado motor. O que resulta em mais eficiencia(maior rendimento, menos consumo) e evita danos por superaquecimento. Dai a importancia tbám de se manter a valvula termostática.

Temperatura ideal x Leitura da temperatura

Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    O cebolão tá lá na saida do radiador ainda, certo? Então é isso mesmo. O cebolão tá pegando a temperatura de água já resfriada e o marcador do painel a temperatura da água dentro do cabeçote. Se vc colocasse o cebolão na base do radiador já daria uma diferença, colocando na saida d'água dá diferença maior ainda.

Só acho que pouco importa se coloca 1,nenhuma ou 2 ventoinhas, cebolão de 1 ou 2 estágios, onde vai colocar o cebolão, etc. O que importa é como vai ficar a temperatura de trabalho do seu motor. Se o marcador de painel está aferido, vc tem que se guiar por ele que vai pegar a temperatura dentro do motor(temp de trabalho), ai vc vai fazendo as alterações para que a temperatura se mantenha na faixa ideal de trabalho do seu motor.

Pq do que adianta por exemplo vc colocar o cebolão de X graus na saida de água do radiador e a ventoinha entrar em ação quando a temperatura do seu motor está nos 100ºC se a temperatura ideal de trabalho dele é de 85ºC??

Sistema de arrefecimento num é somente para não deixar seu carro ferver, e sim garantir que a temperatura fique mais ou menos estável dentro duma faixa ideal de trabalho de determinado motor. O que resulta em mais eficiencia(maior rendimento, menos consumo) e evita danos por superaquecimento. Dai a importancia tbám de se manter a valvula termostática.
    Dodger,
    estive lendo o manual do jeep e consta que a temperatura normal para BF-161 é entre 70 e 80 graus, mas que pode eventualmente chegar aos 90 e mais ainda, podendo chegar ao máximo de 104.

Considerando essa faixa de temepratura, acredito que se estabelecermos 80 como parâmetro, fique bom pra trabalho, mas como meu indicador de temperatura é pouco confiável, como/onde eu poderia tomar essa leitura de maneira a saber de fato se o comportamento do motor está de acordo e se a faixa de trabalho da ventuinha está boa tb???
    Estou tb na dúvida se instalo a VT, com receio de aumentar ainda mais o problema de aquecimento...
    Me dá uma força aew!!!

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Se o seu radiador estiver Ok, circulando e resfriando a água perfeitamente, coloca o cebolão na base do radiador. Mas como vc já tem esse adaptador de cebolão na mangueira, joga isso pra mangueira de cima, só que ai não pode faltar água senão o cebolão não arma se num passar agua nele. No meu ficou assim muito tempo até eu mandar varetar o radiador e abrir rosca na base dele para o cebolão, nunca deu problema e quando acionava a ventoinha a temperatura batia com o marcador do painel(lá pelos 85-86ºC). unico inconveniente é que demora um pouco mais para desarmar a ventoinha

Com o cebolão na mangueira de cima, a temperatura deve ser quase a mesma da água no cabeçote, ai vc pode comparar o que seu relógio marca quando o cebolão armar. pelo menos dá pra ter ideia se num tá muit fora de calibragem.

A VT só incomoda se estiver ferrada(travando). Coloca vt nova e aditivo de boa qualidade que ajuda a lubrificar a VT e num deixar travar.
    4X4 Brasil

Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
    Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
    vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.

Abraços...

Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
    Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
    vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.

Abraços...

Meu camarada,
    entendo bem a sua situação, mas vamos por partes:

1- Qual é a temperatura do interruptor?
    2- Está instalado na mangueira ou no radiador?
    3- Vc instalou como ventoinha auxiliar ou principal?

Coloque as fotos pra galera opinar e tentarmos chegar a uma boa solução!

Pois é... com a fotos fica melhor - farei isso.
    Por enquanto... não sei a temperatura do interruptor.
    Está instalado na mangueira.
    A ventoinha é auxiliar... foi colocada na frente do radiador - entre o radiador e a grade - e puxa o ar para dentro do radiador.

Em seguida as fotos...

Abraços...

Aí estão as fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-instalacao-cebolao-um.jpg   Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-instalacao-cebolao-dois.jpg  

Estou pensando em colocar mangueir original, e cuidar para que a curvinha observada na foto seja mais suave e não restrinja a passagem de água para o motor como estou achando. Acho também que o próprio cebolão pode estar atrapalhando a passagem de água.

Abraços.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Estou pensando em colocar mangueir original, e cuidar para que a curvinha observada na foto seja mais suave e não restrinja a passagem de água para o motor como estou achando. Acho também que o próprio cebolão pode estar atrapalhando a passagem de água.

Abraços.
    Passa esse cebolão para a mangueira de cima que seus problemas se acabam.

[]´

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem