x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Shimy 58, a missao ...




    Olá PessoALL!!!

    Baum, ouvindo os conselhos do Lang, fui ver de onde vem o shimy da minha viatura ...

    É pela folga do jumelo .

    Eu instalei aqueles jumelos mais compridos que vc compra na jipe bras, josewal, etc... As buchas de PU estão fazendo com que as paredes do jumelo fiquem distantes demais do chassi, dando uma folga lateral, permitindo que os feixes de mola se mexam lateralmente, causando um shimy danado.

    Alguém que usa desses jumelos, poderia me mandar uma foto mostrando o espaço que fica entre eles e o chassi (só dos dianteiros ... )

    Muito obrigado pessoal!!

    [s] dancantes... mesmo com amortecedor de direção....

    Campa.

  • #2
    Usuário Avatar de Jeep83
    Entrada
    25/01/2004
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    53
    Posts
    167
    Agradecimentos: 2
    Ola, certa vez eu tive um problema desses, e a folga era nos jumelos originais mesmo. Era terrivel, simplismente era IMPOSSIVEL dirigir o carro. precisava quase para o jeep.

    A solucao era trocar as buchas para tirar a folga.
    mas......resolvi provisoriamente sem trocar as buchas acescentando arruelas de ½ polegada nos eixos dos jumelos, so tive o cuidado de usar a mesma quantidade de arruelas e de forma simetrica em todos os jumelos. resolveu o problema.

    abrçao, Frank

  • #3
    Grande Frank!!

    Meu jeep está fo#@~@ ... A partir de 35km/h, é so pegar um buraco de jeito que ele pula, literalmente. (nem o amortecedor resolveu.... )

    A minha ideia era tirar as buchas (tanto dos feixes, quanto do chassi), cortar um pedaço (tirando as folgas) e montando o jumelo mais justo.

    Quando vc colocou as arroelas, vc travou o jumelo? (Por isso eu pedi fotos .. para ver quanto é +- a folga dos feixes... as buchas são novas, aliás, tudo é novo ... não deveria pular assim....)

    Valeu pela dica carnavalesca!!! vou ver se arranjo uns cavaletes para arrumar isso !!

    [s] ainda pulantes!!

    Campa.

  • #4
    Usuário Avatar de Jeep83
    Entrada
    25/01/2004
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    53
    Posts
    167
    Agradecimentos: 2
    Entao,

    O estranho é que voce esta tendo o problema com peças novas....
    voce apertou as porcas ate o final do curso ?

    No meu caso, as buchas estavam gastas de lado, dando a tal folga. Eu apertei ate o final as porcas.... se nao me engano, foram umas 4 arruelas por bucha. Infelizmente nao tenho fotos.


    Existe folga visivel ? se sim... acho que seria interessante dar uma passadinha na loja que te vendeu para eles darem olhada se é assim mesmo, quem sabe nao te venderam peças erradas... ou entao identificarem o motivo do problema.



    Abraçao, Frank

  • #5
    Beleza Frank!!

    Vou dar um pulo e conversar com o pessoal do Josewal ...

    Valeu a atenção!!

    [s]

    Campa.

  • #6
    Dá uma olhada no link abaixo. Ele mostra item por item o que se deve checar na suspensão.
    http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg33a.htm
    http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg33b.htm

    Mauro

    e como vcs dizem aqui
    []s shimyzados

    se balançar muito vão pensar que é sexo!!!!!

  • #7
    PessoALL, só um lembrete, onde nao tem folga, nao tem movimento... TEM que ficar uma folga pequena... dá uma olhada tbem na fixação das molas (lado que nao tem jumelos) que lá tbem dá problemas...

    faz balanceamento das rodas tbem, o amortecedor de direção nao resolve problema de shimy, só ajuda a mascarar... depois de mto tempo pipocando por avenidas so resolvi o problema trocando os terminais de direção (estavam gastos), trocando as buchas das molas (originais, com buchas de borracha - por enquanto) e, principalmente, balanceamento e alinhamento das rodas...

    mesmo assim, se naum resolver, aproveita e colocar um "let's twist again" no jeep que combina com o ritmo....

    []' sem perder a piada! hehe

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/05/2004
    Idade
    54
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    shimy

    Colegas:
    Além de obviamente ter um problema de folgas no conjunto eixo dianteiro (molas, cubo de roda, barras/caixa de direção etc..) que um amortecedor de direção ñ vai corregir um problema de caster.
    O caster existe justamente p/ evitar o shimy (gera areas circulares de desgaste no meio da banda do pneu) que é um inclinação do pino rei p/ frente, a roda fica adiantada (veja de garfo bicicleta, caster positivo), só observar um carrinho de compras, que ñ tem caster, a roda da frente fica passarinhando.
    Se o caster for desigual (isquerdo/direito) a direção puxa para o lado onde tem mais caster, se vc. colocar jumelos mais altos, rebater os feixes etc.. vc. mexe na geometria do chassis, angulo de cardã, caster etc...e fica uma caca.

  • #9
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    41
    Posts
    405
    Agradecimentos: 0
    Caras... Hoje tava andando no jeep, (CJ 57) primeira volta depois de um ano de recontrução ... Tomei um puta susto com a m3@$# do shimy... a 60 por hora o bixo bateu num buraco e parecia uma batedeira.. incontrolável...
    Estou com a direção VW devidamente adaptada, terminais novos, buchas de jumelos idem, tudo no diferencial dianteiro foi revisado e trocado. Ainda falta balancear novamente as rodas (aliás, elas não foram balanceadas)... fora isso será que tem algum outro "agravante"?

    PS: estou sem amortecedor de direção
    []´s ainda assustados com a tremedeira
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

  • #10
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0
    Olha, eu uso jumelos altos e nao tenho problema algum.

    A parte lateral da bucha tem uns 5mm, que é a parte q fica entre o jumelo e o suporte, ou o jumelo e a mola, tanto faz.

    Agora entre o jumelo lateral da bucha e o suporte ou mola nao tem folga nenhuma.

    Se tiver folga ou vc pode reapertar ou é sinal q colocaram a bucha errada, num jumelo vão 4 buchas, sendo q 2 são menores e 2 maiores, elas tem lugar certo.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Shimy 58, a missao ...-jumelo_503.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Thiago Serpa
    ... fora isso será que tem algum outro "agravante"?
    Sim: a pré carga dos rolamentos do munhão.
    verificar de novo a convergência.
    verificar o angulo de caster. e
    balanceamento das rodas.


    Para os rolamentos :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...os+de+munh%E3o
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Thiago vc sabe qtos kg o seu meca deixou na carga do Munhão ???

    Leopoldo , conversando com alguns mecas no Ibira descobri o seguinte - A maioria dos mecas não dão a pré-carga e depois fazem o ajuste , eles já deixam com 4,5 kg pra cima pra ajustar sozinho depois , falam que perderiam muito tempo dando pré-carga nos munhões e depois ajustando ...

    Mas só isso não iria dar tanto shimmi como o Thiago descreveu , é quase certo que a convergencia tá fora . Thiago tenta alinhar com barbante até levar pra alinhar , deixa de 5 a 10 mm de convergencia em cada roda , acho que uma das rodas está bem mais fechada que a outra , isso causa shimmi tbm , como já trocou tudo , resta pouca coisa pra descobrir o que é ...

    []s e bom trampo ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade