x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1

    Caixa de direção do opala




    E ai pessoal, encontrei um caixa de direção do opala por 50 ltas no desmanche, alguém pode dizer-me se esta caixa serve para ser adapatado no jipe ? Se sim, alguém tem agum esquema para instalação que poderia postar aqui ? Estive vendo o esquema de instalação da caixa do Maverick, será que é feito da mesma forma ? Dicas serão bem vindas, aproveitarei a época de férias para eu mesmo fazer.

    P.S outro dia vi um esquema de instalação da direção do Maverick postada aqui porém não gravei alguém a tem ?

  • #2
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    caixa de opala a 50,00 ta muito barato.se tiver boa manda bala.
    a do maveco tbem eh bem parecida.
    de uma olhada no meu album , la tem uma caixa de opala, hidraulica, que eu instalei ha algum tempo.

    []´s

  • #3
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Luciano,

    Já tive um Opala 81 com direção NÃO hidráulica. No Opala, não era fácil fazer manobras de estacionamento não. Não sei como fica no Jeep.

    Abraços Du.

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    No meu Samuca tem a caixa de direção hidraulica do Opala + bomba de d/h do AP. E gira muito bem os 31"

    Paguei 200 na caixa de direção do Opala.

  • #5
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    caixa do maveco

    eu uso a caixa do Mavecick...

    praticamente a mesma coisa do opala em termos de adaptação.

    Tenho fotos no meu site da minha ataptação.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #6
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    ciaxas

    Eu já vi ambas as caixas por dentro da grade

    Mas o trabalho que dá pra colocar e a altura da caixa perto das barras de direção não pagam o trabalho.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #7

    CAIXA DE DIREÇÃO DO OPALA

    Ai pessoal consegui postado aqui no site um esquema de instalação da direção do maveco, caso alguém tenha fotos ou mais informações sobre o assunto, inclusive com a caixa dentro da grade será de grande ajuda. comprei a caixa do Opala e está aqui em casa assim que pegar mais dicas irei tentar fazer a adaptação. 8)

  • #8

    Re: CAIXA DE DIREÇÃO DO OPALA

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    ...caso alguém tenha fotos ou mais informações sobre o assunto, inclusive com a caixa dentro da grade será de grande ajuda. comprei a caixa do Opala e está aqui em casa assim que pegar mais dicas irei tentar fazer a adaptação. 8)
    Saudações Luciano, blz?

    Olha, entre instalar a caixa de direção do Opala ou a caixa de direção do Maverick... acho que se for pra escolher eu colocaria do Maverick, que fica muito mais macia que a do opala, mesmo porque EU uso a do Opala em meu CJ3A...

    A instalação é bem simples, basta uma chapa perfil "L" pra servir de suporte e um pequeno furo sob a luz de seta esquerda do jeep... colocando este "L" em posição de cabeça para baixo, você apóia a base do "L" na longarina esquerda, solda os pontos de contato entre esta chapa perfilada e a longarina.

    Preste atençao na hora de posicionar, se seu carro for um CJ3A, você tem que colocar um pouco mais proxima da grade dianteira, pois senão um dos parafusos de fixação vai dar zica com o parafuso do jumelo....

    Usando duas cruzetas, pode dispensar aquele acoplamento de couro (ou lona) do opala, fica mais seguro, podes crer!

    Nao se esqueça de usar uma barra retrátil (dos modelos F1000, Monza, Fiat etc...) entre as duas cruzetas, pra compensar o movimento de torção da carroceria e chassis

    Outro probleminha a contornar, o eixo do setor de direçaõ do opala e muito maior que o do maverick, então o braço pitman vai ficar baixo, passando bem perto do feixe de molas esquerdo, existem três tipos de setor de opala (até agora conheci "só" estes três): um que tem o braço pitman reto (o melhor pra adaptar, pois nao fica tao perto das molas), o que tem o pitman curvado para baixo (mais novo que o primeiro) e do opala mais moderno, que é chavetado (este ainda nao encontrei o pitman pra ver como é), todos os setores de opala tem a mesma fixação, mas o diâmetro do eixo nao permite que os pitman sejam intercambiáveis... e o curvado para baixo é um saco pra usar, pois tem que inverter a conicidade do furo pra encaixar o terminal de direção, nada que um torneiro mecanico nao resolva...

    o resto é tudo o mesmo, cortar o tubo da coluna de direção, fixar na parede corta-fogo, e bla bla bla...

    Agora, nao tenho idéia de como colocar este setor dentro do cofre do motor... principalmente porque ele gira para o lado oposto das rodas, colocando ele atrás do eixo e invertendo a posição do pitman, virando o volante pra esquerda, o carro vai pra direita, acho que tem que usar outro setor, com sentido de rotação diferente... sei lá! nunca vi esta instalação com este setor... (aliás, vi uma sim, mas o cara colocou uma segunda ponteira de terminal de direção atrás da bolota do munhão... juntando o setor à caixa por uma mega barra de direçaõ de uns 5cm de diâmetro.... - sem comentários!)

    espero ter ajudado, sei que nao fui muito minucioso nos detalhes se vc tiver afim de maiores informações da adaptação, dá uma olhada nas fotos e veja se ajuda ok?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -terminal_dire__o_22.jpg   -barras_dire__o.jpg   -terminal_dire__o_1.jpg  

  • #9

    caixa de direção do opala

    Grande Marcos ET ! Obrigado pelas informações e pelas fotos ! Ainda não estou no nivel de entender com facilidade as explicações dadas, mas estou esforçando-me bastante para compreender, tenha certeza que com professores iguais a vc , logo estarei bala ! Estarei pesquisando um pouco mais sobre o assunto, as suas dicas serão de grande importância, que pena que vc está bem longe daqui, se não iria com meu CJ5 58 pessoalmente ai para vc passar-me as dicas. Um grande abraço e valeu a dica. Outra perguntinha de alguém que realmente quer aprender, as barras de direção originais do jipe devem necessariamente ser alteradas para a instalação da caixa do opala ?

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    No meu Samuca tem a caixa de direção hidraulica do Opala + bomba de d/h do AP. E gira muito bem os 31"

    Paguei 200 na caixa de direção do Opala.
    Fala Ojaneri

    Não é por nada naum, mas acho q vc pagou um pouco caro pela caixa Se realmente foi só caixa, ou foi junto a bomba Hidro. do AP. Aqui paguei 100,00 na caixa do Santana hidráulica. Pedi a do Santana antigo, pq achei ela mais parruda do q as atuais . A caixa+bomba+mangueiras+suportes e reservatório , saiu tudo por 230,00 . Mas naum sei pq a do Opala seria mais caro ???

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11

    Re: caixa de direção do opala

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    Grande Marcos ET !

    Outra perguntinha de alguém que realmente quer aprender, as barras de direção originais do jipe devem necessariamente ser alteradas para a instalação da caixa do opala ?
    Falae Luciano, desculpa pela demora...

    Olha só, se seu jeep tem aquele sistema onde sai uma barra de direção do "boomerang" (aquela peça que se move sob o radiador) para a roda direita e, logo no início desta barra tem aquele terminal de direçao duplo de onde sai outra barra de direção para a roda esquerda, sem dúvida tem que trocar...

    Se seu jeep tem aquele sistema (igual ao meu) onde sai uma barra de direção maior, ligando o boomerang até o munhão da roda direita e junto a este munhão é que existe o terminal duplo de direção (aquele terminal mais longo, q tem um furo cônico no meio de sua haste) para a fixação de uma grande barra de direção que vai de um lado (direito) a outro (roda esquerda) do jeep, aih as modificações nem sao muito grandes, pois o setor de direção vai ficar em um local próximo ao do boomerang entende? neste caso (do setor de opala), o braço pitman (aquele pequenino que gira para os lados ao comando do volante) fica mais perto da mola esquerda, por isso você tem que aumentar um pouco mais o comprimento daquela barra de direção que ligava boomerang ao munhão direito, que agora liga o braço pitman ao mesmo munhão direito entendeu? se vc considera "alterarção" o simples alongamento da barra de direção, é isso aeh!

    Obs.: se seu sistema é o primeiro modelo, TEM que mudar para o segundo, aih as alterações nas barras sao maiores ok?

    Novamente falo para vc, caso vc use o setor de direçao com ponta cônica onde encaixa o braço pitman, convém esquentar ele um pouco pra tornar ele "reto", pois ele é curvado para baixo e fica perdo da mola. E para distanciar um pouco mais, vai num torneiro mecânico e pede pra abrir mais a furação do terminal de direção (QUE É CÔNICO!!) no sentido contrário (de "ponta-cabeça") ao original, desta forma o pino do terminal de direção é fixado de cima para baixo.

    Grande abraço! qqr coisa, manda uma MP ou e-mail que eu demoro menos pra responder...

  • #12

    caixa de direção do opala

    Grande Marcão, obrigado pela ajuda ! em breve farei a instalação, aí vou encomodar-te mais um pouquinho, valleu !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade