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  1. #1
    Usuário Avatar de Alexboni
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    Adaptar catalisador no Jeep! Pode?




    Estava procurando uma forma de poluir menos, não só por causa da inspeção veicular e sim por uma consciência ecológica que a maioria das pessoas ignora e que tenho certeza ser fundamental e pensei seriamente em colocar um catalisador no Jeep e em outros "brinquedos" que tenho.

    Enfim, achei este produto no Mercado Livre e ele está com um preço bacana.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...18-20-e-22-_JM

    As dúvidas são estas:
    - Posso colocar isso no Jipão, mesmo que ele não tenha sido projetado pra ter catalisador?
    - Poderá dar problema no carro ou na peça?
    - Além da fama de "roubar" potência do motor, o carro pode começar a engasgar, falhar ou qualquer coisa do tipo?
    - Alguém já ouviu falar dessa marca? Pesquisei no Google e achei uma empresa que recicla catalisadores e tranqueiras eletrônicas, mas nada sobre esse catalisador importado.

    Espero que algum expert saiba sobre isso pois não quero ir atrás de papo de quem só pensa em vender as peças.
    Abraço
    - Ex-CJ 5 1970 http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=45737

    Em busca de uma nova viatura!!!!

  2. #2
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    bom, se vc quer memso, eu prefiro passar o jeep rpa alcool ai sim vc estaria deixando ele bemmm menos poluente

    mas


    vamos lá

    - Catalizador até roubaria um pouco mas não é tanto assim
    - Não gera problemas desde que dimensionado para a capacidade do motor
    - Se houver alguma pancada direta nele, a cerâmica interna estoura e lá se vai todo o catalizador (sim ele tem cerâmica dentro e facilmente estilhação dependendo da pancada).


    Passa o bixo pro alcool e fique com a consciência e o bolso mais tranquilo

  3. #3
    Usuário Avatar de Alexboni
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    Valeu Rubens,

    Vc tem razão quanto ao álcool, mas o meu problema é que o motor tá muito bom e não quero mexer com ele pois o custo seria bem maior do que só adaptar o catalisador.

    Outro ponto que inviabiliza o álcool pra mim, é que minha idéia é usar o catalisador em outros dois carros antigos que tenho que são a gasolina também.

    Abraço
    - Ex-CJ 5 1970 http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=45737

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  4. #4
    Kim
    Kim está offline
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    Caro Alexboni!

    Não coloque.

    Mesmo que procure uma peça dimensionada para o motor, a colocação implica em mais coisas.

    A principal, é referente ao veículo ser carburado, om simples excesso do momento da aceleração, pode causar a obstrução da cerâmica do catalisador.

    Se o motor estiver levemente fraco, pode aumenta o problema.

    Sei disso pois tenho um amigo que tem uma loja especializada em escapamentos, e eu também já tive uma loja especializada em escapamentos.

    Abraços.

    Kim.

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Alexboni!

    Não coloque.

    Mesmo que procure uma peça dimensionada para o motor, a colocação implica em mais coisas.

    A principal, é referente ao veículo ser carburado, om simples excesso do momento da aceleração, pode causar a obstrução da cerâmica do catalisador.

    Se o motor estiver levemente fraco, pode aumenta o problema.

    Sei disso pois tenho um amigo que tem uma loja especializada em escapamentos, e eu também já tive uma loja especializada em escapamentos.

    Abraços.

    Kim.
    É sério que pode dar tanto problema assim? Pergunto pq tenho duas "tranqueiras" em casa que são carburadas e já vieram de fábrica com o catalisador (Escort e Fusca). E como estão firme e fortes (bem rodados) pensei em estender o benefício do catalisador para os "velhinhos poluidores".

    Essa encrenca de obstruir acontece de repente ou é a médio longo prazo?

    Obrigado e abraço!

    Valeu Kim!
    - Ex-CJ 5 1970 http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=45737

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  6. #6
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    tinha um voyage sport com motor aspirado 2E do santana hidramatico adaptado e tudo mais nuna tive problemas, só quando bateu ele numa lombada que estilhaçou tudo dentro

    ai sim parecia um samba dentro do escape

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    tinha um voyage sport com motor aspirado 2E do santana hidramatico adaptado e tudo mais nuna tive problemas, só quando bateu ele numa lombada que estilhaçou tudo dentro

    ai sim parecia um samba dentro do escape
    Meu amigo tem um Celta que tá desse jeito e a sacanagem é que só vendem a tubulação do escape inteira, não dá pra comprar separado, é uma barulheira infernal.

    Então, os meus velhinhos estão com 144mil e 80mil km rodados e nunca trocaram o catalisador e aparentemente não estão com problema (não sei se tão fazendo efeito também)... mas as peças são originais.

    Abraços
    - Ex-CJ 5 1970 http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=45737

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  8. #8
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    Citação Postado originalmente por Alexboni Ver Post
    por uma consciência ecológica que a maioria das pessoas ignora


    Alex, com 1 milhão de outras coisas a se preocupar, um catalisador em um motor queimador de óleo é o menor de seus problemas.

    e essa maioria ... bom, tem muita maiorias.

    não entre nessa neura !

    Se vc quer colocar porque acha curioso o funcionamento e quer saber se funciona é uma coisa ... além do mais, em um forum tecnico é a unica coisa que tem mérito.

    Pense como falaram .. se o seu motor não é injetado e vai encharcar o catalisador, vc só vai gastar $$.

    pense em catalisador com motor injetado,

    pense em fazer circulação positiva de carter,

    pense em passar o motor para alcool,

    pense em overdrive,

    pense em pneu menores,

    pense em ... tem mais de uma duzia de sugestões.

    mas afinal ... poder: pode, mas se vai fazer diferença e por quanto tempo ... só vc vai saber se instalar.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post


    Alex, com 1 milhão de outras coisas a se preocupar, um catalisador em um motor queimador de óleo é o menor de seus problemas.

    e essa maioria ... bom, tem muita maiorias.

    não entre nessa neura !

    Se vc quer colocar porque acha curioso o funcionamento e quer saber se funciona é uma coisa ... além do mais, em um forum tecnico é a unica coisa que tem mérito.

    Pense como falaram .. se o seu motor não é injetado e vai encharcar o catalisador, vc só vai gastar $$.

    pense em catalisador com motor injetado,

    pense em fazer circulação positiva de carter,

    pense em passar o motor para alcool,

    pense em overdrive,

    pense em pneu menores,

    pense em ... tem mais de uma duzia de sugestões.

    mas afinal ... poder: pode, mas se vai fazer diferença e por quanto tempo ... só vc vai saber se instalar.
    Salve Leopoldo!

    Vc é uma referência aqui no fórum pelo seu conhecimento e pelo seu Jeep, que tem várias coisas que são meu sonho de consumo. Concordo com as idéias que vc colocou aqui e realmente já pensei em fazer alguma delas. Entretanto tenho dois pontos que gostaria de mostrar sobre essa minha "loucura" do catalisador.

    - Os motores em questão não estão queimando óleo, pois foram refeitos há pouco tempo (Kombi e Fusca 68 ou ainda está bom, motor de opala 151), tanto que quando comprei o Jeep, o abri pra limpar a borra do cabeçote e mandei dar uma geral na parte de baixo pra ver se precisava arrumar, mas estava tudo ok.

    - Considerando que tenho pouco $$$$ disponível pra uma empreitada "ecológica" e de upgrades, muitas destas opções são inviáveis no momento, portanto queria começar de forma pequena, mas que achei ter algum valor na redução de poluentes, desde que não fosse um gasto inútil.

    Visto isso, vc acha que não vale a pena arriscar?
    Uma pergunta de leigo, o que é circulação positiva do carter?

    Grande abraço

    Alexandre
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  10. #10
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    Olha, nos meus tempos de senai, o meu professor dizia que as molas de valvulas tinham uma calibragem diferente nos motores com e sem catalizador, dai ele dizia que tirar o catalizador era ruim, pois a valvula não abria e fechava direito..... sei la, isto é uma coisa que eu me lembro

  11. #11
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    Edgar,

    para mim fica sem sentido isso. Mola ? não sei disso. Nunca ouví falar. Oque deve haver é um valor maior de contrapressão dos gases de escape, que afeta a lavagem dos cilindros no cruzamento das válvulas.

    Alexboni,

    colocar pode fazer diferença mas se vai ser algo satisfatório eu não sei. Se eu fosse gastar, partiria para uma injeção e transformação em Alcool.

    De qualquer forma, uma boa regulagem sem catalizador deve ser melhor que um motor desregulado com catalizador.

    A ventilação positiva é o sistema em que o carburador capta os gases do carter + vapor de óleo e queima junto com a mistura. Isso é feito com mangueiras e valvulas na tampa do cabeçote e filtro de ar ou base do carburador.

    O jeep com BF não tem isso e joga tudo para a atmosfera. Antiecológico
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  12. #12
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    Olá pessoal boa tarde,a respeito do catalisador o texto é meio longo mas é interessante escrevo isso porque sou pesquisador na USP e meu trabalho é principalmente emissão de gases de efeito estufa,e podemos dizer que o catalisador serve pra tampar o sol com alguns fios na peneira.
    O catalisador é basicamente um conversor catalítico, o metal catalisador (na forma de platina, ródio e paládio) é envolto em núcleos cerâmicos ou contas cerâmicas que são abrigados numa caixa parecida com um silenciador, anexada ao cano do escapamento. O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Converte, também, óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio. Sabemos que os maiores poluidores e causadores do efeito estuda são CO2 e CH4, dioxido de carbono e metano,o primeiro é mais abundante mas o devastardor é o segundo que tem poder 4 vezes maior poder que o primeiro,o CO é totalmente toxico ao ser humano,mas por outro lado o uso do cartalisador é tambem um dos maiores causadores de chuva acida.A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atemosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dioxido de carbono(CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera de gases e partículas ricos em enxofre e nitrogenio cuja hidrolise no meio atmosférico produz acidos fortes. Assumem particular importância os compostos nitrogenados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustiveis fosseis e os compostos de enxofre (SOx) que é aquele cheiro de ovo podre que vc sente algumas vezes ,produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos petroleos.Os efeitos ambientais são devastadores e de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e onde o catalisador foi obrigado a ser usado para reduzir as emissões de nitrogenio reativo para a atmosfera.
    Resumindo os catalisadores são: nada servindo para coisa alguma,onde pensamos o que é pior respirar CO e torrar sem a camada de ozonio,ou chuva acida que detona com o solo e as plantações e tudo mais que está em cima da terra...DUVIDA CRUEL...
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    CJ 5 1976 Curupira
    EX-Hilux 2004 Canguru

    Troller 3.2 TGV Chumbinho

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