x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 107
  • #1
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
    Entrada
    08/12/2008
    Local
    Conceição do Araguaia/PA
    Idade
    41
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Erro na Suspenção Dianteira Willys HELP...




    Eae pessoal, espero estar criando um topico novo, se nao será fechado logo...

    Seguinte preciso muito da ajuda de vcs, "experts", pois mandei arquear as molas do meu jeep Willys 1970, e colocar sobre o eixo, ficou legal, alto, parecendo um skate, pois os pneus sao da D20.

    vamos ao que interessa...

    quando estou andando, ele dah uma guinada pro lado que quase sai da estrada, isso ah uns 30 por hora "como se willys corresse mais", sem contar o perigo ele ta parecendo uma patrola quando eu disterso ele, a roda deita, eh como se o eixo estivesse souto nao apenas as rodas giram como o eixo tambem vai um pouco para o lado, dando este efeito nele, mesmo segurando o volante "sem folga" bate em um buraco e ele dah uma entrada brusca pra fora da estrada, tenho uma trilha neste proximo domingo dia 14-12-08. galera me ajuda aih!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    pelamordedeus

    num vai asism nÀo, seguinte veja se vc nào rotacionou o cardã sem mexer no angulo de CASTER (ou seja praticamente vc está virando as rodas pra baixo nÀo de um lado pro outro) e parece que estão soltos os grampos


    DESFAZ isso já! e ou faça direito (mudando caster para rotacionar o cardã) grmapos decentes etc ou nào faça isso que senào vc pode gerar um acidente enorme

    procure sobre SPOA que vc acha muita coisa auqi no forum

    (o bill que o diga)


    desculpaaaaaa

  • #3
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
    Entrada
    08/12/2008
    Local
    Conceição do Araguaia/PA
    Idade
    41
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    rubensx, cara seguinte boiei na tua explicação mais vamos lah...

    o cardã ficou mal posicionado, porem e baitola do mecanico deu uma girada no eixo, posicionando o diferencial em diagonal, ou seja de $#%# pra lua, / ...
    disse q nao mudaria a lubrificação, mudaria apenas a noçao sobre o nivel...
    assim ele nao ficou mais travando o cardã na cruseta da caixa de marcha "dianteiro".

    analizei algumas imagens de molas sobre eixos, encontrei uma um pouco diferente, aquele eixo "ferro" estabilizador q passa de uma roda para outra, originalmente eh por baixo, junto com o amortecedor, e a barra de direçao "lateral" lembrando q segundo algumas pessoas aqui, a minha é do maverick "semi-hidraulica" nao sei se estou falando besteira, soh sei q eh bem mais leve que mecanica. pois eh, nesta foto unica coisa que tem diferente é que o amortecedor "direção" e essas barras horizontais sao sobre o feixe de mola, o no meu ainda continuam a baixo do feixe, confesso q ficou em uma posiçao bem diagonal... help.....

  • #4
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    rubensx, cara seguinte boiei na tua explicação mais vamos lah...

    o cardã ficou mal posicionado, porem e baitola do mecanico deu uma girada no eixo, posicionando o diferencial em diagonal, ou seja de $#%# pra lua, / ...
    disse q nao mudaria a lubrificação, mudaria apenas a noçao sobre o nivel...
    assim ele nao ficou mais travando o cardã na cruseta da caixa de marcha "dianteiro".

    analizei algumas imagens de molas sobre eixos, encontrei uma um pouco diferente, aquele eixo "ferro" estabilizador q passa de uma roda para outra, originalmente eh por baixo, junto com o amortecedor, e a barra de direçao "lateral" lembrando q segundo algumas pessoas aqui, a minha é do maverick "semi-hidraulica" nao sei se estou falando besteira, soh sei q eh bem mais leve que mecanica. pois eh, nesta foto unica coisa que tem diferente é que o amortecedor "direção" e essas barras horizontais sao sobre o feixe de mola, o no meu ainda continuam a baixo do feixe, confesso q ficou em uma posiçao bem diagonal... help.....
    Cara, seu meor problema é o cardan....

    Se não corrigir esse caster seu jeep vai ficar sem nenhuma dirigibilidade mesmo.

    Quando o eixo foi rotacionado para evitar o estrangulamento do cardan, foi alterada a inclinação do pino mestre..aí está seu problema....

    Os munhões têm de ser rotacionados também (na outra direção) para manter os angulos do caster...

    Dá uma pesquisada em SPOA no forum que vc vai achar tudo sobre o assunto....

  • #5
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
    Entrada
    08/12/2008
    Local
    Conceição do Araguaia/PA
    Idade
    41
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    cara dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" e encontrei algumas coisas, mais até agora nada sobre meu problema, mais valeu a dica...

    ah, diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo, e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes, e disco de freio e taus?

    pô cara to pagando maior mico aqui, primeiro por ser MEMBRO MIRIN. pode? rss, depois por nao saber alguns dados tecnicos, mais é assim mesmo, continuo aguardando ajudas, se alguem tiver fotos aih, posta pra mim. vlw.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    " ... mandei arquear as molas do meu jeep Willys 1970, e colocar sobre o eixo ... quando estou andando, ele dah uma guinada pro lado que quase sai da estrada ... quando eu disterso ele, a roda deita ... mesmo segurando o volante "sem folga" bate em um buraco e ele dah uma entrada brusca pra fora da estrada ... "
    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    " ... dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" ... diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo,
    e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes ... "
    Naldinho, primeiramente, BEM-VINDO ao NOSSO Forum (agora SEU também) !

    "Segundamente" , a primeira dica que costumo dar pro pessoal, é o botão "Pesquisar", que fica "lá em cima", mas pro lado direito . . .
    Esse é o MAIOR Forum sobre 4x4 da América Latina: IMAGINA O TAMANHO E A RIQUEZA DESSE "BANCO DE DADOS" que o FORUM 4x4 BRASIL é!
    Sim, os tópicos são TODOS armazenados, justamente para pesquisas futuras (embora muita gente pense que isso aqui é um "Chat" )


    A respeito da sua dúvida, vou te dar "de bandeja" um "presente de boas vindas" :

    SPOA, é um termo em inglês que significa Molas SOBRE o Eixo (SPRINGS OVER AXLE),
    ou seja, o contrário de SPUA (SPRINGS UNDER AXLE, ou molas SOB o eixo).

    Arquear os feixes, apesar de "comum", NÃO é uma boa solução para levantar o veículo (assim como Jumelos grandes também não),
    muito menos quando se faz SPOA: Primeiro por que "NÃO PRECISA" (não acha que com o SPOA já ficou alto o suficiente não ? ),
    e depois, porque deve-se usar feixes "mais planos" para ganho de curso .

    Em todo caso, essas molas arqueadas é "o menor" dos problemas com a sua suspenção :

    Ao fazer SPOA, uma série de outras modificações são recomendadas, pois (como você mesmo percebeu)
    a saída do cardã ficou apontada pra cima (o eixo foi "girado" para apontar para a tranmissão),
    então hé que se "girar os munhões" para que as rodas não deitem ao invés de girarem quando esterçar.

    A barra de direção deve ficar o mais horizontal possível, e ao "SPOAR", deve-se utilizar um artifício chamado Hi-Steer.

    Faz o seguinte: Vai lá nesse botão que eu mencionei ( Pesquisar ) e procura por esses termos:

    SPOA

    Hi-Steer

    Bumpsteer

    Vai aparecer muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa a respeito, mas muuuuuuuita mesmo...
    repeti-las aqui seria até "impossível" pela quantidade de informação existente .
    Não é má-vontade não , longe disso . . . Espero que compreeda, e BOA LEITURA ! ! !

    []'s
    4X4 Brasil

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Tem muita gambi reunida ai, tem que ver a posição dessa caixa, tem quer ver a posição desse amortecedor de direção e tem que ver a posição dessas barras e terminais, o maior problema aí é bumpsteer e o caster mesmo, como o aareal falou o pino mestre girou juntamente com o pinhão e o caster está positivo, assim as rodas não estabilizam.

    Leia esse tópico aqui e ensine o mecânico como fazer: Erro ao colocar molas da Band

    e lembre-se de utilizar a PESQUISA pois assim evitamos uma chuva de tópicos repetidos e incompletos

  • #8
    Daeh Naldinho, blza? Bem vindo ao Fórum!!!

    Cara, vou contar uma coisa pra vc... por favor nao fique chateado ou aborrecido, pois oq vou falar pra vc é não é para nada além de sua segurança e diversão ok?

    Lendo seus relatos eu percebi que vc nao tem muito conhecimento sobre a mecânica de Jeeps e também de suas adaptações. Percebi também que o mecânico que vc levou seu jeep entende menos ainda e isso sim é MUUUUUITO perigoso!

    Assim como o Luciano falou, vou entregar mais um pouco de informação pra vc para que nao reste dúvidas quanto ao seu problema, pois isso pode até matar vc! tome cuidado....

    Veja algumas considerações:

    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    cara dei uma pesquisada jah em SPOA "mesmo sem saber o que é isso" e encontrei algumas coisas, mais até agora nada sobre meu problema, mais valeu a dica...
    Na verdade, vc pode nao ter encontrado algo sobre seu problema por nao saber identificar exatamente oq está acontecendo, por isso vou falar só um pouco para que v consiga pegar o "fio da meada" ok?

    O Jeep tem suas características próprias que foram projetadas para determinado rendimento, toda vez que você altera algo, melhora um pouco alguma coisa, mas piora outra... nao existe possibilidade de melhorar, por exemplo, o desempenho off-road sem piorar o desempenho em estrada... Entao, se vc for dar uma pesquisada sobre arquear molas, vai ver que isso nao é nem um pouco saudável, pois compromete a estrutura da mola, torna ela mais dura e com o tempo ela volta sempre para o arqueamento original (ou seja, seu $$ foi para o ralo).

    Já falamos também sobre jumelos altos (acho até que tem um tópico só disso aqui). Se vc aumenta muito o tamanho dos jumelos (aquela parte articulada entre a mola e o chassis), aumenta também a alavanca entre a mola e o chassis, entao quando vc entra numa valeta (por exemplo), a mola "torce" para os lados acompanhando o eixo. Daih, como o jumelo é maior, alavanca maior... vao começar a aparecer trincas no seu chassis. Além do mais, por serem maiores, sua suspensao deve ficar mais dura também. "Além do mais" (tem um monde de "alem do mais"), como sao maiores, ficam mais instáveis, dobrando para os lados. Este movimento de "dobrar para os lados" joga seu eixo de um lado para o outro... no caso do eixo dianteiro isso é pior ainda, pois quando o eixo vai para um lado, o conjunto de direção joga a roda para outro lado, causando estas guinadas que vc falou...

    Quanto ao SPOA, bom... aih que o bixo pega mesmo! veja que se já existem dois fatores prejudicando a dirigibilidade de seu jeep, "SPOAR" ele nestas condições vai potencializar ainda mais o problema... Falar sobre spoa em um único tópico é impossível mesmo! pois sao diversas variáveis a considerar antes, durante e depois do serviço, por isso vou falar resumidamente para vc encontrar mais fácil as informações necessárias:

    1. Para SPOAR, vc DEVE usar jumelos pequenos (de preferencia os originais do jeep), e o feixe de molas deve estar o mais próximo do original possível (se vc ler alguns tópicos, vai ver que tem quem use molas "cansadas", com as molas retas... SEM arqueamento).

    2. Para SPOAR, na desmontagem dos suportes das molas e tudo mais, quem for montar o conjunto dos eixos sob as molas DEVE MANTER o eixo na mesma inclinação (ou seja, a "bola" do diferencial DEVE - obrigatóriamente - permanecer IGUAL a inclinação original), pois assim nao há alteração no angulo de cáster (angulo que as rodas giram quando vc esterça para os lados). Qualquer alteração neste angulo vai mudar radicalmente o comportamento direcional do jeep... se o eixo "girou" a bola do diferencial para frente (tampa do diferencial "olhando" para o chao e ponta do cardan olhando para cima), o angulo de cáster também girou e isso matou completamente a estabilidade do eixo, pois as rodas vao querer ficar girando para os lados (dando guinadas) e esta "vontade" delas de ficar girando para os lados vai ser transmitida para as molas, que estao fixas pelos jumelos... ou seja, se molas e jumelos estiverem fora da posição, um problema multiplica o outro....

    3. Seu eixo cardan DEVE ser aumentado, pois se o eixo ficou mais distante do jeep, quando a suspensao "torcer" o cardan nao vai alcançar a luva, daih eles desacoplam (a nao ser que seu jeep seja um CJ2, Cj3 ou qualquer outro CJ5 com jumelos dianteiros virados para frente...

    4. Seu sistema de direção DEVE ser revisto, nao existe a menor possibilidade de mudar para SPOA e nao ter que mudar nada na direção... sabendo disso e lembrando que todo o conjunto sofrerá maiores esforços, é totalmente DESACONSELHAVEL usar o terminal duplo ou qualquer outra artimanha (a nao ser a que o Leopoldo montou no jeep dele) para a direção. Para resolver isso, vc TEM que instalar um braço Hi-Steer no castelo do munhão... como esta instalação é muito delicada e exige um bom conhecimento sobre o tema, vc TEM que ler o tópico inteiro pra entender os motivos desta instalação....

    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    ah, diz aí tem como deixar o diferencial neste angulo, e girar apenas as pontas dos eixos, tipo onde fica ligada as astes, e disco de freio e taus?
    Pois é... parece que vc percebeu um pedacinho do problema... mas isso é uma parte mínima mesmo! tem como girar sim, mas o trabalho é muito grande, o mecanico NAO PODE ser este que vc levou (tem que ser alguem com muuuuuuuita experiencia) e além de tudo isso, as chances maiores é que o serviço nao de certo... entao, melhor nao pensar nesta hipótese a nao ser que vc tenha um conhecimento muito bom sobre o tema. E que seu torneiro mecanico tenha muito, muito muito mais conhecimento ainda.... isso daih de girar o tubo é porque a cruzeta nao está dando conta de transmitir o movimento do cardan porque está muito inclinada?, bom, para este problemas existem as "CV"... mas acho mesmo que se vc corrigir os problemas com jumelos e com as molas, nao vai ter que mudar muito a parte de cruzetas....

    Citação Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck Ver Post
    pô cara to pagando maior mico aqui, primeiro por ser MEMBRO MIRIN. pode? rss, depois por nao saber alguns dados tecnicos, mais é assim mesmo, continuo aguardando ajudas, se alguem tiver fotos aih, posta pra mim. vlw.
    ...é assim mesmo! vc tem que ler muito para poder ter condições de avaliar as alterações que quer fazer em seu jeep! oque nao pode acontecer é vc ver uma adaptação, gostar, e meter as caras sem saber oq está fazendo... o pior é que vc parece ter levado a um mecanico que também nao tem a menor idéia doque faz, e isso vai acabar matando vc ou, pior ainda, matando alguem...

    Montar um Jeep com adaptações é nosso maior passatempo! é ótimo alguem chegar pra vc e falar "nossa! ficou ótimo!!", mas até chegar lá, temos que passar um tempão sentados diante de um computador, pesquisando MUUUITO na internet (nao só aqui no Fórum, mas em páginas "gringas" e tudo mais). Nós TEMOS que juntar MUUUITO conhecimento sobre a adaptação que queremos, pois quem vai explicar para o mecanico como montar, oq soldar, como vai funcionar... tudo isso quem sabe é o dono do jeep... é muito raro encontrar um meca que saiba oq vc quer... daih, se vc nao souber, ele monta de qualquer maneira (pois nao é a vida dele que tá em perigo) e depois vc fica sofrendo pra dirigir o jeep... depois, ainda mais, vai ter que desmontar tudo, desfazer tudo.... pra começar do zero, da maneira correta... daih é mais $$ jogado fora.

    Uma coisa é certa: se eu fosse vc, NAO ia nesta trilha de domingo, pois os estragos em seu jeep podem ser maiores ainda... se eu fosse vc, perguntava para os outros amigos da cidade onde vc mora qual o melhor meca pra corrigir os erros de montagem que existem no seu jeep... se eu fosse vc, mesmo sabendo do melhor mecanico e das coisas que estao erradas e sem ir na próxima trilha, eu parava para ler muito sobre o tema, para estar seguro que tudo foi feito da maneira como deve ser feito...

    mas eu sou eu... e vc é vc! rsrsrs por isso estes sao só alguns conselhos ok?
    Boa sorte!!

  • #9
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
    Entrada
    08/12/2008
    Local
    Conceição do Araguaia/PA
    Idade
    41
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Caralho...... isso é o que eu chamo de uma resposta.

    primeiramente, gostaria de elogiar, os donos do site, pois sou usuario anonimo dele a tempos, soh quando tive o problema "burrice" quer resolvi me cadastrar, segundo, a paciencia e atençao dos usuarios masters, caras vcs sao mesmo fera....

    ET. seguinte cara, os jumelos sao origi ainda, outra coisa meca num presta aqui nao, sao tudo atoa, se nao vier pronto, num rola! outra coisa sas molas estavam muito cançadas, e como gostaria de deixa-lo mais alto resolvi fazer o SPOA, olha q chique aprendi oq significa!

    pessoal, mais uma coisa, eu sinceramente pesquiso, pesquiso muito mesmo, sobre este assunto, vcs falam comigo como se eu fosse um tapado! nao sou, apenas nao encontrei ninguem com um mecanico burro e de má vontade, q fez de um jeep uma patrola. intao resolvi postar minhas duvidas, e estou gostando dos results, a atençao esta sendo enorme. sobre chat, eu sei a diferença BLZ? é interessante esta parte sobre ver uma adaptaçao e nao poder meter ela sem estudar antes, isso chega a ser obvio, porem, vcs que sao feras em fazer isso, podem concordar comigo, que se nao tem experiencia teórica intao o correto é fazer 1000 vezes até conseguir, só q se for para mim esperar um meca que intenda pelomenos 10% de 4x4 aqui no PARÁ, melhor mesmo eu comprar um carrinho de rolemã e desser barranco a baixo.

    galera pra vcs terem uma ideia, o cara me entregou o serviço com o cardã travado na caixa de marcha, e ficou puto de raiva porq teve q corrigir, intao ele teve q mudar o angulo do diferencial " A CAGADA", e eu alí no pé, depois disso, ele me entregou o serviço com o jeep girando apenas para a direita, nao virava para a esquerda, e nao queria corrigir, botou dificuldade, disse q deveria mandar pra alguem autorizado q mecha com direçao e taus, só q nao sou taoooooooo BURRO, e mandei arrumar lah, pois vi q era simples. falei sobre isso, pra vcs verem a dificuldade que é aqui em redenção, pq aih no BRASIL, vcs levam em um mecanico e eles sabem jah oq fazer, ou ja ouviram falar, aqui é um saco, em todo lugar q paro vem um querendo comprar. é raro 4x4 aqui, soh hilux, l200 etc...

    mas continuando...

    vlw por enquanto aih pessoal vou dar uma mexida nele hj, aceito os concelhos, vou dar uma estudada, e digo a vcs, logo logo, estarei com um projeto diferente no willys e gostaria muito que vcs vissem as fotos quem sabe de ibope, e eu deixe de ser MIRIN. kkkk..

    enquanto isso se alguem tiver mais dicas to aguardando,

    ah alguem poderia postar tambem sobre alongador de roda, pois acredito q vou precisar, e como aqui nao tem pra vender gostaria de saber qual a medida maxima, jah que o jeep ficou mais alto, as chances de uma capotagem eh eminente.

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Tem muita gambi reunida ai, tem que ver a posição dessa caixa, tem quer ver a posição desse amortecedor de direção e tem que ver a posição dessas barras e terminais, o maior problema aí é bumpsteer e o caster mesmo, como o aareal falou o pino mestre girou juntamente com o pinhão e o caster está positivo, assim as rodas não estabilizam.

    Leia esse tópico aqui e ensine o mecânico como fazer: Erro ao colocar molas da Band

    e lembre-se de utilizar a PESQUISA pois assim evitamos uma chuva de tópicos repetidos e incompletos
    Mais dicas:
    Volante não retorna.

    []'s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    viu?? eu disse era caster... só que é o caster + caixa, mais instalação + mecanico podre


    ehehehe cheguei tarde pra poder explicar com mais clareza

    mas os mestres ai jah debulharam o assunto eheheh

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Alongador de roda = ESPAÇADOR DE RODA.

    Procure na Donatti, na Gama, ou na Garra, use o google.

    Realmente vc vai precisar.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade