x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61
  • #1

    Uma idéia para estabilizar o Hi-Steer




    Pessoal... tenho até certo receio de postar aqui minhas adaptações (pcausa das pedradas, sabe? - hehehe), mas resolvi enfrentar as críticas e postar aqui a minha solução "by myself" para reduzir ao mínimo o esforço nos parafusos do "castelo" do munhão, e também reduzir ao mínimo as movimentações do Hi-Steer...

    Como vcs podem ver na foto, o meu munhão direito já era adaptado com um furo a mais para a instalação do sistema de direção com a barra "munhão - Setor de direção" ligada nele, sem utilizar o terminal duplo...

    Com a instalação do Hi-Steer (porcausa do SPOA), resolvi pegar um terminal de direção (porcausa de sua forma cônica e porque o furo a mais no munhão também era conico, evitando folgas) e soldar em um suporte prolongador (para que a ponta conica do terminal chegasse até o braço), que por sua vez seria soldado ao braço do Hi-Steer... para montar e desmontar o sistema é relativamente fácil, além dos quatro parafusos do castelo do munhão, basta retirar a porca do terminal de direção que eu soldei no Hi-Steer....

    Observações pertinentes:

    1. A barra que eu montei o Hi-Steer tem a mesma espessura do castelo.
    2. A parte cilindrica de centralizar o rolamento de munhão que havia no castelo original foi reproduzida na nova barra, sendo que esta parte "atravessa" a peça é foi soldada dos dois lados.
    3. As medidas foram reproduzidas "à risca" (palavra do Torneiro Mecanico e do paquímetro dele).
    4. O furo feito no braço Hi-Steer também é cônico, tal qual o furo do munhão.
    5. Em breve, com a instalação do setor de direção do maverick (atualmente, uso do Opala mecanico), será feito outro furo conico no Hi-Steer, mais próximo do centro de giro, para ampliar a capacidade de giro por voltas do volante.

    PessoALL, desculpem o barro, a oxidação e a falta de esmero nas peças, prometo que um dia ficará tudo "bonitinho" pra sair numa destas "revistas de 4x4" hehehehe

    Espero que ajude alguem! aih estão as fotos.
    Santoro, vc havia pedido fotos, aih estão!
    Leopoldo, será que era isso que vc tava falando no outro tópico? faz uma "vista grossa" aih com os cortes e cordões de solda ok? rsrsrs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem104.jpg   -imagem105.jpg   -imagem106.jpg   -imagem107.jpg  

  • #2
    marcos ,mto bom , vlw pelas fotos, sabe me dizer que material vc usou para fazer o eixo do rolamento que prende no castelo ? teria alguns desenhos com medidas etc ?
    Sua solução é boa, acredito que era exatamente isso que o leopoldo estava comentando, so por curiosidade, seus furos do castelo como são ? possuem rosca tb ? abraço

  • #3
    Santoro, isso daih é tudo que meu antigo professor de Escola Técnica falou pra eu NAO fazer de maneira alguma.... rsrsrs a construção deste braço foi feita "transportando" as medidas do castelo original (inclusive furação) para o Hi-Steer... o material utilizado foi aço 1040 (nao estou muito certo... aproveitamos ele de uma chapa que havia lá no torneiro). Basicamente, a parte que fica sobre o rolamento é "exatamente" (reparou as áspas?) igual ao castelo original, com a diferença de ter o alongamento para fixar o terminal de direção.... desculpe mas nao tenho as medidas... A altura da peça é igual a altura do castelo original, esta foi a minha preocupação...

  • #4
    e ai marcos belezinha velho!?
    parabens pelo seu projeto e merece muito credito pois foi um sistema "by myself" (depois de seu sistema de mediçaode combustivel achei vc um genio)rsrs
    acho super bacana as pessoas enfrentarem os preconceitos e mostarem o que sao capazes de fazer alem de apresentar novas soluçoes. super bacana.
    bem agora vem a minha duvida, se o pricipio do high steer é deixar as barras de direçao mais levantadas, para eventualmente nao vier a bater em pedras e tudo mais, pelo o que eu pudi constar na fota vc tem uma barra na posiçao original( me corrija se estiver errado) desta maneira ela nao estaria exposta sem os feixes para "protege-las".
    desde ja agradeço pela atençao, e mais uma vez parabens pela iniciativa...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #5
    Victor, grande companheiro!
    Seguinte.. no meu caso, o Hi-Steer foi feito para possibilitar a conexão entre o setor de direção e o munhão, pois o feixe de molas em posição SPOA fica bem no meio do caminho, inpossibilitando a montagem! daih, resolvi partir para UM único Hi-Steer, pois na época que fui "estudar" um pouco sobre o tema, percebi que existe um "ângulo de Ackerman" que nao pode ser reproduzido quando usamos dois Hi-Steer, pois há a necessidade de que eles sejam curvados para fora, justamente onde fica o pneu... se este angulo Ackerman nao for feito, haverá diferença no angulo de giro das rodas com relação ao diametro da curva, sacou? depois, com a barra de direção no lugar "original", durante todos estes anos eu nunca bati ela, e falar que ela fica mais exposta... bom, nao concordo muito, pois pra mim ela fica tao exposta quanto num jeep original, já que sua altura com relação ao solo é a mesma, e com relação ao eixo também... a única parte que ela ficaria um pouco mais vulnerável é onde haviam molas para as proteger... entao resolvi correr o risco... afinal de contas, como dito aqui no fórum: "Nao existe almoço grátis"... entre correr o risco de entortar a barra de direção e a certeza de tirar a geometria de curva do jeep... fiquei com o primeiro.

  • #6
    aahhhh entendi
    realmente é preferivel ter o sistema funcionado em ordem! é que nos outros HS que vejo a barra de direçao fica em cima dos feixes dizem que ajuda a nao pegar em pedras, bem eu faço trilha a mais de 7 anos e minha barra nunca bateu em pedra nenhuma! acho que este sitema é para quem gosta mais um pouco de exagerar na dose rock crawling etc... como nao é meu caso...
    mas mesmo assim ficou bacana, o importante é ser funcional


    obs; nao va se esquecer de lavar o sistema "by myself" antes de mostar o jeep na 4x4&Cia
    abraçao
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #7
    Citação Postado originalmente por victor massinha Ver Post

    obs; nao va se esquecer de lavar o sistema "by myself" antes de mostar o jeep na 4x4&Cia
    abraçao

    brincadeira
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #8
    lavar enferruja (mais ainda) hehehehe

  • #9
    huahahuauahhaua!! tento sempre falar isto ao meu pai e ele insiste em lavar seus carros 2 vezes por semana! e isso porque fica parado na garagem a semana toda!
    "é o pó" diz ele tsctsc. hehe
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    MARCOS, boa noite

    É quase isso, mas NÃO é isso.

    Acontece essa conecção entre o steer e o braço original do munhão e nada é a mesma coisa.

    Não há funcionalidade dessa sua proposta uma vez que as forças laterais vão deitar o eixo. O seu pino de ligação pode ser entendido como viga alta e viga alta enverga sob a carga na ponta.

    OLHE o meu desenho e entenda a diferença.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc steer.doc (29.0 KB)

      Número de Download 440 .

    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Vixi galera....

    Quanto mais eu leio estes tópicos, mais descubro que como engenheiro mecânico sou um bom Biólogo!!!

    Alguma sugestão de "engenharia 4X4 para Dummies"?
    Ou ainda engenharia em quadrinhos para loiras e leigos em geral?

    Abraços aprendendo sempre algo mais


    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    MARCOS,

    vamos discutir um pouco mais o desenho que eu postei.

    o steer é formado de um barramento em z ou s, conforme preferir.

    A espessura do aço é pouco menor que a espessura do pino mestre original, de forma que o corpo do parafuso ou prisioneiro tenha menos possibilidade de envergar.

    O IDEAL é remover os parafusos e colocar prisioneiros, mas depois, para montar e desmontar fica uma pentelhação.

    Em vez de usar parafusos 3/8 rosca inteira, use parafusos allen 1/2 rosca, trime a rosca (corte no tamanho conveniente).

    A função do perfil em z ou s é fazer com que o parafuso de junção no furo do munhão seja feito com parafuso curto. Vc teria duas opções: colocar uma bucha externa cônica e interna cilindrica para usar um parafuso passante e juntar a frente do steer ao munhão. Usaria parafuso 1/2 rosca também e furo ajustado na mão para não haver folga excessiva. A ourtra opção e colocar um parafuso de diametro maior e alargar o furo conico do munhão ... não recomendo.

    Naquela parte da frente do steer que se projeta para frente do furo original vc poderia colocar os 2 furos para os terminais de direção.

    PORÉM, como característica do pino mestre, temos que manter a regulagem da carga dos rolamentos, e deixar ele independente dos pinos de roda.

    Esse desenho inicial deixa a montagem em dificuldade e então uma outra junção pode ser inserida ai e vc tem um kit steer que fica relativamente independente do pino mestre.

    Isso resolve os problemas e fora o trabalho de fabricar, não ví criar maiores problemas.

    Veja esse outro desenho:

    Se eu fisesse para o meu, seria algo assim.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc steer.doc (44.0 KB)

      Número de Download 373 .

    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade