x
Convex Datacenter
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456
Resultados 61 a 61 de 61
  • #61



    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ... amortecedores de direção NAO resolvem problemas de shimmy, eles apenas "escondem" ou atenuam o sintoma....
    Marcos, permita-me discordar da sua afirmação. Colocar um amortecedor de direção é, sim, solução para o problema. Deixe-me explicar o porquê:

    O shimming é uma oscilação forçada cuja fórmula básica é F = ma + cv + kx onde:

    F = força externa que alimenta a oscilação.
    m = massa do sistema, ou seja, rodas + pneus + braços de direção.
    a = aceleração do sistema.
    c = AMORTECIMENTO (é sobre isso que vamos falar mais adiante).
    v = velocidade do sistema.
    k = elasticidade do sistema.
    x = deslocamento.

    Sendo que:

    m.a = força de inércia que aparece quando o sistema é acelerado (a massa se opõe à aceleração).
    c.v = força de amortecimento devido à dinâmica (o amortecimento se opõe à velocidade).
    k.x = força elástica devido ao deslocamento (a elasticidade se opõe ao deslocamento).

    Todo corpo ou sistema tem uma freqüência característica onde a AMPLITUDE DO DESLOCAMENTO é MÁXIMA. Essa freqüência característica chama-se FREQÜÊNCIA NATURAL DE VIBRAÇÃO e, para que um sistema trabalhe com níveis baixos de vibração, é necessário que sua freqüência de trabalho seja o mais distante possível da sua freqüência natural.

    Em um sistema que vibra na sua freqüência natural de vibração (como é o caso do shimming), basta alterar UM desses fatores (ma, cv, kx) para eliminar o problema.

    Aceleração, velocidade e deslocamento são VARIÁVEIS em função do tempo e são a resposta do conjunto mecânico quando colocado para trabalhar. Não podem, portanto, ser alterados diretamente no conjunto mecânico.

    Massa, amortecimento e elasticidade são CONSTANTES e são os únicos fatores que podemos modificar para controlar a vibração do sistema.

    De que maneira podemos modificar? Bem, a massa você pode alterar, por exemplo, ao mudar os pneus e rodas, colocando conjuntos mais pesados. Mas isso não é garantia de resolver o problema porque não dá para aumentar demais o peso das rodas e o que provavelmente vai acontecer é mudarmos um pouco a freqüência natural de vibração do sistema para valores próximos ao anterior e teremos novamente o shimming ocorrendo.

    A elasticidade é mais difícil ainda de mudar pois aparece na forma de micro-deformações elásticas dos componentes mecânicos do sistema, deformações elásticas dos pneus, etc.

    Portanto, o único fator que podemos alterar razoavelmente bem é o amortecimento do sistema. No manual de manutenção da Willys recomenda-se ajustar os parafusos do castelo dos munhões de maneira que seja preciso uma força lateral de (se bem me lembro) 8 kg para movimentá-los. Isso não é nada mais do que a constante de amortecimento do sistema (c).

    Outra maneira de alterar c é adicionar um amortecedor de direção. O bom disso é que não precisamos nos preocupar com "quão forte" deve ser o amortecimento. Como o amortecimento só aparece com a velocidade do sistema, e em operação normal as velocidades são baixas, qualquer amortecedor serve, seja forte ou fraco.

    É claro que colocar o amortecedor de direção não elimina a necessidade de se fazer uma boa manutenção, retirar as folgas, etc. Mas é, sim, uma solução definitiva para o shimming.

    Nos meus Willys eu sempre coloquei amortecedor de direção.

    Grande abraço traçado e reduzido a todos.
    4X4 Brasil
    Já fui Willys e Samurai. Hoje sou TR4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade