x
Convex Datacenter
Página 2 de 24 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 279
  • #13
    Usuário Avatar de Carlos Bernardo
    Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP
    Idade
    40
    Posts
    592
    Agradecimentos: 0

    Talking




    Motor com espírito só se seu mecânico for o Chico Xavier.
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

  • #14
    Além da dupla recomendada (ignição e filtro de ar), alguma outra otimização do BF, creio eu, passa a ser complicada. Não se trata de defeito do motor, mas sim do seu feitio.

    2600 cm3 em seis cilindros.
    Disposição do comando e das válvulas.
    Coletor de admissão fundido no bloco.
    A falta de distância simétrica entre os cilindros.

    Sobrealimentar, esse motor, sempre tem que levar em conta o trinômio: resultado x durabilidade x investimento. Que no BF não é muito equilibrado.

    Com essas limitações, acho que, de partida e sem qualquer caráter experimental, poder-se-ia alterar o curso dos pistões com a adoção do virabrequim dos 3000 (salvo erro, teria que mudar a bomba d'óleo também). Já haveria um fôlego, com um ganho razoável de torque, para o mesmo regime de rotação.

    Outra solução, que só recomendarei após fazer e comprovar, é a adoção de dois bicos injetores complementares no coletor de admissão, permanecendo o carburador original.

    Até agora, em que pesem meus esforços, não encontrei ainda ninguém com conhecimento técnico confiável, que queira comprovar se será eficiente. A maioria, tá mais prá dizer que funciona, sem me dizer qual seriam os senões.

  • #15
    Usuário Avatar de fernandão
    Entrada
    01/02/2005
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,649
    Agradecimentos: 0
    meus 0,02 cents
    Hoje meu jeep tem o Bf 161 !!!
    Coloquei Ignição ,rebaixei em 2mm o cabeçote
    retarbalhei o carburador e está andando no alcool ( 4 anos) escape direto
    e de 2" e adiantei o ponto de ignição !!!
    Senti muita diferença quando fiz as mudanças
    mas agora 2 anos depois da mudança ele começou a dar sinais de desgaste
    por causa do uso e não deve durar muito mais não
    mas como estou com o subistituto só no aguardo vou usando ele até
    onde um dois cansar ou eu ou ele

    []´s
    "o coisa" CJ5 37,4.9 i ,Pronto pra trilhas pesadas ..
    Troller 3.0 pra passeios e dia a dia
    Discovery 4 da Esposa


  • #16
    Usuário Avatar de bruno_nomelini
    Entrada
    22/10/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    518
    Agradecimentos: 0
    Vc pode também tentar uma bobina mais forte como uma Accel ou do Gol MI, e cabos de vela mais grossos para garantir uma melhor queima.

  • #17

    Modificações no BF 161

    Citação Postado originalmente por fernandão Ver Post
    meus 0,02 cents
    Hoje meu jeep tem o Bf 161 !!!
    Coloquei Ignição ,rebaixei em 2mm o cabeçote
    retarbalhei o carburador e está andando no alcool ( 4 anos) escape direto
    e de 2" e adiantei o ponto de ignição !!!
    Senti muita diferença quando fiz as mudanças
    mas agora 2 anos depois da mudança ele começou a dar sinais de desgaste
    por causa do uso e não deve durar muito mais não
    mas como estou com o subistituto só no aguardo vou usando ele até
    onde um dois cansar ou eu ou ele

    []´s
    Fernandão,
    Também fui pelo caminho de fazer alterações no BF e no começo fiz o motor, troquei pistões e retifiquei tudo, depois, cansado do cheiro de gasolina mau queimada, passei para álcool, rebaixei o cabeço no máximo, troquei o carburador, coloquei o do opala 6 bocas, 40Deis, depois troquei o comando, coloquei o 276, último antes de perder a marcha lenta. Fiz os escapes dimensionados com saída 6X2 e 2,5". Por último um mecânico fez um trabalho de polimento dos canais de admissão do cabeçote, alargando o que podia para permitir uma melhor admissão. Troquei a bobina pela do gol MI e o motor já conta com ignição eletrônica.
    Resultado, apesar da força ter melhorado, o motor ficou mais elástico, aceitando giros abusados, a ponto de chegar a 80 km/horários de 2 marcha (meu câmbio tem 03 marchas). O que acho muito para ele.
    Mas o danado não dá alegrias, é muito difícil acertar ele e dificilmente ele se mantém acertado.
    Acho que também ele já apresenta sinais de desgaste e logo deve abrir o bico, acho que não aguento mais, assim que possível vou substituí-lo por um AP 2.0 e ser feliz.
    ABraços,
    Augusto "De Goiás"
    SW4/93
    4X4 Brasil Razão: faltava colocar que mudei para álcool

  • #18
    Eu não sou de esmerilhar o Jeep. As melhorias que eu esperava poder fazer, sem gastar rios de dinheiro (comandos especiais, carburadores especiais, etc especiais..), eu estou sentindo que já fiz, então: ignição eletrônica sem platinado, bobina mais forte e cabos de vela. Pelo que estou vendo, não parece ser o caso de investir mais. Ainda não testei, mas tenho motivos para acreditar que o funcionamento do motor vai ficar mais regular e melhor. Definitivamente não vou trocar um motor que está bom, e é bom para o que eu pretendo com o Jeep. Aonde não der para ir com ele, não irei - e pronto ! Uma coisa eu eu ainda gostaria de fazer se for possível, e proporcionar de alguma forma que o Jeep possa trafegar a uma velocidade de un 60 ou 80 Km/h sem exigir do motor rotações muito elevadas. Isso pode ser conseguido com pneus de maior diâmetro - e nesse caso eu dei bobeira colocando só 31" -, diferenciais mais longos um pouco - ou um sonhado overdrive como aquela americano, ou caixa mais longa. No caso, com o overdrive ou uma caixa mais longa, ao contrário do que acontece no uso de pneus maiores e diferenciais mais longos, eu não estaria abrindo mão do bom torque em baixa rotação que o jeep já dispõe. Não cheguei aonde desejava, mas estou satisfeito com o resultado do tópico que abri. Muito obrigado a todos os que colaboraram até agora... e a todos que deixaram de falar bobagens também.

  • #19

    Acho que não falamos besteiras.

    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    ... e a todos que deixaram de falar bobagens também.
    Julio,

    Espero que essa resposta sua não seja para as pessoas que responderam baseados em suas próprias experiências, como eu.
    Acredito mesmo que essa não foi sua intenção, portanto não vou explicar o que disse anteriormente.
    Mas quero esclarecer uma coisa que pode ter não ter ficado entendido. O seguinte, eu também não trocaria o motor bf 161 se o mesmo não estivesse abrindo o bico e o seu conserto fosse mais carro e até proibitivo em relação ao repotenciamento da viatura.
    Explico: quando eu fiz o meu motor eu não consegui peças originais e algumas só são encontradas em museus e colecionadores, a preço de ouro. Veja o caso da bomba de óleo. eu só consegui a bomba ao preço de 800 reais e sem garantia. Por esse preço quase se compra um motor AP 20 a gasolina carburado usado com nota e procedência.
    Essas diferenças para fazer um motor como deve ser feito tornam o br antieconômico.
    O resto já foi dito.
    Abraços,
    augusto 'de goiás'
    sw4/93 tdi.
    cj5 76 bf 161

  • #20
    Usuário Avatar de fernandão
    Entrada
    01/02/2005
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,649
    Agradecimentos: 0
    Augusto eu acho que com o que ele disse !!! foi no sentido daqueles que não se pronunciaram e assim não falaram bobagens

    []´s
    "o coisa" CJ5 37,4.9 i ,Pronto pra trilhas pesadas ..
    Troller 3.0 pra passeios e dia a dia
    Discovery 4 da Esposa


  • #21
    Caro Colega Augusto César... é claro que não.
    Desculpe se dei a entender outra coisa.

    Julinot.

    Citação Postado originalmente por Augustocesar Ver Post
    Julio,

    Espero que essa resposta sua não seja para as pessoas que responderam baseados em suas próprias experiências, como eu.
    Acredito mesmo que essa não foi sua intenção, portanto não vou explicar o que disse anteriormente.
    Mas quero esclarecer uma coisa que pode ter não ter ficado entendido. O seguinte, eu também não trocaria o motor bf 161 se o mesmo não estivesse abrindo o bico e o seu conserto fosse mais carro e até proibitivo em relação ao repotenciamento da viatura.
    Explico: quando eu fiz o meu motor eu não consegui peças originais e algumas só são encontradas em museus e colecionadores, a preço de ouro. Veja o caso da bomba de óleo. eu só consegui a bomba ao preço de 800 reais e sem garantia. Por esse preço quase se compra um motor AP 20 a gasolina carburado usado com nota e procedência.
    Essas diferenças para fazer um motor como deve ser feito tornam o br antieconômico.
    O resto já foi dito.
    Abraços,
    augusto 'de goiás'
    sw4/93 tdi.
    cj5 76 bf 161

  • #22

    Esclarecido

    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Caro Colega Augusto César... é claro que não.
    Desculpe se dei a entender outra coisa.

    Julinot.

    Julinot e Fernandão,

    Ok. Eu é que peço desculpas se interpretei errado. afinal as palavras são assim.
    Portanto, bola para frente e desculpem o mau entendido.
    Abraços,
    Augusto "De Goiás"
    Sw4/93 Tdi.
    Cj5 76 BF

  • #23

    Question Melhoria no BF-161

    Tenho um jeep com este motor, não faço trilhas, uso ele pra ir para meu sitio que quando chove fica bem liso e barrento, e estou fazendo as melhorias, pois ninguem aguenta ser ultrapassado por bicicleta na subida, embora ele vai em 4ª marcha a 20/30 ph, mandei bicromatizar o carburador pra aguentar o alcool, rebaixar 1,5 mm no cabeçote, coloquei filtro de ar do opala, velas do fusca antigo alcool (bosch WR78G), ignição eletronica daquelas que gerencia o platinado, tem no mercado livre, cabos de vela de silicone amarelos, ele sai para o teste definitivo neste final de semana, conto depois o que melhorou, se nem assim prestar ele vai ser trocado por um AP-2.0 injetado

  • #24
    Systema... se o teu Jeep não passa de 20 ou 30 Km/h, tem alguma coisa errada. Ou é você que não pisa muito porque - realmente dependendo da redução final - a rotação fica muito lá em cima ? Mas para o teu tipo de uso, o AP vai dar um resultado muito bom.

    Citação Postado originalmente por Systema Ver Post
    Tenho um jeep com este motor, não faço trilhas, uso ele pra ir para meu sitio que quando chove fica bem liso e barrento, e estou fazendo as melhorias, pois ninguem aguenta ser ultrapassado por bicicleta na subida, embora ele vai em 4ª marcha a 20/30 ph, mandei bicromatizar o carburador pra aguentar o alcool, rebaixar 1,5 mm no cabeçote, coloquei filtro de ar do opala, velas do fusca antigo alcool (bosch WR78G), ignição eletronica daquelas que gerencia o platinado, tem no mercado livre, cabos de vela de silicone amarelos, ele sai para o teste definitivo neste final de semana, conto depois o que melhorou, se nem assim prestar ele vai ser trocado por um AP-2.0 injetado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade