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  1. #1
    Usuário Avatar de JJUNIOR
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    Question Óleo para Caixa - CJ5 - SAE 90 x 140




    Pessoal,

    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa.
    Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado.

    Alguém poderia me ajudar ?

  2. #2
    Usuário Avatar de Cacá
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    Citação Postado originalmente por JJUNIOR Ver Post
    Pessoal,
    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa. Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado. Alguém poderia me ajudar ?
    Opa, td bem JJunior? Caixa original seria 3M com 1a. seca, nessa vai oleo 90. A sua deve ser adaptada. Use óleo SAE 80. A que se refere sobre "idade" da caixa? Está apresentando algum problema? Desgaste onde? Qual o sintoma? Ah, e recomende um Gardenal a quem indicou oleo 140 pra caixa de transferencia.

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  3. #3
    Usuário Avatar de Zepi
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    Hum..em primeiro lugar acho que ele falou na caixa de marchas...

    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    O óleo recomendado é o SAE 90 mas já vi muitas pessoas usarem o 140 pra evitar vazamentos e diminuir os ruídos(não sei se funciona).E também usam um que não espume(tipo...GL-5).
    Em outro tópico lembro da dica do Leopoldo dizendo que achava exagero o óleo 140,mas que poderia ser prejudicial a t-case...

    Abs

  4. #4
    Usuário Avatar de JJUNIOR
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    A caixa está apresentando problemas na redução de quarta para terceira, anel sincronizador acho eu, mas pretendo levar para revisar como falei.
    A especificação do fabricante é para usar óleo SAE 90, a recomendação de usar o óleo 140 foi de dois mecânicos (oficinas diferentes) aqui em BH mesmo, estou achando estranho isso, pois já ouvi dizer da utilização do óleo 140 em setor de direção não em caixa de mudança.
    Com relação a vazamentos penso que resolver com óleo uma solução não adequada.

  5. #5
    Usuário Avatar de Cacá
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    Zepi, não estou chutando. Ocorre que um meca colocou oleo mais viscoso no meu Jeep (90 + 140, meio a meio), o cambio ficou duro pra chuchu em regimes frios. Troquei por SAE 80 e ficou bom. Não li esse post do Leopoldo, nem estou qestionando a sanidade de ninguém. Estou apenas partindo do princípio físico: a viscosidade é a resistência ao movimento de um fluido, certo? Assim sendo, acredito que SAE 140 cumpra muito bem a função de "não vazar". Claro, ele é mais viscoso. MAs essa qualidade pode se transformar em problema, uma vez que o óleo PRECISA correr pelas engrenagens para cumprir a sua função e, por isso, há que se observar se suas propriedades são ideais para a função lubrificante à qual se destina.


    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  6. #6
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    Bom, ha muitos anos atras, mandei um "spam" para as principais distribuidoras de oleos em geral, a unica que respondeu com clareza (pena que não encontro o e-mail original) foi a Texaco. Expliquei que na caixa do jeep (61) existem peças de bronze e que não seria interessante usar oleo com aditivação GL-5 pois isto poderia atacar estas peças (li isto na internet no site http://ruralwillys.tripod.com/) Dai pedi para eles um oleo SAE 90 que fosse o mais parecido com o da epoca. Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas.

  7. #7
    Usuário Avatar de JJUNIOR
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    Concordo com o Edgar e Cacá, alguns confudem viscosidade com eficiência não avaliando a aplicação, também encontrei o artigo citado pelo Edgar no site http://ruralwillys.tripod.com/ . O pior de tudo é quem consultei (2 oficinas) são especializadas em Willys, o que me deixou confuso e fez com que colocasse a questão no forum. Vou procurar o artigo do Leopoldo para ter mais informações e divulgá-las por aqui.

    Obrigado pessoal.

  8. #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    A alguns anos eu uso 140 e nunca tive problemas.Como o meu uso é pesado, trilhas no Rj com temperaturas bem elevadas,, prefiro o 140.Se o uso for normal o 90 vai bem.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  9. #9
    Usuário Avatar de Zepi
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    Amigos..nesse mesmo site que consultaram fala sobre a designação desses números:40,50,140...
    Essa numeração é só um refencial para não haver mistura do óleo do motor com o da caixa,por exemplo.
    Assim como foi recomendado um óleo 40, que deveria ter metade da viscosidade do 80,tem viscosidade equivalente ao 90 de baixa aditivação, o 140 não tem o dobro de viscosidade do 60.Não é essa a relação.
    Concordo que não é recomendado um Gl-5 por danificar peças da caixa...mas depois de roletá-la a única peça que fica é um anel interno onde acopla o eixo da árvore dianteira.

    Ps.: nunca misturam-se óleos de especificação diferente.


    Abs

  10. #10
    Usuário Avatar de Dic3
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    Entao fiz c@g@d@.


    Final do ano passado troquei o oleo da caixa e coloquei o GL-5 da Petrobras. Terei que esgotar e lavar o sistema entao?
    Jeep CJ-5 1961 Verde- Gm151-5m, 35", DH, Ramsey 8000, HID
    Jeep GPW 1942/1973 Ex EB - Gm151-5m, 33", DH, 80% done

  11. #11
    Usuário Avatar de JJUNIOR
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    Adotei a recomendação do Edgar :

    "Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas."

    Se fosse você trocaria o óleo.

  12. #12
    Usuário Avatar de junior braga
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    Gl-5

    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Entao fiz c@g@d@.


    Final do ano passado troquei o oleo da caixa e coloquei o GL-5 da Petrobras. Terei que esgotar e lavar o sistema entao?
    Ops!!! eu tambem fiz isso, tambem coloquei o GL-5, agora pergunto tenho que fazer a troca assim como o Dic3 ?

    grato
    Agora no MSJ - Movimento Sem JEEP
    Ex - DeMoLiDoR – CJ5 1967 beefão + 4 marchas

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