x
Convex Datacenter
Página 1 de 14 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 158
  • #1
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Question Óleo para Caixa - CJ5 - SAE 90 x 140




    Pessoal,

    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa.
    Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado.

    Alguém poderia me ajudar ?

  • #2
    Citação Postado originalmente por JJUNIOR Ver Post
    Pessoal,
    Qual óleo deve ser usado em uma caixa original, 4 marchas, de um CJ5 67 motor BF161 6 cil, já pesquisei e alguns recomendam utilizar o SAE 90 e alguns outros o 140 pela "idade" e desgaste da caixa. Já que estou levando a viatura para uma revisão na caixa, pretendo após a revisão utilizar o óleo mais adequado. Alguém poderia me ajudar ?
    Opa, td bem JJunior? Caixa original seria 3M com 1a. seca, nessa vai oleo 90. A sua deve ser adaptada. Use óleo SAE 80. A que se refere sobre "idade" da caixa? Está apresentando algum problema? Desgaste onde? Qual o sintoma? Ah, e recomende um Gardenal a quem indicou oleo 140 pra caixa de transferencia.

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Hum..em primeiro lugar acho que ele falou na caixa de marchas...

    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    O óleo recomendado é o SAE 90 mas já vi muitas pessoas usarem o 140 pra evitar vazamentos e diminuir os ruídos(não sei se funciona).E também usam um que não espume(tipo...GL-5).
    Em outro tópico lembro da dica do Leopoldo dizendo que achava exagero o óleo 140,mas que poderia ser prejudicial a t-case...

    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    A caixa está apresentando problemas na redução de quarta para terceira, anel sincronizador acho eu, mas pretendo levar para revisar como falei.
    A especificação do fabricante é para usar óleo SAE 90, a recomendação de usar o óleo 140 foi de dois mecânicos (oficinas diferentes) aqui em BH mesmo, estou achando estranho isso, pois já ouvi dizer da utilização do óleo 140 em setor de direção não em caixa de mudança.
    Com relação a vazamentos penso que resolver com óleo uma solução não adequada.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Mas pq seria loucura usar óleo SAE140 na t-case?
    Zepi, não estou chutando. Ocorre que um meca colocou oleo mais viscoso no meu Jeep (90 + 140, meio a meio), o cambio ficou duro pra chuchu em regimes frios. Troquei por SAE 80 e ficou bom. Não li esse post do Leopoldo, nem estou qestionando a sanidade de ninguém. Estou apenas partindo do princípio físico: a viscosidade é a resistência ao movimento de um fluido, certo? Assim sendo, acredito que SAE 140 cumpra muito bem a função de "não vazar". Claro, ele é mais viscoso. MAs essa qualidade pode se transformar em problema, uma vez que o óleo PRECISA correr pelas engrenagens para cumprir a sua função e, por isso, há que se observar se suas propriedades são ideais para a função lubrificante à qual se destina.


    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #6
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Bom, ha muitos anos atras, mandei um "spam" para as principais distribuidoras de oleos em geral, a unica que respondeu com clareza (pena que não encontro o e-mail original) foi a Texaco. Expliquei que na caixa do jeep (61) existem peças de bronze e que não seria interessante usar oleo com aditivação GL-5 pois isto poderia atacar estas peças (li isto na internet no site http://ruralwillys.tripod.com/) Dai pedi para eles um oleo SAE 90 que fosse o mais parecido com o da epoca. Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas.

  • #7
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Edgar e Cacá, alguns confudem viscosidade com eficiência não avaliando a aplicação, também encontrei o artigo citado pelo Edgar no site http://ruralwillys.tripod.com/ . O pior de tudo é quem consultei (2 oficinas) são especializadas em Willys, o que me deixou confuso e fez com que colocasse a questão no forum. Vou procurar o artigo do Leopoldo para ter mais informações e divulgá-las por aqui.

    Obrigado pessoal.

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    A alguns anos eu uso 140 e nunca tive problemas.Como o meu uso é pesado, trilhas no Rj com temperaturas bem elevadas,, prefiro o 140.Se o uso for normal o 90 vai bem.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Amigos..nesse mesmo site que consultaram fala sobre a designação desses números:40,50,140...
    Essa numeração é só um refencial para não haver mistura do óleo do motor com o da caixa,por exemplo.
    Assim como foi recomendado um óleo 40, que deveria ter metade da viscosidade do 80,tem viscosidade equivalente ao 90 de baixa aditivação, o 140 não tem o dobro de viscosidade do 60.Não é essa a relação.
    Concordo que não é recomendado um Gl-5 por danificar peças da caixa...mas depois de roletá-la a única peça que fica é um anel interno onde acopla o eixo da árvore dianteira.

    Ps.: nunca misturam-se óleos de especificação diferente.


    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Entao fiz c@g@d@.


    Final do ano passado troquei o oleo da caixa e coloquei o GL-5 da Petrobras. Terei que esgotar e lavar o sistema entao?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #11
    Usuário Avatar de JJUNIOR
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Adotei a recomendação do Edgar :

    "Me recomendaram usar o URSA LA 40 ou 50 que é um oleo para motores diesel com baixissima aditivação e tem a mesma viscosidade do 90 da epoca.
    Eu fui la e coloquei o oleo URSA LA 40. Logo apos uma geral na caixa de marchas e na de transferencia. Estou com ele ha 10 anos. Ja troquei algumas vezes o oleo e nunca encontrei residuos de particulas metalicas."

    Se fosse você trocaria o óleo.

  • #12
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4

    Gl-5

    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Entao fiz c@g@d@.


    Final do ano passado troquei o oleo da caixa e coloquei o GL-5 da Petrobras. Terei que esgotar e lavar o sistema entao?
    Ops!!! eu tambem fiz isso, tambem coloquei o GL-5, agora pergunto tenho que fazer a troca assim como o Dic3 ?

    grato
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GUIA DE COMPRAS PARA CHEROKEES – XJ, ZJ e WJ
      Por Leo - Beethoven no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 711
      Última resposta: 28/12/2018, 11:53
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    4. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade