x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0

    Ajuda-colocar motor de opala no ponto




    Então galera blz?

    Bom estou com o seguinte problema:
    Estou finalizando a adaptação de um gm 151 em meu jeep mais uma clarkette,a adaptação da caixa ficou muito boa,hj acabei de colocar o motor e finalizei tds as soldas dos suportes,td sendo feito em casa nos finais de semana e depois do trabalho por mim mesmo .
    Ate então meu motor era platinado,ai coloquei ignição eletronica,e comom tirei a distribuição antiga e mexi nas polias pra fazer a repintura do motor ja não esta mais no ponto kkkkk.
    Bom galera to precisando de uma aula pra colocar esse motor no ponto corretamente,pos não manjo muito de regulagens de motores ainda,só adaptaçães.
    quem puder me ajudar fico grato
    abraços
    Anderson

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por anderson_wzorek Ver Post
    Então galera blz?

    Bom estou com o seguinte problema:
    Estou finalizando a adaptação de um gm 151 em meu jeep mais uma clarkette,a adaptação da caixa ficou muito boa,hj acabei de colocar o motor e finalizei td s as soldas dos suportes,td sendo feito em casa nos finais de semana e depois do trabalho por mim mesmo .
    Ate então meu motor era platinado,ai coloquei ignição eletronica,,e comom tirei a distribuição antiga e mexi nas polias pra fazer a repintura do motor ja não esta mais no ponto kkkkk.
    Bom galera to precvisando de uma aula pra colocar esse motor no ponto corretamente,pos não manjo muito de regulagens de motores ainda,só adaptaçães.
    quem puder me ajudar fico grato
    abraços
    Anderson
    Tire a vela do 1º cilindro e ponha uma bola de papel no lugar dela [cuidado pra ela nao cair lá dentro].

    Vá dando toques no arranque até o papel pular. Quando ele pular, abra o distribuidor e veja pra onde tá apontado o rotor. Solte a abraçadeira que prende a base do distr. no bloco e gire ele até o ponto em que o cabo do 1º cilindro[que ficam na tampa] fique alinhado com o rotor.

    Monte tudo, dê no arranque e parta pro abraço.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Não esqueça, que quando pular o papel, saberá onde é o PMS (ponto morto superior), onde ocorre a explosão.

    Pulou, então coloque a polia em alinhamento com a seta do bloco. Na linha opala, fica do lado oposto do bolco onde fica o distribuidor, ou melhor, entre o bloco e o alternador.

    Bem, seta e marca na polia alinhados, vamos ao distribuidor.

    Colocou eletrônico, então terá a "aranha", onde tem uma espécie de bobina.

    O primeiro cilindro para a contagem é aquele onde ficou a ponta do rotor, dali começa a distribuição para os pistões 1-4-3-2 (acho que é isso) em sentido horário a contagem.

    Voltamos à aranha.

    O ponto exato é quando as "perninhas" estão alinhadas.

    Como todo motor tem que ser um pouco adiantado, então gire o distribuidor no sentido anti-horário até que uma perninha fique ao lado da outra.

    Isso é uma regulagem a grosso modo, pois o correto é ir a um meca e passar a pistola de ponto.

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Tem uns que a ordem de ignição é 1-3-4-2!!

    Não sei qual delas é o do opala...
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #5
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    Lucas e Kim.
    Valeu pela aula ai,ficou bem claro a forma com que vou fazer
    não tem segredo algum agora.
    Devo fazer isso só no fim de semana,mas assim que tiver resultados coloco vc a par deles ok
    e precisando de ajuda em adaptação e qualquer coisa de ponto estou as ordens
    abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    13/11/2009
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Tenho um jeep willys tbm com motor opala 4cc gasolina com carburador 3e .... que por sinal deixei redondinho depois q andei lendo uns fóruns de opaleiros ..... mas agora surgiu a dúvida se o ponto do meu motor tá correto ..... então gostaria de aprender pois já fui aqui em todas as oficinas e pedi pros mecânicos passarem a lampada e todos riram e falaram q opala não passa essa tal de lampada ... é no ouvido mesmo ( zé ruelas , não sabem nada ) .... aí eu quero aprender pra não depender de gente que não sabe de nada e deixar meu motorzinho redondinho e gastar somente aquilo que ele necessita gastar ( gasolina ) sem excesso .......

    Andei lendo o que escreveram acima e boiei no assunto , teria alguma forma mais facinho de explicar para um cara leigo como eu ????

    Valeu galera !

  • #7
    Sei que já faz mais de um mês que vc. fez a pergunta.
    Veja o seguinte. O meu Jeep tb. está com motor de Opala 4cc, carburador H44 DEIS. Um dia funcionava filé no outro não quis mais pegar. Como eu já estava achando ele meio fraco mexi no ponto. Aí a coisa desandou. Nunca havia feito isto e tão pouco entendia disto.
    Fiquei mais de duas semanas tentando, ligando para uns conhecidos e ninguém quis me ajudar efetivamente. Comprei um jogo de velas novos pq. os que estavam já estavam no fim.
    Encontrei um manual da Bosch que mostra o ponto correto de toda linha do Opala, chevette, monza...
    Aí ficou fácil. Coloquei o ponto do motor, lá na polia, no grau que o manual mandava e depois acertei no distribuidor. Foi bater na chave e pegar.
    Mas, no outro dia já não pegou... o pau era no carburador...kkkkkkkkk
    Agora está funcionando. Só não testei ainda em relação à força, ainda não andei como Jeep depois disto.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/12/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    faz tempo que não entro no fórum mas vamos lá , motor opala 4 cilindros o meu esta com ignição eletrônica (é uma joia) , o tempo este motor é 1 3 4 2 , la na polia da correia tem as marcas de PS ,ponto superior do 1 cilindro , : tire a vela a da frente do motor tire a tampa do distribuidor e peloamordeDEus não ponha nada no buraco da vela apenas a ponta do dedo com uma chave va virando o eixo do motor até notar preção no dedo 1º ele chupa e depois ele assopra quando assoprar thaahhhh achaste o 1º cilindro " introduza a haste de uma chave de fenda para ver a altura do pistão va rodando o eixo ate achar o ponto mais alto na cabeça do pistão , ate aqui beleza ,, veja se a marca da polia coincide com a seta da tampa se sim tudo esta certo por enquanto , veja agora se o cachimbo coincide com a marquinha no corpo do distribuidor , as vezes esta meio fora solte a porca que segura o corpo do distribuidor e vá girando ate as marcas ficarem bem próximas depois reaperte ,"não aperte muit essa porca ok" , colocando os cabos em ordem : geralmente a marca do 1ª cilindro fica na frente veja que quando a tampa for posta no lugar ela deve assentar perfeitamente bem sabemos então que onde a marquinha do cachimbo esta , está também o cabo do 1º cilindro e em sentido HORÁRIO o próximo buraco é do 3ª cabo o próximo 4º cabo e o ultimo o 2º cabo , cada cabo deve ser plugado nos respectivos cilindros evidentemente , espero ter ajudado .

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/12/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    regulando o ponto a partir do distribuidor, o motor do opala ele pega de primeira sem muito nhe nhe nhe , se na hora da ignição ele gira mais de 3 ou 4 segundo o ponto pode estar ou atrasado ou adiantado não esqueça de ligar a mangueira do avanço automático ok , com o motor ligado e com cuidado solte um pouco a porca que segura o distribuidor devagar sempre segurando o mesmo com firmeza , de modo que você consiga girar o distribuidor de vagar pra um lado ou outro , você vai notar o som do motor ficando mais AFINADO SEM FALHAS LISO UM LINDO SOM DE MOTOR , chego a gozar nesta hora he he he , aperte a porca com cuidado e pronto você regulou a parte de ignição do seu velho e bom motor , espero ter ajudado .

  • #10
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    se for como o thumukumake falou.. é semelhante a regulagem de ponto do bf
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade