x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    cambio clark 2215A ou 5 marchas da linha 22




    Pessoal descobri uma coisa que eu acho que muita gente não sabe ,o cambio da clark em ipotse alguma se deve dar bamguela nele ou descer um um longo trecho em ponuto morto, ou numca rebocar o jeep em ponto morto, o que acontece ,a lubrificação dele fica na primeira marcha e quando se poe em ponto morto ele fca girando sem lubrificação, uma unica vez que puxei meu jeep desce jeito, fui andar e ja estava escapando a 5ª , e oha que o cambio so tem 20000km , então qunado for rebocar algum jeep engate a segunda e poe neutro.



    [´] escapados


    Joao de marco
    CJ-5 76 4,4L (280CV)

  • #2
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6

    Re: cambio clark 2215A ou 5 marchas da linha 22

    Citação Postado originalmente por joao de marco tavares
    ...a lubrificação dele fica na primeira marcha e quando se poe em ponto morto ele fca girando sem lubrificação, uma unica vez que puxei meu jeep desce jeito, fui andar e ja estava escapando a 5ª , e oha que o cambio so tem 20000km , então qunado for rebocar algum jeep engate a segunda e poe neutro.
    [´] escapados
    Joao de marco
    CJ-5 76 4,4L (280CV)
    Quer dizer que se andar em 5ª na estrada a caixa fica sem lubruficação?

    []'s curiosos

  • #3

    Re: cambio clark 2215A ou 5 marchas da linha 22

    Citação Postado originalmente por fugger
    Quer dizer que se andar em 5ª na estrada a caixa fica sem lubruficação?
    Me metendo........

    O que acontece é que a parte de baixo do câmbio (vulgo carretel), que é quem joga o óleo pra parte de cima (entalhado + luvas + anéis sinc.), só gira quando o eixo piloto está girando.

    Ou seja, se vc reboca o CJ, sem colocar em neutro, o entalhado fica girando mais o carretel não. Com isso o entalhado gira sem óleo, pois o óleo não sobe.

    Se colocar em neutro, não precisa engatar marcha nenhuma, pque nada do câmbio vai estar girando. E não tem problema rodar com a reduzida em neutro, pque a parte que fica mergulhada no óleo é justamente a única parte que gira quanto em neutro.

  • #4
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6

    Re: cambio clark 2215A ou 5 marchas da linha 22

    Citação Postado originalmente por dptucunduva
    Citação Postado originalmente por fugger
    Quer dizer que se andar em 5ª na estrada a caixa fica sem lubruficação?
    Me metendo........

    O que acontece é que a parte de baixo do câmbio (vulgo carretel), que é quem joga o óleo pra parte de cima (entalhado + luvas + anéis sinc.), só gira quando o eixo piloto está girando.

    Ou seja, se vc reboca o CJ, sem colocar em neutro, o entalhado fica girando mais o carretel não. Com isso o entalhado gira sem óleo, pois o óleo não sobe.

    Se colocar em neutro, não precisa engatar marcha nenhuma, pque nada do câmbio vai estar girando. E não tem problema rodar com a reduzida em neutro, pque a parte que fica mergulhada no óleo é justamente a única parte que gira quanto em neutro.
    Grande Daniel

    É o que também conheço, deixar em neutro pra "desligar" a caixa isso vale pra todas, mas pra que engatar segunda?

    Não faz muito sentido

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

    Isso é uma particularidade desse modelo de clarck, ou para câmbios em geral? Alguém conhece algum outro câmbio que ocorre isso?

    [s] preocupados e precavidos,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #6

    Re: cambio clark 2215A ou 5 marchas da linha 22

    Citação Postado originalmente por fugger
    Grande Daniel

    É o que também conheço, deixar em neutro pra "desligar" a caixa isso vale pra todas, mas pra que engatar segunda?

    Não faz muito sentido
    Não faz sentido pque num existe. É lenda.

    Da mesma maneira que andar na banguela vai estragar o câmbio. Se vc colocar em ponto morto e não pisar na embreagem, o carretel vai estar rodando na velocidade de marcha lenta do motor e vai jogar óleo pra cima.

    Se vc descer com o pé na embreagem e nenhuma marcha engatada, aí realmente não existe lubrificação adequada. Mas, até ferrar o câmbio, tem que ser uma descida de uns 10 ou 15 km na banguela.... Num é tão fácil assim não...

    Isso é uma particularidade desse modelo de clarck, ou para câmbios em geral? Alguém conhece algum outro câmbio que ocorre isso?
    Até onde eu sei, isso é característica de qquer câmbio manual tradicional. Não sei desses 4x2 modernos, as vezes já mudaram tudo lá dentro...

  • #7
    Só quando se esta puxando o jeep a pressão do oleo da reduzida faz girar o cambio tambem,e ai que acontece o estrago.



    Joao de marco
    CJ-5 76 4,4l (280CV)

  • #8
    Citação Postado originalmente por joao de marco tavares
    Só quando se esta puxando o jeep a pressão do oleo da reduzida faz girar o cambio tambem,e ai que acontece o estrago.
    Grande João,

    IMHO mais uma lenda.... O giro causado no câmbio não é causado pela pressão de óleo não. É causado pelo atrito entre o entalhado da reduzia e a engrenagem (me esqueci o nome) que liga o conjunto ao carretel da reduzida. Esse atrito é menor do que o atrito de todas as luvas e etc. que estão dentro do câmbio.

    Ou seja, o câmbio pode até virar, mas é muito pouco. Não é o suficiente pra estragar.

    Pensando com excesso de zelo, então o certo é tirar o cardan, pque se a reduzida engata sem querer (ou tenta engatar), vai no mínimo gastar os dentes retos ou, no máximo, rachar a carcaça no meio e voar engrenagens pra tudo que é lado. Nunca vi acontecer, mas.......

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Embora as partes móveis do câmbio estejam em movimento, não existe carga aplicada.
    Com o movimento do veículo, o óleo sacoleja e acaba lubrificando os componentes. Também não devemos esquecer que o óleo forma uma pequena película, de modo que não desaparece simplesmente.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Lubrificantes


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade