x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2

    Jeep com motor de opala (GM151) - Dúvidas de um novato.




    Olá amigos, sou novato aqui no forum e esta é minha primeira mensagem.
    Eu acabei de comprar um um Ford/Willys CJ-5 1975, com a seguinte configuração: Motor de opala 4cc, câmbio de C-10 3 marchas, towbar, gaiola, freio a disco nas 4 rodas, pedaleiras suspensas, hidrovacuo,rodas de F1000, pneu frontiera 16X750. A carroceria tá um pouco judiada (como é possível ver na foto em anexo), precisando de uma reforma, mas já comprei uma melhor pra reformar.
    Depois de todo esse bla, bla, bla, minhas dúvidas são as seguintes:

    01) Essa configuração do meu jeep é boa? Pra qual tipo de trilha eu posso usar ele?

    02) Depois da reforma da carroceria pretendo usa-lo na cidade também. O câmbio de 3 marchas da C-10 não vai ficar muito amarrado?

    03) Eu paguei R$10.000 no jeep aqui em Manaus. Paguei caro?

    04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?

    Amigos, por favor peço que me ajudem com essas dúvidas pois como é o meu primeiro jeep e ainda não fiz nenhuma trilha com ele, eu tenho medo de ter feito um péssimo negócio e de repente ter comprado um carro com o motor transformado, daí eu não o quanto isso mudaria o desempenho e a vida útil desse motor.
    Me desculpem se falei alguma bobagem, mas sou marinheiro de primeira viagem.

    Abrços a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jeep.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    45
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Olá amigos, sou novato aqui no forum e esta é minha primeira mensagem.
    Eu acabei de comprar um um Ford/Willys CJ-5 1975, com a seguinte configuração: Motor de opala 4cc, câmbio de C-10 3 marchas, towbar, gaiola, freio a disco nas 4 rodas, pedaleiras suspensas, hidrovacuo,rodas de F1000, pneu frontiera 16X750. A carroceria tá um pouco judiada (como é possível ver na foto em anexo), precisando de uma reforma, mas já comprei uma melhor pra reformar.
    Depois de todo esse bla, bla, bla, minhas dúvidas são as seguintes:

    01) Essa configuração do meu jeep é boa? Pra qual tipo de trilha eu posso usar ele?

    02) Depois da reforma da carroceria pretendo usa-lo na cidade também. O câmbio de 3 marchas da C-10 não vai ficar muito amarrado?

    03) Eu paguei R$10.000 no jeep aqui em Manaus. Paguei caro?

    04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?

    Amigos, por favor peço que me ajudem com essas dúvidas pois como é o meu primeiro jeep e ainda não fiz nenhuma trilha com ele, eu tenho medo de ter feito um péssimo negócio e de repente ter comprado um carro com o motor transformado, daí eu não o quanto isso mudaria o desempenho e a vida útil desse motor.
    Me desculpem se falei alguma bobagem, mas sou marinheiro de primeira viagem.

    Abrços a todos.

    Fala chico, blz, seja bem vindo ao forum. Bem, pelo que vi na foto, seu jipe está dez viu, principalmente porque todo jipe que vejo o dono falar se tá bom ou ruim, eu mostro o meu quando comprei, aí ele tira sua comparações. Bem Pra mim, o motor de opala é um otimo motor pro jipe, principalmente pra aqueles jipeiros que querem utilizar a viatura na cidade tb, para um passeio e de vez em quando, trilhas leves.Vc perguntou se seu motor era a álcool, isso não sei te dizer, mas se ele era, e hj está a gasolina, não vejo problema, desde que a transformação tenha sido bem feita e tudo tenha sido trocado pra motor a gasolina, principalmente carburador, se não aja gasosa. Pelo preço que vc pagou, achei o preço justo, claro, pela foto que vc colocou no site. Claro que o jipe sempre tem alguma coisa pra arrumar, modificar, adaptar, melhorar, mas isso é normal, se não, não é jipe. O cambio da C10 é um bom cambio, e por ser 3 marchas, acredito que ele possua relação alongada, portanto, a questão de fazer consumir mais ou não, vai ser seu pé meesmo. No mais, todo carro que é comprado deve ser todo revisado, sendo jipe ou não. E por ser jipe, mais atenção ainda, pois se trata de um veiculo antigo, e quanto mais cuidado e zêlo, melhor, pois é vc que vai andar nele né, então não vai querer ver ele parando na primeira esquina. Bem, parabéns pela aquisição, e surgindo mais duvidas, apareça aqui, tem muita gente boa por aqui.
    Abração!

  • #3
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Muito obrigado GBarros. Ja andei dando umas voltas nele, subindo uns barranquinhos de meio metro, mas nada de trilha. O único problema que eu percebi é que a reduzida dele acaba soltando com facilidade. Ainda não sei como resolver isso, mas vou continuar estudando pra resolver esse problema. Se souber como, por favor me fale.

  • #4
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    01) Essa configuração do meu jeep é boa? Pra qual tipo de trilha eu posso usar ele?
    Essa configuração é boa, desde que as adaptações tenham sido bem feitas, com um pouco de experiência vc consegue fazer desde uma trilha leve até uma média com essa configuração, mais que isso depende do estado geral do jipe e principalmente do modelo de pneus e tipo de trilha que vc vai fazer.

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    02) Depois da reforma da carroceria pretendo usa-lo na cidade também. O câmbio de 3 marchas da C-10 não vai ficar muito amarrado?
    Eu particularmente não gosto de cambio 3 marchas, apesar de ser robusto, prá andar no asfalto acho muito ruim, nas subidas primeira marcha é pouco e quando passa prá segunda perde força.

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    03) Eu paguei R$10.000 no jeep aqui em Manaus. Paguei caro?
    Se a documentação estiver em dia não pagou caro, pelo contrário, se comparar com os preços praticados em São Paulo, pagou barato.

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?
    Que eu saiba, o motor cinza foi o último modelo a ser produzido para o Opala e Caravan, e tinha tanto a alcool quanto a gasolina, então pelo fato de ser cinza, não significa necessariamente que o motor era álcool e foi convertido pra gasolina.

    Do resto, boa sorte com o jipão e se precisar é só perguntar.

    []´s

  • #5
    francisco, tem uns parafusos na caixa de redução que precisam ser apertados para que sua alavanca pare de voltar ao neutro, isso acontecia com o meu tambem, se as molas nao estiverem cansadas ou as engrenagens comprometidas vai resolver seu problema.
    Bruno Pedra
    Ford Explorer Jaca 4x4 - Maxxis Creepy 37"
    4.88 Gears - Eaton E-locker

  • #6
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2

    Então uma boa compra

    Amigos, obrigado pelas respostas, estão sendo bem úteis. Fico muito feliz pela compra que fiz, pois como eu não tenho experiencia com jeep, achei que de repente eu tinha dado um tiro no escuro. O jeep tá todo documentado, incluse essa alteração do motor original para o motor GM.
    Vou só esperar a carroceria nova ir pra lanternagem e pintar com uma cor nova. Tava pensando em substituir essa cor vermelhar por um verde limão e desenhar um Hulk no capô, com a segunte frase: "HULK ESMAGA!" . Taí o nome do jipão KULK. Hehehehehehe.

  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    41
    Posts
    405
    Agradecimentos: 0
    Bem vindo a turma!! A escapada da alavanca da reduzida pode ser em virtude dos calços, sua viatura parece que tem eles altos (eu tive esse problema), com isso na torção do jeep numa subida, pode ser que a carroceria esteja tirando a alavanca da reduzida do ponto de engate... Observe quando tiver numa subida ou num trecho acidentado. A solução... Esmerilhar o buraco por onde passa a alavanca!! O motor GM 151 é muito bom, manutenção barata, vc vai curtir!!

  • #8
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Obrigado, Thiago. O pessoal aqui do forum é muito bacana e prestativo.
    Quanto aos calços da minha carroceria, eu pretendo troca-los,pois o antigo dono fez eles de pedaços de pneu, pretendo colocar calços de poliuretano ou até mesmo pegar os coxins de motor de opala e usa-lo como calços da carroceria, basta abrir um furo no local do parafuso. Eu já vi uns dois jeeps aqui em Manaus com esse tipo de calço, a carroceria fica alta e sai mais barato que o poliuretano.
    Tem um camarada aqui em Manaus que tem uma oficina só pra jeep e ele me disse que faz um sistema que elimina uma das alavancas da reduzida, eliminando também o risco de ficar toda hora escapando. Só que eu não sei o quanto isso é confiavel.

  • #9
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1

    Localização dos suportes do motor

    Bom dia pessoal!
    Estou pra adquiri um jeep e nele quero adaptar um motor GM 151 com cambio do chevete 5m acoplado a T-Case original. Bem, a minha dúvida é: O que devo fazer para localizar o ponto exato dos novos suportes. Me ajudem!
    Abraços

  • #10
    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Obrigado, Thiago. O pessoal aqui do forum é muito bacana e prestativo.
    Quanto aos calços da minha carroceria, eu pretendo troca-los,pois o antigo dono fez eles de pedaços de pneu, pretendo colocar calços de poliuretano ou até mesmo pegar os coxins de motor de opala e usa-lo como calços da carroceria, basta abrir um furo no local do parafuso. Eu já vi uns dois jeeps aqui em Manaus com esse tipo de calço, a carroceria fica alta e sai mais barato que o poliuretano.
    Tem um camarada aqui em Manaus que tem uma oficina só pra jeep e ele me disse que faz um sistema que elimina uma das alavancas da reduzida, eliminando também o risco de ficar toda hora escapando. Só que eu não sei o quanto isso é confiavel.
    Francisco,

    O motor do Opala é bastante elástico e mesmo com apenas 3 marchas, não há o problema de faltar potência na passagem das marchas. Se você tiver paciência para manter a velocidade adequada, o seu jeep será muito econômico (cerca de 10km/l)

    O cambio usado é quase inquebrável e foi durante muito tempo a melhor opção para se colocar no Jeep. As suas engrenagens são enormes quando comparadas às originais do Jeep.

    O uso de calços feitos de pneus ou de borracha de correia transportadora é adequado. O que é muito importante é que a carroceria seja preso por um parafusos que atravessem a lata, o calço e o suporte no chassis. O uso de coxins de motor pode ser perigoso! Os coxins separtem e ficam as duas metades presas à lataria e ao chassis mas com a lataria separada do chassis.

    Um bom ajuste nas alavancas da caixa de transferência devem acabar com as escapadas, enquanto não corrigir esse problema, peça a seu zequinha que segure as alavancas para que ela não se soltem.

    Um abraço,

    Otávio
    CJ3A em Lagoa Santa - MG

  • #11
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Estou pra adquiri um jeep e nele quero adaptar um motor GM 151 com cambio do chevete 5m acoplado a T-Case original. Bem, a minha dúvida é: O que devo fazer para localizar o ponto exato dos novos suportes. Me ajudem!
    Abraços
    Alguém poderia contribuir, informando: material, distancia, formato, fotos e experiencias...
    Desda já grato.
    Vavá Russo

  • #12
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,854
    Agradecimento: 1
    vc ja determinou o cambio ?qdo determinar ajudo voce a acertar os angulos do motor!!!
    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade