x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Guincho/Bateria/Alternador




    Pessoal,
    Vou instalar o guincho na viatura, um Work 12000. Hj tenho instalados uma bateria de 60 A o alternador original, acredito que deva ser de 45 A.
    Queria ajuda de vcs para saber qual o ideal, bateria de quantos A e qual alternador devo usar? Alternador de que carro necessita de menos adaptações e tem uma boa performance?


    Abs

  • #2
    GOAT

    Tem várias marcas importadas de baterias que são excelentes opções para esta e outras finalidades, tais como: Optima, Streetwires, Stinger, US Amps dentre outras.

    A solução química interna de seus elementos é em gel, o que aumenta muito sua vida útil em relação às baterias convencionais e permite mesmo até que o usuário as descarregue por completo sem que isso comprometa sua durabilidade.

    Utilizamos muito essas baterias quando mexiamos com som automotivo, inclusive são muito difundidas nos USA e Europa não somente para esta finalidade mas sobretudo para uso pesado em Off-Road, no qual a demanda de energia é enorme, pois por vezes há necessidade de ligar-se simultaneamente vários equipamentos como, guincho e faróis.

    Se não me engano a Optima por exemplo, permitia até 2500 recargas, isto partindo com a bateria do zero por aí você já pode ter uma idéia do que suportam estas baterias.

    Abraço e até mais.

  • #3
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Bateria de 90 (minimo), 100 (bom).
    Alternador de 90 (minimo), 120 (bom) ou 140 (ideal).

  • #4
    José Augusto.
    Qual carro teria o alternador de 120. Uso o motor OHC. A adaptação é tranquila?

    Valeu
    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Pelo que me lembro, o alternador de 90 vem do tempra, o de 120 do vectra e o 140 omega.

    Outros veículos tb tem alternadores com essas capacidades, mas tome cuidado, pois existem alternadores diferentes para o mesmo veículo, no omega por exemplo dependendo do ano, do modelo e dos acessórios instalados de fábrica o alternador vai de 75 a 140.

    Se for comprar em algum desmanche, vc deve pedir pela capacidade desejada, dê preferência aos da marca BOSH, que é mais facilmente consertada em caso de problema.

    A adaptação nem sempre é facil, pois o tipo da correia pode não casar com o a forma da polia do alternador e nesse caso deve-se adaptar nova polia (com o mesmo diâmetro interno).

  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    GOT
    Mesmo que vc coloque um big alternador, quem vai fazer teu guincho trabalhar com boa voltagem e sem aquecer é o CCA da ou das Baterias.
    Eu diria que uma de ~ 100 Ah e ~750 de CCA seria bom. Apesar de gostar da configuração de 2 baterias em paralelo, de 75 Ah cada e ~450 A de CCA cada, o que perfaz 900 A de CCA.
    Got, como vc vai ter uma capacidade de energia muito alta armazenada, além de isolação dupla no cabo positivo(tipo uma mangueira revestindo o cabo), recomendo a instalação de uma chave geral parruda (tipo de Scania).
    Acho que um dos alternadores mais simples de adaptar é o do Santana com AR.
    Quando estiver em uso, sempre fazê-lo com o motor em funcionamento, se possível com a 1ª red trabalhando. Isso fará que a carga da(s) bateria não caia rápido e tb não vai forçar teu equipamento.
    Nas minhas viaturas, costumo usar voltímetro no painel, pois o mesmo alerta se estou forçando.

    Boas trilhas.

  • #7
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    GOT
    Mesmo que vc coloque um big alternador, quem vai fazer teu guincho trabalhar com boa voltagem e sem aquecer é o CCA da ou das Baterias.
    Eu diria que uma de ~ 100 Ah e ~750 de CCA seria bom. Apesar de gostar da configuração de 2 baterias em paralelo, de 75 Ah cada e ~450 A de CCA cada, o que perfaz 900 A de CCA.
    Got, como vc vai ter uma capacidade de energia muito alta armazenada, além de isolação dupla no cabo positivo(tipo uma mangueira revestindo o cabo), recomendo a instalação de uma chave geral parruda (tipo de Scania).
    Acho que um dos alternadores mais simples de adaptar é o do Santana com AR.
    Quando estiver em uso, sempre fazê-lo com o motor em funcionamento, se possível com a 1ª red trabalhando. Isso fará que a carga da(s) bateria não caia rápido e tb não vai forçar teu equipamento.
    Nas minhas viaturas, costumo usar voltímetro no painel, pois o mesmo alerta se estou forçando.

    Boas trilhas.
    só complementando, não esquecendo tmb o cabo terra, de preferencia um bom terra no bloco do motor e outro no chassis e lataria, com terminais estanhados.......

  • #8
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    GOT
    Got, como vc vai ter uma capacidade de energia muito alta armazenada, além de isolação dupla no cabo positivo(tipo uma mangueira revestindo o cabo), recomendo a instalação de uma chave geral parruda (tipo de Scania).
    João, a mangueira revestindo o cabo é desnecessária (e inútil, dependendo do tipo da mangueira). O que vai aumentar é a corrente, e não a tensão. O material que recobre os cabos, na pior das hipóteses (PVC) resiste até 750 V, bem menos que os 12 V do carro. O que é sim necessário é a instalação de um cabo com bitola adequada a corrente do guincho e também um adequado à corrente máxima do alternador para conectá-lo à(s) bateria(s).

    Outra coisa, se for usar duas baterias simplesmente ligadas em paralelo, elas têm de ser de mesmo tipo, capacidade, marca, modelo e idade, ou seja, o mais idênticas possível. Senão uma vira consumidora da outra. Dá pra usar duas baterias diferentes em paralelo, mas com um circuito para chavear as duas continuamente, de modo que só fiquem ligadas as duas ao mesmo tempo quando necessário.

    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Quando estiver em uso, sempre fazê-lo com o motor em funcionamento, se possível com a 1ª red trabalhando. Isso fará que a carga da(s) bateria não caia rápido e tb não vai forçar teu equipamento.
    Nas minhas viaturas, costumo usar voltímetro no painel, pois o mesmo alerta se estou forçando.

    Boas trilhas.
    Na verdade o ideal é usar o guincho com o motor ligado em marcha lenta (para motores com injeção) ou acelerando o motor (carburados) sempre com o motor desengatado. Uma porque você não danifica o guincho dando golpes em seu conjunto, outra porque não há nenhum sistema mecânico concorrendo com o alternador, que pode trabalhar a plena carga pegando toda a potência necessária do motor, que tirante ele vai estar em vazio.

    E, se o enrosco for grande, desligue tudo que não seja estritamente necessário, tipo som, o monte de faróis, etc. etc...

  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    só complementando, não esquecendo tmb o cabo terra, de preferencia um bom terra no bloco do motor e outro no chassis e lataria, com terminais estanhados.......
    Quanto aos cabos de aterramento, o indicado é usar cordoalhas, que são muito mais flexíveis e elásticas. Existem cordoalhas com capacidades suficientes para qualquer aplicação. Usar um cabo para aterramento é, grosso modo, como ligar a tubulação de freio rígida direto na roda, sem flexível...

    Ligações elétricas não são como amarrações, onde você amarra aqui e dá mais uma volta acolá pra garantir. Ligou, tá ligado, e a um único ponto, desde que bem feito. Toda as partes metálicas do carro têm de estar no mesmo potencial, então, qualquer ponto é ponto. Claro que não vai se usar aquela abinha de pára-choque, mas um ponto qualquer do chassis é mais que suficiente pra um excelente aterramento, para qualquer potência. Usar mais de uma conexão de terra, ainda mais em motores elétricos, é uma das maiores causas de ruídos em equipamentos embarcados. Acho que só perde pra ignição a platinado, e por pouco. Se o carro é injetado e usa um módulo de prateleira com pouca tolerância a ruídos, depois o cara fica querendo matar o mecânico porque o carro apaga ou fica maluco sempre que se usa o guincho... Ou então sai xingando "essa p!@#%!#a de eletrônica, só presta pra deixar a gente na mão!!!"

  • #10
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    "... a mangueira revestindo o cabo é desnecessária (e inútil, dependendo do tipo da mangueira) ..."
    Cavalcante desculpa mas vou ter que discordar de você ao meu ver a mangueira é bem vinda porque protege o revestimento dos cabos não somente das altas temperaturas do motor, mas sobretudo das eventuais lavagens com solupan que costumam fazer nas viaturas

    Já vi muito cabo de boa qualidade descascando à toa por causa disso e uma proteção extra ameniza bastante o desgaste causado por agentes físico-químicos
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    "... Outra coisa, se for usar duas baterias simplesmente ligadas em paralelo, elas têm de ser de mesmo tipo, capacidade, marca, modelo e idade, ou seja, o mais idênticas possível ..."
    Verdade se possível até do mesmo lote de fabricação.

  • #11
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Cavalcante desculpa mas vou ter que discordar de você ao meu ver a mangueira é bem vinda porque protege o revestimento dos cabos não somente das altas temperaturas do motor, mas sobretudo das eventuais lavagens com solupan que costumam fazer nas viaturas
    Aí sim, faz todo o sentido, mas é só proteção mecânica, concorda? Agora quanto ao solopan, como ouvi dizer outro dia por aqui, aquilo e fluido de freio acho que foram feitos no inferno, e um pro outro.

    O diabo é que já vi "fabricante" de "módulos de ignição de alta performance" mandar o cliente revestir os cabos de vela com mangueira para aumentar a isolação...

  • #12
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    "... Aí sim, faz todo o sentido, mas é só proteção mecânica, concorda? ..."
    .................................................. ...........................

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade