Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    06/12/2007
    Local
    Mariana/MG

No OHC do Meu Maverick instalei a de Santana, retirando a helice original do OHC, me custou 90,00 nova mais 20,00 da cebolinha do radiador(86°/76° -gasolina). A instalação da cebolinha eu não sei ao certo quanto saiu pq foi tudo incluido na revisão do radiador.

Eu mesmo fiz tudo, gastei duas horas. Aparentemente ela pena um pouquinho pra resfriar o OHC, mas acho que isso é pq ainda não fiz uma coifa que direcionasse o ar para a ventoinha que só ocupa mais ou menos 50% da área do radiador do Maverick, acho que no do Jeep fique melhor ajustado ao tamanho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual o melhor modelo de Ventoinha Elétrica para instalar em CJ?-ventoinha.jpg  

Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Com intuito de colaborar:

Numa L-200 um colega nosso aqui do forum, precisou colocar um ventilador pra forçar o ar, pois o radiador do ar condicionado (que fica na frente do radiador do motor) perde muito a eficiência quando o carro esta parado num engarrafamento, por exemplo.

Ele colocou uma ventoinha eletrica, e resolveu o problema.

No caso do jeep, a coisa pega. O problema é refrigeração do MOTOR, então não se pode, nem se deve brincar.

Antes de qualquer coisa, REVISAR o radiador limpando e colocando fluido correto, e de preferência agua desmineralizada tambem. Depois disso, a ventoinha entra o radiador e o motor pra melhor eficiência, e evitar o que ja foi dito aqui: barro na ventoinha....

Usuário
    Entrada
    18/08/2003
    To com o meu desmontado, então alguém saberia me dizer se cabe uma ventoinha entre o motor BF161 e o radiador? Estas que puxam o ar, por serem mais populares, tendem a ser mais baratas..

Do outro jeep que tinha o espaço era bem curtinho, e ainda não cheguei a ver esta instalação com BF.

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    06/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Citação Postado originalmente por Danniel Pizatto Ver Post
    To com o meu desmontado, então alguém saberia me dizer se cabe uma ventoinha entre o motor BF161 e o radiador? Estas que puxam o ar, por serem mais populares, tendem a ser mais baratas..

Do outro jeep que tinha o espaço era bem curtinho, e ainda não cheguei a ver esta instalação com BF.

Aí que tá um dos problemas iniciais. A ventoinha mais barata que achei foi esta do santana(acho que é a mesma para todos AP mais antigos) e o motor da ventoinha é muito grande, tive que tirar o espaçãdor que tem no maverick entre o radiador e a lata do carro, e jogar ela pro lado um pouco pra não pegar no focinho da bomba d'agua onde ficava a helice original. No jeep acho que o problema é pior ainda.ventoinhas mais modernas tem o motor mais largo e estreito, mas todas que vi eram de R$250,00 pra cima. A do santana achei por 90,00 nova. se precisar pego as medidas dela e deixo aqui

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    a do A/C do vectra anterior a esse novo , é a que empurra o ar , vai montada na frente do radiador .
    a de radiador de Astra moderno é a que puxa o ar , vai atraz do radiador , e é a mais eficiente das 2 , se vier com o chicote original tem 2 velocidades .
    em ambas não precisa do suporte junto , o que barateia se comprar em desmanche , pega só o motor com o chicote e a helice .
    o motor tem 3 pontos de fixação com rosca , o que torna facil fazer um suporte sob medida p/ o CJ .

[]'s
    Grande Beto,

Você sabe a espessura dessa ventuinha do Astra? Sei que as "antigas" do penúltimo Vectra, apesar de estreita, não cabe entre o radiador e o motor (BF-161). E desse novo, é mais estreita? Saberia me dizer?

[s] ventilados,

Usuário Avatar de Paulo Sabra
    Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES

Ventoinha elétrica

Galera!!!

De todas as idéias que vi aqui no Fórum, até o momento na minha opinião a do GIOVANI DONINI (Moderador - Expert) é a mais criativa.

Ele usou a ventoinha da GM, utilizada na S-10, Vectra, Opala, etc.... que tem às hélices grandes mas o motor e compacto.

Ele retirou às hélices da ventoinha mecânica, aumentou o diâmetro de 2 dos furos de fixação dessa hélice, de forma que passe a cabeça do parafuso, e carrega a hélice no carro. Caso a ventoinha elétrica pife, por algum motivo, ele retira apenas 2 parafusos e fixa a hélice de volta no lugar original.

Mas o ideal para quem instala a ventoinha que puxa o ar atrás do radiador e fazer uma coifa para direcionar o ar no radiador, assim a eficiencia do sistema e melhor.

Usuário Avatar de Paulo Sabra
    Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES
    A melhor explicação sobre a eficiência do sistema de Ventoinha Elétrica.

EXPLICAÇÃO DO MESTRE LEOPOLDO, SOBRE A EFICIÊNCIA DA INSTALAÇÃO DA VENTOINHA ELÉTRICA:

"Algumas coisas são intuitivas ou constatadas em laboratório.

Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).

Uma explicação:

Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.

Por outro lado, se ele está atrás do radiador, ele faz faz depressão (baixa a pressão) e isso facilita o ar escoar pelo radiador.

Lógico, entre os 2 processos temos de descontar a perda de carga. Mas só aqui, temos ganho um desempenho sobre o sistema.

Depois, pense no ar:

no 1º caso, o ar está frio, mais denso e portanto, mais "difícil" de faze-lo passar por uma peneira ... exagerando .... é como comprimir um tijolo contra a peneira de macarrão. Coitada da hélice ... e consome mais energia.

no 2º caso, puxamos um ar que se aqueceu, portanto perdeu densidade, mais "fácil" de fazê-lo passar por uma peneira ... exagerando ...é como se na mesma peneira, vc faz passar a massa do tijolo sem ser ainda .... tijolo. A hélice está feliz ... e consome memos energia do motor.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. A hélice não está sózinha. Temos o motor.

Antes do radiador, a hélice "pega" ar frio (melhor) .... no depois, "pega" ar quente (pior). Portanto, temos fadiga termica no material neste depois. Nem todos os materiais gostam de ficar sendo aquecidos e esfriados sem ao longo do tempo, trincar.

Depois, temos o mesmo com o material dos motores. Temos a poteção do radiador dos elementos(chuva, lama, como já mencionado). Temos a acessibilidade.

Mas, no geral, atras do radiador é melhor."

VALEU MESTRE LEOPOLDO....

Moderador Avatar de Digo
    Entrada
    14/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Marcelo Ver Post
    Grande Beto,

Você sabe a espessura dessa ventuinha do Astra? Sei que as "antigas" do penúltimo Vectra, apesar de estreita, não cabe entre o radiador e o motor (BF-161). E desse novo, é mais estreita? Saberia me dizer?

[s] ventilados,
    Pessoal,

Alguem saberia informar a espessura da ventuinha do Astra e se ela cabe emtre o motor BF-161 e o radiador?

[]´s

Usuário
    Entrada
    23/09/2003
    Nem a pau !!!!

Coloca entre a grade e o radiador, andei bastante assim e nunca tive problemas... Tanto é que Continuo desta forma com o novo motor...

[]'s ventilados

Usuário Avatar de Marcos ET
    Entrada
    19/01/2004
    Local
    Palmas/TO
    Citação Postado originalmente por Paulo Sabra Ver Post
    A melhor explicação sobre a eficiência do sistema de Ventoinha Elétrica.
    Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).
    Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.
    Mas, no geral, atras do radiador é melhor."
    Bom, vamos expor o assunto de outra maneira (acho que o Pagani vai concordar comigo, pois, pelo que parece, Nós dois usamos ventoinha NA FRENTE do motor). Claro que eu posso estar totalmente enganado... mas vamos ao raciocínio:

1°. o radiador é um trocador de calor, que usa o fluido externo (ar) para absorver o calor do fluido interno (água), refrigerando o último às custas do primeiro.

2°. ar quente é menos denso que o ar frio, assim, em 1m³ de ar frio, existe mais "ar" doq 1m³ de ar quente (vide Intercooler para refrigerar o ar e mandar mais fluido para dentro dos motores). Assim, se a hélice só consegue deslocar 1m³/s de ar, entao, se for 1m³ de ar frio rende mais "moléculas de ar" (ta bom, sei que o termo tá errado, mas é só um exemplo) doq 1m³ de ar quente, assim, forçar ar frio a passar pelo radiador é melhor doq puxar ar quente.

3° Pode ser que respirar com a mao na frente da boca atrapalhe "um pouco", afinal de contas, tem um "obstáculo" ali... mas se vc colocar uma bola de ping-pong dentro da boca (atras da boca, tal qual a hélice atrás do radiador), vc TAMBEM vai ter algo que atrapalha o fluxo de ar.... entao, a melhor maneira de nao atrapalhar o ar a passar pelo radiador, e nao ter nada, nem na frente, nem atrás.... mas isso nao é possível, pois uma hora destas vc vai querer parar o jeep, entao tem que ter uma refrigeração forçada, e é por isso que a ventoinha está lá.

4°. Colocar a hélice na frente do radiador, pode ser uma "mao que entope a boca", mas somente qdo está desligada, pois quando vc liga ela, ela se transforma em algo que "assopra" o ar goela abaixo, auxiliando na respiração.... desta forma, entre escolher "mao na frente da boca" que restringe a entrada do ar frio para o radiador, ou "bola de ping-pong atrás da boca", que ajuda a manter o ar quente NO radiador, eu ficaria com a primeira, pois assim, pelo menos nao esquenta dmais a ventoinha....

Assim, na frente ou atrás, ambos os sistemas causam obstrução a passagem de ar, só que a instalação na frente do radiador manda "mais ar" para refrigeração, preserva um pouco mais a ventoinha e, de quebra, possibilita algo que a outra instalação nao permite: CONTINUAR USANDO A HÉLICE MECANICA ATRÁS DO RADIADOR, trabalhando em conjunto com a primeira....

So como curiosidade:
    1°. Carros de fórmula1 nao tem ventoinha elétrica - nao tem obstruçao (ok, comparar F1 com Jeep nao vem ao caso)
    2°. Alguns carros de arrancada usam a bomba d'água e a tentoinha mecanica acionada por um motor elétrico, ou seja, nao há conexao mecanica entre polia do motor e polia da bomba d'água...
    4X4 Brasil

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem