x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1

    como tirar folga da direção




    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
    Alguém sabe quanto fica para consertar?
    1/4 de volta??? Tá bom...é isso mesmo.

    O daqui quando comprei tinha mais 1/2 volta..tava ridiculo. Aí troquei as ponteiras e revisei o setor, mas a folga nao diminui de 1/4 nao. Muito difícil...

    Totalmente sem folga, só trocando o sistema de direção!

    Abrss
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .
    Quando eram 0km eu nao sei, mas isso nao tem nada a vê com a folga (ou férias) que tem hoje.

    A opção mais barata (que eu acho) é a direçao VW, mas pra qm usa o jeep em trilhas muito radicais, ela quebra com facilidade.
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
    qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

    Parando com a conversa mole, realmente tem razao, um jeep novo em meados de 1960 tinha folga? acho inaceitavel. masss.. bom se eu estiver mto enganado, na foto q te mando em amarelo esta o pino de regulagem da caixa de direçao, afrouxe a contra porca e va apertando devagar e verificando como fica a direção, mais se lembre, o pino tem um limite de curso, se chegar nele e tiver com folga ainda, so uma caixa nova vai resolver seu problema, aproveite e verifique a folga dos pivôs da direção tbm, influenciam, agora se realmente for trocar, pode optar pela direção do santana, original como hidráulica, est por sua vez nao precisa "rasgar" a frente do jeep para acomodar a cx de direção no forum tem bastante material disto inclusive com fotos

    abç !!!
    =======
    Wilson

  • #6
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
    amanhã vou apertar pra ver o resultado

  • #7
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
    amanhã vou apertar pra ver o resultado
    Caramba.. eskeci.. mais olha ela ai.. hahaha abraçoo
    OBS. as outras marcações são para o caso da coluna da direção estar mto justa com relaçao ao painel, vc pode mudar a inclinação da caixa afrouxando os outros parafusos destacados !!

    precisando dá um grito ai
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cx-direcao.jpg  
    =======
    Wilson

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Ricleite,

    O sistema de direção permite alguma regulagem e prepare-se pois é um exercício de paciência, graxa, dedos esfolados e algumas ferramentas adquiridas, tipo sacador, soquetes, balança de torque, etc...

    Se vc já tiver baixado o manual completo de manutenção do jeep (na seção de downloads), a sequencia seria:

    - inspecionar e se gasto, trocar o rolamento da coluna (aquele que fica em baixo da direção)
    - inspecionar e regular a caixa, na porca e cabeça do parafuso (na lateral da caixa).
    - regular o angulo da caixa (nesses parafusos que prendem a caixa ao chassis da foto acima).
    - ajustar a folga das castanhas do braço de ligação.
    - trocar os rolamentos do braço angular, se estiverem com folga, ou trocar a bucha e/ou pino do braço angular, se este não for roletado.
    - inspecionar e trocar os pinos de direção caso estejam gastos.
    - ajustar os rolamentos dos munhões e dos cubos de roda (veja o topico que eu tinha aberto para isso)
    - inspecionar e ter certeza que as molas não estão com folga lateral excessiva.

    SE tudo estiver OK, a folga é imperceptível e o jeep fica suave para dirigir.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Ricleite,

    O sistema de direção permite alguma regulagem e prepare-se pois é um exercício de paciência.

    Se vc já tiver baixado o manual de manutenção do jeep, a sequencia seria:

    - inspecionar e se gasto, trocar o rolamento da coluna (aquele que fica em baixo da direção)
    - inspecionar e regular a caixa, na porca e cabeça do parafuso (na lateral da caixa).
    - regular o angulo da caixa (nesses parafusos que prendem a caixa ao chassis).
    - ajustar a folga das castanhas do braço de ligação.
    - trocar os rolamentos do braço angular, se estiverem com folga, ou trocar a bucha o braço angular se este não for roletado.
    - inspecionar e trocar os pinos de direção caso estejam gastos.
    - ajustar os rolamentos dos munhões e dos cubos de roda (veja o topico que eu tinha aberto para isso)
    - inspecionar e ter certeza que as molas não estão com folga lateral excessiva.

    SE tudo estiver OK, a folga é imperceptível e o jeep fica suave para dirigir.
    Grande Leopoldo, fez do meu mega resumo uma aula como sempre, não fui tão mal, pow identifiquei o 2º item da sua receita.. abç e boa sorte pro nosso amigo ai..
    =======
    Wilson

  • #10
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    RIC
    Acho que antigamente se andava a 50-60 km/h , então um pouco de folga era mais que aceitável. Atualmente se for para andar nesta velocidade só se for pelo acostamento..kkk
    No meu primeiro Willys , adaptei direção mecânica de Santana, como usava pneu até 225, era um show:Zero de folga e dava para manobrar com a palma da mão sobre o volante.
    No meu atual 51, adaptei DH de Opala:Excelente.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    bom amigo depois de muito pesquisar e experimentar desde direção de opala mecanica e hidráuica, direçãod e ranger, de S10 de landau (que é a mesma de ranger) de dodge (que não precisa rasgar a frente), de vw mecanica e hidráulica, original NOVISSIMA e a classica de maverick V8.. .auqi vão meus 2 centavos:


    de todas as que mais gostei (lembrando que não gosot de direção hidráulica, motivos pessoais meus, eu prefiro mecanica, gosto é gosto...)

    3º lugar - ORIGINAL - sem duvida alguma original seguindo tudo que o leopoldo falou ou simplesment eligando na jipebrás e pedindo uma caixa nova com sem fim novo e todos os terminais e embuchamentos novos vc tem uma direção que é muito boa, confiável e um dia com certeza dará folga ma sé pela concepção dela e porque necessita de cuidados e poucos tem... é uma direção ágil perfeitamente dimensionada e requer um pouco de força para virar parado, mas nada que com costume vc não se adapte

    2º lugar - DODGE - simmm essa direção é du grande KAAAA%%% muito boa mesmo! Diria eu quase inquebrável, basta perceber por ai mercado de peças (que é uma desvantagens) não se acha muito por ai peças porque simplesmente não quebra em dodges, como jeep é adaptação ocorrerá fadiga e vai necessitar de peças enfim... masss, ponto positivo: fica dentro do cofre do motor, necessita apenas de uma pequena adaptação e é relativamente fácil de instalar e mole de virar o carro, um pouco mais lerda (requer mais voltas) para virar a roda, mas extremamente macia para uma caixa manual, perfeita... PONTO NEGATIVO: como usa o sistema original, via dar folga, não na caixa é verdade, mas no sistema de braços e embuchamentos que usa, um dia isso enche o saco, solta quando vc está andando e vc perde direção (um perigo) e etc... evidentemente seria legal construir outro sistema de braços para ela mas não vi ninguém que fez isso.

    1º lugar - MAVERICK V8- é pessoal rodei, rodei rodei e cai onde?? MAVECOOO, bom nem preciso dizer mais nada, hiper macia (logico é "desmultiplicada", precisa de mais voltas pra virar o carro e isso chateia muita gente masss) muito confiável pois muda-se o sistema completo e passa a usar braços mais firmes, muito resistente e dificil dar manutenção se for nova, muito boa mesmo... CONTRAS: mais voltas na direção para virar toda a roda (em comparação a original), caixa de direção para fora do cofre do motor esteticamente mais feia.


    Agora explicando... eu prefiro mecânicas pois assim não dependo do motor funcionando em uma descida ou mesmo quando caio de lado em um facão e preciso virar o carro, isso é gosto, as caixas de opala são muito boas, mas tão grande quanto a do MAVERICK e menos robustas, se fosse escolher DH ia de opala, a de VW não gostei em hipótese alguma, vi muitas quebradas por bobagens e precisa ser muito bem feita pra não dar problemas logo não é viável para um veiculo que vai enfrentar trilhas, no seu caso pode ser viável já que é apenas para cidade e a pessoa nem vai usar o 4x4...

    Lembrando que tudo isso foi visto e testado em varios carros diferentes, de amigos e em mecânicas e etc. Foi consultado vários mecânicos (muitos acoselharam caixas novas que tenha peças sobresalentes fáceis de achar) e andei nos carros sentindo as vantagens desvantagens, e claro... de acordo com meu gosto pessoal, não leve como verdade suprema.

    No meu carro estou colocando a de maverick V8 pois sairá o mesmo valor que montar uma original nova e que um dia daria folga, logo parti para uma adpatação bem feita que vai dar mais segurança e possivelmente vai encarar uns pneus enormes... mas fui avisado da necessidade de mais algumas voltas para virar totalmente a roda, isso não me incomoda e vc relamente vira o carro praticamente com 1 dedo.


    ufa... desculpem o post enorme mas foi um dilema pra mim e a experiência apesar de ser meio individual pode ser que ajude na escolha da nova caixa

    boa sorte
    4X4 Brasil

  • #12
    Tive o mesmo problema ai coloquei caixa de direção de opala mecanica ficou bom gastei R$ 480,00 com pecas e mao de obra, ai fica a seu criterio

    Abraço
    Daniel Busnardo
    daniel@chronion.com.br
    Pajero IO 2000/Jeep 63

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade