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  1. #1

    freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?




    Percebi que varios jeep's que utilizam o freio a disco nas 4 rodas ficaram com dificuldade p/ frenagem.

    foi colocado :
    - pinça dianteira da kombi
    - pinça trazeira kadet
    - servo da f1000
    - cilindro mestre da f1000
    - fluido de freio dot4
    - tubulação de aço nova.
    - tubulação de vácuo entre motor e hidrovacuo 1/2"
    - pedaleiras do opala.

    não sei mais no que mecher , incluzivel foi colocado o cilindro mestre do gol e piorou mais ainda.

    existe algum macete? por favor SOCORRO...

  2. #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Esse aí tá estranho, mas no Cascão aqui, após colocar o SBD na dianteira, ele não tá eficiente.
    Descobri que são os canduítes que tem diametro pequeno, e não tem mta pressão. Assim que puder vou levar no meca pra melhorar isso!
    Até!!
    4X4 Brasil
    Troller 2015: BF Mud 37", remap SFI CHIPS Stage 2, lift 2" ......
    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI CHIPS
    ex Wrangler JKU 3.6 V6 2014

  3. #3
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    Ola Edwint,
    Vamos por partes :
    - Quando se compara o esforço necessário para freiar um veiculo com freio a disco e um veiculo com freio a tambor, o esforço para o freio a disco é bem maior devido a area de atrito Pastilhax Disco e Tamborx lonas ( compare a area de atrito(veja o tamnho da pastilha e o tamanho das lonas). Ta bom alguem vai dizer que o coeficiente de atrito é diferente, e é mesmo mas não o suficiente para que as lonas tenham 4 vezes mais area, dai vem o esforço maior. Bom o sistema a disco tem muitas vantagens sobre as lonas, que não vou descrever aqui então para contornar esta situação usamos sistemas que aumentam o esforço no cilindro mestre e consequentemente a pressão no sistema, esse sistema é o servofreio.Pelo que li em seu sistema esta tudo ok, eu uso o mesmo, mas não sei se voce não desceveu ou não existe a valvula de corte de pressão para as rodas traseiras, esta valvula até determinada pressão no cilindro mestre não deixa "passar" pressão para as rodas de traseiras e quando a pressão aumenta muito ( frenagens mais fortes) a valvula deixa "passar" uma pressão menor para as rodas traseiras, isso para evitar o travamento das rodas traseiras antes das rodas dianteiras, pois se as rodas traseirsa travarem antes das dianterias com certeza voce ira rodar.
    Então voce deve checar se a valvula esta montada no sistema e se somente esta ligada as rodas traseiras, este pode ser o motivo de seu veiculo não estar freiando conforme esperado.

    []' esperando que freie melhor.

  4. #4
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    Edwint,
    Só mais um lembrete: a mangueira que voce usa para conectar a tomada de vacuo no coletor e o servofreio deve ser apropriada para vacuo. Se usar uma mangueira que não é adequada para vacuo quando voce pisa no freio esta mangueira pode estrangular a passagem de vacuo para o servo devido a pressão ser maior na atmosfera que no interior da mangueira ( pegue um canudinho de refrigerante tampe um dos lados com o dedo e com a boca sugue o ar pelo outro lado do canudinho que voce vai entender o que estou falando ) ....

  5. #5
    Usuário Avatar de edgar
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    Talvez seja obvio, mas, ja andou quantos km com as pastilhas novas ? normalmente num carro pequeno vai uns 500 km para ficar bem assentado.
    Outra coisa tambem é comparar a distancia de frenagem de um carro de 600kg e um de praticamente o dobro do peso, usando praticamente as mesmas pastilhas.
    Da uma olhada na qualidade dos flexiveis, creio que a tubulação de aço, ou funciona, ou esta entupida ou explode. Mas o flexivel incha muuuuito pouco em cada um e isto rouba uma baita pressão !

  6. #6
    Usuário Avatar de tio
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    Edwnt

    Coloque uma válvula equalizadora na saída do cillindro mestre ,que vai para as rodas traseiras.....resolve o problema.

  7. #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    É sempre assim.

    misturar alho e laranja não dá um bom suco.

    Se vc não tem a minima ideia do que vc está fazendo, ou tem sorte e dá certo ou nada mais funciona.

    Se o servo não tem depressão correta, não funciona direito.

    Se o volume deslocado não é compatível, ou o pedal fica baixo ou o pedal fica duro.

    Vejamos seu caso:

    Diametro do cilindro da F.1000= 28,57 mm
    Diametro do cilindro da Gol = 22,22 ou 20,64

    O que temos aqui?

    Se diminuímos o mestre, aumentamos a pressão na pinça, na pastilha e sobre o disco ..... o pedal até ficaria mais leve, porém, dependendo do jeep X pedaleira X outros fatores, o pedal fica muito baixo.

    Se o caso antes fosse pedal duro (é esse o seu fator rendimento????), poderia mudar o servo para um de maior "pressão".
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  8. #8
    ja utilizo a valvula equalizadora p/ freio trazeiros, o jeep quase ainda não rodou, mas pela eficiencia que esta apresentando não acredito que seja por falta de assentamento das pastilhas,

    estou tirando o servo freio e colocando um maior, o da ranger e tambem verificando a qualidade das pastilas de freio, podem ser mais duras e conseguentemente "agarrar" menos.

    a diferença entre a freagem com freio a tambor e o a disco esta muito grande
    e pude notar que não é somente eu que esta tendo este problema no mínimo mais uns 5 jeeps aqui na minha região.

    vamos ver no que dá estas alterações.

    e logo posto os resultados.

    obrigado pelas respostas.

  9. #9
    Bom , eu to instalando o freio a disco na traseira do meu cj agora , utilizo na frente as pinças da kombi na dianteira e vou usar o sistema do kadet na traseira, ja tenho tb a valvula equalizadora do scort . quando terminar tdo eu posto meu comentario ,mas ate entao n tenho nda pra falar rs . apenas observar . Utlizo o clindro mestre da f1000 tb ..

  10. #10
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Amigos meu jeep tem a mesma configuração citada pelo EDWIN, freia bem mas nao chega a arrastar as rodas, deixa um pouco a desejar, mas nao deixa na mao, eu ver sobre a valvula equalizadora e ver se melhora, abraços
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  11. #11
    Boa noite pessoal.

    Esse assunto já foi discutido extensamente em um tópico do passado, no qual escrevi basicamente o mesmo que escreverei a seguir.

    Tenho um CJ com pneus 3k 32X9,5, Kit SBD na traseira e dianteira, Cilindro mestre original do CJ (o meu é ano 83 com pedaleira suspensa original), sem hidrovácuo, sem válvula equalizadora para a traseira, a tubulação é original e quando preciso ele trava as rodas mesmo no asfalto. A minha esposa tbém dirige ele e não tem problema para freiar.
    Então levando em conta que a maioria acaba utilizando cilindros iguais ou maiores que o do CJ, que a tubulação não deva estar subdimensionada, e que acredito eu, todos utilizam servo-freio, levanto a seguinte dúvida:
    Será que os motores dos jipes de vocês estão gerando vácuo suficiente para acionar corretamente o servo? Se não houver vácuo nã haverá a força auxiliar que faz o trabalho dos músculos da perna. Como no meu CJ não utilizo servo-freio, toda a força de acionamente vem dos músculos da minha perna, então não tenho esse problema. Se tivesse servo-freio também não teria esse problema pois o maxion 2.5 gera vácuo suficiente.

    É só um opnião humilde.

    Abraços.

  12. #12
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Para mim isto está cheirando a ajuste no curso do embulo do cilindro mestre, ou melhor, casamento da pedaleira no acionamento não ficou boa.

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