x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    Regulador de tensão VDO - Preciso de ajuda.




    Prezados,

    Estou precisando de ajuda com a minha instalação do velocímetro VDO. Segue o relato na ordem em que as coisas aconteceram, até agora:

    1) Comprei o Jeep CJ5 com o instrumento (Horasa) de temperatura sem funcionar e o marcador de combustível marcando errado;
    2) Comprei um novo velocímetro (VDO) de um colega aqui do Fórum e depois de instalado percebi que os dois instrumentos (temperatura e combustível) estavam funcionando, porém marcando errado;
    3) Vim pesquisar no Fórum e descobrir que precisava trocar também o regulador de tensão;
    4) Comprei pela Donatti, o regulador de tensão para o instrumento VDO e fiz a instalação conforme o que estava montado antes e... o regulador queimou na hora. O eletricista que mexeu no carro tinha feito a ligação de forma errada (fios trocados);
    5) Fui novamente até o site da Donatti e comprei outro regulador de tensão e dessa vez fiz a instalação de forma correta, porém o tanque está cheio até a tampa e o marcador fica em cima do V (vazio). O ponteiro mexe só um pouco e fica sobre a marca V.

    Não sei mais o que trocar.

    Alguém pode me dar uma dica?

    PS.: Percebi que o regulador quando ligado sem encostar na lataria, marca tanque cheio (chega a passar do C). Depois que eu fixei ele na lataria do Jeep, ele passou a marcar vazio.

  • #2
    Meu amigo Firewall, teria como vc tentar fazer um diagrama elétrico de como ficou a instalação ? O "regulador de voltagem" nada mais é do que um relé bimetálico que abre o contato quando passa corrente por um tempo e fecha novamente...ele na verdade não regula a voltagem, serve mais pra compensar a indicação dos ponteiros em diferentes temperaturas ambiente.
    Tô achando que tem ligação errada.....por que o erro é muito grande....ou será que vc tá usando uma bóia errada ? E depois que fez a ligação que vc diz correta, o marcador de temperatura está OK ?
    Se estiver OK, esqueça o regulador, quase certo que a bóia tá errada.....a minha furou uma vez e encheu de gasolina (ficou pesada) e só indicava tanque vazio....
    Alterar a regulagem do bimetálico desse regulador é suicídio pra quem não conhece a coisa....trabalhei 5 anos na VDO lembro bem dessas porcarias....

    Abs.

  • #3
    Oi Léo, se ele torrou o outro regulador, pode ter torrado o relógio também, não pode ?
    Ou então, pelo o que ele descreveu - quando o relé é aterrado na lata ele não funciona, se desaterrar funciona - o problema pode ser também do ground da bóia.
    Falar nisso, há diferenças entre bóias para Horasa ou VDO?




    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #4
    Usuário Avatar de BetoX
    Entrada
    13/02/2007
    Idade
    52
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Caro Firewall, uma maneira simples de testar é, com tudo em seu lugar, digo regulador aterrado. Retire o conector do fio que está em cima da bóia e aterre ele, o ponteiro tem que subir (indicando que o marcador e a ligação estão corretos). Você pode segurar o fio da bóia aterrado até chegar próximo do cheio e depois desligue, assim verifica se o ponteiro gira livre. Se tudo funcionou até aki, provavelmente, como citado, a sua bóia já disse adeus.

    um abraço a todos!!!

    Alberto Bueno

  • #5
    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Oi Léo, se ele torrou o outro regulador, pode ter torrado o relógio também, não pode ?
    Ou então, pelo o que ele descreveu - quando o relé é aterrado na lata ele não funciona, se desaterrar funciona - o problema pode ser também do ground da bóia.
    Falar nisso, há diferenças entre bóias para Horasa ou VDO?
    Os relógios de temp e comb são até difíceis de torrar....a não ser que ele tenha deixado muito tempo ligado sem o regulador....
    Esse regulador, serve para "baixar a voltagem" e ele só tem dois pontos, um é terra mesmo e vai na carcaça e o outro é a linha dos relógios (positivo dos relógios) o retorno do relógio de COMB vai na bóia (que fecha o circuito com o terra) e o retorno do relógio de TEMP vai na cebolinha que fecha com o terra dela...
    É muito simples a coisa....pra quem entende um pouquinho de ligação elétrica, se o cara não consegue nem ligar um interruptor ou tomada em casa, pode esquecer, vai fritar mesmo....
    Existem diferenças na resistência elétrica tanto para a bóia, quanto para a cebolinha de TEMP....Nçao haviam diferenças entre os modelos Horasa e VDO, o porém é que existem diferenças no modelos dos CJs....o BF-161 e o OHC usam cebolinhas diferentes....e as bóias dos CJs Willys são diferentes dos Ford....são bem parecidas, mal dá pra ver diferença...mas a resistência é diferente....
    Os relógios tem como ajustar, mas é um belo trabalho e somente pra quem entende de instrumentos....

    Abs.

  • #6
    Citação Postado originalmente por BetoX Ver Post
    Caro Firewall, uma maneira simples de testar é, com tudo em seu lugar, digo regulador aterrado. Retire o conector do fio que está em cima da bóia e aterre ele, o ponteiro tem que subir (indicando que o marcador e a ligação estão corretos). Você pode segurar o fio da bóia aterrado até chegar próximo do cheio e depois desligue, assim verifica se o ponteiro gira livre. Se tudo funcionou até aki, provavelmente, como citado, a sua bóia já disse adeus.
    Sim dá pra fazer este teste. E também pode ser feito da mesma forma com o fio da cebolinha de temp....só não pode ficar ligado desse jeito durante muito tempo, pois irá fritar os relógios....

    Abs.

  • #7
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Os relógios de temp e comb são até difíceis de torrar....a não ser que ele tenha deixado muito tempo ligado sem o regulador....
    Esse regulador, serve para "baixar a voltagem" e ele só tem dois pontos, um é terra mesmo e vai na carcaça e o outro é a linha dos relógios (positivo dos relógios) o retorno do relógio de COMB vai na bóia (que fecha o circuito com o terra) e o retorno do relógio de TEMP vai na cebolinha que fecha com o terra dela...
    É muito simples a coisa....pra quem entende um pouquinho de ligação elétrica, se o cara não consegue nem ligar um interruptor ou tomada em casa, pode esquecer, vai fritar mesmo....
    Existem diferenças na resistência elétrica tanto para a bóia, quanto para a cebolinha de TEMP....Nçao haviam diferenças entre os modelos Horasa e VDO, o porém é que existem diferenças no modelos dos CJs....o BF-161 e o OHC usam cebolinhas diferentes....e as bóias dos CJs Willys são diferentes dos Ford....são bem parecidas, mal dá pra ver diferença...mas a resistência é diferente....
    Os relógios tem como ajustar, mas é um belo trabalho e somente pra quem entende de instrumentos....

    Abs.
    Você pode também fazer um arranjo com resistores para "adequar" a curva da bóia à curva do relógio.

    Não é nada de outro mundo, mas dá um pouquinho de trabalho. Primeiro, levante a curva tensão x posição do marcador. Pra isso, ligue um potenciômetro entre o terminal do marcador e o negativo. Faça no mínimo três medições, para vazio, cheio e meio tanque.

    Depois levante a curva tensão de saída x posição da bóia, coerentes com as posições levantadas na outra medida (vazio, cheio e meio tanque, por exemplo).
    Por último meça a corrente entre a bóia e o relógio. Aí dá pra determinar de um lado a resistência da bóia em cada posição e do outro a resistência necessária pra o relógio. Aí é só fazer um arranjo série paralelo que se aproxime mais dos valores necessários pelo relógio. Se a resistência da bóia for menor que a necessária dá pra fazer um ajuste relativamente preciso até 3/4 da escala. Se for maior, de 1/4 pra cima, tão mais preciso quanto mais próximo do fundo da escala.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Você pode também fazer um arranjo com resistores para "adequar" a curva da bóia à curva do relógio.

    Não é nada de outro mundo, mas dá um pouquinho de trabalho. Primeiro, levante a curva tensão x posição do marcador. Pra isso, ligue um potenciômetro entre o terminal do marcador e o negativo. Faça no mínimo três medições, para vazio, cheio e meio tanque.

    Depois levante a curva tensão de saída x posição da bóia, coerentes com as posições levantadas na outra medida (vazio, cheio e meio tanque, por exemplo).
    Por último meça a corrente entre a bóia e o relógio. Aí dá pra determinar de um lado a resistência da bóia em cada posição e do outro a resistência necessária pra o relógio. Aí é só fazer um arranjo série paralelo que se aproxime mais dos valores necessários pelo relógio. Se a resistência da bóia for menor que a necessária dá pra fazer um ajuste relativamente preciso até 3/4 da escala. Se for maior, de 1/4 pra cima, tão mais preciso quanto mais próximo do fundo da escala.
    Com certeza dá pra fazer isso...mas imagine só, se o Firewall já está apanhando com a ligação do regulador que é simples pra KCT, imagina só fazer isso ?
    Fiz isso no meu pra sonda de temperatura, mas tive que usar um resistores parrudinhos (5W), pq a corrente não é tão baixa....se não me falhe a memória algo em torno de 0,5 a 1A...aí já viu, esquenta um bocado...

    Abs.

  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Ele vai apanhar sim, mas acho que é menos do que bater cabeça atrás de bóia.

    Essa corrente não tá alta demais não? Deveria passar só pela bobina do medidor, que é um voltímetro, então a corrente deveria ser mínima.

  • #10
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Ok, vamos lá:

    1) O esquema de ligação está conforme o anexo;
    2) O regulador de tensão que queimou foi por causa dos terminais que estavam montados invertidos (um é macho e o outro é fêmea). Isso me induziu a conectar de forma invertida no regulador de tensão e causou a queima do mesmo. Quando o regulador queimou, o sistema ficou energizado por alguns segundos apenas (+/- uns 10 segundos). Não acredito que tenha danificado os instrumentos do painel.
    3) Quanto a bóia, ele tem a marca Siemens gravada nela, por isso creio que seja a bóia correta, pois a Siemens é a mesma VDO. E ela não está encharcada;

    Vou testar usando o fio da bóia ligado diretamente na lataria do Jeep. Se não der certo, vou tentar com o potenciômetro e o resistor.

    O resultado eu posto aqui à medida que as coisas forem evoluindo (ou não).

    Agradeço pelas diversas opiniões.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -instrumento_vdo_123.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0
    Na minha viatura, após serviço no motor, o mecânico conectou o fio da cebolinha e após ligar o motor e o mesmo esquentar, o marcador começou a subir e entrou no "vermelho", deswconectamos o fio e após o marcador descer, conectou novamente o fio e acelerou um pouco e ....... o marcador ficou "bobo".
    Agora quando ligo o carro, não consigo ver o ponteiro e quando o motor esquenta, ele aparece um pouco e fica balançando como se estivesse solto.
    Vou ter de substituir o relógio do marcador de temperatura (VDO). já que este relógio combinado está instalado à uns 3 anos somente.
    Vou ver como se faz (ví fazer uma vez mas era no relógio anterior).
    Rogério

  • #12
    Citação Postado originalmente por Firewall® Ver Post
    Ok, vamos lá:

    1) O esquema de ligação está conforme o anexo;
    2) O regulador de tensão que queimou foi por causa dos terminais que estavam montados invertidos (um é macho e o outro é fêmea). Isso me induziu a conectar de forma invertida no regulador de tensão e causou a queima do mesmo. Quando o regulador queimou, o sistema ficou energizado por alguns segundos apenas (+/- uns 10 segundos). Não acredito que tenha danificado os instrumentos do painel.
    3) Quanto a bóia, ele tem a marca Siemens gravada nela, por isso creio que seja a bóia correta, pois a Siemens é a mesma VDO. E ela não está encharcada;

    Vou testar usando o fio da bóia ligado diretamente na lataria do Jeep. Se não der certo, vou tentar com o potenciômetro e o resistor.

    O resultado eu posto aqui à medida que as coisas forem evoluindo (ou não).

    Agradeço pelas diversas opiniões.
    Este esquema que postou fui eu que desenhei, baseado no esquema que a Agromotor me forneceu quando troquei o velocímetro do meu jeep por um da VDO, no meu caso liguei tudo conforme este esquema e funcionou ok, eu estava utilizando boia, velocimetro, cebolinha etc tudo novo, inclusive a cebolinha tive que trocar por uma de modelo compatível com o VDO e adaptar a rosca já que o meu BF161 utilizava originalmente aquela cebolinha de rosca fina (mosca branca) e a nova é da grossa.

    Outra coisa, já verificou o aterramento? A carcaça do instrumento VDO tbem deve estar aterrada e se houver tinta entre ela e a carroceria pode estar afetando o circuito.

    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade