x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria




    Sei q esses assuntos ja foram tratados em varios topicos , (ja li quase todos )tenho um cj 5 ano 79 original , adquirido a menos de um mes , e antes do bill baixar a porrada "spoa nele " hehehe coisa q pretendo fazer mais tarde , o meu $$ esta voltado agora para a segurança , como santo antonio , uma gaiola , preparando para colocar freio a disco na dianteira , hidrovacuo , barras estabilizadoras , o jeep esta rodando normalmente (ando diariamente com ele ) , nesse fds , eu pretendo trocar as buchas dos jumelos e dos feixes de molas e colocar raio x nos msm
    agora as duvidas :
    1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ? mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo ? se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ? a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar , "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .
    2- o ex dono colocou calços na carroceria de pneu , estou fazendo de PU , pois tenho material disponivel , consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ? sei q os calços do 608 e mais macia , mas ja teria q levantar mais pois as msm ja vem com parafusos dos 2 lados ...


    e so isos por enquanto , quem puder me tirar essas duvidas será de grande ajuda .

    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de roger_caldas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Idade
    49
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Saaaaalve Santoro!
    Da mola eu não vou dar pitaco não, mas sobre os calços, coloquei os do radiador dos MB 1113 e IMO ficaram muito bons.
    []´s calçados,
    Rogério

  • #3
    mas como vc colocou ? quero ve se da pra colocar sem tirar a carroceria ....

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2

    Re: duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria

    [agora as duvidas :
    1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ? mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo ? se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ? a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar , "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .
    2- o ex dono colocou calços na carroceria de pneu , estou fazendo de PU , pois tenho material disponivel , consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ? sei q os calços do 608 e mais macia , mas ja teria q levantar mais pois as msm ja vem com parafusos dos 2 lados ...

    []´s[/quote]

    Fala Santoro

    1 - Sim fica mais macio.Sim abaixa a carroceria mas sobe a base do feixe.Se vc colocar calço no mesmo lugar acontece o inverso.Não acredito q com a retirada de no maximo 3 molas chegue a quebrar as outras.A ideia de colocar calços foi pra primeiro manter a mesma altura e a mesma resistencia do feixe pra não deslocar nem rodar o eixo num esforço maior.Tive essa ideia de calços seguindo um conselho do Giovani qto a manter a rigidez do sistema, daí olhando os feixes da S10 cab dupla diesel 2000, notei q as molas são separadas deduzi que se as molas de força (as duas primeiras de baixo pra cima) ficassem afastadas das outras elas só agiriam quando o Jeep abaixasse bem, exercendo aí nesse momento a sua função de molas de força.No meu uso do Jeep (cidade e trilhas leves) ficou muito bom.

    2- Sim eu troquei sem tirar a carroceria.Só não esquece de afrouxar todos os calços antes e ir trocando um de cada vez. Usei 2 calços de borracha em cada ponto.São transpassados por um parafuso pelo chassis e carroceria. Acho mais seguro.Esses calços de borracha vendem prontos. Embora vc não tenha perguntado. São 13 pontos.4 atraz, 3 de cada lado , 1 do radiador e 2 na frente.
    Deu pra entender
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #5
    Usuário Avatar de roger_caldas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Idade
    49
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Faaala Santoro!
    Não precisa tirar a carroceria não, irmão...
    Vc só precisa soltar as porcas e com um instrumento delicado e de precisão qualquer (pé-de-cabra, por exemplo) e mais uma pessoa, levanta a carroceria o bastante pra bicha encaixar ali...
    Boa sorte,
    Rogério

  • #6
    umm gostei do instrumento delicado e de precisão uheuheuhehue


    sergio , vc teria alguma foto disso q vc fez ? so pra eu dar uma olhada .....

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Santoro
    umm gostei do instrumento delicado e de precisão uheuheuhehue


    sergio , vc teria alguma foto disso q vc fez ? so pra eu dar uma olhada .....

    Tirei agora e coloquei no meu album
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #8
    ca$#&@ , super rapido uheuheuheuhe o q vc usou pra calçar ali ? fazendo desse jeito q vc fez , ele fica mais macio sem perder a altura ne .

  • #9
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Rapido q nem cantiga de grilo.
    Usei um macaco jacare e pedaços de madeira pra não amassar a carroceria.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #10
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria

    Citação Postado originalmente por Santoro
    1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ?
    Sim, tornará mais macio

    Citação Postado originalmente por Santoro
    mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo?
    Não, vai abaixar MAIS que a espessura das lâminas retiradas.

    Citação Postado originalmente por Santoro
    se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ?
    A única coisa que o calço pode fazer de bom é tranformar o feixe em duplo estágio, e isso significa variar a constante de mola "K" ao decorrer do curso. Um exemplo disse é o feixe do Sérgio.
    Vc tem que ter em mente uma coisa: mesmo estando o feixe completo, se vc inserir um calço entre qualquer lâminas vc rebaixará a suspensão.
    A colocação de um calço PODE deixar mais macio, mas não necessariamente deixa. Só deixa mais macio se, e somente se, a lâmina que fica sob o calço não encoste na de cima (o do Sérgio está exatamente assim!). Mas se mesmo com o calço a lâmina de baixo dele encostar na de cima, aí o jipe fica a mesma coisa de dureza, porém mais baixo....


    Citação Postado originalmente por Santoro
    a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar ,
    "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .

    É, realmente se vc afastar as pontas das lâminas vc deixa o feixe mais fraco, tanto na flexão normal quanto da flexão em "S" (spring-wrap)...e mais fraco ainda se, além de colocar o calço vc tiver retiraro lâminas!

    Citação Postado originalmente por Santoro
    2- consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ?
    Sim, dá tranquilo. E se sua caixa de direção for a original, afroxe os parafusos que fixam-na no chassis, para a coluna ter livre movimento (não precisa retirar os parafusos, é só afrouxar!)

    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    A ideia de colocar calços foi pra primeiro manter a mesma altura e a mesma resistencia do feixe pra não deslocar nem rodar o eixo num esforço maior.
    Sérgio, colocar calço rebaixa a suspensão porque "libera" a ação alguma(s) lâmina(s) até um certo momento. E até esse momento o "K" do feixe ra menor. E um menor "K" para um mesmo peso significa mais deslocamento, o que significa abaixamento maior do jipe.
    O calço tbm enfraquece mais a parte central das lâminas que ficam acima do calço, pois no lugar onde iria uma lâmina, agora fica vazio, e isso ocasiona uma maior frexão nessa região do que antes.
    O calço tbm enfraquece a resistência do feixe em virar um "S" sob uma aceleração mais forte, pois antes todas as lâminas agiam para evitar esse efeito, agora todas as lâminas só irão agir depois que o feixe já estiver em forma de um "S"....

    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Tive essa ideia de calços seguindo um conselho do Giovani qto a manter a rigidez do sistema, daí olhando os feixes da S10 cab dupla diesel 2000, notei q as molas são separadas deduzi que se as molas de força (as duas primeiras de baixo pra cima) ficassem afastadas das outras elas só agiriam quando o Jeep abaixasse bem, exercendo aí nesse momento a sua função de molas de força.
    Sérgio, onde que o Giovani escreveu isto?? Em que tópico foi???

    Vale lembrar que os feixes da S-10 e Blazer não mantém a mesma espessura ao longo de seu comprimento.

    Obs: tudo que eu escreví aqui é o que eu penso a respeito, ou seja, é bem provável que eu tenha escrito coisa errada aí! :P

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #11
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fala Mauro

    Tudo o que vc escreveu eu concordo plenamente.
    Observe que a distancia entre a mola "afastada"da de cima é muito pequena, o que abaixa é muito pouco. Quando se tira uma lamina o Jeep logicamente abaixa tanto quanto a força daquela lamina fazia pra segurar o peso do bicho.Vc só vai saber tirando. Quando o Jeep é tracionado ou cai num buraco ele naturalmente abaixa fazendo com que as laminas se encontrem novamente, ou seja fica quase igual a sem calço.Note que eu disse q meu uso é em trilhas leves, onde o esforço do cjto não é tão solicitado e como eu tb disse antes pro meu uso tá ótimo.
    Não lembro aonde o Giovani disse pra colocar calço no lugar da lamina pra não enfraquecer o sistema, se ele puder dar o ar de sua graça seria ótimo.Só espero q o Bill não veja as minhas ideias de jerico pq senão la vem porrada..
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    É isso aí Sérgio, no momento em que as lâminas se encostam novamente o feixe volta a ter o "k" original!

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade