x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0

    Cambio automatico Landau C4 em Power Stroke 2.8 é posível?




    Caros amigos, Estou colocando um motor 2.8 TD - Internacional Power Stroke no meu carro, que esta preparado e aberto para 3.0.
    Estou colocando um cambio automatico do landau/galaxie C4 acoplado a reduzida de hillux.
    Gostaria de saber se é possivel, pois já tenho tudo em mãos so falta fazer a flange do motor para caixa automatica.
    A caixa funcionaria perfeitamente? Alguns falam que sim, outros que não. Pois falam que a mudança é feita através do vacuo, mas me falaram tambem que o vacuo só ajuda em algum outro ponto e o que faz a mudança é a rotação do eixo da caixa, alguem poderia me ajudar?

    Um abraço a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Amigo, aqui no fórum tem um colega que colocou um desses numa ZF4hp22 do opala.
    A leitura para troca de marchas nela é feita por cabo!Esses câmbio que usam vácuo eu realmente não sei como fica, já que o diesel não usa vácuo do coletor, pois, tem bomba de vácuo.
    Funciona sim, não se preocupe.Tem muita gente querendo fazer isso: diesel HSD + Câmbio auto!
    Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O conversor de torque simula a massa e momento de inercia do volante do motor.

    Se vc mudar esses parâmetros, afeta o perfil de amortecimento de vibração do girabrequim. Pode ficar para mais ou para menos.

    Dependendo do caso, o girabrequim pode quebrar. Só isso.

    Depois, temos as faixas de velocidade das trocas de marcha em função do vacuo, quickdown e rpm. Com cereteza os motores tem características bem diferentes. Não que não seja possível, mas pode dar certo ou pode dar muito errado. O prejuízo é só financeiro aqui.

    Outro ponto é a adaptação.

    Em primeiro lugar, o alinhamento da caixa seca é imprescindível.... e olha que estamos falando de milésimos de polegada.... entre 0,001" e 0,003"

    Depois, podemos nos preocupar com a instalação do conversor, que neste caso é em uma flex-plate, e não no volante. Então voltamos ao problema acima.

    Mas, digamos que vc colocou o cambio perfeitamente ao motor, com flex plate apropriada, motor de arranque posicionado corretamente. BLZ. Os problemas ainda não param.

    Existem diversas formas de fazer a junção entre cambio e a transferencia e varias formas das coisas darem errado. E não importa que alguns fazem ou fizeram. Algumas vêzes, é por murphy. Outras ... é uma questão de tempo até moer

    O C4 não ajuda com a tunel longo então vai alguém e corta o eixo e usina um entalhado e rosca para colocar a 4x4. Acha que está tudo bem. NÃO está.

    Só se o novo eixo foi tratado térmicamente (ele vem de fabrica assim: temperado, revenido e retificado).

    Ou vc repete o mesmo processo e isso é difícil pois vc não sabe oque a ford fez, o eixo vai arrebentar ou por sobrecarga ou por fadiga.

    Vc gasta um monte de $$$ e fica na beira da estrada chupando o dedo com o jeep quebrado, frustrado e com um PUT@ mau humor pq sabe que vai ter que desmontar tudo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O conversor de torque simula a massa e momento de inercia do volante do motor.

    Se vc mudar esses parâmetros, afeta o perfil de amortecimento de vibração do girabrequim. Pode ficar para mais ou para menos.

    Dependendo do caso, o girabrequim pode quebrar. Só isso.

    Depois, temos as faixas de velocidade das trocas de marcha em função do vacuo, quickdown e rpm. Com cereteza os motores tem características bem diferentes. Não que não seja possível, mas pode dar certo ou pode dar muito errado. O prejuízo é só financeiro aqui.

    Outro ponto é a adaptação.

    Em primeiro lugar, o alinhamento da caixa seca é imprescindível.... e olha que estamos falando de milésimos de polegada.... entre 0,001" e 0,003"

    Depois, podemos nos preocupar com a instalação do conversor, que neste caso é em uma flex-plate, e não no volante. Então voltamos ao problema acima.

    Mas, digamos que vc colocou o cambio perfeitamente ao motor, com flex plate apropriada, motor de arranque posicionado corretamente. BLZ. Os problemas ainda não param.

    Existem diversas formas de fazer a junção entre cambio e a transferencia e varias formas das coisas darem errado. E não importa que alguns fazem ou fizeram. Algumas vêzes, é por murphy. Outras ... é uma questão de tempo até moer

    O C4 não ajuda com a tunel longo então vai alguém e corta o eixo e usina um entalhado e rosca para colocar a 4x4. Acha que está tudo bem. NÃO está.

    Só se o novo eixo foi tratado térmicamente (ele vem de fabrica assim: temperado, revenido e retificado).

    Ou vc repete o mesmo processo e isso é difícil pois vc não sabe oque a ford fez, o eixo vai arrebentar ou por sobrecarga ou por fadiga.

    Vc gasta um monte de $$$ e fica na beira da estrada chupando o dedo com o jeep quebrado, frustrado e com um PUT@ mau humor pq sabe que vai ter que desmontar tudo.

    Traduzindo tudo oque o mestre leopoldo disse

    DESISTA é melhor trocar de caixa! ou vc tah F$#%#$%

    abraços simplificados

  • #5
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Nesse casos, onde se solda eixos,como o descrito acima, os processo de tempera e revenimento são imprescindíveis, com certeza!
    Mas pergunto:
    A retífica é algo tão importante assim?Qual sua efeito na adaptação?Penso que a peça já foi usinada...

    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo, quanto a adaptação da parte da reduzida, é tranquilo, e já tem pronto.
    Em relação ao volante do motor, conversando com um mecanico daqui que tambem é torneiro, estavamos pensando em pesar o volante do motor junto a embreagem e ver o total, depois pesar o flex-plade junto com o conversor de torque e ver o total. E não sei bem, ou retiramos o volante do motor e colocamos so o flex-plade e o conversor ou colocamos a flex-plade com o convervor( ou retirando massa ou colocando mais massa no flex-plade para chegar ao peso do volante do motor + embreagem). Mas quanto a isso não não estou muito preocupado no momento.
    A minha maior duvida é se a caixa vai fazer as trocas somente usando o vacuo da bomba de vacuo já que o motor diesel não faz vacuo. Conversando com um mecanico de caixa automatica daqui do Rio, ele me falou que o que faz as trocas de marcha desta caixa é a rotação do eixo da caixa e não a diferença de vacuo provocada pelo motor a gasolina e me falou que não teria problema em tirar o vacuo da bomba de vacuo do motor a diesel, já que a caixa utiliza o vacuo como um auxilio de sei lá o que mais não é o reponsável pelas trocas de marcha.

    Não sei se ele esta certo ou errado, eu não entendo nada de caixas automáticas, por isso estou aqui pedindo a ajuda de voces.

    Obrigado mais uma vez
    Um abraço

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O C-4 usa um dispositivo de vácuo no cambio, o diafragma, que está conectado à valvula de controle de pressão de aceleração.

    O manual do cambio alerta que se a unidade estiver inop. ou desregulada em função do vácuo do motor V-8, danificará o cambio, pois as trocas de marcha estarão fora das rpm's corretas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    ... os processo de tempera e revenimento são imprescindíveis .....
    A retífica é algo tão importante assim?
    Qual sua efeito na adaptação?
    Penso que a peça já foi usinada ...
    Oque acontece é que na pressa de fazer as coisas, ou no simples fato de querer fazer, as pessoas atropelam coisas que não conhecem.

    1- para fazer uma adaptação em qualquer eixo deste tipo, é necessário ao menos conhecer o aço (liga) e o tratamento.
    2- sabendo isso, pode-se selecionar um material de solda.
    3- se este existe, deve-se mandar o eixo ser recozido.
    4- usina-se a futura emenda.
    5- solda-se a emenda.
    6- faz-se inspeção visual e por magnaflux.
    7- usinagem intermediária.
    8- corrige-se os defeitos, se houverem.
    9- verifica-se o alinhamento.
    10- usinagem final.
    11- o eixo deve ser tratado: isso pode incluir varias etapas até o revenimento.
    12- "os finalmentes" ficam por conta da retífica da área da emenda.
    13- dependendo do caaso, tem algum processo especial tipo polimento.

    alisa-se o eixo, fornece apoio ou passagem para peças como rolamentos, e diminui a possibilidade de romper for fadiga.

    principalmente o problema de fadiga em uso não é muito conhecido fora dos meios academicos e da fabricação.

    Os mecanicos conhecem bem até o uso da esmerilhadeira, torneamento e solda.


    Vc já percebeu o grau de acabamento de qualquer eixo de CAMBIO de carro ou caminhão ? Vc acha que se tem tanto trabalho só para ficar bonito ?

    Tem uma função, que é a vida em fadiga, entre outras coisas.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9

  • #10
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo, voce esta dizendo então que o que é responsável pela troca de marchas neste cambio é a variação da presão positiva como negativa(vacuo) "enviada" pelo motor. Por isso não seria possível usar para este cambio uma bomba de vacuo de freio por exemplo?

    Ja vi em alguns lugares que existe um cambio automatico, acho que de opala, que os "sinas" são enviados pelo "cabo de acelerador do carro", com este cambio seria então possível esta adaptação?

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Um abraço

    Elmer, vou dar uma olhada. Obrigado

  • #11
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Oque acontece é que na pressa de fazer as coisas, ou no simples fato de querer fazer, as pessoas atropelam coisas que não conhecem.

    1- para fazer uma adaptação em qualquer eixo deste tipo, é necessário ao menos conhecer o aço (liga) e o tratamento.
    2- sabendo isso, pode-se selecionar um material de solda.
    3- se este existe, deve-se mandar o eixo ser recozido.
    4- usina-se a futura emenda.
    5- solda-se a emenda.
    6- faz-se inspeção visual e por magnaflux.
    7- usinagem intermediária.
    8- corrige-se os defeitos, se houverem.
    9- verifica-se o alinhamento.
    10- usinagem final.
    11- o eixo deve ser tratado: isso pode incluir varias etapas até o revenimento.
    12- "os finalmentes" ficam por conta da retífica da área da emenda.
    13- dependendo do caaso, tem algum processo especial tipo polimento.

    alisa-se o eixo, fornece apoio ou passagem para peças como rolamentos, e diminui a possibilidade de romper for fadiga.

    principalmente o problema de fadiga em uso não é muito conhecido fora dos meios academicos e da fabricação.

    Os mecanicos conhecem bem até o uso da esmerilhadeira, torneamento e solda.


    Vc já percebeu o grau de acabamento de qualquer eixo de CAMBIO de carro ou caminhão ? Vc acha que se tem tanto trabalho só para ficar bonito ?

    Tem uma função, que é a vida em fadiga, entre outras coisas.

    Perfeito...não sabia da influência de retífica na vida da peça...

    Obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade