x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 65
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4

    Exclamation Bloqueio de diferencial.




    Pessoal,

    Ultimamente tenho dado uma pesquisada sobre blocantes, tenho visto vários modelos diferentes, porém o preço alto é algo que ''quebra'' o bolso do cliente, hehehe

    Aqui na minha cidade, existem muitos carros turbo (gols, astras, passats, etc), e o pessoal tem utilizado muito um tipo de blocante nesses carros, inclusive para arrancada. O esquema é simples, eficiente e barato.

    Consiste em apenas outro eixo com mais duas planetárias. O outro eixo tem que ser um pouco mais grosso no meio, pra se conseguir fazer o furo nele e passar o eixo original por dentro dele, e nas pontas desse novo eixo, faz-se rosca e coloca-se 2 porcas (1 em cada ponta) pra regular a folga. Aí vc aperta as porcas, quanto mais apertadas, menos as planetárias vão girar e mais blocado fica, faz-se uns ponteios ou solda-se as porcas, para não soltarem. Pra rua fica sossegado, nem parece que tem blocante, e no caso de quebrar alguma planetária, esse eixo novo ainda faz o carro se mover, vc ainda pode voltar pra casa andando...

    Sai relativamente barato, pois só é necessário mais 2 planetárias (desmanche), um eixo de aço e o serviço do torneiro.

    Esse esquema já foi testado e aprovado, só não sei dizer se no caso de 1 roda ficar totalmente livre no ar, se esse blocante é capaz de fazer a outra rodar com toda a força. Creio que a roda mais presa irá ser forçada a virar, pelo menos um pouco mais que o normal...Questão de testar,

    O serviço final fica como na foto abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bloqueio de diferencial.-blocantevs1.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Me desculpe, mas isso é uma solucão porca.
    O eixo auxiliar (cross pin) ajuda na distribuição do torque das planetárias às satélites no entanto, este sistema com porca logo sofrerá desgaste anulando o efeito de bloqueio. O sistema de cross pin é mais indicado para caixa de satélites do tipo fechada.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    vamos ver se eu entendi.

    Pra bloquear vc tira a tampa do diferencial, recolhe o oleo, aperta as porcas, recoloca a tampa e o oleo.Tá bloqueado.
    Pra desbloquear vc faz tudo de novo só que afrouxando as porcas.

    Quando está bloqueado, fica igual a se estivesse soldado.Então nas curvas ele arrasta uma das rodas.

    Funciona, só que dá um certo trabalho.
    Eu não colocaria.Compraria um da Ensimec em 10x sem juros.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Humm...., 4 satélites, pressão de uma contra a outra, isso tá parecendo o princípio de funcionamento de um TRPC da ensimec, esse barato (nem tão barato) não deve ser durável, o desgaste deve ser alto e as folgas devem aparecer relativamente rápido, eu não faria.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    vamos ver se eu entendi.

    Pra bloquear vc tira a tampa do diferencial, recolhe o oleo, aperta as porcas, recoloca a tampa e o oleo.Tá bloqueado.
    Pra desbloquear vc faz tudo de novo só que afrouxando as porcas.

    Quando está bloqueado, fica igual a se estivesse soldado.Então nas curvas ele arrasta uma das rodas.

    Funciona, só que dá um certo trabalho.
    Eu não colocaria.Compraria um da Ensimec em 10x sem juros.

    []´
    O eixo com as planetárias extras vc tem que confeccionar em um bom torneiro. Vc não faz isso toda hora, de modo a bloquear / desbloquear. As folgas das porcas são ajustadas e pronto. São travadas ou soldadas para não afrouxarem.
    Em curvas NÃO arrasta uma das rodas, NÃO fica como estivesse soldado.
    A hora que vc dá carga no motor, em uma curva, ou com uma roda mais solta, ele trava por causa da pressão das porcas nas novas planetárias. Fora isso não há nada que arraste ou que force...

    Humm...., 4 satélites, pressão de uma contra a outra, isso tá parecendo o princípio de funcionamento de um TRPC da ensimec, esse barato (nem tão barato) não deve ser durável, o desgaste deve ser alto e as folgas devem aparecer relativamente rápido, eu não faria.
    Se pensar bem amigo, como eu disse no título, não fica tão caro assim, pois são necessários:
    - 1 par de planetárias extras (desmanche).
    - 1 eixo feito por um bom torneiro
    - 2 porcas
    - Mão de obra de instalação

    É tudo muito simples, fácil de fazer e desfazer, não estraga nada do seu diferencial original.
    Pra mim vale a pena tentar, eu com certeza estarei testando esse sistema na minha bandeirante e gaiola...

    Pelo que a turma me diz por aqui, tá todo mundo feliz com esse sistema, estão utilizando em carros turbo de pista, carros preparados até a alma, que andam com 80kg de chumbo na frente, pneus 205 invertidos com 8lbs, suspensão feita, etc
    Não fica como soldado, andando de boa na rua, nem parece blocado.
    Andei em um fusca turbo de um amigo com esse sistema, ele reduzia e entrava na curva tirando o pé, se no meio da curva ele pisasse o carro começava a querer ir reto, coisa que não fazia sem blocante...
    Não ouvi dizer até agora de ngm reclamando sobre perdas na eficiencia desse sistema, e mesmo que aconteça, é so abrir e reapertar.
    Para se pagar cerca de 1500 - 2000 reais em um blocante eu acho que vale a pena testar um desses, ainda mais que não interfere em nada no original do carro.

    Eu acho que é uma alternativa interessante. Aqui mesmo no fórum já li sobre gente que solda as planetárias nas satélites para blocar (já fiz isso e não prestou), pessoal que fecha alguns dentes das planetárias com solda pra conseguir algum deslizamento em curvas, mas que bloqueie em situações que uma roda fique no ar, gente que faz isso e anda no 4x3 (1 roda livre desligada) pra não forçar, e por aí vai. Pra mim isso sim é ''porquisse'', mas como geralmente a grana é curta o pessoal começa a bolar maneiras mais baratas pra chegar aonde quer, algumas funcionam, outra não, ehhehe

    Tem tb o Sapinho cambios, Bertolloti, Maxtor, são todas empresas que fazem engrenagens reforçadas, cambios dente-reto, blocantes, etc. Alguém já chegou a cotar alguma coisa com esse pessoal?

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    O efeito de bloqueio, não provém do número de satélites. O maior número de satélites é um artifício para distribuir esforços. O ato de travar a porca e criar uma carga sobre as duas satélites adicionais, tem efeito limitado, pois estão sujeitos a desgaste fazendo com que o sistema perca eficiência.
    Outro detalhe importante é referente a porca adicionada, esta pode se soltar, acaretando em riscos de acidente. Lembrando também que o pino recebe tratamento térmico o que dificulta a sua uzinagem. Creio que no conjunto em questão (foto) novos pinos foram confeccionados, e o tratamento?
    O melhor a fazer é não tentar modificações paliativas e partir direto para um produto consagrado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    O efeito de bloqueio, não provém do número de satélites. O maior número de satélites é um artifício para distribuir esforços. O ato de travar a porca e criar uma carga sobre as duas satélites adicionais, tem efeito limitado, pois estão sujeitos a desgaste fazendo com que o sistema perca eficiência.
    Sim, concordo o efeito vem do atro de criar uma carga sobre 2 satélites adicionais, sim o efeito pode ser considerado limitado, umas vez que ACHO não chege a bloquear 100%, há desgaste, mas não a ponto de se perder total eficiencia do bloqueio a cada semana, é algo que merece uma manutenção como todos os outros.

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Outro detalhe importante é referente a porca adicionada, esta pode se soltar, acaretando em riscos de acidente.
    É praticamente impossivel uma porca dessa se soltar. Como uma porca que está rosqueada, apertada, e soldada se solta de uma peça?

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Lembrando também que o pino recebe tratamento térmico o que dificulta a sua uzinagem. Creio que no conjunto em questão (foto) novos pinos foram confeccionados, e o tratamento?.
    O pino original se mantém e não sofre nenhuma alteração. O pino adicional é usinado em aço de alta resistência (1024 se não me engano), creio que não sofra esforços tão grandes a ponto de fazer romper o pino, pelo menos nunca vi acontecer, ainda mais que o pino confeccionado tem espessura maior que o original. E se ainda quiser mais resistencia pode mandar nitratar.

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    O melhor a fazer é não tentar modificações paliativas e partir direto para um produto consagrado.

    Sds.
    Estou passando esse esquema que vi fucionando nesse fórum aberto pra quem quiser testar. Como eu já disse nem todo mundo tem 2.000 pra mandar em um diferencial ''pro'', tem desgaste, necessita de manutenção como a maioria dos outros, mas pelo preço e facilidade, na minha opinião compensa e muito. Isso não é uma solução paliativa, pode ser utilizado tranquilamente por qquer veículo, se fosse porco, quebrasse, perdesse a eficiencia tão facilmente assim, não estaria aguentando um pessoal ''cavalo'' daqui, hehehe. Fica aí uma solução que não é porca que nem a solda e nem cara que nem um airlock.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    só um lembrete:

    não é qualquer torneiro que faz um eixo desses pois, o mesmo necessita ser TEMPERADO e REVENIDO e para isso, também não é qualquer aço.

    Porque se um eixo desses quebra com o carro turbo numa curva ..............vai pro prego !

    No fim, não passa de um artifício para transformar em escorregamento limidado LSD e na verdade, acho uma ideia interessante .... melhor que sair enfiando eletrodo em planetária.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Zoega
    Sim, concordo o efeito vem do atro de criar uma carga sobre 2 satélites adicionais, sim o efeito pode ser considerado limitado, umas vez que ACHO não chege a bloquear 100%, há desgaste, mas não a ponto de se perder total eficiencia do bloqueio a cada semana, é algo que merece uma manutenção como todos os outros.
    Sim, o efeito é limitado e não chegará a 100%. A perda de eficiência dependerá do regime de uso e esta manutenção poderá ser mais freqüente do que se possa desejar, implicando em novo aperto de porcas e nova solda.

    É praticamente impossivel uma porca dessa se soltar. Como uma porca que está rosqueada, apertada, e soldada se solta de uma peça?
    Se estiver bem soldada não solta mas também, não é possível de se fazer o tal do ajuste...

    O pino original se mantém e não sofre nenhuma alteração. O pino adicional é usinado em aço de alta resistência (1024 se não me engano), creio que não sofra esforços tão grandes a ponto de fazer romper o pino, pelo menos nunca vi acontecer, ainda mais que o pino confeccionado tem espessura maior que o original. E se ainda quiser mais resistencia pode mandar nitratar.
    O aço 1024 não é de alta resistência.

    Estou passando esse esquema que vi fucionando nesse fórum aberto pra quem quiser testar. Como eu já disse nem todo mundo tem 2.000 pra mandar em um diferencial ''pro'', tem desgaste, necessita de manutenção como a maioria dos outros, mas pelo preço e facilidade, na minha opinião compensa e muito. Isso não é uma solução paliativa, pode ser utilizado tranquilamente por qquer veículo, se fosse porco, quebrasse, perdesse a eficiencia tão facilmente assim, não estaria aguentando um pessoal ''cavalo'' daqui, hehehe. Fica aí uma solução que não é porca que nem a solda e nem cara que nem um airlock.
    Calma Zoega, vejo que você teve boa intenção em apresentar uma alternativa de baixo custo frente aos bloqueios do mercado. Acontece que o assunto não é tão simples assim como parece. Diferenciais existem a um bom tempo e a ciência de travá-los implica em processos dispendiosos de análise visando durabilidade, funcionalidade e redução de custo. Se este sistema fosse realmente bom, podes ter certeza que a própria Dana, Eaton, GKN para citar os maiores fabricantes, já teriam posto em prática. Não quero com isso dizer que ninguém possa desenvolver algo novo, tudo está constantemente evoluindo e as pesquisas não param. Seria ótimo se púdessemos ter ao alcance uma solução simples e barata.
    Veja que o sistema se apresentado é para uso on-road, onde dificilmente haverá diferença significativa de velocidade entre os semi-eixos como no off-road, já que os "cavalos" estão acelerando em linha reta, bem diferente do encontrado em atoleiros, onde este sistema pode não durar muito. A única vantagem que vejo para este conjunto (com limitações) é o da divisão de esforços e neste caso, ainda está longe do ideal, como já disse, tal solução é melhor com diffcase fechados, onde o cross pin está apoiado à carcaça que aplica o torque e não através do centro.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Zoega, a idéia, o modelo conceitual é bom, minha crítica vai para a maneira simplista como é encarado, que pode depois de algum tempo condenar o diferêncial, acho que se o sujeito tem um jeep só para trilha e já está convencido que vai soldar o diferêncial ou os dentes das planetárias este até pode ser uma opção melhor.

    Existem alguns bloqueios mais baratos, a enfer faz um bem mais em conta, tem alguns colegas que tem, ele é 100%, não é comportado "estalando" bem alto e as vezes parece que não desarma.

  • #11
    Quanto fica isso?
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    uma analise rápida:

    pq isso funciona?

    pq ao apertar um jogo de satélites adicionais, essas satélites comprimem as planetárias contra a carcaça do diferencial, comprimindo a arruela de encosto.

    bom, neste ponto, a arruela de encosto vira um freio.

    enquanto a força de diferenciar não vence este atrito na planetária/arruela/carcaça, tem-se um diferencial blocado assemelhado ao LSD. Quem sabe se o 1º modelo .... aquele que gerou o conceito, não foi assim .....

    em linha reta, funciona que é uma beleza.

    porém, deve ser observado que a satélite original agora trabalha sob folga, pois a adicional comprime as planetárias contra a carcaça, "abrindo a folga" tanto mais que se aperta a porca das adicionais.

    Isso gera uma folga peceptível no cardan, como se fosse um blocante LSD tipo powerlock/tracklock normal.

    Isso também gera um aumento na carga dos rolamentos laterais da coroa.

    E isso também gera um afastamento da coroa em relação ao pinhão.

    Isso importa? sim, já que nestes ajustes 0.001" faz diferença.


    Agora, considerando essa adaptação para uso fora de estrada, o contínuo escorregamento pela diferenciação forçada nas situações NORMAIS de um fora de estrada leva a arruela ao constante esfregamento entre ela e a carcaça (usinando pouco a pouco o FoFo e portanto alargando-o pela falta de lubrificante, além do trabalho à frio da arruela sob a carcaça) e/ou à planetária (que com o tempo azula com a possibilidade de soldar-se a arruela por atrito com a planetária ou, a planetária microfissurar na área de atrito)

    CONCLUSÕES:

    1- O uso em arrancada e em linha reta é uma opção.

    2- Já o uso em fora de estrada fica comprometido mas pode ser melhorado usando : em vez da arruela de encosto plana, um jogo de arruelas de diferencial blocante ... mesmo as estrias do entalhado destas arruelas do blocante aqui não terem função, mas o padrão contato destas arruelas permite a penetração de lubrificante e as mesmas são projetadas para este tipo de carregamento axial (compressão).

    3- Também é obvio que o óleo a ser usado neste tipo de conversão, e eu diria mesmo na gambaiarra atual, que deve ser o texaco 3450 ou o mobil SHC.

    4- Desde que bem projetado o eixo e uma usinagem na carcaça para comportar as arruelas de blocante ..... é algo que PODE ser feito, observando que a espectativa de vida antes da falha é imprevisível e que esta compromete a segurança dos ocupantes .... pq uma coisa é um carrinho passeio turbo, outra coisa é um enorme DANA44 arrastando pneus 35".

    5- Ainda assim, considero um tanto melhor que sair metendo vareta de solda no diferencial, pq vc não destroi os componentes .... e pode remover o "troço = pino adicional" quando der na telha.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferencial central X Bloqueio de diferencial
      Por leoutg no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 55
      Última resposta: 04/10/2013, 23:19
    2. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade