x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 65
  • #37
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49



    Citação Postado originalmente por Antonio Garcia
    mas sempre vejo respostas equivocadas a perguntas legítimas neste fórum, onde a intenção parece ter deixado de ser o apoio aos companheiros e sim "exibir" algum conhecimento com a intenção de tentar humilhar os mais novatos.
    Eu na maioria das vezes vejo perguntas equivocadas diante de respostas legítimas...

    A gente tenta esclarecer de uma forma direta e o pessoal mais sensível interpreta como se tivesse sendo humilhado...

    Diante disso acredito que vc não acompanhou o tópico desde o início.
    Na página 2 já rolou esse assunto:

    Citação Postado originalmente por Ktranger
    estava pensando, no caso do dana 44 com 35 , se os freios forem de lona ou disco, nao seria mais viavel , fazer um sistema de freio independente no eixo traseiro, tipo direito ou esquerdo independente , igual os tratores , na qual no off road se um lado perdesse torque ( roda no ar ) freia-se este lado, traduzindo o torque para que estivesse em contato com o solo ..??
    alguem jah experimentou esse metodo mais economico ? e a durabilidade ?
    comprometeria muito o differencial ?
    Daí já respondi indicando que tem no fórum muito conteúdo falando sobre esse sistema mencionado:

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Ktranger,

    mano velho, esse método já é conteúdo manjado aqui no fórum:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23733
    Aí vc aparece no final da página 3 repetindo a mesma história:
    Citação Postado originalmente por Antonio Garcia
    ...a respeito do bloqueio de diferencial, de uma solução adotada pelo Gurgel para esse problema. Ele simplesmente adaptou um freio manual individual para cada roda tracionada (no caso do X12, as duas rodas traseiras), acionados no habitáculo do motorista....
    Depois vem se ofender com um simples comentário de alguém que é conhecido poraqui como "tolerancia zero"

    Citação Postado originalmente por billj
    Bom, não sei quem fez primeiro, mas o trator Ford 9N do meu pai tinha freios individuais nas rodas traseiras e o trator era fabricado entre 1939 e 1941.

    Acredito que o Sr. Gurgel não tinha iniciado produção ainda..........

    Abraços,

    Bill



    Acho q já falei demais, espero não ser mal interpretado.

    1 abraço

  • #38
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por carraro Ver Post
    nossa como eu sou burro ,porq nao pensei nisto antes!!!!!!!!!!!! ,só m explica como é que ele vai ler o passo da "roda super ultra hionica" ç ela tá completamente cheia de barro e "intupio"o banguela tirando o ponto de referencia pra leitura,podem acreditar outro dia destes "roubamos"um TOYOTA PRADO e um RANGE ROVER 2006 de umas amigas,que insistiam em dizer que aquilo é que era jeep!!!! e fomos fazer a trilha das poças com as "belezuras"e adivinhem adeus ultra sistemas de traçao e bloqueio nao funcionava nada (nem SRD/ABS/TRF) AI TENHO QUE CONCORDAR COM O CARA QUE DIÇ QUE CADA UM DA UM JEITO DE TIRAR A TRAQUITANA DE ONDE A ENFIOU !!!!!!OPS ,MAS ACABEI CONSTATANDO QUE O MEU JEGUINHO PASSOU FROUXO 4X2 ONDE AS SUPER NAVES NEM ARRANCAVAM E TIVE QUE REBOCAR OS BRINQUEDAO, agora quem ficou feliz foi a donas dos carros,que Gentilmente nos cederam eles .hahahahahah estas patricinhas nunca mais abrem a boca pra falar besteira,do tipo estes jeeps de vçs sao um lixo.hahahahahahaha vou postar as fotos pra vçs rirem ,mas mesmo assim ainda tô juntando latinhas pra comprar meu "FULL LOCK 100000"DE TRAVAMENTO" VALEU ENSIMEC POR EXISTIR!!!!!
    Cara, tem sensores desse tipo usados exatamente com essa aplicação em máquinas agrícolas, ambiente que quase não tem barro, lama, etc. É só usar o sensor certo, pra aplicação certa. No mais, é só uma idéia. Você pode gostar ou não.

    Aliás, vc é daqueles que acreditam que um carburador é melhor que IE? Blz. Eu conheço um monte de gente como você, vários bons amigos, e não concordo com eles, nem eles comigo e nem por isso saímos no braço ... Gosto não se discute e isso de eletrônica x mecânica é quase como futebol e religião.

  • #39
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Cara, tem sensores desse tipo usados exatamente com essa aplicação em máquinas agrícolas, ambiente que quase não tem barro, lama, etc. É só usar o sensor certo, pra aplicação certa. No mais, é só uma idéia. Você pode gostar ou não.

    Aliás, vc é daqueles que acreditam que um carburador é melhor que IE? Blz. Eu conheço um monte de gente como você, vários bons amigos, e não concordo com eles, nem eles comigo e nem por isso saímos no braço ... Gosto não se discute e isso de eletrônica x mecânica é quase como futebol e religião.
    Cavalcanti,

    em trilhas pesadas, sensore, rodas fônicas não vão durar muito, pq é pancada por baixo do carro pra tudo que é lado, mais galhos entrando, água e eteceteras.

    Mas quanto ficaria um sistema desses?
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #40
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Sei lá eu quanto custa! É só uma idéia!!!

    Quanto ao sensor, um jeito possível pra proteger o sensor e a roda, é colocá-la no lado interno do disco de freio, sei lá. E basta por um espelho no disco que já protege o suficiente. Barro ou areia não têm relutância magnética o suficiente para impedir a leitura. Os sensores são blindados. Pelo que me consta o que usa por aí em montadoras é instalá-los dentro dos eixos, mas como seria um troço para adaptar em vários veículos diferentes, acho isso complicado. O que sei é que tem trator rodando com isso.

    Vamos ver os números, chutados a preço de custo no varejo, partindo do princípio que o sujeito já tenha freio a disco:
    2 pinças de freio (nada muito pesado, porque não é pra frear o carro, e sim parar uma roda girando em falso): R$ 250,00
    2 cilindros mestres de embreagem: R$ 160,00
    2 motores de passo (aí tem que ver o torque necessário): R$ 200,00
    gabinete/suporte para os atuadores: R$ 60,00
    2 fusos para acionamento dos êmbolos: R$ 100,00
    eletrônica: R$ 50,00 (já contando um lcd para interface com o usuário, para programação da máquina e indicação de que roda está com diferença e de quanto)
    tubulação de freio: R$ 50,00
    2 rodas fônicas: R$ 100,00
    2 sensores hall: R$ 50,00

    Total: R$ 1.020,00
    Bota aí uns 40% de margem bruta: R$ 1428,00

    É barato, é caro? Sei lá!
    Mas é uma idéia. E isso não paga imposto. Por enquanto, se alguém ouvir...
    Valeu!

  • #41
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    O problema do sensor e da roda fônica não é a água ou lama, mas justamente a distância entre eles que pode ser alterada por algum impacto, galhos e o próprio cabo que pode enroscar em algo.
    Conceitualmente, esta idéia do motor de passo é boa, o maior problema é conseguir um motor pequeno com bom torque para ser montado no tambor. A coisa evoluiu daí para a última geração de "bloqueios" utilizados na atualidade onde uma bomba hidráulica ao invés de motores acionam as pinças de freio conforme a necessidade, transferindo o torque para a outra roda. O sistema de controle de tração neste caso, trabalha com o sistema de ABS.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #42
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    É, a bomba hidráulica realmente é uma boa, talvez no caso de controle nas 4 rodas saia até pouco mais caro que motores de passo. Eu pensei em motores de passo com o atuador hidráulico, mas instalados longe da roda, no cofre do motor por exemplo, e o acionamento da pinça se dá como no freio normal... Aí o tamanho do motor deixa de ser crítico.
    Quanto à fixação do sensor, tem de estudar, eu imagino algo na parte superior do cubo de roda, com alguma proteção forte o suficiente para evitar o deslocamento. Existem sensores com atuação pra mais de 10 mm de distância entre a roda fônica e o sensor.

  • #43
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Cavalcante,
    O sistema com bomba hidráulica é bom, mas caro. Além da bomba, existem válvulas e demais componentes, sem falar de sistemas de segurança para evitar acidentes. Coloquei o exemplo justamente para ilustrar que o conceito do Selectration é válido e já foi aperfeiçoado. Como citado, alguns tratores e utilitários esportivos estão utilizando, junto com rede Cambus.
    Voltando ao assunto, sua idéia é boa, inicialmente achei que você estava pensando em colocar o motor de passo dentro do tambor e isso seria complicado. Com sistema à disco, com uma pinça adicional, a coisa fica simplificada. Vejo que você procura empregar o motor de passo+fuso para mover o cilindro hidráulico e neste caso, pode ser apenas um com o uso de dois solenóides, talvez seja mais barato. Existe a possibilidade de utilizar um sistema de freio assistido a vácuo também...
    Realmente a questão da vulnerabilidade do sensor é que vem a ser o maior problema. Embora existam sensores de alcance maior (10 mm) ou mais, eles já não são por efeito hall e normalmente, tal alcance no caso de indutivos e outros, provém de uma bobina maior, acarretando em um sensor de diâmetro de 12mm,18 mm ou mais. Isto não constitui um problema funcional, mas neste caso, acho mais sensato manter a solução mais compacta possível, de modo a termos de 1 a 2 mm de entre-ferro. Normalmente este sistema está presente em veículos com suspensão independente onde os sensores e rodas fônicas estão montados ao lado do diferencial, nos flanges dos semi-eixos, que é mais seguro.
    Não esqueça de incluir neste circuito o feedback do sensor do pedal do freio, para anular o "controle de tração".

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #44
    Mas por esse preço chutado aí, já tá mais caro que o full lock...

    Pra compensar, teria que custar lá pela metade do preço, o que acho que não é possível...

    ou é?

    Abrass

  • #45
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Como se viaja.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #46
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Se é possível ou não Romeu, não sei, como disse, é só uma idéia. Mas porque compensar? São equipamentos diferentes, hehe.

    Então Alessandro, eu pensei em motor de passo e acionamento hidráulico, porque assim eu posso dosar a atuação e não um simples ligado/desligado. E aí vou comparando atuação com diferença de rotação até chegar à mesma rotação entre os eixos. Com solenóides acho (acho) que os componentes do eixo sofreriam maior desgaste, porque eu teria travamentos e destravamentos na roda que está sem tração.

  • #47
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Como se viaja.

    []´
    Isso porque eu não fumei neunzinho hoje...

  • #48
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Cavalcante,
    O solenóide é apenas uma idéia para chavear a roda à ser atuada pois não há necessidade de acionamento simultâneo em ambas e desta forma, barateia a solução. Lembrando que existem solenóides de sistema abs que podem ser utilizados, se for o caso.
    O conceito tá correto, acionamento proporcional através do booster composto por motor de passo + fuso + atuador hidráulico, com setpoint vindo da diferença de freqüência entre dois sensores. Além de feedback do sensor do freio e de um parâmetro que seria a diferença de freqüência mínima para que o sistema funcione automaticamente ou então, uma chave.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferencial central X Bloqueio de diferencial
      Por leoutg no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 55
      Última resposta: 04/10/2013, 23:19
    2. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade