x
Convex Datacenter
Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 116

Tópico: freio de mão

  • #25
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Freio de mão hidráulico!




    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Blz Giovani,
    Agora entendi... em parte, quero dizer, e na lama por exemplo ???
    Aí seria travando a roda que patinar
    []'s quase entendendo... hehehe...
    Grande Eduardo!

    Essa é a dificuldade desse sistema... Ele não é muito prático não...
    8) É o seguinte: a idéia é vc prever qual roda irá patinar, para então bloquear o sistema da roda oposta. Assim, quando ela patinar vc pisa no freio, travando só ela, passando o torque para a outra que teve o circuito fechado. Se não for assim, vc vai parar a viatura toda vez que uma roda patinar. Parando no meio do lamaçal, vc já sabe o que acontece... A idéia é manter-se em movimento, o que evita o atolamento... Até rimou...
    Mas supondo que vc parou, tem uma roda de cada lado patinando, por exemplo: a dianteira direita e traseira esquerda. O que vc vai fazer? Fechar o circuito da roda oposta, sem pisar no freio. Engrene uma marcha, acelere, tire o pé da embreagem e ponha ele no freio. Pé direito acelerando e esquerdo freiando. Quando o jeep se mover, sair dali, vc solta o freio. Entende? Andando ou parado o procedimento é o mesmo: SEM PISAR NO FREIO, FECHE O CIRCUITO DA RODA QUE TEM ADERÊNCIA!
    Dessa forma, só quando uma roda perder aderência vc freia, sem deixar de acelerar.
    Se vc pisar no freio e fechar o circuito, a roda fica bloqueada, e nos primeiros 50cm o efeito será contrário, patinando a outra... Aí vc precisa soltar essa e bloquear a outra, e assim sucessivamente, dando um trabalho enorme e andando menos que uma lesma... Além de correr o risco de atolar de vez...

  • #26
    Bom, como já está dizendo abaixo do nome do Giovani: " Expert"
    8)

  • #27
    Agora sim... Giovani,

    Entendi por completo, valeu a aula...
    Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...

    Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ???
    Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...

    []'s satisfeitos... 8) 8)
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #28
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Bloqueio!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Agora sim... Giovani,
    Entendi por completo, valeu a aula...
    Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...
    Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ??? Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...
    []'s satisfeitos... 8) 8)
    Salve turma!

    Mestre?????? Credo... assim fico vermelho...
    Grande Eduardo! O único bloqueio 100% e acessível que temos é o da Ensimec, que uso na traseira do meu Jeep. Mas realmente, para rodar no dia-a-dia e em viagens, não é apropriado. Gasta pneus, aumenta o consumo e o Jeep fica "quadrado".
    Já esse freio hidráulico, quebra o galho numa encrenca eventual... Para uso constante em trilhas, acho que um bloqueio seja mais indicado.

  • #29
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Ae pessoal !!!

    Como só li este tópico agora, só pude contribuir agora...
    Eu tenho no meu "favoritos", já faz tempo, um site de um cara que fez esse esquema de fechar o circuito da roda que deve ter tração. O cara deu o nome pro sistema de SBS (Sistema de Bloqueio Seletivo). Achei bem legal o nome e a idéia...o site é http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/sbs.htm .

    Acho que é isso!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #30
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,148
    Agradecimentos: 2

    FREIO DE MÃO DO JEEP

    Olá amigos!

    Como meu jeep está original, e pretendo deixá-lo assim... estou juntando as peças para colocar o freio de mão original (no meu caso - cj-3b 1954 é no cardan, tem tipo uma panela - as fotos postadas não são do meu jeep, mas é exatamente igual ao sistema do meu jeep, inclusive as peças...).

    Negócio é o seguinte: está me faltando UMA PEÇA (ver na foto em destaque amarelo). Aqui no sul o pessoal joga fora este sistema de freio de mão, logo é muito difícil encontrar as peças... gostaria de saber se alguém tem este sistema, se funciona mesmo? caso alguém tenha a peça que esta faltando entre em contato! ou também podem me mandar as medidas e fotos para eu usinar...

    Lista do que eu tenho:

    - puxador tipo cabo de guarda-chuva
    - cabos
    - panela do freio com os componentes descrito na figura em explosão (menos a peça em destaque)

    Será que precisa de mais alguma peça??

    obs: tem gente que coloca freio a disco neste sistema... caso alguém do forum coloque, me doe ou faça um preçinho BEM acessível pelas peças que sobrarem do sistema original..

    fico no aguardo pessoal

    abraço.
    Fabiano
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -frenosdestaque_181.jpg   -pbrakebolts_195.jpg  
    Imagens Anexas -d18b_163.jpg 

  • #31
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Ola Fabiano:

    realmente este sistema de freios eh ineficiente, funciona bem apenas quando as lonas de freios sao novas e secas, com pneus originais.
    eu estou trabalhando num sistema que ira trocar este por um disco provavelmente do fiat palio. mas sao apenas conjeturas. ainda estou estudando.
    qdo ficar pronto posso colocar o projeto aki para opinioes, escrachos, sugestoes, etc. :-0
    []'s

  • #32
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por elcio
    realmente este sistema de freios eh ineficiente
    Principalmente por que se uma roda não estiver firme no chão o jeep não para no lugar mesmo com o freio puxado.

    Pra funcionar direito, este sistema tem que acompanhar um blocante 100%.

    []'s

  • #33
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,148
    Agradecimentos: 2
    Olá amigos!

    Elcio,

    Meu jeep está original, logo já estou acostumado em dias de chuva redobrar os cuidados com as frenagens... por acaso vc não tem a peça que me falta ou saiba quem tem??

    Quanto a adaptação, o pessoal aqui no sul coloca freio a disco na "panela" deste sistema de freio de mão... ainda não vi, mas acredito que fica beleza...

    Fugger,

    Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo? seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?

    Aguardando comentários e uma alma caridosa que me consiga a peça que falta...

    abraço,
    Fabiano

  • #34
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Fugger,

    Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo?
    A caixa não, só o cardan traseiro e se tiver engatado a tração(4x4) o cardan dianteiro. Se vc erger um lado do CJ a roda ficará livre por causa do efeito do diferencial. O resto da caixa fica livre, possibilitando usar a tomada de força por exemplo.

    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?
    O sistema funciona, mas tem como calcanhar de aquiles o diferencial. Se não for bloqueado 100%, e uma das rodas não estiver firme no chão o jeep anda. Se atração estiver engatada este problema diminui pois teria que ter uma roda sem firmeza em cada eixo.

    Como disse o problema desse sistema é o diferencial.

    []'s não sabendo se ajudei ou atrapalhei

  • #35
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Ola Fabiano:

    ha uns 3 meses, se nao me engano, devo ter visto uns 4 freios destes em uma oficina, mas o cara falou q estava negociando, mas o interessado nao havia dado certeza.
    como esta oficina fica meio longe, vou ligar pro cara pra ver se fez negocio, caso contrario, se ele vende a peça em questao.
    alias, como disse o fugger, tem que estar bloqueado para dar mais garantia - que eh o meu caso.mas mesmo qdo nao tinha bloqueio o sistema funcionava a contento, pois eu so o usava no asfalto, numa ladeira, entao estava bem "calçado".

    []´s

  • #36
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,148
    Agradecimentos: 2
    valeu amigos pelas dicas preciosas...

    elcio:

    Dá uma verificada, quando possível, se o mecânico tem a panela completas... e o preço (ai, ai )...caso ele queira vender a peça que me falta (melhor opção p/ mim...) entre em contato. Também SE VC PUDER, caso o cara não venda a peça separado, tire uma FOTO E AS MEDIDAS para eu fabricar a peça, pois não tenho idéia do tamanho dela...

    Caso alguém do forum também saiba a medida ou tenha esta peça que me falta, entre em contato.

    Caso alguém faça a adpaçao de freio a disco neste sistema, coloque o processo em debate no forum, pois acho muito interessante...

    abraço,
    Fabiano

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 18/03/2016, 05:11
    2. Freio a disco nas 4 SAMURAI
      Por Fabil no fórum Suzuki
      Respostas: 40
      Última resposta: 27/09/2013, 09:41
    3. Pastilhas de Freio L200
      Por cmartins123 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 29/07/2013, 18:39
    4. Respostas: 23
      Última resposta: 30/07/2010, 00:02
    5. pedal de freio de mão
      Por edgar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 22
      Última resposta: 26/07/2010, 23:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade