x
Convex Datacenter
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 116

Tópico: freio de mão

  • #13
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Re: Freio de mão




    Citação Postado originalmente por Giovani
    O Jeep tinha freio de mão original de fábrica, portanto, se o mecanismo ainda existe no freio traseiro, basta comprar o cabo do freio de mão original, e este vc adapta na alavanca.
    O meu, jã não possui mais nada do Freio oiriginal, até mesmo por que troquei tudo ele, motor, cambio, cardã...

    Como posso fazer de maneira simples para ter um freio de estacionamento???


    Quanto às "manobras radicais", usando freio de mão, a única coisa que pode eventualmente "estourar" é o cabo. "Se" acontecer um dia...
    Só uma dica: o jeep não aceita muito bem a idéia de cavalo-de-pau e zerinho, principalmente na areia... :P
    A tempo... Nao vou fazer manobras radicas com ele, vou apenas não deixa-lo que role ribanceira a baixo quando eu deixa-lo parado numa subida

    []'s
    Gustavo

  • #14
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Freio de mão

    Citação Postado originalmente por lassis
    O meu, jã não possui mais nada do Freio oiriginal, até mesmo por que troquei tudo ele, motor, cambio, cardã...
    Como posso fazer de maneira simples para ter um freio de estacionamento???
    A tempo... Nao vou fazer manobras radicas com ele, vou apenas não deixa-lo que role ribanceira a baixo quando eu deixa-lo parado numa subida
    Grande Gustavo!

    Existem algumas maneiras... Uma delas é conseguir o mecanismo que vai dentro do cubo traseiro, que são duas chapinhas em cada. Aí vc compra os cabos originais, que são 2. Precisa pôr uma alavanca original que fica presa na travessa da caixa e precisa da alavanca original, que ficava embaixo do painel, no lado esquerdo do motorista.
    Como é difícil encontrar todas as peças necessárias, vc poderia adaptar um freio no cardã, como nosso amigo Walter (veja no álbum). Mas também não é serviço simples...
    À meu ver o mais simples, que uso no meu inclusive, é o hidráulico. Vc faz um desvio na tubulação do freio, dianteiro ou traseiro, trazendo a tubulação lá pra baixo do painel. Aí vc usa uma válvula esférica, que vc fecha com o pé no freio. Pisa, fecha a válvula e solta o pé. Dessa forma o fluído permanece pressionando, o jeep não se move mais.
    As contra-indicações desse sistema: usa o fluído do freio, logo, se tem vazamentos ou rompe um flexível ou tubo, vc não tem o freio de mão como opcional para segurar o jeep. Quando o freio está "quente", ele dilata, depois de frio ele pode afrouxar um pouco. Então se vc andou muito e vai deixar muito tempo estacionado, ele vai perder pressão quando esfriar...
    Agora, em trilhas ajuda muito! Vc pode parar no meio de uma subida muito íngreme, que ele segura sem mover um milímetro! Ajuda também quando seu jeep é ponto de apoio para outros. Uso na cidade também, pois mesmo afrouxando um pouco, ele ajuda o câmbio a segurar. Mesmo quando afrouxa, não chega a "disparar"... Uso no dianteiro, pois na época que instalei, só tinha disco na dianteira...

  • #15
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Freio de estacionameno Hidráulico

    Como e onde voce instalou as valvulas esféricas??
    Acho que isso tambem ajudaria no que diz resipeito a bloqueio de diferencial... Se uma das rodas ficar no ar, voce pode simplemnete travar aquela roda com o sistema de valvulas e fazer com isso, com que a outra ganhe tração...
    Mas para isso, precisaria colocar um circuito idividual para cada uma das válvulas....
    []'s
    Gustavo

  • #16
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Freio de estacionameno Hidráulico

    Citação Postado originalmente por lassis
    Como e onde voce instalou as valvulas esféricas??
    Acho que isso tambem ajudaria no que diz resipeito a bloqueio de diferencial... Se uma das rodas ficar no ar, voce pode simplemnete travar aquela roda com o sistema de valvulas e fazer com isso, com que a outra ganhe tração...
    Mas para isso, precisaria colocar um circuito idividual para cada uma das válvulas....
    []'s
    Gustavo
    Grande Gustavo!

    Na saída do cilindro mestre que vai para o eixo dianteiro (ou traseiro), conectei um flexível maior (50cm), que vai até o painel. Lá, no lugar do freio de mão original, fiz um suporte para a válvula esférica. Conectei esse flexível e mais um outro igual, que volta até o tubo, que segue para o eixo. Dessa forma o fluído tem que passar pela válvula, antes de ir para as pinças. Então vc pisa no freio e fecha a válvula, mantendo a pressão dali pra frente. Use válvulas para ar/água, que são de inox e muito resistentes.
    Um amigo meu fez esse sistema com 4 válvulas, uma para cada roda. Dá um trabalho, pois a tubulação tem que ser toda refeita, seguindo um tubo individual para cada roda. Não vimos na prática ainda porque ele não pôs o Jeep para ralar... Mas na teoria funciona, só que de forma inversa. Não se trava a roda que gira em falso: vc fecha antes o circuito da roda que vai ter tração, então vc pisa no freio, travando a oposta e transferindo o torque pra ela. Dessa forma, quando sair do enrosco a roda já estará liberada, senão ela virá de arrasto. Ou melhor, deverá fechar de duas rodas (as que terão tração), senão vc freia 3 rodas e o jeep não se mexe! É preciso estudar o terreno antes, para prever qual roda perderá tração.
    Como pode ver não é tão prático, e depois de umas geladas vc já não sabe qual válvula é de qual....

  • #17
    Giovani,

    Você poderia dar maiores detalhes sôbre essa vávula ar/água que vc. utilizou para fazer o freio de mão ?
    Qual a medida/diâmetro dessa vávula?
    Em que tipo de loja ela é vendida?

    Obrigado e um abraço.

    João Ricardo.

  • #18

    Re: Freio de mão

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Como é difícil encontrar todas as peças necessárias, vc poderia adaptar um freio no cardã, como nosso amigo Walter (veja no álbum). Mas também não é serviço simples...
    Fala xirá...
    As fotos que eu postei no album, são de um amigo nosso aki do Fórum que não estava conseguindo postar, e eu fiz o favor pra ele. ;D
    Mas vou fazer akele esquema, só que a disco, que eh mais simples e funcional...

    []´s

  • #19
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Freio de mão hidráulico!

    Citação Postado originalmente por João Ricardo
    Giovani,
    Você poderia dar maiores detalhes sôbre essa vávula ar/água que vc. utilizou para fazer o freio de mão ?
    Qual a medida/diâmetro dessa vávula?
    Em que tipo de loja ela é vendida?
    Obrigado e um abraço.
    João Ricardo.
    Grande João Ricardo!

    Usei uma válvula de 1/2", mas só porque na época não tinha uma menor. Tive que usar uns redutores, para conectar nos flexíveis. Mas vc pode usar uma válvula de 1/4", (6,35mm). Vc deve ir em uma loja especializada em material hidráulico, para maquinário industrial e agrícola. Ou fábricas de tubos e mangueiras hidráulicas...
    Quanto à válvula, certifique-se que seja de inox. Existem umas de bronze, pra gás, mas não use...

  • #20
    Ae Giovani blz ?

    Será q vc pode detalhar um pouco mais claro sobre o funcionamento das 4 válvulas, me perdi na lógica
    Sempre achei que travaria a roda em falso...

    []'s confusos...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #21
    Isso ae Giovani...

    Explica pra mim tbm.. =DDD
    Eu sempre pensei em travar a roda que estava no ar, pra transferir a força pra roda que tinha contato com o solo...

    []´s..

  • #22
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Ae Giovani blz ?
    Será q vc pode detalhar um pouco mais claro sobre o funcionamento das 4 válvulas, me perdi na lógica
    Sempre achei que travaria a roda em falso...
    []'s confusos...
    Grande Eduardo e Walter!

    É o seguinte:
    Vamos imaginar uma erosão longa, onde vcs terão que cruzar com as rodas do lado direito dentro e as do lado esquerdo, ficarão fora dela, na parte mais alta. Logo, as que perderão tração, serão as duas do lado esquerdo. Não em todo percurso, mas em parte dele. Então vcs fecham as duas válvulas do lado direito, sem pisar no freio, apenas fecham. Engatem a marcha desejada e entrem na erosão. Quando começar a girar em falso as rodas esquerdas, vcs pisam no freio com o pé esquerdo, sem deixar de acelerar. Dessa forma o freio só trava as rodas esquerdas, que estão no ar, e acelerando vcs continuarão se movendo com as rodas direitas, que tiveram o circuito interrompido! Pisa e solta o freio conforme precisa, com o pé esquerdo, sem parar o movimento da viatura! Entendido?
    Se cada vez que uma roda patina, vcs travassem ela, arrastavam ½ metro, solta, anda, trava, anda, solta, patina, trava, anda, solta... Sacaram???

  • #23
    Blz Giovani,

    Agora entendi... em parte, quero dizer, e na lama por exemplo ???
    Aí seria travando a roda que patinar

    []'s quase entendendo... hehehe...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #24

    HHMMM..
    saquei.. saquei...
    eu não tava ligado que se fechar a valvula sem pisar no freio a roda naum fica travada!! =DD

    Valew!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 18/03/2016, 05:11
    2. Freio a disco nas 4 SAMURAI
      Por Fabil no fórum Suzuki
      Respostas: 40
      Última resposta: 27/09/2013, 09:41
    3. Pastilhas de Freio L200
      Por cmartins123 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 29/07/2013, 18:39
    4. Respostas: 23
      Última resposta: 30/07/2010, 00:02
    5. pedal de freio de mão
      Por edgar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 22
      Última resposta: 26/07/2010, 23:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade