x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Tópico: Alternador

  • #1

    Alternador




    Olá Turma,
    Eu sou o Mauro e não costumo frequentar muito este forum. Mas "quase sempre de vez em quando" eu leio as mensagens. Alguns me conhecem do forum do Jeep Clube, mas lá tá meio morto (IÇA...NUNCA ME DIVERTI TANTO). Apesar de saber que este é melhor que o do Jeep Clube eu tenho um pouco de preguiça, além do mais ele é um pouco mais complicado e sabe como é, todo véio (39 anos) se atrapalha com modernidades. Para vcs terem idéia, hoje para mim o ideal é celular com dois botões, liga e desliga (há há).
    Já que me apresentei aqui vai minha dúvida. Como fazer a instalação elétrica do alternador? Já tentei de tudo que é jeito e nada. A lâmpada não apaga de jeito nenhum. O Leopoldo já me deu umas dicas mas mesmo assim não deu certo. Alguém tem uma sugestão? Um esquema bem detalhado para véio?



    Obs:
    No meu Jeep só faltam o freio, pedais, ligar o alternador e limpadores, depois é só alegria......

  • #2
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Kra na parte de downloads tem o manual do mecanico, lá tem o eskema elstrico do cj completo... da uma olhada lá e vja se é o q precisa...
    =======
    Wilson

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    alternador

    Olá dos elétrons,

    Você seguiu aquele esquema do manual do jeep que eu te mandei e mesmo assim o alternador não funcionou??????

    Então vamos lá:

    o alternador está ligado ao regulador de voltagem de modo correto ?
    o regulador e o motor/alternador estão aterrados?
    o positivo da bateria está ligado no arranque e depois no polo + do alternador(esta é a sequencia do chicote de jeep).
    o fio lampada está conectado ao velocímetro?
    A lâmpada do painel está ok?não esta queimada né?
    se tudo estiver ligado e o alternador morto,
    olhe a lampada do painel.

    Está acesa ?
    o alternador está ligado mas as escovas estão gastas e o alterandor não vai carregar.

    Esta apagada?
    Pode ser que o regulador esteja queimado.

    só um lembrete que não esta no manual:

    Aquele polo que sai do regulador e vai para o painel como lâmpada não é um positivo, e sim um terra.

    A lâmpada do painel é alimentada com um positivo direto da chave de contato e fica na espera de abrir o circuíto pela abertura do terra que vem do regulador.

    Se você quiser testar com uma lampada à parte, ligue um terminal da lâmpada em um fio positivo e o negativo vem do relê. A lâmpada tem que ascender.

    Assim que o motor fiunciona e o alternador é comandado pelo relê, ele abre o terra para a lâmpada e assim ele apaga, dizendo que o alternador esta carregando.

    Estou supondo que o regulador e o alternador estão funcionando.

  • #4

    Sempre o alternador

    Troquei o alternador antigo que era recondicionado por um com regulador interno e também recondicionado. O modelo da carcaça é o mesmo, só muda a caixa do regulador colada na carcaça pelo lado de fora. Nele tem dois terminais, um parafuso de 1/4" que é o positivo e um terminal macho que deve ser negativo. Liguei da seguinte forma:
    1) Um fio vai do positivo da bateria até o parafuso de 1/4 do alternador (+).
    2) Um fio vai da bateria até a entrada do motor de arranque.
    3) Um fio positivo sai da chave de contato e vai até a lâmpada do alternador.
    4) Um fio sai do outro polo da lâmpada e vai para o macho negativo do alternador.
    Não funciona. A lâmpada fica ligada direto.

    ai mei saquinho......

  • #5

    Re: Sempre o alternador

    Citação Postado originalmente por Mauro Darezzo
    ......, um parafuso de 1/4" que é o positivo e um terminal macho que deve ser negativo.........
    Vc tem certeza que não tem um outro parafuzinho bem menor em algum canto aí?

    No meu alternador, tem o maior, que é o que se liga na bateria, tem o macho, que é ligado na ECU (alternador 90A do ômega) e tem um outro parafuso bem menor que, esse sim, é o da luz espia do alternador...

    Esse da ECU eu não sei pra que serve, tá desligado e funciona tudo ok - o regulador é interno assim como o seu.

    Se ligar nesse macho, a luz fica acesa sempre mesmo, pelo menos no meu caso.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Alternador

    Alternador com regulador embutido tem 3 conecções a fazer :

    O aterrameto da carcaça (cabo ou malha), normalmente um parafuso de 6 a 8 mm.

    o positivo da bateria (cabo), normalmente um prisioneiro na carcaça do alternador.....é só colocar o cabo e apertar a porca.

    aterramento comandado da lâmpada do painel (fio fino), que tanto pode ser por um plug femea como pode ser por um prisioneiro pequeno.

    Se o alternador está funcionando, é só ligar o motor e acelerar que a luz do painel apaga indicando que o alternador está carregando.

    Na marcha lenta a luz fica acesa!

    CONFERE ?????

  • #7

    Alternador

    Vou tentar amanhã ou no máximo no sábado. Acho que tá faltando ligar o aterramento. Vou tirar o alternador do lugar e ver se tem algum buraco para colocar um parafuso e aterra-lo . Quem sabe? Depois dou notícias.

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Altenador

    Não acho que seja o caso, mas.....coloca o aterramento, se tiver lugar.

    Pra mim este alternador tá bichado.

    Aliás, você tem amperímetro para checar se êle carrega?
    Se não, use o truque do farol alto.
    Não sabe?
    Na sua garagem dá para projetar a luz do farol numa parede?

    Dê partida com o farol alto ligado e quando a luz do painel AMP apagar, o farol tem que ficar bem forte e é nítida a mudança de intensidade de luz.

    Aliás, o seu painel é o original do jeep?

    Bom, para facilitar, aqui tem 2 fotos de alternadores com regulador embutido mais comuns:

    1- Com o cabo de aterramento(na foto é o cabo preto com listras amarelas).
    Porca grande....alimentação para a bateria.
    Porca pequena..... aterramento seletivo da lâmpada.

    2- Sem o cabo de aterramento.
    Porca grande....alimentação para a bateria.
    Porca pequena..... aterramento pilotado da lâmpada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alternador-02040003_178.jpg   Alternador-02040001_147.jpg  

  • #9

    Funcionando mais ou menos...

    Neste sábado fiz o teste sugerido com dois fios e uma lâmpada. Liguei um pólo dela diretamente no positivo da bateria e o outro no alternador. Aconteceu o esperado. Na Marcha lenta fica acesa, conforme se acelera um pouco ela apaga, quando volta na lenta acende de novo. Então o alternador está “OK”.
    Refiz a ligação “original”, aquela que ficará em definitivo, segundo descrição deste tópico e já previamente sugerida pelo meu irmão. Ai a lâmpada não apagou. Acelerei e nada. O positivo que ficará ligado na lâmpada vem da chave de contato, é a mesma saída que vai para a bobina e para o regulador dos marcadores “TEMP” e “COMB” e luz de óleo. Para tirar a dúvida de vez acelerei bastante, uns 70/80% do máximo, ai sim a lâmpada apagou. O motor ficou bem acelerado. Fui aos poucos desacelerando e ela permaneceu apagada, só acendeu novamente na lenta. Acelerei aos poucos de novo e nada, só apagou com o giro lá no alto. Meio estranho. Alguém tem uma idéia do que está acontecendo?
    Mauro

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Lampada

    Aee Mauro, tá chegando lá.

    No meu CJ acontecia algo semelhante.

    Eu tinha só o amperímetro e não a lâmpada. Se não acelerasse até uns 1 200 rpm, não dava sinal no amperímetro. Depois que liguei a lâmpada do painel, tenho que apenas acelerar para uns 800 rpm para começar a carregar.
    Bom, eu não sou eletrônico nem eletrotécnico, mas pode ser que tenha algo a ver com a rotação( parece óbvio). Nos motores de onde esses alteradores vem, a marcha lenta não é tão lenta como nos BF ou V8.
    Assim, pode ser que seja uma característica da rotação mínima para carregar. Agora, se você tem que esgoelar o motor para começar a carregar, eu começaria dando uma olhada nas escovas.................

  • #11
    Mas por que se ligar o positivo na lâmpada vindo da bateria funciona, e vindo da chave de ignição não???
    Acharia bom diminuir o diametro da polia????

  • #12
    Cara, da uma olhada se o fio que vai da lampada para o regulador nao ta com o isolamento rompido e encostando na carroceria.

    Pode ser que com a vibração do motor girando alto o fio desencostou e fez a lampada apagar..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Lista de adaptações e preços para Samurai
      Por salvaro no fórum Suzuki
      Respostas: 1782
      Última resposta: 15/03/2024, 13:17
    2. Geral no Alternador Ranger
      Por Edintruder no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 27/06/2016, 10:17
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21
    4. alternador com 4 pinos (conectores)
      Por dsamaz no fórum Niva
      Respostas: 6
      Última resposta: 30/04/2009, 15:19
    5. alternador do jeep
      Por streithammer no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 31/03/2009, 22:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade