E o alternador,não deveria acompanhar essa mudança?Tipo adianta colocar uma bateria de 100 ampéres e continuar com aquele alternador original de 35 Ah?Sempre tive essa dúvida....
Não, não tem nada a ver.
Primeiro, o Alternador é de 35 Amperes e não de 35 Ah.
Amper é potência, Ah é capacidade de armazenamento.
Se tem uma bateria de 70 Ah e um alternador de 35 A, significa que o alternador leva 2 horas para dar uma carga completa na bateria totalmente descaregada.
Se fosse uma bateria de 105 Ah levaria 3 horas.
Na realidade quanto mais potente o altenador mais ele detona a bateria, pois quanto maior a carga de recarga da bateria mais a bateria e judiada.
O alternador deve ser proporcional a carga normal que o veiculo consome normalmente. Se pegar um veiculo a diesel simples deve verificar que eles tem baterias potentes e alternadores de baixa capacidade, já que o consumo normal é baixo, mas precisa de uma bateria forte para ligar o motor.
Corrigindo, Ampere é medida de corrente e não de potência.
Zepi,
Ampere hora é a medida de capacidade de um acumulador (bateria) gerar corrente durante o período de 1 hora.
Uma bateria de 70 Ah é capaz de fornecer 70 amperes durante 1 hora. Inversamente pensando, conforme o Wallace explicou, se você utilizar um alternador de 35 A, à plena carga, ele levará 2 horas para carregar a bateria.
Você pode colocar um alternador de 200 A para carregar a bateria de 70 Ah, que será totalmente carregada em 20 min, mas isso vai gerar um "stress" nos componentes da bateria, diminuindo sua vida útil.
Se você utiliza guincho, deve escolher uma bateria com corrente de partida (CCA) alta. Uma boa opção são as Heliar de 110 Ah que possuem CCA de 705 A.
Caso seu jipe não possua muitos equipamentos elétricos, não precisa de tanto. Com um alternador bixado e uma bateria de 65 AH viajei de Sorocaba até a Zona Sul de São Paulo, à noite, com os faróis e as milhas acesas e não tive problema para ligar o JEEP no dia seguinte para levá-lo ao auto-elétrico.