x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/08/2006
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Dicas para adaptação suspensão mais macia




    Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
    Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
    O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida .
    Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.
    Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
    Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
    Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
    Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
    ( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )

    Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
    Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
    Grato pela paciência e compreensão.

  • #2
    Boa noite SVLima.

    Para o que você quer não tem muito segredo, use feixes de toyota bandeirantes, faça uma busca em "jeep (CJs)" por feixes de mola toyota. Quanto aos amortecedores eu uso rancho 9000, mas existem opções nacionais originarias de outros carros, faça uma busca em "jeep (CJs)" por "amortecedores". Dificilmente você irá encontrar tudo ou as respostas específicas para o seu caso em um só tópico.

    Abraços e boa sorte.

  • #3
    Usuário Avatar de Nilsinho
    Entrada
    20/03/2006
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    47
    Posts
    265
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por svlima Ver Post
    Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
    Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
    O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida .
    Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.
    Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
    Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
    Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
    Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
    ( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )

    Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
    Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
    Grato pela paciência e compreensão.
    Caro SVlima,

    Pelas informações e pelo sobrenome, vou dar um chute:

    O sr. é o pai da Marina ?, compraram o Jeep comigo aqui em Campos naum é ?

    Como tenho quase certeza que é, vou dar uma dica ao Sr., não mecha na suspensão, pois esse Jeep do sr, é sem dúvida o jeep mais macio q já andei (e olha q mutas outras pessoa q andaram nesse carro acham a mesma coisa), basicamente melhore os pneus.

    E se o sr. estiver achando esse ai duro, o meu já ficou pronto venha fazer um test drive e se horrorizar, e eu acho que o sr esqueceu da sensação "maravilhosa" de andar naquele 58 bege

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3

    Thumbs up

    eu coloquei os feixes de mola da toyota, com mola mestre mais 02 laminas na dianteira e 03 na trazeira e tambem utilizei jumelos grandes. melhorou bastande em conforto e tambem em estabilidade nas curvas.



    eu recomendo.

  • #5
    Intaum cara, usa Kit Fes, que vc encontra no Donatti4x4 por exemplo!!!...
    dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

    Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
    blz?

    flww

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

    Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???

    Experimente rodar em alguns Jeeps, compare a sua noção de rigidez de suspensão, converse com os donos, pesquise o $$$ e depois, decida.

    Do pouco que lí sobre isso:

    o kit BAND + RANGER ganha cada vez mais adeptos e

    NÃO recomendo o kit FESS.

    feixe reto - não é sinônimo de maciez.

    molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.

    retirar laminas - funciona, mas há problemas com grampos, espigão, e em casos extremos, problemas com cardan.

    trocar jumelos - só se for para menores.

    que amortecedor usar - vc vai descobrir que o casamento mola X amortecedor será empirico E em cada caso.

    hora se fala de amortecedores - amortecedor resolve só uma parte do problema.

    hora se fala das rodas de liga leve - nada ha ver !

    fala-se dos pneus - pressão pode ser, mas não necessariamente.

    Isto é realmente um projeto - caro colega, isto é na verdade um problema e não um projeto. Vc verá que cada um arrisca comprar um kit composto de produtos de vários fornecedores. Pode ficar bom ou não. Não há uma engenharia do produto representada pelo fabricante original por trás de qualquer modificação que garanta isso ou aquilo. A "engenharia de adaptação" é quase que puramente empírica, com raras exceções, onde alguns fazem baseado no bom senso, alguns nem tanto ... alguns absorvem as ideias dos outros e conseguem resultados bons, outros nem tanto.

    E mesmo assim, considere que sómente um veículo idêntico ao seu mas, com a modificação pretendida já instalada poderá ser possível par de comparação.

    Caso o pneu seja diferente, ou mesmo a presença de um belo guincho, poderá fazer o veículo de sua comparação se comportar diferentemente do que vc afinal esperava.

    Boa Sorte.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    All,

    É isso aí, mais uma aula do Leopoldo. Dá para escrever um livro com todos os comentários dele aqui no forum. O título poderia ser "Vem comigo que eu estou aqui para te ajudar".

    A minha humilde contribuição é:

    Para que reinventar a roda: As molas do Toy com os amortecedores da Ranger já foram mais que testadas pelos participantes do forum e eu nunca li nada de negativo sobre esta adaptação.

    Abraços a todos, e

    Leopoldo, se o livro sair não esqueça da minha contribuição pela idéia.

    Dirceu

  • #8
    Citação Postado originalmente por jipeiroloko Ver Post
    Intaum cara, usa Kit Fes, que vc encontra no Donatti4x4 por exemplo!!!...
    dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

    Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
    blz?

    flww
    Jipeiro Loko,

    No SUPER-ESCÓRIA eu tive que colocar o Kit Fes para o JEEP ganhar altura para participar do RC. O kit Fes acabou com 2 coisas no meu JEEP:

    A vocação dele ficar torto quando estacionado;
    A maciez do JEEP, mesmo tirando lâminas do feixe original;

    Não aconselho a ninguém a colocar o kit fes, só em casos extremos, como era o meu.

    []'s

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/08/2006
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    resposta aos colegas que deram dicas ppara a suspensão

    Nilsinho, de Campos , para com este papo de Sr. ....
    O jeep realmente é da Marina.
    Estou reformando pouco a pouco. Já troquei a capota por uma conversivel beje. Já coloquei direção mecanica do gol . Troquei o para-brisas que estava todo riscado. Botei gaiola e StoAntonio.
    Faltam os bancos individuais, cintos de tres pontas, e decidir sobre a suspensão. ( depois quem sabe? dependendo da grana , um radio AM/FM , contgiros , indicadores da pressão e temp do oleo , pintura externa , ..... saco sem fundo)
    Voce falou que ele está macio !! ou pelo menos mais macio que voce já andou. Voce poderia dar uma idéia se a solução de colocar suspensão do band + amortecedores da ranger o meu willys ficaria mais macio sem comprometer a inclinação nas curvas ?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/08/2006
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Leopoldo e outros colegas

    Pouco a pouco vou formando minha opnião.
    Agradeço as dicas. O grande problema é que não dá para saber como fica antes de ser feito. Fazer por tentativas fica muito caro.
    Estou tendendo por colocar a suspensão do band + amort ranger mas preciso saber se a diferença de comportamento é significativa , se é bem sensivel a mudança do comportamento, isto é socar menos nos buracos e não inclinar muito nas curvas . Quando se está fazendo trilha vale tudo mas quando está urbano é bom um pouco mais de conforto.

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por svlima Ver Post
    .... o meu willys ficaria mais macio sem comprometer a inclinação nas curvas ?...
    Que fique claro:

    - jeep macio sem comprometimento nas curvas por causa da tendência em rolar a carroceria só pode ser contido com barra estabilizadora.

    - que a partir do ponto em que vc coloca barra estabilizadora, precisa estar conciente que a velocidade X raio de curva X limiar de capotamento não mudou, portanto cuidados extras devem ser tomados porque a estabilizadora mascarará a tendência ao capotamento (quem tem jeep já se acostumou a dirigir numa certa velocidade e se assusta apartir do ponto que a caroroceria deita .... sabe que mais um pouco vai rolar) e uma vez que se inicie o capotamento, é quase impossível voltar à trás.

    - Para que isso ocorra minimizando a possibilidade de capotamento, uma alternativa de segurança são eixos de RURAL.

    - Se vai fazer trilha, não esqueça de instalar um sistema quick-disconect da(s) estabilizadora(s) .... ou use sempre blocante airlock, ou similares.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jipeiroloko Ver Post
    Intaum cara, usa Kit Fes, que vc encontra no Donatti4x4 por exemplo!!!...
    dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

    Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
    blz?

    flww

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade