x
Convex Datacenter
Página 1 de 14 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 166

Tópico: Vaso expansor

  • #1

    Vaso expansor




    PessoALL,

    Qual a vantagem de se utilizar um vaso de expansão ao invés do radiador com tampa ???
    É que terei que reformar ou trocar o radiador do King logo e este assunto me interessa.
    Será que este de S10 seria suficiente para o Q20B ou este da D20 de alumínio ??? O da D20 não é muito grande ???

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #2
    Fala Eduardo,

    A vantagem do vaso de expansão é que com a utilizaçao dele você tem mais água "disponível" para o sistema de arrefecimento doque o mesmo radiador só que com tampa...
    O radiador da D20 não é alto e é fino fino, porém eh meio largo, mas mesmo assim com algumas modificaçõeszinhas ( ) ele cabe no CJ sim... porém, soh depois que comprei o da D20 que eu lembrei (o gustavo me lembrou) q tinha o da S10 4.3V6, que eu acredito que tenha um maior poder de arrefecimento que o da D20...
    Os 2 devem dar conta do recado no seu motor, mas o da S10 4.3 deve ser a melhor opção...

    []´s

  • #3
    Walter,

    Não querendo abusar, mas já abusando...
    Mesmo não sendo específico para motores diesel, será que a refrigeração será suficiente ?
    E em relação às medidas, achas que é menor que o D20 ? Pois no Engesa o original da D20 não cabe!

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #4
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Walter,

    Não querendo abusar, mas já abusando...
    Mesmo não sendo específico para motores diesel, será que a refrigeração será suficiente ?
    E em relação às medidas, achas que é menor que o D20 ? Pois no Engesa o original da D20 não cabe!

    []'s...
    Eduardo,
    Estamos aki pra isso, hoje vc precisa de mim, e amanhã posso precisar de você, pode perguntar o quanto quiser...
    Vamos as perguntas então...
    Nunca tive um Jeep com motor diesel, mas considerando que o motor 4.1MPFI trabalhe em faixas de temperaturas muito altas (maior que o ponto de ebulição algumas vezes) e o radiador da S10 dá conta dele, este radiador deve suprir as necessidades do seu motor diesel tranquilamente...
    Quanto a dimensão deles, eu ainda não coloquei eles cara-a-cara mas se voce analisar o tamanho da frente da D-20 e o tamanho da frente da S-10, o da S-10 tende a ser menor... mas isso eh soh um pre suposto, não posso te garantir que ele seja menor... ALOW PESSOAL QUE TEM RADIADOR DA S-10, TAUM NA ESCUTA?

    []´s

  • #5
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Pessoal

    O vaso de expansão é usado em modernos sistemas de refrigeração onde a temperatura da água passa, facilmente do pondo de ebulição (100ºC).

    A tampa simples de radiador, quando a temperatura chega próxima ao ponto de ebulição, abre e libera a pressão soltando água. Com o passar do tempo a tampa "encraca" e ou libera água com baixa pressão ou trava de vez muitas vezes causando outros problemas como mangueiras e juntas estouradas.

    Com o vaso de expansão há mais espaço para a água expandir-se quando em temperaturas mais elevadas ( maiores que 90ºC), sem que seja dispensada pela tampa. Esta é a diferença do sistema convencional e do sistema moderno com vaso de expansão.

    Obviamente, maior temperatura, maior pressão, por isso radiadores mais modernos tbem são necessários.

    Mais uma coisa, CUIDADO, motores injetados trabalham com temperaturas maiores (90 à 115ºC) e sistemas convencionais acabam por dispensar a água e causando falta de refrigeração.

    espero ter ajudado...

  • #6
    Isso ae Fugger!!!
    Por isso q gosto deste Fórum... cada um dá uma "polida" na resposta do outro!!!

    []´s

  • #7
    Podemos adaptar um vaso de expansão no radiador antigo do Jeep?

    Qual o benefício que teríamos?

    A ligação entre o vaso de expansão e o radiador do Jeep, poderia ser feita através do "ladrão" existente no gargalo do radiador?

    Em que altura deve ficar o vaso de expansão?

    De qualquer veículo atual serviria?

    Obrigado e um abraço a todos

    João Ricardo.
    CJ 5 - 63

  • #8
    João Ricardo,
    Teoricamente não é possível, pois os motores que utilizam vaso expansão tranalham com pressões e temperaturas mais altas que os radiadores antigos, como nosso amigo Fugger falou...
    Porém pode ser tentado, pois o Giovani mesmo está usando o radiador da Rural com vaso expansão, mas para isso a parte de cima do radiador foi refeita, e não existe mais o "ladrao" nem a tampa na parte superior...
    Veja as fotos no album pessoal do Giovani..

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Caro Walter

    Sem querer discordar mas já discordando, adaptar um vaso de expansão no sistema do Cj é possivel sim. Para isto basta retirar a tampa do radiador original e substitui-la por uma "tampa" igual a parte de baixo do radiador, e adaptar o vaso nas mangueiras de acesso ao motor.

    João Ricardo, quanto a vantagem deste sistema no CJ com motor original é nenhuma, somente mais parafernalha pra dar ptoblema nas trilhas.


    Valeu

  • #10
    Citação Postado originalmente por fugger
    Pessoal

    O vaso de expansão é usado em modernos sistemas de refrigeração onde a temperatura da água passa, facilmente do pondo de ebulição (100ºC).

    A tampa simples de radiador, quando a temperatura chega próxima ao ponto de ebulição, abre e libera a pressão soltando água. Com o passar do tempo a tampa "encraca" e ou libera água com baixa pressão ou trava de vez muitas vezes causando outros problemas como mangueiras e juntas estouradas.

    Com o vaso de expansão há mais espaço para a água expandir-se quando em temperaturas mais elevadas ( maiores que 90ºC), sem que seja dispensada pela tampa. Esta é a diferença do sistema convencional e do sistema moderno com vaso de expansão.

    Obviamente, maior temperatura, maior pressão, por isso radiadores mais modernos tbem são necessários.

    Mais uma coisa, CUIDADO, motores injetados trabalham com temperaturas maiores (90 à 115ºC) e sistemas convencionais acabam por dispensar a água e causando falta de refrigeração.

    espero ter ajudado...
    Fala Fugger,
    Tah se contradizendo!?!?
    Mandei a resposta baseando-se apenas e exclusivamente no que você tinha dito na mensagem anterior, ok!?
    Se ligar o vaso de expansão lah, qualquer um sabe que ele vai funcionar... agora se o radiador vai aguentar eh outra história (pelo que você mesmo disse)...

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Walter

    Não estou me contradizendo, apenas dando opiniões diferentes a motorizações diferentes, modernos e antigos.

  • #12
    A tah.. sim sim sim....

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade