Otavio,
voce tem uma foto para eu dar uma olhada nesse vaso expansor?? eu queria um no meu jeep, uma vez eu quis importar essa peça, mas no final com impostos, etc etc sairia quase o preço que esta anunciado no ML.... ai não vale a pena.
essa ideia que voce falou ai é boa, mas eu não entendi os esquemas de entrada de ladrão, saida do ladrão etc etc
Abração
Felipe Kowalski
Felipe, seguem as imagens da solução realizada em meu Jeep:
a imagem 12 mostra como ficou no final o vaso de expansão, ele tem capacidade de cerca de 2 litros.
a imagem 15 mostra a tampa sem as válvulas no radiador a mangueira de saida segue em direção à imagem 13
a imagem 13 mostra a entrada de água no findo do vaso expansor
a imagem 14 mostra a tampa do vaso de expansão, que é a antiga do radiador e a mangueira que aparece é o ladrão.
O vaso expansor não melhora a refrigeração do motor não. ele evita a perda do fluido do radiador apenas. Sem ele, normalmente o radiador funciona com menos água, o que piora a refrigeração do motor.
Provavelmente devo colocar esse vaso de expansão dentro do cofre do motor, não gostei muito dele preso na grade dianteira.
Como estou muito longe do Jeep, as fotos demoraram demais para serem postadas (e foram fotos de celular)
Aparenta ser a adaptação de um extintor de incêndio.
Otávio,
Acertei?
[]'s
Bom dia!
Passou perto.
O vaso de expansão não foi fabricado especialmente para o Jeep Cj3a placa GTT3061 - nenhum outro carro tem esse reservatório.
Quando solicitei a adaptação, pensei realmente em extintor de incêndio mas o mecanico preferiu fabricá-lo em chapa de ferro (é grossa, cerca de 1 mm) e depois de pronto, recebeu um tratamento interno contra ferrugem.
IMHO se fosse fabricado em cobre ficaria melhor ainda. mesmo que a chapa fosse bem mais fina.
Antes de ter esse vaso de expansão, eu utilizava uma garrafa PET de 2 litros para não perder o fluido do radiador.
eu tinha pensando em um extintor.... mas achei melhor nao falar nada hehehe
uma otima ideia essa, acho que antes de fazer um de chapa igual ao seu, vou tentar inventar com extintor..... outra coisa, esse troço na frente da grade não atrapalha na ventilação do motor? o motor não esquenta de mais? não fica trabalhando acima da temperatura?
eu tinha pensando em um extintor.... mas achei melhor nao falar nada hehehe
uma otima ideia essa, acho que antes de fazer um de chapa igual ao seu, vou tentar inventar com extintor..... outra coisa, esse troço na frente da grade não atrapalha na ventilação do motor? o motor não esquenta de mais? não fica trabalhando acima da temperatura?
Abração
Felipe Kowalski
Felipe,
Como disse no último e-mail, estou muito longe de meu Jeep (750 km).
Da última vez que usei o Jeep, foi para trazer da oficina e o Jeep esquentou acima do normal. Os motivos não tinham nada a ver com o vaso de expansão - O cabo do afogador estava curto demais (afogador meio puxado) e o ponto estava atrasado demais.
Assim, não acredito que atrapalhe a ventilação do motor
otavio esse "troço" na frente da grade é original e igual do exercito americano na segunda guerra, nos jeeps que iam para o deserto. não vai atrapalhar a ventilação, a area de entrada ainda é muito grande e a função da hélice no motor é sugar o ar pela grade logo tem muito espaço
m.vinicius,
eu pergunto pois os Jeeps do SAS(os famosos ratos do deserto), que lutaram no deserto, tinham as aletas da grade cortadas... só deixavam 2 aletas pra grade não desmontar.... então achei que fosse pra melhorar a ventilação.
é.... temos que ver que nos não estamos no deserto tambem.... a diferença de temperatura é grande, então acho que não terá problemas. e tambem tem o helice do ventilador que fica puxando o ar....