x
Convex Datacenter
Página 6 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 166

Tópico: Vaso expansor

  • #61
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5



    Zepi

    não importa o motor.

    é o que eu acabei de escrever .... o princípio é o mesmo .... a água é a mesma ... a pressão atmosférica é a mesma .... os motores trabalham a pressões e temperaturas semelhantes.

    O tema está se complicando sem necessidade.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #62
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Zepi:
    A tampa do radiador eu comprei em uma loja de auto-peça.. acho que era para chevette (não lembro bem). Eu entrei na primeira loja que vi e pedi uma tampa sem valvula, a pressão não importa pq nao tem valvula nenhuma p/ abrir.
    só para constar, meu motor é GM 6cc!! Na mensagem eu quis passar a "receita" que usei e que deu certo!!!
    Vc que esta pondo um falcon, acho interessante pensar em algo assim tb!!
    Sds
    Andre

  • #63
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Obrigado pela explicação André!

    Leopoldo,não queria complicar,mas é que pensei poderia haver diferença de pressão entre um motor e outro,já que existe um tipo de tampa(pressão) para cada carro.
    Se existem válvulas com diferentes pressões pensei que os sistemas fossem diferentes,do contrário todas teriam a mesma pressão.
    Mas desculpe se tumultuei o tópico com minhas dúvidas.

  • #64
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    E afinal se tem que colocar uma tampa sem válvula,não seria mais prático,e barato,usar a própria tampa original sem as tais?

  • #65
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Zepi ...

    Nada ver, não se preocupe ... vc não está tumultuando o tópico.

    E que o tema é razoávelmente simples e vejo que muitos ainda confundem o sistema selado com o de expansão.

    Sobre as tampas serem ligeiramente diferentes, levem isto em consideração:

    - quando copiamos um sistema desenvolvido para um motor específico num veículo específico, não podemos esperar que a migração deste projeto daquele motor/veiculo para uma adaptação num jeep seja ipsis literis, dadas as diferenças na compartimentalização do motor no cofre, tamanho do radiador antes usado, velocidade de avanço, ventilação proporcionada pela carroceria/grade, etc....

    Ao passar para um jeep, as características mudam e a boa engenharia de adaptação com certeza determinará certos ajustes, por exemplo:

    - essa tampa não serve mais mas, aquela de Xº (a mais ou menos) cai como uma luva....

    Para o bocal do radiador (caso não tenha sido tamponado = bocal fechado com solda), em um jeep com sistema adaptado ao selado:

    coloca-se uma tampa sem válvula, ou uma tampa de pressão igual da tampa do recipiente de pressão do sistema selado ... 14 lbs.


    1- Posso colocar uma tampa de menor pressão?

    pode, desde que vc coloque na saída de dreno ou escape do bocal do radiador uma mangueira para um recipiente coletor como o do opala.

    Fica um sistema selado com retorno. Quando a pressão sobe, a água vaza pela tampa de menor pressão e vaza para o recipiente coletor, mantendo sempre o radiador cheio ... que é o que interessa. Depois ao esfriar, o radiador suga tudo o que deve e ... fica cheio de novo ... muito bom.

    Neste caso, sempre vazará água pela de menor pressão .... óbvio ... e provávelmente sempre o motor vai ventilar por essa mesma tampa .... se houver sistema do opala conectado, vc verá a água retornando por ela.

    OBSERVE as perdas de carga no sistema, pois pode sair por ela mas pode não entrar por ela... aí vem os "ajustes" de tampas.


    Ao instalar uma tampa nova, faça um favor a sí mesmo ......

    - faça um polimento no bocal do radiador com bombrill para as borrachas se assentarem em cima de superfícies limpas .... não faça serviço PUERCO, montando em cima de bocal torto ou cheio de lama de motor.

    - se o bocal estiver torto, não vai funcionar como deve, pois a tampa que tem 2 válvulas não vai assentar.


    2- Posso colocar as 2 tampas com 14 lbs ?

    pode mas, observe que toda vez que o motor cuspir água, vc tem que verificar se o que falta depois não causa superaquecimento.

    Vc também tem que verificar quem está vazando ... no radiador ou no recipiente de pressão do sistema selado. Se vazar pela tampa do radiador, vc terá bolsão de ar no topo do radiador ... mau sinal .... pode manter a tampa lá mas vai ter que colocar um recipiente coletor, senão o bolsão causará falta de água de refrigeração. PUERCO !

    se acontece isso, vc volta ao caso anterior.... recipiente coletor.


    3- posso colocar as 2 tampas sem válvulas ?

    não ! seu radiador, ou mangueiras ou selo da bomba vai explodir ! e não pergunte se bomba não tem que explodir !


    4- Depois de montado o seu sistema, teste em casa ... não saia pela rua esperando dar problema a 100 km de casa !

    ligue o motor e deixe ele em marcha lenta com o capo fechado, na garagem, até a temperatura chegar ao máximo permitido ... disparando a ventoínha, se for elétrica ou se for mecanica, vc fica de olho no termometro.

    se tudo funcionar como deve e vc não morrer intoxicado com o CO (garagem aberta .. por favor !), seu motor tem que trabalhar mais frio que sem o sistema ou .... que algo exploda.

    se vazar, em algum lugar, só mexa/ajuste/teste outras tampas com o motor FRIO.

    depois de quente, desce do jeep, abre o capo e SÓ DEPOIS, desliga o motor.

    cuidado que a água está beeeeem, quente .... fique longe do motor se algo estourar e espirar água quente, vc não será escaldado até os ossos !

    espere uns 10 minutos longe do motor e se nada explodir, liga de novo e veja tudo funciona direito de novo.

    FUNCIONA?

    pode testar na rua ... num dia quente, ensolarado .... deverá funcionar muito bem.


    LEMBREM sempre de :

    se colocarem sistema selado e o bocal do radiador for tamponado (soldado), o recipiente de pressão onde vai a tampa nova COM válvulas TEM que estar ACIMA do nível do radiador para quando encher o recipiente, encher o radiador em 1º lugar, senão haverá bolsão de ar no topo do radiador e o sistema não vai funcionar como deve e possívelmente o motor vai trabalhar mais quente ou como estava antes ... desperdício de tempo e $$$ numa adaptação PUERCA.

    AH! mas uns não concordam ...

    é a física ... vasos comunicantes .... não adianta discutir com a evidência cabal

    AH! mas eu tenho um .... por exemplo: renault ou peujeot ... e o vaso de pressão do sistema selado está no mesmo nível ou abaixo.

    pois é ... mas tem uma válvula no meio da mangueira para sangrar o ar ... vai procurar ...

    ih ! eu não sabia .

    Pois é ... é por isso que seu motor esquentava ... cabeça de bagre !
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #66
    Leopoldo,

    Lendo sua explicação, surgiu uma dúvida:

    Posso colocar uma tampa de 7 libras no radiador e uma de 14 libras no reservatório?

    Dessa forma, quando a água do radiador esquentar gerando a pressão maior que 7 libras, a água iria para o reservatório. Neste momento, o sistema começaria a subir a pressão, até o limite de 14 libras, quando a válvula do reservatório entraria em ação. Desta forma, a água do reservatório, quando a pressão do radiador baixasse de 7 libras, seria empurrada para o radiador, ao invés de ser sugada, e ficaríamos com dois "fusíveis no sistema".

    []'s

  • #67
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    enquanto vc escrevia, eu revisava o texto... ainda estou mandando uns "acertos"

    volta lá daqui à pouco!
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #68
    Não entendi.

    A resposta seria a nº 1?

    É um sistema com dois reservatórios? Um com tampa de 14lbs e outro com tampa sem pressão (o do Opala)?

    []'s

  • #69
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Isso.

    Somente observe que a tampa de 14 lbs não será fusível pois provávelmente nunca funcionará sob pressão ... a de 7 lbs sempre abre antes.

    Essa de 14 lbs talvez só trabalhe no caso de depressão.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #70
    Leopoldo,

    Não vejo vantagem para esse sistema, pois toda a operação ocorrerá entre o radiador e o reservatório do Opala, ficando o reservatório "pressurizado" sem função em 99% do tempo (se é que vai ter utilidade).

    []'s

  • #71
    Banido
    Entrada
    05/11/2006
    Posts
    360
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Zepi ...

    Nada ver, não se preocupe ... vc não está tumultuando o tópico.

    E que o tema é razoávelmente simples e vejo que muitos ainda confundem o sistema selado com o de expansão.

    Sobre as tampas serem ligeiramente diferentes, levem isto em consideração:

    - quando copiamos um sistema desenvolvido para um motor específico num veículo específico, não podemos esperar que a migração deste projeto daquele motor/veiculo para uma adaptação num jeep seja ipsis literis, dadas as diferenças na compartimentalização do motor no cofre, tamanho do radiador antes usado, velocidade de avanço, ventilação proporcionada pela carroceria/grade, etc....

    Ao passar para um jeep, as características mudam e a boa engenharia de adaptação com certeza determinará certos ajustes, por exemplo:

    - essa tampa não serve mais mas, aquela de Xº (a mais ou menos) cai como uma luva....

    Para o bocal do radiador (caso não tenha sido tamponado = bocal fechado com solda), em um jeep com sistema adaptado ao selado:

    coloca-se uma tampa sem válvula, ou uma tampa de pressão igual da tampa do recipiente de pressão do sistema selado ... 14 lbs.


    1- Posso colocar uma tampa de menor pressão?

    pode, desde que vc coloque na saída de dreno ou escape do bocal do radiador uma mangueira para um recipiente coletor como o do opala.

    Fica um sistema selado com retorno. Quando a pressão sobe, a água vaza pela tampa de menor pressão e vaza para o recipiente coletor, mantendo sempre o radiador cheio ... que é o que interessa. Depois ao esfriar, o radiador suga tudo o que deve e ... fica cheio de novo ... muito bom.

    Neste caso, sempre vazará água pela de menor pressão .... óbvio ... e provávelmente sempre o motor vai ventilar por essa mesma tampa .... se houver sistema do opala conectado, vc verá a água retornando por ela.

    OBSERVE as perdas de carga no sistema, pois pode sair por ela mas pode não entrar por ela... aí vem os "ajustes" de tampas.


    Ao instalar uma tampa nova, faça um favor a sí mesmo ......

    - faça um polimento no bocal do radiador com bombrill para as borrachas se assentarem em cima de superfícies limpas .... não faça serviço PUERCO, montando em cima de bocal torto ou cheio de lama de motor.

    - se o bocal estiver torto, não vai funcionar como deve, pois a tampa que tem 2 válvulas não vai assentar.


    2- Posso colocar as 2 tampas com 14 lbs ?

    pode mas, observe que toda vez que o motor cuspir água, vc tem que verificar se o que falta depois não causa superaquecimento.

    Vc também tem que verificar quem está vazando ... no radiador ou no recipiente de pressão do sistema selado. Se vazar pela tampa do radiador, vc terá bolsão de ar no topo do radiador ... mau sinal .... pode manter a tampa lá mas vai ter que colocar um recipiente coletor, senão o bolsão causará falta de água de refrigeração. PUERCO !

    se acontece isso, vc volta ao caso anterior.... recipiente coletor.


    3- posso colocar as 2 tampas sem válvulas ?

    não ! seu radiador, ou mangueiras ou selo da bomba vai explodir ! e não pergunte se bomba não tem que explodir !


    4- Depois de montado o seu sistema, teste em casa ... não saia pela rua esperando dar problema a 100 km de casa !

    ligue o motor e deixe ele em marcha lenta com o capo fechado, na garagem, até a temperatura chegar ao máximo permitido ... disparando a ventoínha, se for elétrica ou se for mecanica, vc fica de olho no termometro.

    se tudo funcionar como deve e vc não morrer intoxicado com o CO (garagem aberta .. por favor !), seu motor tem que trabalhar mais frio que sem o sistema ou .... que algo exploda.

    se vazar, em algum lugar, só mexa/ajuste/teste outras tampas com o motor FRIO.

    depois de quente, desce do jeep, abre o capo e SÓ DEPOIS, desliga o motor.

    cuidado que a água está beeeeem, quente .... fique longe do motor se algo estourar e espirar água quente, vc não será escaldado até os ossos !

    espere uns 10 minutos longe do motor e se nada explodir, liga de novo e veja tudo funciona direito de novo.

    FUNCIONA?

    pode testar na rua ... num dia quente, ensolarado .... deverá funcionar muito bem.


    LEMBREM sempre de :

    se colocarem sistema selado e o bocal do radiador for tamponado (soldado), o recipiente de pressão onde vai a tampa nova COM válvulas TEM que estar ACIMA do nível do radiador para quando encher o recipiente, encher o radiador em 1º lugar, senão haverá bolsão de ar no topo do radiador e o sistema não vai funcionar como deve e possívelmente o motor vai trabalhar mais quente ou como estava antes ... desperdício de tempo e $$$ numa adaptação PUERCA.

    AH! mas uns não concordam ...

    é a física ... vasos comunicantes .... não adianta discutir com a evidência cabal

    AH! mas eu tenho um .... por exemplo: renault ou peujeot ... e o vaso de pressão do sistema selado está no mesmo nível ou abaixo.

    pois é ... mas tem uma válvula no meio da mangueira para sangrar o ar ... vai procurar ...

    ih ! eu não sabia .

    Pois é ... é por isso que seu motor esquentava ... cabeça de bagre !
    eai Mestre depois dessa só tomando uma gelada agora posso fazer uma perguntinha ,já fazendo, e se o radiador furar com o veiculo em funcionamento pra onde vai toda essa h2o?


    boas festas

  • #72
    Citação Postado originalmente por PIRATADOM Ver Post
    eai Mestre depois dessa só tomando uma gelada agora posso fazer uma perguntinha ,já fazendo, e se o radiador furar com o veiculo em funcionamento pra onde vai toda essa h2o?


    boas festas
    Piratadom

    Vai para o mesmo lugar que ela iria se não tivesse o reservatório extra, para o meio-ambiente

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade