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  • #1

    Question Vela com óleo será o Anel de Segmento?- Retifica motor bf161




    Aoós revisão nas velas do motor BF 161 6cc, notamos presença de óleo nas velas referente aos cilindros 2 e 5........Segundo meu meca era problema nos anéis de segmento e seria necessário levar o motor para retífica.....
    Pergunto será que o diagnostico esta correto?
    Qual o custo aproximado de uma retifica para este caso?

    ** OBS: O mesmo aconselhou (medida paliativa) usar óleo 90 - 1 lt (este óleo que eu saiba é especifico para transmissão/engrenagens) completando o saldo com óleo 50, segundo o mesmo minimizava o vazamento.......

    Agradeço orientações / comentários

    Saudações viscosas!!!

  • #2

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    A muito tempo atráz, tinha um chevette (tinha 16 anos) e, usava óleo 140 no motor, até o dia em que nem mais este resolveu

    Com óleo normal, parecia um carro da SUCAM com o fumacê

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    se for anel, queima óleo o tempo inteiro, mais ainda nas desacelerações.

    se for só nas partidas, pode ser só retentor de válvula do cabeçote.

    Pode ser um simples alinhamento dos aneis por montagem na orelha, pode ser camisa gasta, pode ser anel quebrado.

    Não necessáriamente necessitará retífica.

    Remova todas as velas e olhe o brilho da camisa com uma lanterna:

    ainda tem um padrão de riscos em X, beeeeem de leve ? pode ser só problema de anel. Está visívelmente espelhada? então a retífica é candidata.

    tá cheio de riscos de cima pra baixo? pode ter aneis quebrados.

    para ter certeza, vc pode fazer o teste de compressão, depois o de vazamento e se tudo indica perda de pressão e vazamento, desmonte e meça as camisas, mesmo sem tirar os pistões.

    Camisa ainda dentro das medidas? Pode ser que uma simples troca de anel resolva, ou pelo menos extenda a vida um tantinho.

    Não entra no desespero que quem ganha é só seu mecanico.

    Bom, vai ganhar de qualquer modo pois ele vai cobrar os testes e M.O.
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  • #5

    Wink Velas

    As dicas do Leopoldo estão perfeitas.

    Só cuidado que normalmente retífica de BF é muito mais cara de que qualquer motor convencional, deve estar por baixo uns 2,5K. O meu motor é BF. As velas não molham, mas para dar uma sobrevida ao motor se gastar tanto, troquei:

    - anéis e bronzinas (no seu caso as bronzinas não tem nada há ver com as velas).
    - válvulas de escape a admissão: estas somente retifiquei manualmente com cupeta e pó de carburundum (não pode deixar cair dentro do motor de jeito nenhum) e não vazam mais.
    - No carter do BF também tem um respiro que se tiver algo entupido ou vazando pode ajudar a jogar óleo para cima.

    Abraço, Bob.

  • #6
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    se for anel, queima óleo o tempo inteiro, mais ainda nas desacelerações.

    se for só nas partidas, pode ser só retentor de válvula do cabeçote.
    Grande Mestre Leopoldo!!!
    O meu motor (GM 6cc) tá assim.. nas desacelarações dá uma fumada,cor branca... mas é logo que liga e depois de uns 5 minutos desaparece!!
    Para verificar se realmente to com problema de anel, faço o mesmo teste? olhar as camisas?
    Que outros testes posso fazer para tomar a decisao de abrir ou nao o motor?
    Sds
    Andre

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Se a fumaça tem cheiro de óleo queimado, pode trocar os retentores das válvulas e parece ser isso pela descrição, mas se a fumaça tem cheiro de combustível - gasolina ou alcool, pode ser simples encharque do coletor de admissão .... percolamento.

    Retentor não dá vazamento de compressão, mas se vc quer saber dos pistões/camisas, faça o teste de compressão com o manômetro e o de vazamento ... também com manômetro. Pode fazer também o visual das camisas.

    Só depois parta para um dimensional.

    É a mesma coisa que o explicado lá em cima. Nem sempre precisa retificar.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Citação Postado originalmente por Alexandre Targino Ver Post
    Aoós revisão nas velas do motor BF 161 6cc, notamos presença de óleo nas velas referente aos cilindros 2 e 5........Segundo meu meca era problema nos anéis de segmento e seria necessário levar o motor para retífica.....
    Pergunto será que o diagnostico esta correto?
    Qual o custo aproximado de uma retifica para este caso?

    ** OBS: O mesmo aconselhou (medida paliativa) usar óleo 90 - 1 lt (este óleo que eu saiba é especifico para transmissão/engrenagens) completando o saldo com óleo 50, segundo o mesmo minimizava o vazamento.......

    Agradeço orientações / comentários

    Saudações viscosas!!!
    Esse óleo pode causar mais desgaste em outras partes do motor, afinal é bem mais viscoso do que o projetado para o motor
    Se vc colocar tuchos de vela pode ser que prolongue bastante a retífica ...

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Citação Postado originalmente por Felipe
    Se vc colocar tuchos de vela pode ser que prolongue bastante a retífica ...
    Isso aí é tão gambi quanto a parada do óleo 140... O motor perde rendimento porque o eletrodo das velas fica distante da camara de combustão.

    []'s

  • #10
    é verdade, perde rendimento, mas dá pra andar bem melhor do que com um cilindro a menos. é apenas um paliativo, não uma solução
    em comparação com o uso do óleo, o óleo com viscosidade maior pode causar danos no motor por falta de lubrificação, já o tucho não só prejudica o desempenho, não danifica o motor
    vai usando o tucho enquanto prepara o bolso pra retífica

  • #11

    Red face

    Desculpe a ignorância mas o que é tucho de vela?

    É tipo um anel roscado (extensão) que entra local onde fica as velas?

    Este final de semana, atolei (sepei) a traseira do Jeep num areial (areia de praia fofa) em Porto de Galinhas......trilha de areia fofa onde os Buggis levam os turistas para passear........e depois de cavar e colocar madeira, palhas de coqueiro, etc consegui tirar o Jeep e passar na velocidade..............só que notei que o Jeep parecia sem força.....engatei 4x4 reduzida e nada só depois de muito esforço consegui sair.........na volta para casa de praia (5 km) na estrada o Jeep começou a falhar muito, parecia falta de gasosa...parei no posto e abasteci e ele continuou a falhar.......parecia que não tinha mais força......até parar de vez...........como já comentado acima a viatura esta apresentando óleo nos cilindros 2 E 5. Limpei todas as velas e notei a presença de óleo apenas no clilindro 2......passei a chave e pronto a viatura pegou novamente !! Consegui retornar para casa (5 km) só que notei que motor estava falhando e não tinha mais a mesma força e está fumaçando principalmente quanto acelero e solto..........
    Será que o motor agora foi de vez?

  • #12
    Sim, o tucho é isso mesmo q vc descreveu, também é chamado de prolongador de vela. Como mencionado antes, é uma gambiarra, quebra o galho enquanto vc prepara o bolso pra solução definitiva, que pode variar desde simples troca de anéis, retífica até q troca do motor inteiro.

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