x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 63
  • #13
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5



    Caros depoentes, supondo que tudo esteja montado corretamente ....

    O freio à disco, como o tópico menciona, freia menos que o referido à tambor ???? eis a questão.

    A resposta é:

    Sim.

    comparado com um freio à tambor num mesmo veículo, o tambor tem mais capacidade de frenar a roda que o disco !

    vamos descrever as diferenças:

    - À tambor freia mais pq possui um efeito alavanca (de uma extremidade da lona para a outra, ou melhor do pistão de roda sobre o apoio no sistema simplex ou lona que apoia a outra lona no sistema duplex) ... isso não acontece com a pastilha sobre o disco.

    - À tambor possui maior área de contato que a pastilha sobre o disco.

    então, pq desenvolveram o freio à disco?

    pq conforme as rodas diminuiram dos aros 20" para os 16" .. 15" .. 14" .. 13" ... as velocidades periféricas nas rodas aumentaram muito.
    pq é mais simples de manter
    pq ocupa menos espaço
    pq recupera mais rápido se molhado
    pq se recupera da superfície queimada da lona instantâneamente
    pq permite maior estabilidade de frenagem
    pq não possuindo o espaço entre a lona e a panela atua muito mais rápido
    pq refrigera muito mais que a panela

    Mas por ter menor área, ser mais compacto e não possuir efeito alavanca, necessita maoires pressões no sistema e, é por isso que necessita do servo-freio.

    Não é a cuica ou hidrovácuo dos antigos sistemas ....... é o servo-freio, aquela panela preta entre a parede de fogo e o cilindro mestre.

    Quando instala-se o freio à disco no jeep, tem que se colocar um servo compatível, senão o pedal fica "duro" e parece que vai passar pelo poste !

    Esse compatível em pressão é a razão de multiplicação de força que CADA servo possui.

    Se o pedal está "duro", deve-se trocar por um servo de maior relação de multiplicação de força.

    !
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #14
    Tavio,

    Desculpe a pergunta, mas precisamos esgotar as possibilidades: as pinças foram montadas nos lados corretos, a pinça direita na direita e a esquerda na esquerda? Pergunto isso pois ja vi situações em que inverteram a ordem das pinças e ai o sangrador ficou para baixo, sendo impossível sangrar corretamente. Isso acontece as vezes porque as pinças do Kadett (pelo menos as minhas) possuem o direito e esquerdo marcado do ponto de vista de quem olha o carro de frente e geralmente no determinamos o direito e esquerdo na posição do otorista. Consegui ser claro? O meu cj tem os quatro discos, cilindro original do jeep (pedaleira suspensa) não tem hidrovácuo e freia muito bem.

    Abraços.

    Hudson.

  • #15
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Leopoldo, já tinha ouvido falar disso, só não sabia se realmente era verdade ou não essa afirmação. Inclusive lembro de terem citado o exemplo de caminhões e outras viaturas pesadas, que não usam freio da disco.

    De resto, o Leopoldo matou a questão com sua explicação: cilindro-mestre com maiores diâmetros geralmente necessitam de hidrovácuos maiores, p/ que não se tenha um pedal de freio "pesado".
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Pandur,

    Tem outras consequências:

    Como o pistão da pinça é enorme em relação ao cilindro de roda, o volume deslocado na frenada também o é.

    Quanto maior o pistão da pinça, maior tem de ser o volume deslocado e então maior tem de ser o diâmetro do cilindro mestre e consequentemente maior o servo.

    Isso funciona ao contrário que deveria pois quanto menor o diâmetro do cilindro mestre maior a pressão, mas como o volume é menor .... fica a questão acima.

    Freio a disco é casamento entre pinça/pastilha/disco - diâmetro do mestre/pressão do servo.

    É também por isso que qualquer folga no(s) cubo(s) e roda... a folga no pedal é enorme.

    E esquece o conceito do hidrovácuo .... isso não se usa mais .... é servo-freio apenas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
    caros colegas tenho dois relatos para vc's.:
    1º- tenho um tempra style turbo, muito rápido, levei no mecânico para uma geral e este trocou as pastilhas de freio originais pela "frasle" acho que é assim que se escreve, e dei uma volta com o carro antes de pegar estrada e ir para um raid em sj campos onde piloto o jeepde meu irmão, o carro não parava. voltei ao mecânico e ele falou que as pastilhas tinham que assentar no disco antes e que deveria rodar um pouco, para ter melhor resultado. atropelei uns tres quebra-molas. rodei mais ou menos 1000 km(ida e volta a sj campos) e o carro não parava. fui a uma concessionaria fiat e comprei as pastilhas originais, trocaram na hora e sindo da fiat, pisei no freio (com força) e quase bati a cabeça no vidro. o carro para na hora!
    2º- no meu jeep era a mesma coisa, estava já comprando cilindro mestre e hidovácuo novos da f1000, quando em um indoor meu freio acabou de vez( devido à areia do terreno de tanto lixar as pastilhas) resolvi comprar as pastilhas da kombi originais numa concessionária VW, anteriores "frasle", o jeep passou a freiar umas 4 ou 5 vezes melhor. se nos dois casos as pastilhas originais freiam muito melhor, então trocar as pastilhas traseiras tbem! ficou a dúvida se não passaria a arrastar a traseira. deixei então as "frasle" na traseira para evitar o arrasto indesejado da mesma.
    resumindo prefiro pagar duas ou tres vezes mais numa pastilhas original do que correr o risco, afinal em "ECONOMIZAR EM FREIO E DESPEDIÇAR EM SEGURANÇA"

  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Talking

    Bem lembrado !

    Eu, o master cabeça de bagre tinha esquecido de falar sobre outro detalhe.

    Adicionem isto aos testes de compatibilização de freio:

    O mecanico estava em dizer que a pastilha tem que assentar no disco já usado mas, tem outra coisa que não se explica no manual e muitos nem tem ideia disto:

    - Cobreq, frasle, bendix, e outras ... fabricam pastilhas que possuem "dureza" diferentes. As pastilhas são determinadas pelo fabricante para faixas de velocidade.

    Algumas pastilhas são mais "moles" que outras e isso é devido aos componentes/materiais da resina. Pastilhas "moles" são para veículos que andam mais devagar. Pastilhas mais "duras" é para veículos que rodam mais rápido.

    Pastilhas moles em carros rápidos desgastam muito depressa .

    Pastilhas mais duras, em carros que andam mais devagar .... deixam o pedal + duro e o carro para !

    A pastilha certa, no veículo certo ... ao pisar, vc sente os efeitos da frenagem.

    DICA:

    A saúde do freio a disco é determinada pela poeira preta que este faz.

    Se o seu freio a disco não faz poeira preta e/ou canta toda vez que vc pisa no pedal ..... esta usando uma pastilha "muito dura"

    compre de outra marca e teste !

    pastilha "muito dura" esfola o disco, vibra e canta, isso quer dizer: estou detonando o disco !
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Pessoal, estou pensando tambem em colocar freio a disco no meu CJ(primeiramente só na dianteira e futuramente....quem sabe na traseira também.... depois que o Otávio descobrir o problema no dele....hehehe....)e tenho lido bastante sobre esta adaptação aqui no fórum e gostaria de saber se minhas conclusões estão certas ou ainda falta alguma coisa:
    1-pedaleiras e servo freio do opala
    2-cilindro mestre da f1000 (ou deveria ser servo freio e cilindro mestre da f1000?)
    3-pinças da kombi (com pastilhas originais)
    4-discos (estou em dúvida qual o melhor modelo)

    ... o que mais falta?
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #20
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Verifique as mangueiras que vão ao servo ou hidro vácuo. Já vi mangueira comprida e quase dobrada no sistema fazer os efeitos que vc mencionou, nessas adaptações....

    O discos tem que estarem lisos, sem ranhuras ou gastos.

    Não sei se tem haver, mas tem uma turma que manuseia as pastilhas com mão suja de graxa e óleo, que para mim, isso contamina de alguma forma a pastilha e que isso não sai mais.

  • #21

    ????

    Citação Postado originalmente por Hudson Buck
    Desculpe a pergunta, mas precisamos esgotar as possibilidades: as pinças foram montadas nos lados corretos, a pinça direita na direita e a esquerda na esquerda?
    Não precisa se desculpar eu creio que as pinças foram sim colocadas direito, pois o local que eu levo aqui em campinas mexe exclusivamente com freios e tenho confiança no trabalho deles. Mas vou verificar.

    Ilmo mestre Leopoldo, para suas explicações.
    Mas é algo que muito depois que li muito em outros tópicos, até um onde você corrigiu alguem falando do hidrovácuo que agora é servo freio pergunto:
    Se eu trocar o cilindro mestre por um da F1000 por exemplo que segundo muitos é PNP com o servo do Opala vou ter o pedal mais duro!?
    Muito mais duro?
    Para ilustrar possiveis questionamentos que eu tinha... até achar esse aqui
    http://www.mfreios.com.br/novidades/...o_funciona.htm

    Citação Postado originalmente por Leopoldo
    A saúde do freio a disco é determinada pela poeira preta que este faz.
    Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas???? Eu nunca vi nenhum.
    Mestre, então... quando colocamos um kit de freio traseiro do Golf/Kadett que são carros de velocidade maior possuem dureza maior, logo em nosso caso não seria o ideal? Há pastilhas mais moles para estes carros?

    Citação Postado originalmente por haundrich
    Verifique as mangueiras que vão ao servo ou hidro vácuo. Já vi mangueira comprida e quase dobrada no sistema fazer os efeitos que vc mencionou, nessas adaptações....
    O discos tem que estarem lisos, sem ranhuras ou gastos.
    haundrich, no meu caso a tubulação está sim ok. Troquei toda a tubulação recentemente o disco é novo também. Esse final de semana acabei entrando em baixo dele e observei isso está blz..

    Bom, vou amanhã voltar ao mecânico para ver o que possa ser.
    Pontos a serem revistos:
    1 - pinças invertidas
    2 - Servo freio pode estar vazando
    3 - tubulação com problema
    4 - Cilindro mestre insuficiente(trocar pelo da F1000)
    5 - Pastilhas muito duras, trocar por umas mais moles.

    Sidnei, qdo descobrir o que era eu volto aqui contar... pode deixar.
    A todos, meu muito obrigado.
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #22
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas????
    O meu faz, a picape do meu pai também, freio a disco nas 4 com pinças band. Já usei pastilha nakata e cobreq, com a frasle faz bem menos, deve ser o tipo de material de cada marca.

  • #23
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por tavio_g
    1- Se eu trocar o cilindro mestre por um da F1000 por exemplo que segundo muitos é PNP com o servo do Opala vou ter o pedal mais duro!? Muito mais duro?

    2- Alguém aqui tem um jeep que faz poeira e deixa as rodas pretas????

    3- quando colocamos um kit de freio traseiro do Golf/Kadett que são carros de velocidade maior possuem dureza maior, logo em nosso caso não seria o ideal? Há pastilhas mais moles para estes carros?
    1- Não é pq esse é do opala e aquele é da F-1000. VC tem que ver as diferenças "hidráulicas". O que define esse ou aquele é o curso e o diâmetro do pistão.
    Só assim vc consegue supor como seu freio vai se comportar pois, quanto menor for DIA do cilindro, maior a pressão na pinça, mas cuidado, pois o volume deslocado é menor.
    Assim, um cilindro menor em DIA porém mais comprido melhora a performance na frenagem.
    Se o jeep tem a combinação disco/panela, fica pior nessas condições comparado com jeep só a disco pois, dependendo do cilindro, pode não prover o volume necessário para cobrir a folga entre lona/panela, ou no caso do disco montado em cubo com folga no rolamentos.
    Teóricamente, o disco está sempre com a pastilha escostada e só de cutucar no pedal a pinça pressiona o disco. Qualquer coisa fora disso e a performance do freio começa a degradar: tem de dar mais de uma pisada ou a freio fica muito baixo.
    Portanto, quem tem freio a disco sempre tem que verificar as folgas de rolamentos ou/e o próprio freio denuncia o problema. NO caso das lonas dá para melhorar se o eixo traseiro estiver equipado com o sistema duplex _ que pode ser extraído das rodas traseiras do landau, que tem regulagem automática de posicionamento das lonas.


    2- O meu faz a poeira preta.

    3- Pense assim: O pneu /roda do gol, é bem menor em DIA que a do Jeep. A roda do gol a 80 km/h está a uma rpm muito maiorse emparelhado com o jeep.
    A mesma pastilha que está no gol poderá então não ser tão boa no caso do jeep. Minha sugestão é: teste as pastilhas e veja quel melhor se adapta à sua velocidade média. Pense também que tem jipeiros que sempre estão na estrada e outros rodam muito em cidades. Isto também faz diferença no comportamento do freio, pois nma cidade é anda-para, na estrada não.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #24

    ??? again!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    1- Não é pq esse é do opala e aquele é da F-1000. VC tem que ver as diferenças "hidráulicas". O que define esse ou aquele é o curso e o diâmetro do pistão.
    Só assim vc consegue supor como seu freio vai se comportar pois, quanto menor for DIA do cilindro, maior a pressão na pinça, mas cuidado, pois o volume deslocado é menor.
    Assim, um cilindro menor em DIA porém mais comprido melhora a performance na frenagem.
    Leopoldo então o que é melhor? Maior volume ou maior pressão? OK, o certo seria pressão e volumes equivalentes, mas.... em Jeep tem q ser algo que chegue próximo dos dois..
    Qto mais pressão, mais leve fica o pedal, mas nao vai tanto óleo, logo o pedal tem mais curso e quanto mais volume, o pedal fica duro e com menos curso, é isso?
    No meu caso que utilizo pinças do Kadett atras e pinças do santana/gol na dianteira(UBD) o que eu devo fazer? Para esse conjunto é melhor ter mais pressão ou volume? Qdo troquei o sistema notei que o pedal se manteve igual, porém aplicando a mesma força ele nao parava. considero isso falta de pressão ou volume? O sistema de pinças requer mais o que?


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Portanto, quem tem freio a disco sempre tem que verificar as folgas de rolamentos ou/e o próprio freio denuncia o problema.
    Ja tinha pensado nisso inclusive o freio a disco, no sistema traseiro ajuda a identificar que o rolamento foi-se antes que o eixo todo se vá. certo? E até ajuda a ele não sair...

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    2- O meu faz a poeira preta.
    O meu não!!! Nem na frente.


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    3- Pense assim: O pneu /roda do gol, é bem menor em DIA que a do Jeep. A roda do gol a 80 km/h está a uma rpm muito maiorse emparelhado com o jeep.
    A mesma pastilha que está no gol poderá então não ser tão boa no caso do jeep. Minha sugestão é: teste as pastilhas e veja quel melhor se adapta à sua velocidade média.
    Falei com o meca que instalou o freio e ele disse que colocou a pastilha cobreq na traseira.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Pense também que tem jipeiros que sempre estão na estrada e outros rodam muito em cidades. Isto também faz diferença no comportamento do freio, pois nma cidade é anda-para, na estrada não.
    Eu acho que no no meu caso que viajo com ele eventualemente e uso ele bastante na cidade/trilhas a pastilha mais mole seria o ideal pois se precisa usar na estrada vai gastar um pouco mais, mas não signifcaria tanto assim. E na cidade ele pararia mesmo!
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade