x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0

    Bobina aquecendo, motor BF




    Olá pessoal,

    Antes que alguém diga alguma coisa, fiz uma pesquisa no forum e as respostas que encontrei, não foram satisfatórias, por isso resolví abrir este tópico.

    Quando ligo o jeep (motor BF, ignição normal) o motor funciona normalmente, porém quando o mesmo aquece, começa a falhar e a Bobina tá esquentando tanto que não dá nem pra colocar a mão nela.

    A princípio achei que fosse o bobina e fiz um teste colocando outra bobina nova....ficou a mesma coisa....vinte minutos tava fervendo.....Como informação, acabei de reformar todo o jeep, inclusive fiz todo o chicote novo, cabos de vela novos (bosch), tampa do distribuidor novo, rotor novo, bobininha de dentro do distribuidor nova, platinado novo, velas novas, bateria nova (70Ah), motor de arranque revisado. A bobina que estou usando é a Bosch Azul, que segundo os entendidos é pra alta amperagem.......outra informação, troquei o alternador original do motor por um do Tempra (90 A).

    Aguém tem alguma sugestão ou idéia do que possa ser......não consigo andar com o jeep por causa disso.

    Agradeço a todos antecipadamente pela ajuda.

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #2
    posso estar enganado , mas a bobiba bosch q e pra alta amperagem n e a laranja ? era a q eu tinha no carro ...

  • #3
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Olá Santoro,

    Sim, existe uma outra bobina Bosch que é específica para altas amperagens....essa que estou usando, é uma intermediária....não é a normalzinha, mas também não é a Top em se tratando de altas amperagens. Mas a questão não é a Bobina inadequada, pois como disse, coloquei outra normal (e nova) no lugar e aconteceu a mesma coisa......outra coisa, eu não uso ignição eletrônica no jeep, ele está com ignição normal, qualquer bobina, até a de fusca da Marflex, serviria......A coisa é mais complicada! Talvez a instalação, não sei......

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Raphael,
    Existem bobinas de ignicao que necessitam de resistor externo ou fio-resistencia (balast). Verifique se nao eh este o caso.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Opa, tudo bem Alessandro,

    Cara, já me falaram pra ver isso, por isso deixei o jeep hoje no auto-elétrico pra me dar algum diagnóstico......realmente não sei se eles fizeram com fio resistivo.....mas aí vai umas perguntas......Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência? Será que dei tanto azar assim? Caso eu coloque a resistência externa numa bobina que não precise, isso evitaria que ela se aqueça e por consequência não falharia o motor? Mas indo menos amperagem (por causa da resistência) para a bobina que não necessita desta resistência não afetaria as faiscas nas velas?

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência?
    Dependendo do modelo sim.
    Para eliminar duvidas, deve-se utilizar a bobina que o fabricante recomenda.
    Existem modelos que necessitam de resistencia externa e outros nao. A utilizacao de resistencia em uma bobina que nao requer este artificio, acarretara em uma faisca de menor intensidade. Desta forma, bobinas que necessitam do resistor e estiverem instaladas sem o mesmo, aqueceram demasiadamente o que reduz sua vida util.
    Outro detalhe: verifique o estado do condensador.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Galera, deixa eu pegar uma carona no tópico.

    A bobina da viatura tbém está fervendo a ponto de não conseguir encostar a mão na danada.
    A viatura é 4cc, motor OHC, ignição normal. Uso uma bobina laranja:
    Como saber se a bobina precisa dessa tal resistência?
    abs

  • #8
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Olha... eu não manjo disso, mas o que me acontecia é que alguma ligação na bobina estava invertida (não sei dizer qual).
    Daí o meca viu isso e disse que com essa ligação invertida a bobina funciona, mas esquenta logo. E que é um erro é até comum de acontecer numa montagem...
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #9
    Verdade Nero, depois que trocaram uma vez a bobina foi que começou esse problema. O cara deve ter invertido. O jeito vai ser desinverter e ver se melhora.
    Agora, qdo ela esquenta, corta a faísca e a vtr não pega!? Nem no tranco, correto? Pois o meu jeep morre e não pega, as vezes pega no tranco...

  • #10
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Galera, novas informações,

    Lembrei que antes de trocar a bomba de óleo, essa falha no motor não acontecia......e agora lendo o manual do mecânico, observei que a bomba de óleo e o distribuidor trabalham juntos, isto é, lendo o manual, existe todo um procedimento para a retirada da bomba de óleo, se não quando da reinstalação da mesma, o motor pode ficar fora de ponto de ignição. Com certeza o MECA não seguiu este procedimento que é a colocação do pistão número 1 na posição superior e o rotor do distribuidor na posição 5 horas. Ele simplesmente retirou a bomba velha e colocou a nova......percebí que depois disto, o motor começou a falhar.....até pensei que fosse o carbura e limpei ele todo.....mesmo assim continuou.....Agora eu pergunto, caso realmente seja isso (ignição fora de ponto), isso causaria o aquecimento da bobina?

    Abraço (quase chegando em um conclusão),
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #11

    Bobina aquecendo

    Rafael,
    Eu também estou com esse problema e veja bem, eu tirei a bomba de óleo e depois coloquei tudo e tenho certeza de que ficou no ponto.
    Mas a dúvida é porque o motor funciona normalmente e depois que aquece a bobina esquenta tanto e começa a falhar.
    no meu caso, fiz todas as besteiras possíveis com o BF, esclareço:
    Fiz o motor, troquei o comando de válvulas por um mais bravo, rebaixei o cabeçote (algo como 10:1), passei para álcool, troquei o carburador por um SOLEX 40 DEIS, coloquei ignição eletrônica, fiz escape dimensionado 6x2 e ainda não consegui arredontar o motor.
    Sei que ele deve apresentar um desempenho satisfatório, afinal enquanto a bobina não esquenta ele fica muito bom, mas logo em seguida ele ratea.
    Mas apesar de conseguir um funcionamento satisfatório enquanto a bobina está fria, logo que ela esquenta o motor fica rateando até apagar, olhei a faísca na vela e notei que a mesma fica quase apagada, então na câmara de explosão ela deve desaparecer.
    Como disseram que pode ser a ligação errada da bobina eu apelo ao poderoso all, que mostre qual a ligação correta, se existe um roteiro dessa ligação, porque assim podemos corrigir nossas viaturas.
    Abraços,

  • #12
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Opa...tudo bem Augusto,

    Cara, fiz uma regulagem do ponto novamente e continua aquecendo.....desta forma descobrí que também não é isso. Tive conversando com outro mecânico de jeeps aqui e o que ele me passou e que pode ser a causa é que o regulador de tensão, pode estar "desregulado". Explico, como está num dos post´s anteriores, eu troquei o alternador do jeep que era original (35A) e com o regulador Wapsa separado (aquela caixinha preta) pois antigamente os alternadores não vinham com o regulador de voltagem junto, era separado. Coloquei um Alternador do Tempra (90A), até por sugestão dos experts aqui do forum, e este novo alternador já possui o regulador de tensão dentro dele, desta forma arraquei aquele regulador Wapsa, pois não seria mais necessário. Pois bem, o mecânico disse que este novo alternador pode estar com o regulador de tensão "desregulado" ou danificado provocando um aumento de carga na Bateria.
    Estive pensando e realmente faz sentido, Pois se este regulador estiver alterado, ele pode estar sobrecarregando todo o sistema, fazendo com que a bobina esquente também.....ele disse que pra sabermos, é muito fácil, é só medir com um multímetro a carga da bateria, com o jeep ligado (qualquer auto-elétrico pode medir isso) e dar umas aceleradas, se por acaso a medição passar de 14V, é por que o alternador tá mandando carga de mais pra bateria e fazendo com que o sistema se sobrecarregue......

    Ainda não medí por falta de tempo, mas será a primeira coisa que farei quando ligar o jeep esta semana. se por acaso isso acontecer, terei que fazer uma revisão completa no alternador.

    Espero ter ajudado.....

    Abraço tracionado,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade