x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 46 de 46
  • #37



    Citação Postado originalmente por Fornara Ver Post
    Minha F-75 tem este mesmo problema e meu BF tá com platinado. Já tentei de tudo, mas agora lendo este tópico vou tentar colocar esta resistencia num eletrecista para ver se é isso. Hoje comprei uma bobina Marflex(MB.924039) de cor amarela recomendada para motores com platinado (R$ 30,00). Minha F esteve em todos os bons mecânicos da cidade e nenhum conseguiu resolver o problema. Agora sei que o problema não é mecânico e sim elétrico!! Abraço a todos
    Amigo, se vc não está utilizando bobina KW não precisa de pré-resistência. Se coloca-la, só vai fazer sua bobina comum desenvolver uma centelha mais fraca.
    Sua F75 usa que tipo de distribuidor? é original a platinado ou adaptado com sistema indutivo?

  • #38
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Olá.

    Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
    Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
    - ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
    - tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

    Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

    Boa sorte ai!
    -
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #39
    Usuário
    Entrada
    17/11/2011
    Local
    r. pombal/BA
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    olá,
    sou novo 4x4 brasil, porem tenho um jeep cj5 a + de 5 anos, mas só agora ( meses) venho me interessando em arrumá-lo, já gastei $$$$ em peças 4x4, estou com uma duvida, quero instalar uma conta giros e observei que alguns jeep têm duas bobinas instaladas!!! melhora em que duas bobinas? o meu jeep ta com bf 6 cl. se puder ajudar agradeço.

  • #40
    Usuário Avatar de avs
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Olá.

    Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
    Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
    - ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
    - tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

    Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

    Boa sorte ai!
    -

    Pessoal, tive exatamente o problema previsto acima: Depois de colocar uma resistor, o motor começou a falhar. Eu coloquei pq a bobina estava esquentando.
    Abaixo as fotos do resistor e da saída do Ignição eletrônica.

    Bobina aquecendo, motor BF-dsc00809.jpgBobina aquecendo, motor BF-dsc00811.jpg


    O que se deve fazer então, para não esquentar a bobina? Ou deixo como está e vou tentar agora regular o motor para trabalhar com uma faísca menos potente? queria um direcionamento dos nobres colegas...

    Afonso.
    Afonso

  • #41
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    AVS,

    Um sistema com ignição eletrônica do tipo mais simples (esse da 'caixinha prateada' da Bosch é um exemplo disso) mantém o primário da bobina energizado por mais tempo do que seria necessário nas rotaçÕes baixas, mas isso se deve a uma limitação do equipamento, que precisa garantir uma boa centelha em rotação alta. Assim, neste sistema a bobina trabalha mais quente do que poderia, mas isso não significa que ela fique 'pelando de tão quente'. Qual temperatura o invólucro da bobina atinge?
    Temperatura da bobina está relacionada à corrente que circula em seu primário. Considerando ESTE sistema de ignição, quanto menor a resistência do primário, maior a tensão de alimentação e menor a resistência em série com o primário da bobina, mas ela (bobina e o módulo de ignição) ficará quente. Introduzir um resistor em série (no caso de ele não ser especificado para existir) ou aumentar a sua resistência é uma maneira resolver um problema porém criando outro.
    Note que fiz referência a 2 outros fatores que podem, sozinhos ou simultaneamente, estarem resultando em maior temperatura da bobina (supondo que ela realmente esteja ficando mais quente do que o esperado): "menor resistência do primário" e "maior a tensão de alimentação". Isso significa que se estiver em uso uma bobina com resistência de primário MENOR do que a que deveria ser e/ou se a tensão de alimentação estiver ACIMA do padrão, vai acontecer aquecimento anormal da bobina. Repito o que disse em mensagem anterior: somente MEDINDO-SE as grandezas e ANALISANDO-SE o cenário pode-se determinar com MENOR custo de tempo e dinheiro a(s) causa(s) de um problema. O método do troca-troca pode ser muito custoso e, pior, não resolver o problema. Sugiro levar o carro a um bom profissional, daqueles que usam e sabem usar um multímetro, coisa que está ficando cada vez mais rara.
    Por enquanto, AVS, você pode:
    - tentar certificar-se de que a bobina que está em uso é realmente a indicada para uso com este módulo;
    - verificar se a tensão de alimentação está dentro da faixa esperada, ESPECIALMENTE em rotação MENOSO BAIXA, já que medir a tensão em marcha lenta não é útil para se verificar o funcionamento do regulador de voltagem.

    Abraços e boa sorte!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #42
    Usuário Avatar de avs
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Sergio, obrigado pela resposta. Tentarei seguir os caminhos sugeridos.
    Afonso

  • #43
    Usuário
    Entrada
    05/05/2012
    Local
    Pilar do Sul/SP
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo,


    Se for com platinado vc usa a bobina E12 ou K12 da bosch (Olhar na parte de baixo da bobina),porem a K12 é menos resistiva e vai aquecer (queimar) o platinado.

    Se for com ignição eletrônica vc usa a K12 sem resistência ou KW12 com resistência (esta ultima eu tenho no meu jipe e nunca tive problemas), espero ter ajudado.

    Até mais,

  • #44
    Usuário Avatar de avs
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo Leit Ver Post
    Olá amigo,


    Se for com platinado vc usa a bobina E12 ou K12 da bosch (Olhar na parte de baixo da bobina),porem a K12 é menos resistiva e vai aquecer (queimar) o platinado.

    Se for com ignição eletrônica vc usa a K12 sem resistência ou KW12 com resistência (esta ultima eu tenho no meu jipe e nunca tive problemas), espero ter ajudado.

    Até mais,
    Paulo,
    Tenho a ignicao eletronica da bosh, 6 pinos. Uso a bobina kw12, final 067, 1 semana de uso. Quando uso resistor de porcelana, entra 9v no primário da bobina e o motor começa a falhar (motor ohc 4 c gasolina). Quando nao uso resistor, entra 12v no primario. Motor funciona bem. Porém a bobina esquenta. Depois de uns 25 minutos, a temperatura da bobina passa de 45o. (medido com termômetro de gente...rsrsrs).

    Sergio, alguma sugestão por onde vou? Regulagem de ponto ou revisão sistema ignicao? Pior que já havia levado a uma das melhores elétricas de joinville. E ainda esta assim.
    Afonso

  • #45
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Afonso,

    Este sistema da Bosch faz com que o primário da bobina trabalhe com uma tensão perto disso.O que eu tenho na minha lembrança é 8V. Se eu estiver certo, 9V não faria a bobina esquentar tão mais. O termômetro clínico não é o melhor instrumento para isso, sem falar que ele pode vir a explodir por conta de uma temperatura alta assim (a dilatação extra do mercúrio levaria o bulbo de vidro a se quebrar). Possivelmente este termômetro indicou uma temperatura abaixo da real.
    Apesar de a tensão no primário da bobina estar certa ou perto de estar certa (usando o resistor em série), este parâmetro não é o único que importa. Pode ser que a falha na ignição quando se usa o resistor deva-se à velas sujas e/ou desgastadas, só para citar um problema comum. Talbém há a hipótese de estar sendo utilizada velas (muito) mais frias do que a recomendada. Note, não estou dizendo para comprar velas novas, nem bobina nem nada. O ideal seria que um profissional realmente competente avaliasse isso (sem ter que trocar 1 peça sequer). Caso você não tenha este apoio ou queira tentar algo por conta própria:
    1) verifique se o tipo da vela é o indicado para este motor. troque pelo tipo certo se necessário
    2) meça o afastamento entre eletrodos
    3) verifique a aparência dos eletrodos. Se possível, fotografe e poste as imagens
    4) Experimente usar um módulo de ignição emprestado (seguramente bom, é claro) e veja se o problema pára quando se usa resistor
    5) Existe a possibilidade de haver problema na fiação do módulo, se na linha de +12V, seja no retorno (muito comum, até) ou ambos. Você teria que ligar o módulo diretamente à bateria, apenas para teste, e verificar se a falha se repete quando se usa resistor.

    Observe que estas dicas são iminentemente práticas, considerando que você nao tem conhecimento técnico avançado e nem instrumental apropriado (especialmente osciloscópio).

    Dependendo do que você vier a relatar depois, o escopo de investigação poderá ficar menos amplo.

    Boa sorte aí!

    Abraços

    Sérgio
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #46
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    tenta ver se :

    o fio terra direto esta entrando na bobina junto da saida negativo, isso não pode , o negativo da bobina não pode entrar , a bobina manda negativo. o que faz ela esquentar ,isso se for eletronico, se for platinado eu não fiz o teste.
    abrçs
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade