x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0

    Jeep soltando fumaça azul, mas não perdeu força!




    Olha eu aí de novo ! Bah, tah difícil de manter o Frank em dia. É o cara sair pra dar uma volta e tem que mexer no maldito.

    Bom desta vez estou com problema no motor (o meu motor é do opala 6 cilindro com tucho mecânico). Está saindo uma fumaça azul do escapamento, principalmente quando o motor está mais quente. Sei que fumaça azulada é sinônimo de óleo sendo queimado junto com a gasolina. Porém, acredito que se o motor tivesse abrido o bico eu teria sentido falta de potência, o que não é o caso. Fiz até o teste de ir tirando um cabo de vela de cada vez para ver se o motor sentia uma recaída e deu tudo beleza - no tirar cada cabo de vela o motor dava uma "morrida" .
    Fui falar com um amigo meu e ele falou sobre os suspiros entupidos (não me venham com a estória de que suspiro é doce viu, e nem estou procurando receita ). Ele me disse que tem uma espécie de escovas (acredito eu que seja uma malha de aço pois ele falou que era melhor que bombrill ) próximo aquele respiro que tem na tampa superior do motor, aquele que tem um caximbo. Abri a tampa e não encontrei nada parecido à uma escova nem nada do tipo . Não sei se deveria ter algo lá! Procurei no manual da chevrolet e não diz nada.

    Bom, mas o que pude perceber é o seguinte: como o meu carburador é o Weber 446, tem aquele T no pé do carburador (junto ao coletor de admissão) que é ligado no respiros da tampa do motor. Ali reparei uma certa quantidade de óleo. Percebi também uma certa quantidade de óleo na entrada de gasolina, no carburador (bem de onde vem da bomba de gasolina). Aí que tah a minha pergunta :

    Posso estar com problema na bomba de gasolina (já que ela é mecânica) e ela estar mandando óleo junto com a gasolina???

    Detalhe 1: o jeep (quando frio) só pega se eu der um gole de gasosa no carburador; acho que é a convivência comigo

    Detalhe 2: já me falaram que poderia ser o cilindro mestre do freio que estava furado e o vácuo poderia estar puxando fluído de freio para o motor, mas isto não acontece pois o nível do fluído de freio não está baixando. Já o nível do óleo baixou, quase um litro!!

    Bom era este o meu problema !

    Espero que alguém possa me ajudar .

    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Vinicius,
    Pela presenca de grande quantidade de oleo chegando ao carburador, provavelmente ha algum embolo com anel danificado.
    Retire as velas e veja o estado das mesmas, assim voce determina qual dos cilindros esta com defeito e, aproveite e realize o teste de compressao.
    O tal suspiro (na verdade ventilacao do carter), possui uma malha (nao me recordo o material) que exerce a funcao de um filtro, detendo as goticulas de oleo em suspensao, permitindo apenas a passagem de vapor.


    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    aproveite e realize o teste de compressao
    Este teste eu tenho que fazer em alguma casa especializada ou eu mesmo posso fazer?!

    Esta malha que funciona como filtro vai naquela tampa de cima, correto? Então no caso, iria duas malhas destas, já que tem duas ventilações do carter. É isto mesmo?

    Valeu Alessandro

    Grande abraço!!

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Vinicius,
    O teste de compressao voce mesmo pode realizar so que para isso, deveras ter o manometro especifico. O mais simples eh ir a uma oficina e solicitar que seja feito ou conseguir emprestado. O valor encontrado deve estar situado entre 8,5 e 10 Kgf/cm2.
    A conexao montada na tampa sob o cilindro 1 tem como finalidade permitir a entrada de ar apos passar pelo filtro
    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    A conexao montada na tampa sob o cilindro 1 tem como finalidade umidecer o filtro e aumentar a sua eficiencia. Esta conexao possui um anel de borracha e permite que a mesma seja substituida, esta deve possuir a malha.
    OK . Pois é, tem a borracha bem meia boca ali. Tah arrebentada e com aquelas colas vermelhas (tipo silicone) para vedar o caximbo ali colocado. Vou ver se em uma autopeça eu encontro esta parte.

    A outra conexao, sob o cilindro 6 tem como finalidade a ventilacao do carter, sendo conectada diretamente a admissao tendo inclusive, uma valvula.
    Isto mesmo, tem uma válvula. Tipo aquelas colocadas em freios traseiros na saída do cilindro mestre. Acho que é isto neh!?

    Bom, vou fazer estas alterações (teste do manômetro e comprar as duas peças - borracha + filtro) e posto isto por aqui assim que tiver resultados. Hoje não que vai ter jogo da seleção , falando nisso Alessandro: tah torcendo pra seleção brasileira?? Aí provavelmente não vai ser um "quase feriado" que nem aqui.

    Ah! Uma coisa que me esqueci de citar, nem sei como, é algo importante . Uns dias atrás eu fiz o ajuste das válvulas (eu não, quem fez foi um mecânico) e segundo ele as medidas utilizadas foram 0.35 e 0.45. Não sei te dizer agora qual que era de admissão ou de escape, mas acho que a de medida maior é de escape neh?! . Não sei se são as medidas corretas. Vale lembrar que o meu motor é um pouco mexido - comando alterado (o mesmo que vinha na puma GTB) e os pistões são do opala 4 cilindro.

    Grande abraço!!

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Vinicius,
    Eh claro que estou torcendo Feriado aqui por jogo eh dificil...
    Como estou longe de casa, nao tenho muitas informacoes , mas creio que a especificacao para as folgas das valvulas sao: 0,25 mm para as de admissao e 0,30 para as de escape.
    O teste de compressao por si nao eh garantia de que o problema esteja nos aneis, apenas um indicio de anomalia no cilindro em questao (depende estado das valvulas, junta, etc..)

    Boa sorte!
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 0
    Alessandro,

    to com um motor saindo uma fumacinha de leve da tampa do óleo, o que pode ser? Vedação da tampa? O motor vaza um pouco de óleo perto da polia.

    O motor é um original 6cc e não faz fumaça alguma pelo escapamento e está muito potente.


    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Fio,
    No motor BF, a tampa de abastecimento possui o respiro incorporado. Nos motores atuais o sistema de ventilacao se encarrega da captacao destes gases.
    Em motores antigos, simplesmente os gases sao liberados. Dependendo da quantidade de oleo no motor, de seu estado e da temperatura, maior ou menor quantidade de gases estara presente neste respiro.


    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #9
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    Bom, até agora o teste que fiz foi o de verificar as velas e tive a infelicidade de verificar que todas as velas estão molhadas de óleo . A malha para se colocar no suspiro não encontrei ainda, bom procurei em uma autopeça por enquanto .

    Em conversa com um amigo meu (o mesmo que me vendeu o motor) surgiu duas coisas que poderiam ser os fatores causadores da fumaça azulada:

    01 - O motor ter saído de giro - para isto o motor não deveria estar batendo?! O motor não tah batendo nada e nem perdeu força;

    02 - Injeção elevada de gasolina, assim a gasolina lavaria os pistões e não deixaria o óleo lubrificar - neste caso as velas estariam sujas de óleo?!

    Antes de desmontar algo vou verificar mais algumas possíveis causas. Até porque não estou com grana para fazer motor .

    Vale lembrar que o motor foi feito à recém. Tinham feito ele à uns dois meses antes de eu comprar ele, e olha que eu tenho ele à pouco tempo também (algo em torno de uns 3 ou 4 meses acho )

    Era isto para o momento

    Grande abraço!!

  • #10
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Bem,
    As possibilidades para que o oleo chegue ao interior do cilindro sao tipicamente atraves dos aneis de segmento (gasto/quebrado), atraves das guias de valvulas e atraves do sistema de ventilacao do carter.
    O fato do motor ter sido reformado recentemente, nao significa que o mesmo nao apresentara problemas. Isto depende se o servico foi realizado com qualidade. Detalhe, trocaram a bomba de oleo?
    Na adaptacao do GM 250 no jeep, geralmente o mesmo acaba sujeito a sobre-aquecimento e pior, muitas vezes o dono nao se da conta. O problema surge por tamanho inadequado do radiador e da compatibilidade do sensor de temperatura com o painel. O indicador de temperatura so apresenta a leitura correta para determinado sensor entao, muitos mudam o motor, que vem com outro sensor e simplesmente se esquecem de revisar o painel. Resumo, trabalha quente e o cara nao desconfia. Ou pior, so quando eh tarde.
    Outro detalhe eh que motores grandes, nao gostam de rotacoes altas. Invariavelmente, em funcao das relacoes de diferencial e uso de reduzida em trilhas, o mesmo acaba por ser submetido a altas rotacoes por periodo longo, somado a deficiencia de refrigeracao, ja viu ne!
    Nao estou dizendo que isto esteja ocorrendo com o seu motor, mas sao detalhes a ser observados.
    Excesso de oleo no interior do carter faz com que o mesmo chegue em quantidades elevadas ao carburador/admissao.
    Verifique tambem se o oleo utilizado eh o correto e se o mesmo nao esta contaminado/deteriorado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #11
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    O indicador de temperatura so apresenta a leitura correta para determinado sensor entao, muitos mudam o motor, que vem com outro sensor e simplesmente se esquecem de revisar o painel. Resumo, trabalha quente e o cara nao desconfia.
    Importante ter salientado isto. Acho que não comentei isto anteriormente. O relógio indicador de temperatura foi posto após a adaptação do motor, e foi comprado especificamente para ele. Vi que é uma pequena diferença de temperatura aferindo a temperatura de quando liga a ventoinha elétrica com a apresentada no relógio. A temperatura de fechamento do cebolão (fecha os contatos) é de 87ºC e noto que a ventoinha liga quando o relógio indica 90ºC. Mas neste caso acredito que não seja preocupante a diferença de temperatura . A temperatura dificilmente passa dos 90ºC após a ventoinha ligada.

    Verifique tambem se o oleo utilizado eh o correto e se o mesmo nao esta contaminado/deteriorado.
    Fiz a troca do óleo e filtro de óleo a pouco tempo, o óleo utilizado foi o 20W - 50

    Outro detalhe eh que motores grandes, nao gostam de rotacoes altas.
    Sim eu estou sabendo disto. Pelo o que pude ver o motor do opala 6 cilindros tem a rotação máxima entre 4800 e 5000 rpm. O meu jeep é bem reduzido - caixa da C 10 3 marcha e relação coroa/pinhão = 43/8. Em trilhas dificilmente uso reduzida, a não ser que seja para escalar uma parede . Bom as trilhas daqui do sul tu conhece neh, é aquele lamaçal a perder de vista, nada com erosão e coisas do gênero. A última trilha que fui foi a de Palmares do Sul, isto é só pra te deixar com água na boca

    Excesso de oleo no interior do carter faz com que o mesmo chegue em quantidades elevadas ao carburador/admissao.
    Não sei o quanto seria excesso de óleo, mas sei que percebi que tinha bastante óleo ali , só não sei dizer se é excesso.

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Importante ter salientado isto. Acho que não comentei isto anteriormente. O relógio indicador de temperatura foi posto após a adaptação do motor, e foi comprado especificamente para ele. Vi que é uma pequena diferença de temperatura aferindo a temperatura de quando liga a ventoinha elétrica com a apresentada no relógio. A temperatura de fechamento do cebolão (fecha os contatos) é de 87ºC e noto que a ventoinha liga quando o relógio indica 90ºC. Mas neste caso acredito que não seja preocupante a diferença de temperatura . A temperatura dificilmente passa dos 90ºC após a ventoinha ligada.
    O importante neste caso eh se o instrumento do painel esta aferido para o sensor do cabecote.
    O controle feito pelo termostato (cebolao), esta sensivelmente relacionado com a sua posicao no circuito, se esta no topo, no centro ou na base do radiador! O radiador se encarrega em dissipar boa quantidade de calor entao a temperatura no mesmo, nao eh homogenea. A temperatura da agua na entrada e diferente da saida. Se houver um sensor instalado na base ou no centro e se este estiver ajustado para comutar com 87 C, nao significa que o motor esteja com esta temperatura, pois o fluido ate chegar ao termostato, ja dissipou calor.
    ...as trilhas daqui do sul tu conhece neh, é aquele lamaçal a perder de vista, nada com erosão e coisas do gênero. A última trilha que fui foi a de Palmares do Sul, isto é só pra te deixar com água na boca
    Acredito que em breve eu esteja retornando e tomara que seja a tempo para a trilha do Taim.
    Eh so tempo de chegar e botar a viatura a rodar
    Não sei o quanto seria excesso de óleo, mas sei que percebi que tinha bastante óleo ali , só não sei dizer se é excesso.
    O nivel no carter nao pode estar acima do maximo! E isso tambem depende da inclinacao atual do motor.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade