x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1

    Jeep CJ5 para dia a dia




    Olá pessoal.

    Estou pensando em comprar um Jeep digamos ainda bem original.

    Para começar todo sabemos que o jeep foi desenvolvido para ser uma mula mecânica. rsrsrs Pau para toda obra e guerra, pedaço arame e alicate te leva para qualquer lugar, devagar mas te leva lá. rsrsrsrs

    Quero dicas do pessoal do fórum para deixá-lo minimamente confortável e seguro para ser usado como carro de passeio, dia a dia... Desde para levar a molecada para escola, supermercado e viajar com ele.

    Trilhas praticamente nunca, talvez esporadicamente será jogado na lama antes de ser levado ao lava a jato.

    Não quero um debate que estarei matando um jeep que não será usado em trilhas, será usado para uma causa muito mais nobre (deixar a patroa e as crianças felizes). kkkk

    Alguns pontos principais que queria ver a opiniões da galera:
    1. Sobre a segurança contra tombamento, alguns amigos me falaram que o Jeep tem que tomar muito cuidado nas curvas que é fácil ele tombar. Até encontrei esse artigo sobre o Jeep original:

    Código HTML:
    http://www.planetaoffroad.com/p07c.htm
    Então, o que pode ser feito para melhorar esse ponto? Pelo que entendo tenho que reduzir a altura da suspensão dele para deixar o centro de gravidade mais próximo ao solo.

    2. Como será um veículo de passeio, o que sugerem para desempenho para no quesito velocidade final. Relação câmbio x diferencial, etc? Pelo que já pesquisei aqui no fórum a troca do câmbio de 3m para 4m não há diferença significativa pois a última marcha a relação é 1:1

    3. Sobre o motor pensei manter o original mesmo, vou gastar um pouco mais de combustível mas pelo que percebi é um motor bem confiável e manutenção simples. Como não comprei o veículo, vi que há muitos jeeps já adaptados com o motor de opala 4 cilindros que também de manutenção simples. Talvez mais tarde depois de aprovado pelo departamento de qualidade (patroa) instale um módulo de injeção programável mono ponto para melhorar um pouco o desempenho, pelo que vi melhora uns 10% a resposta do motor.

    4. Outras itens que considero obrigatórios: kit freio a disco dianteiro, cinto 3 pontos, DH (ou elétrica).

    5. Pneus: pneus grandes para jeep ficam bonitos pensei instalar rodas de Hillux (já tenho um jogo completo que sobrou num rolo) para uso urbano. Acredito que necessita instalar um flange adaptador.

    Notas:
    a) Não pretendo fazer um super investimento. Algo moderado que seja prioritário a segurança e se torna um veículo funcional de uso diário.
    b) Como será um veículo de passeio, encontrei ótimas ofertas com jeep 4x2 então acredito que se torna mais simples as combinações de motor/cambio/diferencial, etc.
    c) Não sou expert em mecânica, o básico de sobrevivência. rsrsrs Esse projeto será uma ótima oportunidade de aprendizado.


    Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações.

  • #2
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Como o pessoal diz o jeep e um lego .... vai adaptando e montando na medida de sua necessidade , agora a questão e achar o ano e modelo que atende sua necessidade ... depois a medida que vai conhecendo mais sua necessidade , vai procurando a sua solução , o mais importante e ter o veiculo em mãos e rodando .

    Minha sugestão e que encontre um veiculo em boas condições ...não pense em comprar para reformar ... vai muito dinheiro e muitas vezes pode acabar desmotivado pela demora em ter a viatura em condições .

    Se quer um jeep compre completo com 4x4 em condições , pois se comprar um 4x2 e no futuro resolver deixar 4x4 ira gastar demais .
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #3
    Usuário Avatar de LuizDP
    Entrada
    10/02/2010
    Local
    Cambira/PR
    Idade
    55
    Posts
    155
    Agradecimentos: 9
    Jeep sem tração é difícil, pelo menos isso evite, tem tantos 4x4 por aí, não comece por aí não, um dia desses você vamos supor vai a um lugar passar fim de semana e encosta o danado num gramado, acaba chovendo aí ele tá lá de cabeça para baixo e lá vai você sofrer, ele é horrível sem tração nessas condições. Tudo minhas suposições para simular a realidade sua de repente.

    O resto parece que você já está tendo uma boa noção no que disse acima, é por aí, não tem receita pronta e perfeita, muita coisa bem adaptado fica bom.

    Abs e vai firme aí.

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rodrigoevaldo Ver Post
    Alguns pontos principais que queria ver a opiniões da galera:
    1. Sobre a segurança contra tombamento, alguns amigos me falaram que o Jeep tem que tomar muito cuidado nas curvas que é fácil ele tombar. Até encontrei esse artigo sobre o Jeep original:

    Código HTML:
    http://www.planetaoffroad.com/p07c.htm
    Então, o que pode ser feito para melhorar esse ponto? Pelo que entendo tenho que reduzir a altura da suspensão dele para deixar o centro de gravidade mais próximo ao solo.
    Em condições normais ele não é um veículo propenso à tombamento; Suspensão elevada e curvas fechadas em altas velocidades potencializam isso;

    2. Como será um veículo de passeio, o que sugerem para desempenho para no quesito velocidade final. Relação câmbio x diferencial, etc? Pelo que já pesquisei aqui no fórum a troca do câmbio de 3m para 4m não há diferença significativa pois a última marcha a relação é 1:1.
    O Jeep permite deslocamentos em velocidades razoáveis, não espere trafegar em velocidade constante acima de 80km/h. A relação de transmissão do diferencial pode ser alterada para permitir velocidades mais altas no entanto, sacrifica e muito a aceleração no câmbio de três marchas. A substituição de três por quatro marchas, permite melhor aceleração, porém a velocidade final permanece a mesma no caso de relação final 1:1 como você mencionou;

    3. Sobre o motor pensei manter o original mesmo, vou gastar um pouco mais de combustível mas pelo que percebi é um motor bem confiável e manutenção simples. Como não comprei o veículo, vi que há muitos jeeps já adaptados com o motor de opala 4 cilindros que também de manutenção simples. Talvez mais tarde depois de aprovado pelo departamento de qualidade (patroa) instale um módulo de injeção programável mono ponto para melhorar um pouco o desempenho, pelo que vi melhora uns 10% a resposta do motor.
    O motor BF é um motor bom, confiável e simples porém atualmente está difícil de obter peças de reposição de boa qualidade e mecânicos experientes. Muitos optam pelo motor do Opala 4 cilindros e o VW AP, pois possuem muitas peças à disposição, boa economia, são motores que trazem outras vantagens como ignição eletrônica, filtragem integral de óleo, etc...

    4. Outras itens que considero obrigatórios: kit freio a disco dianteiro, cinto 3 pontos, DH (ou elétrica).
    Estas modificações são bem vindas, melhorando a segurança e conforto.

    5. Pneus: pneus grandes para jeep ficam bonitos pensei instalar rodas de Hillux (já tenho um jogo completo que sobrou num rolo) para uso urbano. Acredito que necessita instalar um flange adaptador.


    Notas:
    a) Não pretendo fazer um super investimento. Algo moderado que seja prioritário a segurança e se torna um veículo funcional de uso diário.
    b) Como será um veículo de passeio, encontrei ótimas ofertas com jeep 4x2 então acredito que se torna mais simples as combinações de motor/cambio/diferencial, etc.
    c) Não sou expert em mecânica, o básico de sobrevivência. rsrsrs Esse projeto será uma ótima oportunidade de aprendizado.


    Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações.
    Tudo vai depender do que você espera e inevitávelmente você gastará. O quanto, depende das mudanças.
    Existem várias opções de Jeeps razoávelmente modificados que podem atender sua necessidade.
    O fato de encontrar um Jeep 4x2 não significa que as adaptações sejam mais simples. Em verdade, o Jeep chegou a ser comercializado nesta versão, como uma solução mais barata, se não estou enganado acho que era o Jeep Hippie. Mas no final das contas, contar com o diferencial da tração do Jeep quando necessário é o que todos procuram e fazem dele o que é.
    Aqui no fórum você encontrará muito material para lhe ajudar em suas modificações!
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Bem vindo,
    Pelo post deu para perceber que você já pesquisou bastante. Como você ainda vai comprar o jeep, priorize aqueles com as adaptações mecânicas que você deseja, pois é onde gastasse mais dinheiro, como pretende usar no dia a dia eu recomendo motor de opala ou ap, pela manutenção mais barata e oferta de peças melhor que o BF. Um cambio de 5 marchas (o mais usado é o de chevette) combinado com relação de diferencial curta deixa o jeep bem mais esperto para deslocamentos urbanos.
    Willys CJ5 1965 - GM151 Supercharger, Clark 240f, Sem Limites 35'', BeadLocks, Flutuantes Ensimec, Kit Homocinetica HD4x4, Elocker, Winch 12.000lbs

  • #6
    Rodrigo, bem vindo ao fórum!

    Começou bem, heheh

    Algumas considerações:

    Arame e alicate é um modo de dizer (além de uma grande uma lenda), pois isso não serve pra nada sem conhecer o que tem em mãos.
    Obvio que arame alicate, algumas ferramentas, peças sobressalentes e conhecimento, podem te tirar de encrenca...

    Olhe muitos Jeep por aí, se familiarize com eles. Logo já saberá ver um chassis remendado de longe; uma adaptação porca, etc, etc... Saiba identificar o que é um Jeep original e um adaptado. Converse muito com donos, peça para andar, dirigir, etc...

    Comprei meu Jeep em 1999 e tenho ele até hoje. Não tinha nem 18 anos quando comecei a pesquisar...
    Depois de muito olhar por aí, ainda em 1997, o único cara honesto com o qual conversei muito, me convenceu a ter um jeep dizendo:

    "Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."

    e por aí foi o discurso do cara.... e não é que ele me convenceu!!!

    Comprei meu Jeep em 1999 e foi meu carro pra tudo até 2010, quando comprei um XJ e ele ficou pro dia de rodízio, e claro pro barro...

    No inicio ele só tinha direção hidráulica com o velho Bf161 e 3 marchas, toda vez que ia pra estrada, rezava um terço, carregava todas as mandingas possíveis... Acumulei algumas histórias...
    Depois de muito sofrimento com a mecânica original, troquei todo trem de força e respectivos periférico por algo mais moderno. Nunca mais tive dor de cabeça!

    Sempre me interessei por mecânica, o Jeep me fez aprender muito! Aprendi muita coisa na marra...
    Inclusive conseguir, no meio do nada, sem ferramenta alguma, fazer um gurgel (cujo platinado estava sem abertura para iniciar ignição) dar a partida e sair do enrosco... O calço do platinado havia gasto e não estava pulsando, não tinha uma mísera chave de fenda pra regular o platinado. Depois de procurar por algo que pudesse ajudar dentro do carro, a única coisa que vi foi uma caixa de biribinha (estalinhos de são joão), abri a caixinha, fiz uma "tira" e dei uma volta no eixo do distribuidor, dando abertura pro platinado. Nem fita isolante, ou qq outra coisa que pudesse prender o papel no lugar, a bateria já estava quase arreada. Todos me olharam a achavam que eu estava de sacanagem que aquilo funcionaria, de certa forma eu tb, hehehe.

    Apostaram que não funcionaria, só tínhamos poucas tentativas, mas na primeira delas, num último suspiro da bateria, o motor pegou novamente. A ordem era manter giro alto, sempre! E assim, com carro falhando, saímos da encrenca. Eu me sentindo o MacGyver, e os outros dizendo: "... é mesmo! ele tem Jeep está acostumado com isso..." - e como!

    Então, se está disposto a passar por perrengues, seja bem vindo!!!

    Lembro que o Jeep era meu carro pra tudo e, enquanto morava com meus pais, sempre tive a opção de emprestar a viaturas dos velhos ... Isso ajuda...

    Boa sorte

    T+

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
    Entrada
    13/04/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Senhores,

    O Jeep foi meu primeiro carro e depois que consegui adquirir outro acabou ficando mais guardado e consegui reformar e fazer alguns "up grades" nesse período. No entanto, devido a crise passou a ser o novamente o único veículo porém agora com a necessidade de atender a família, compromisso que antes não havia.
    Durante cerca de 01 ano e meio, foi usado no dia a dia para todas as tarefas (trabalho, escola das crianças, passeios,visitas a familiares, viagens...) e nos atendeu com as suas limitações (chove mais dentro que fora, frio danado pois a cidade aqui é gelada e em outros dias calor, poeira...), incluindo o alto consumo de combustível pois a mecânica atual é o BF-161 e câmbio 3m. Observe-se que trabalhou arduamente sem nos dar problema algum de mecânica que o levasse a ficar parado, somente as manutenções normais.
    Felizmente as condições melhoraram e conseguimos novamente dar o descanso merecido, mas há coisas que são incomparáveis ao passar pelo trânsito da cidade: chama a atenção de todos pois Jeep é Jeep, impõe respeito no trânsito pois Jeep é Jeep, marca território por onde passa (óleo pingando) pois Jeep é Jeep, fácil de achar no estacionamento pois Jeep é Jeep e em algumas ocasiões havia alguém próximo para perguntar se queria vender, como que era a viatura, como é a mecânica dizendo "meu sonho é ter um Jeep...", contavam a histórias tipo "meu pai tinha um quando eu era criança..".

    Sempre há prós e contras e é claro que cada um tem suas preferências, mas o ideal é adquirir 01 Jeep em boas condições e que esteja preparado para consertos, emergências, dores de cabeça, piadas dos outros (com um pouco de inveja). Depois de algum tempo você saberá o que está para quebrar, danificar, trocar, modificar....

    Enfim boa sorte!!
    4X4 Brasil
    Jepreto CJ5: suspensão Toyota, DH Opala, flutuante traseiro Enfer e BF-161/3m (por enquanto!!)

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Rodrigo, bem vindo, meus 0,02 centavos:

    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post

    "Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."



    Sempre digo isso, pessoas compram jeeps achando que estão comprando carros "normais" e se arrependem amargamente.
    Jeep é um veículo de concepção antiga, desconfortável, barulhento, beberrão, duro de esterçar, duro de frear, duro de andar, enfim uma verdadeira carroça bem limitada.
    Porém, se vc estiver ciente disso e de suas limitações, e mais importante, se vc curti-lo e respeitar suas limitações acima de tudo, ele vai te levar aonde vc quiser.
    E o mais legal são as histórias que esses caminhos vão originar, muita gente vai se aproximar de vc só por causa dele e verdadeiras amizades poderão nascer disso.
    Se vc estiver disposto, vá fundo, mas saiba que jeep é acima de tudo um estilo de vida.

    Boa sorte

    T+
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Rodrigo, bem vindo ao fórum!

    Começou bem, heheh

    Algumas considerações:

    Arame e alicate é um modo de dizer (além de uma grande uma lenda), pois isso não serve pra nada sem conhecer o que tem em mãos.
    Obvio que arame alicate, algumas ferramentas, peças sobressalentes e conhecimento, podem te tirar de encrenca...

    Olhe muitos Jeep por aí, se familiarize com eles. Logo já saberá ver um chassis remendado de longe; uma adaptação porca, etc, etc... Saiba identificar o que é um Jeep original e um adaptado. Converse muito com donos, peça para andar, dirigir, etc...

    Comprei meu Jeep em 1999 e tenho ele até hoje. Não tinha nem 18 anos quando comecei a pesquisar...
    Depois de muito olhar por aí, ainda em 1997, o único cara honesto com o qual conversei muito, me convenceu a ter um jeep dizendo:

    "Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."

    e por aí foi o discurso do cara.... e não é que ele me convenceu!!!

    Comprei meu Jeep em 1999 e foi meu carro pra tudo até 2010, quando comprei um XJ e ele ficou pro dia de rodízio, e claro pro barro...

    No inicio ele só tinha direção hidráulica com o velho Bf161 e 3 marchas, toda vez que ia pra estrada, rezava um terço, carregava todas as mandingas possíveis... Acumulei algumas histórias...
    Depois de muito sofrimento com a mecânica original, troquei todo trem de força e respectivos periférico por algo mais moderno. Nunca mais tive dor de cabeça!

    Sempre me interessei por mecânica, o Jeep me fez aprender muito! Aprendi muita coisa na marra...
    Inclusive conseguir, no meio do nada, sem ferramenta alguma, fazer um gurgel (cujo platinado estava sem abertura para iniciar ignição) dar a partida e sair do enrosco... O calço do platinado havia gasto e não estava pulsando, não tinha uma mísera chave de fenda pra regular o platinado. Depois de procurar por algo que pudesse ajudar dentro do carro, a única coisa que vi foi uma caixa de biribinha (estalinhos de são joão), abri a caixinha, fiz uma "tira" e dei uma volta no eixo do distribuidor, dando abertura pro platinado. Nem fita isolante, ou qq outra coisa que pudesse prender o papel no lugar, a bateria já estava quase arreada. Todos me olharam a achavam que eu estava de sacanagem que aquilo funcionaria, de certa forma eu tb, hehehe.

    Apostaram que não funcionaria, só tínhamos poucas tentativas, mas na primeira delas, num último suspiro da bateria, o motor pegou novamente. A ordem era manter giro alto, sempre! E assim, com carro falhando, saímos da encrenca. Eu me sentindo o MacGyver, e os outros dizendo: "... é mesmo! ele tem Jeep está acostumado com isso..." - e como!

    Então, se está disposto a passar por perrengues, seja bem vindo!!!

    Lembro que o Jeep era meu carro pra tudo e, enquanto morava com meus pais, sempre tive a opção de emprestar a viaturas dos velhos ... Isso ajuda...

    Boa sorte

    T+

    ... Me convenceu... kkkkk.
    Bora procurar um já meio encaminhado... Será 4x4 mesmo... Nem que seja para arrancar a grama do jardim de vez enquando e a patroa ficará doida (minhas filhinhas serão minhas advogadas de defesa).
    Agradeço a todos pelas dicas!

    Abraços.

  • #10
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Rodrigo

    Uma dica e ver se ai na regiao tem algum jeep clube ou encontro de jeeps , e fazer amizade com o pessoal , eles normalmente podem conhecer alguem que tenha algum para vender , ou então ajudar voce a avaliar possiveis opções que apareça , e atee indicar bons mecanicos que conhecem jeep.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #11
    Esse negócio de capotar é meio lenda...
    Lógico que se vc pilotar um CJ achando que está em uma M5 vai dar m#%@. Mas andando normalmente (ele nem anda muito rápido mesmo Kkkkk) não tem perigo nenhum.

    Em matéria de segurança eu diria que os itens mais importantes (além de uma boa revisão geral) são
    - Freios a disco (ao menos na dianteira)
    - Um BOM Santo Antonio ou Gaiola (cuidado que tem muitos feitos de "PVC. Não servem para nada)
    - Na dianteira bancos altos individuais com cinto 3 pontas
    - Na traseira (p as crianças) banco com cinto (o meu está com bancos da Towner. São confortáveis, com ajustes e cintos)

    Eu ha algum tempo optei por vender o carro. Trabalho a 3,5km de casa e venho quase sempre de Bike
    Mas mantive o CJ5 (que está comigo ha 19,5 anos!)

    Tenho andado com ele as vezes durante a semana, já fiz viagens de + de 500Km...
    E nunca me arrependi de estar com ele. Muito pelo contrário, é um carrinho que eu Adoro

    Minhas filhas (8 e 9 anos) piram. Não querem saber de outro carro. Segundo elas "É o carro mais maneiro do mundo"
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/06/2017
    Local
    Suzano/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Galera, aproveitando o tema citado, eu estou fechando uma compra em um willys 73, o atual dono disse que a lataria é toda original e tal, só que estou em duvida porque não tem o logo jeep nas laterais próximo a porta, existe alguma versão desse ano sem esse logo, ou a lataria não é a original? Se alguém poder ajudar...
    Desde ja, obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 8
      Última resposta: 12/09/2012, 08:07
    2. Alargador de para lama em fibra para jeep willys com traseira redonda
      Por Claudio Almeida Machado no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/09/2011, 08:25
    3. Diferenças entre Jeep para trilha e para Rock Crawling?
      Por Alexandre Melo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/06/2006, 20:58
    4. Compro Chassis de jeep/jeep para restaurar com ou sem doc
      Por garbage!!! no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 25/05/2006, 12:37

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade