x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Tópico: Jeep leve

  • #1
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Jeep leve




    Ae galera, estou projetando um jipe ( modelo CJ claro) que terá como grande atrativo o pequeno peso , as vantagens de um veiculo leve é perseguida desde o projeto dos nossos queridos CJ's , as vantagens seriam com relação a:
    consumo ( o motor poderá ser pequeno , 2 Litros e moderno )
    subidas ingrimes ( menos peso prá se puxar prá riba )
    agil
    menor indice de quebras pois o sistema estará super dimensionado
    etc.

    A principio imagino a utilização de um chassi original willys , motor Ap 2000 mi alcool, caixa de chevete e tcase original, carroceria , quadro de parabrisa parachoques, gaiola e sto antonio, suporte dos bancos e tudo mais que for possível de ALUMÌNIO , rodas de liga, disco nas 4, hidraulica do santana ,
    feixe de molas toy . ( nada de estribos e galão (só um estepe tipo americano))
    Não sei o quanto de peso seria aliviado com estas alterações , mas acredito que teríamos um bom conjunto , pra aguentar o tranco e fazer bonito.
    Hoje é só um projeto , não sei se conseguirei um dia fazer mas as intenções são boas ...

    Se alguem achou bacana e tiver sujestoes, comentarios, discordâncias ou dicas pra melhorar a configuração, coloca ai

  • #2
    A idéia é boa. Nosso Elmer fez a carroceria toda de chapa de aço, imagino que possa ser feito com alumínio (solda TIG/MIG). Quanto ao chassi, já que é pra ter esse trabalho todo, não vale mais fazer um tubular em alumínio?
    Boa sorte,
    Felipe

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Gustavo,

    Se é pra tirar peso, para que quadro do pára-brisa?

    Felipe,

    Até onde eu sei o Alumínio é um material duro, não apresenta deformidades nem absorção de impacto, por isso eu não acredito que um bom chassis possa ser feito de alumínio, pois não irá oferecer a elasticidade que oferece o aço.

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #4
    Desculpe me meter, mas quem sabe um chassis de carbono, fibra, como nas varas de pesca, e a lata toda em aluminio, de aviação...

  • #5
    Gustavo, blza? cara, este jeep mais leve que vc quer montar, tem que ser de aparencia igual a de um jeep normal? existem várias "latas" do jeep que podem ser removidas, além disso, se vc quer um jeep mais leve, pode usar motores mais leves tbem... (mas que eu nunca vi em jeeps) como, por exemplo, um Motor Fiat Fire 1.800 16V que tem praticamente a mesma potencia que os AP 2.0 só que os motores fiat sao ainda mais leves.... e o cambio? bom, tem os cambios dos Samurais que sao de aluminio... rodas de liga leve com pneus 750x16 tbem aliviam o peso... e se vc remover a chapa do assoalho e substituir ela por uma tela, pode colocar um forro por cima e ainda assim ficará mais leve tbem. Aproveite e fixe o estepe deitado na caçamba, pra nao usar suporte pesado. Use caixas de direçaõ VW (de aluminio) MECANICAS (nao tem peso da parte hidráulica) e as partes internas dos paralamas de tras podem ser substituidas por uma "capa" de borracha... só nao aconselho alterar o chassis... pois como disse nosso amigo Marcelo, o aluminio nao é lámuuuito bom para "torce e retorce" (kd o Leopoldo pra responder esta? hehehe). Troca o quadro do parabrisas por outro mais leve e no lugar do vidro use aquele "acrílico" que vai nos carros de competição....
    Caramba, é tanta coisa... sei la de onde mais vc pode tirar peso....

  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Gustavo
    comece partindo de um CJ 3A, que é o mais leve e tem um chassi fantástico. Esse pacote que vc citou fica 10.
    Mas, tudo isso que vc citou, já se encontra pronto no Samurai Canvas(algo em torno de 870 kg) e é inquebrável, tv pq é um pouco fraco.

  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Ae galera, valeu palas dicas, o chassi de alumínio acho que daria um trabalhão mas o pior é NÃO saber se ele suportaria torções , a lata pretendo aproveitar ( quando for fazer) um "ferro velho " ou melhor um "alumínio velho" de aviões que temos aqui , na verdade um angar no aeroporto da cidade de um amigo e lá tem muita carcaça e partes de aviões trocadas por manutenção ou queda ,
    Ao Alexrib2005 ... cara ai já não dá pra mim, imagino que ficaria espetacular a utilização de fibra de carbono mas o custo com certeza está fora da minha realidade , valeu. A aparencia pretendo manter original cj5 provavelmente.
    Mão de obra além da minha tem outro amigo muito bom em moldar e soldar alumínio.
    Abraços leves (opa)

  • #8
    Estou com o amigo João k. chikui ... pega um Samuka que já está tudo pronto !! A menos que a diversão seja a construção propriamente dita... aí, quanto mais inventar mais divertimento vc vai ter !!

  • #9

    Jeep leve

    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Ae galera, valeu palas dicas, o chassi de alumínio acho que daria um trabalhão mas o pior é NÃO saber se ele suportaria torções , a lata pretendo aproveitar ( quando for fazer) um "ferro velho " ou melhor um "alumínio velho" de aviões que temos aqui , na verdade um angar no aeroporto da cidade de um amigo e lá tem muita carcaça e partes de aviões trocadas por manutenção ou queda ,
    Ao Alexrib2005 ... cara ai já não dá pra mim, imagino que ficaria espetacular a utilização de fibra de carbono mas o custo com certeza está fora da minha realidade , valeu. A aparencia pretendo manter original cj5 provavelmente.
    Mão de obra além da minha tem outro amigo muito bom em moldar e soldar alumínio.
    Abraços leves (opa)
    Inglaterra, 1948...
    Um carinha pegou un chassis de MB 42 com caixa e diferenciais e jogou um pequeno motor nele (o GoDevil do Willys tb era pequeno). Aí botou uma carroceria de alumínio e três bancos (o do motorista ficava no meio). Foi assim que nasceu o primeiro Land Rover...

  • #10
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Talvez a melhor opção para você seja a carroceria em fibra.
    Agora, gaiola de alumínio? Vale a pena arriscar?

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Marcelo Ver Post
    1- Até onde eu sei o Alumínio é um material duro,
    2- não apresenta deformidades nem absorção de impacto,
    3- pois não irá oferecer a elasticidade que oferece o aço
    Marcelo, vc derrapou na lama !

    1- A foto 1 mostra como o alumínio N é duro pois essas mossas foram feitas por chuva de granizo em vôo.

    2- A foto 2 mostra como o aluminio absorve impacto .... o motor deste 737 atropelou um muro.

    3- Já o filme mostra a asa de um boeing 777 sendo forçada por quase 8 mts a partir da base até estourar, o que mostra a flexibilidade, ou elasticidade (vc não está referindo elasticidade na capacidade de estirar o aço até formar fios .... é isso ???).

    http://www.livephysics.com/physics-v...it-breaks.html


    O problema de usar alumínio é o custo do material bruto.

    O problema de usar aluminio é a seleção da liga correta, que para ser estrutural necessita ser talvez o 7075 ALCLAD, mas apresenta problemas sérios de corrosão se riscado ou lixado.

    O problema de usar o aluminio é a necessidade de solda especial (TIG), que encarece o processo de fabricação.

    O problema de usar alumíno é que em contato com parafusos/porcas/arruelas de aço, existirá a corrosão galvanica.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jeep leve-easyjet_11.jpg   Jeep leve-spj8.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Leopoldo,

    Que beleza de fotos!!

    Quando mencionei o alumínio, pensei na forma de tubos para uma gaiola ou o próprio chassis. Em chapa já vi também muitos carros marcados por chuvas de granizo.

    Quando me referi a elasticidade quis dizer capacidade de torção. O aço aceita melhor as deformações que o alumínio, ou não? Tipo, o aço entorta e depois volta, já o alumínio entorta e fica torto. Correto?
    Isso pensando nas aplicações para um jipe.

    [s] metalizados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 31
      Última resposta: 06/12/2018, 11:51
    2. Capota de fibra - Jeep conceito
      Por Alexandre.S no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2011, 20:04
    3. Relato de um sábado agitado
      Por monge no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/03/2003, 21:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade