x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1

    Injeção de Monza EFI em Opala 4cc




    Bom Dia Amigos,
    Dado a inconciliável relação que tenho com carburadores, resolvi investir em injeção eletrônica. O Caroço, como pode ser visto no tópico dele, está com um motor 151 do Opala.
    Li bastante, e vi alguns Opalas injetados. Acho que vai ser um bom investimento... Mas, como a grana está curta, vou fazer um estágio inicial e posteriormente partir para a injeção com um módulo programável (acho que FT 300).
    Como estes módulos programáveis são bem caros, a FT300 está em torno de 1600,00, pensei que talvez fosse possível funcionar o motor com a injeção completa do Monza, uma vez que, esta já é a base da injeção.
    Já tenho a flange pronta, inclusive a Tbi já está instalada; Já tenho a o sensor de temperatura da água instalado, já coloquei roda fônica (Esta não vou utilizar por enquanto - a injeção EFI do monza não utiliza roda fônica); Sensor Lambda tb. já está instalado e tb. não será usado por eqto.
    Vi no youtube um cara que funcionou o Opala dele com a injeção completa do Monza. Meu objetivo, neste momento, não é potência e coisa e tal... o objetivo é fazer o jeep andar injetado.
    Eu tenho todos as partes para a montagem da injeção mas me deparei com um problema... O monza utiliza no distribuidor um tal de módulo HEI. Não entendi muito bem para o que isto serve... mas vi que é indispensável para se utilizar esta injeção de modo completo.
    Então recorri ao pai dos burros.. o Google e lá mais ou menos tive uma ideia de como ligar este módulo no distribuidor e bobina originais do Opala (o meu já é com ignição eletrônica). Mas, mesmo assim mantive algumas dúvidas que gostaria de ajuda para resolve-las.
    Vamos lá:
    O módulo Hei, tem dois plugues, sendo um maior com 4 pinos e um menor com 2 pinos.
    Na parte de trás há dois pinos (saídas).
    Então...
    No plugue maior (04 pinos) vai o chicote que é ligado diretamente na ECU - Até aqui beleza...
    No plugue menor (02 pinos) saem dois fios que vão na bobina - Acredito que um seja o "+" e o outro "-" - Aqui já começa a complicar, pois, estes fios + e - vem do módulo de ignição... Neste caso não se utiliza mais o módulo de ignição?
    Os dois pinos traseiros - no diagrama que consegui, estes pinos vão ligados à uma bobina impulsora - !!!???? - como assim..não faço ideia do que seja isto e faço menor ideia ainda de como contornar isto.... Alguém pode me ajudar?
    Será que estes dois pinos traseiros são ligados nos dois fios que vão para o distribuidor?????
    Abço,
    Matraka
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    Boa noite prezados ! Matrakaum, parabéns pela iniciativa ! a algum tempo atrás havia muita informação no site da Holley, nada relativo ao seu sistema, mas a injeção monoponto é bem simples pois a cada pulso do distribuidor é injetado o combustível, o tempo de injeção pode ser proporcional a posição do acelerador . . . falando assim parece fácil fazer um sistema com Arduíno, mas precisa de um mínimo de conhecimento em programação . . . de qualquer forma você terá que adaptar a curva de operação do Opala na centralina do Monza . . . mantenha-nos informados e boa sorte !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    Matraka, já viu esse fórum ?

    MODULO HEI EXTERNO II - MONZEIROS.COM
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Jacimar valeu pela dica.. mas continuo com dúvidas.
    Veja, neste site que vc passou (excelente post diga-se de passagem) fala de uma bobina impulsora. O que é isto?
    Eu estava pensando em fazer da seguinte maneira. No módulo HEI, no conector que tem 04 pinos, vou colocar o plugue que vem do Modulo de Injeção.
    No Conector menor (02 fios) vou pegar o sinal da bobina.
    E nos pinos P e N do módulo HEI vou ligar nos dois fios do Distribuidor.

    P.S - Pelo que vi no diagrama do tópico que vc passou, seria o inverso entre o conector de 02 fios e os pinos P e N. Ficaria assim...P e N ligados na bobina e o conector de 02 fios vai para o Distribuidor.

    O que vc acha?
    Abço,
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    A bobina de impulsão é a bobina que fica dentro do distribuidor e gera os pulsos para o módulo de ignição, desligando a bobina de ignição, gerando assim a alta tensão para as velas, tem função parecida com o platinado . . . os pulsos são gerados quando a "aranha" da bobina se alinha com a "aranha" do eixo do distribuidor, essas "aranhas" são identificáveis pelas 4 pontas em cada uma para os motores 4 cilindros e 6 para os 6 cilindros . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Opala 4cc com injeção eletronica
      Por Renato Belarmino no fórum Jeep Willys
      Respostas: 462
      Última resposta: 11/10/2015, 17:17
    2. Vendo alternador Bosch 55 A / Opala/ Monza/ Gol
      Por Luca no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/01/2011, 10:55
    3. Kit de injeção do motor de opala 4c
      Por leogc no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/05/2010, 14:36
    4. motor de opala 4 com injeção
      Por caj no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/09/2007, 19:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade