x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20
  • #13
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0



    Amigo, já vi um kit desses montado, achei bem robusto, inclusive o rolamento é umas 10x maior que o original, mas não reparei esse suposto erro que comentou!!!

    Troquei os rolamentos (junto com o eixo da rural, diff da f1000, freio a disco atras e todo o resto) em 2007, daqui uns dias está na hora de revisar os rolamentos novamente, e já penso que kit flutuante...

    PS: Não faço trilhas, e tenho pneu 30,5pol
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #14
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    E seria esse o kit que compraria, segundo meu mecânico, um bom CxB
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #15
    Usuário
    Entrada
    18/12/2012
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    12
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Bom Dia!
    Na terça-feira estive em uma oficina aqui em Oz...asco para dar uma olhada em umas adaptações. Me deparei com um mecânico, conhecido meu, instalando uma tomada de força em uma F75. O kit era da HD. Parece bem robusto, peças bem feitas mas.......
    Havia um erro de projeto tosco que eu, como leigo, percebi na hora. Há uma luva (parecendo um cardan) bem robusto que faz a conexão nas engrenagens do guincho (estava na parte da frente) e dali sai os eixos que vão se acoplar na tomada de força. Nesta luva há um chanfro para que um pino (na verdade não sei se é este nome, são aquelas pecinhas de metal que se usam para travar polias) ... então este pino deve assentar justo, bem justo, neste chanfro.... Mas o chanfro é longo e não tem limite, o que eu quero dizer é que ele é vazado na frente e atrás, ou seja, o pino até assenta justo mas com o movimento ele vai correndo para o fundo, sentido tomada de força, e sai da luva o que faz com que a luva gire em falso.
    Como resolver me perguntou o mecânico... "Carca um solda no fundo e resolve o problema."
    Agora vejam, isto é ou não é erro de projeto? Se há Engenheiros, como o proprietário afirmou no outro tópico então devem ser estagiários.....

    Olá amigos, Desculpe a demora. Com relação ao suposto problema, oque indicamos no manual e seguinte: O "pino" é na verdade uma chaveta está correto a luva tem um entalhe passante assim como qualquer polia, o segredo está na fabricação do cardan onde quem irá instalar deve fazer o rasgo da chaveta no cardan garantindo assim que a mesma fique alojada, segue anexo foto

    Obrigado pela duvida que sempre é construtiva para nos

    Atenciosamente HD4x4
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-usinagem-chaveta-no-cardan.jpg  

  • #16
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2

    Semi eixo flutuante traseiro hd 4x4

    Boa tarde galera,

    Recentemente passei pelo susto de ter um semi eixo partido e uma roda no chão. Por sorte estava de vagar e nada de grave aconteceu, porem poderia facilmente ter ocorrido uma tragédia.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.26.44-1-.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.26.44-3-.jpg

    Consegui um outro semi eixo usado, porem não sabia das diversidades dos semi eixos q exitem pro jeep, no caso são 3 e com diferentes tipos de rolamentos e retentores. Emfim o q eu consegui era com rolamento cônico e o q estava no meu jeep era de esfera.
    Modificamos o eixo pro rolamento de esfera, porem não ficou legal, ficou com uns roncos e não me senti seguro em andar com o jeep desse jeito, sem contar q ainda tinha o outro lado q precisava revisar, cujo ele já estava ali a 43 anos.
    O fato é q já tinha gasto uma nota, com rolamento novo, trava do rolamento, retentor, mão de obra, óleo, fluido, cola de junta, regular freios (como a roda caiu, danificou algumas coisas) entre outras despesas indiretas, o valor estava se aproximando da metade do kit flutuante, sem contar q nem havia revisado o outro semi eixo. Além do mais o sistema original ainda permitiria a roda sair em caso de uma nova fratura do semi eixo.
    Analisando os custo e o fator segurança, vi q valia muito mais a pena comprar o kit flutuante. Fui ai q comecei a pesquisar sobre as marcas e modelos. Troquei ideias com alguns membros q já tinha o sistema, e então decidi comprar com a HD 4x4.

    Adquiri o modelo com rolamento da Ducato, q demorou 7 dias para chegar (SP-RO)

    Kit vem completo, sem precisar mexer ou alterar nada, kit muito bem feito, acabamento, rolamento e retentores de primeira linha, só peças bonitas.

    Não veio com manual, mas depois recebi o manual de outro modelo, porem muito semelhante o processo de montagem, por email.

    E então, já cansado de gastar dinheiro com mecânicos ruins, resolvi encarar essa empreita com o meu velho, aki na garagem mesmo.

    segue algumas fotos da montagem e do kit.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-22045649_1249150771897436_9030687687130453445_n.jpg

    Montagem é relativamente simples, com ferramentas de casa mesmo, salvo algumas q eu tive q comprar. (exceto a chave da porca de engenharia da manga q não se acha pra vender em lugar nenhum, e se achar é na net e com um valor de quase 200 latinhas) essa chave poderia vir no kit. Tivemos q fabricar uma.

    Cubo e o retentor da parte de trás.
    Anexo 552817

    Montando o retentor. Tive q prensar os prisioneiro de roda tmb, q não acompanha o kit.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20170930_161053494.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20170930_161259071.jpg

    Manga do eixo e a porca de engenharia.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20170930_123307380.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img-20170930-wa0000.jpg

    Manga já parafusada. Comprei parafusos allen 12.9, porem eles não entram sem desbastar a cabeça, e aki é muito difícil achar porca com essa resistência. Então eu mantive os originais e só troquei as arruelas de pressão.

    Manga colada com junta da Wurth e o espelho de roda.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171002_150916333.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171002_152144267.jpg

    Cubos preenchidos com graxa entre os retentores.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171002_164020282.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171002_164922512_hdr.jpg

    Cubos montados na manga sem o semi eixo.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.26.44-2-.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.26.44.jpg

    Campana montada e semi eixo aparafusado.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171002_175325746.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171004_130910576.jpg

    Kit pronto com a roda. Como podem ver, uso pneus pequenos e nem faço trilhas, uso apenas no dia a dia. No entanto não haveria necessidade de tanta robustez. Porem, como havia dito anteriormente, o valor da revisão original chegaria perto do kit e não teria esses beneficio. Optei pelo rolamento de pista dupla da Ducato, não só pela robustez, mas tmb pela facilidade de reposição e de montagem (diferente do cônico q seria 4 rolamentos no total e ainda precisa da pré carga). Espero q dure mais 43 anos.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.46.58-1-.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-whatsapp-image-2017-10-11-13.46.58.jpg

    Eu e o meu velho dando um grau nas campanas.

    Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-22140879_1250563105089536_5834168698947491085_n.jpg Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20171001_114510228.jpg

    Alem do desafio, foi muito divertido encararmos essa juntos, conhecendo um pouco mais de mecânica e fazendo tudo com calma e do nosso jeito, tudo caprixado, com parafusos novos e pintando peça por peça, não teve gratificação melhor.
    Aproveitamos a oportunidade e já trocamos flexíveis, tubulação de freio, batente do diferencia (q não tinha) e amortecedores da ranger.

    Fica aqui meu relato da minha experiencia, e espero q ajude aqueles q pensam em tornar nossos jeepinhos mais seguros.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4-img_20170930_160924464.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Anexo não abriu

  • #17
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Futuramente.... é meu propósito, montar este kit na Rural. ..

    Parabéns pela montagem (trampo) e descrição... Valeu.

    abraços.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #18
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal!

    Minha pergunta é:-

    O sistema de eixo do 51 (chavetado com rolamento cônico) também está sujeito a sair fora?

    O meu está com sistema original e utilizo pneu equivalente a 31 (10x16 da Maggion), nunca tive problema, já andei até com o rolamento ruim!

    Diferente da F100 83 que já escapou a trava e saiu o semi-eixo umas 5 vezes!

    Enfim, no 51 estou em risco?

    Aristides Júnior

  • #19
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Aristides;

    O eixo chavetado também é semi-flutuante, mas é mais seguro que o canela grossa nesse aspecto por ter o sistema de fixação um pouco diferente do canela grossa que sustenta o rolamento por meio de um anel metálico que é prensado no eixo, com o tempo e fadiga ele pode "correr" no eixo e é quando ocorre do eixo "saltar" da roda (não é quebrar, que por ter diâmetro maior é mais difícil ocorrer).
    No seu o rolamento é preso no lugar por uma saliência forjada no próprio eixo que é preso na outra extremidade por uma "tampa" no prato do freio firmemente fixado no tubo do diferencial.
    Portanto para seu eixo "saltar" fora ele tem que partir entre o rolamento e a ponta chavetada, o que torna mais difícil de ocorrer, não impossível mas menos provável.
    Portanto, parabéns pelo seu jeep!
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #20
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Sydney!

    OK...Ufa! O risco de quebra na ponta é muito pequeno! Tô tranquilo!

    Ainda bem! Uma coisa a menos para preocupar!

    Para desmontar separando cubo da ponta cônica, para tirar a campana (panela), para examinar freio por exemplo, normalmente utilizamos um sacador, já quebrei um pois fica bem apertado! Construí um bem reforçado, mesmo assim é dificil!

    Agora aprendi um truque, voce solta uma ou duas voltas na porca, faz uma manobra para frente e para trás e pronto já descola, sem sacador nem nada!
    Se mesmo assim não sair, trava a porca (cupilha) e vai dar um volta com o Jeep! Quando chegar deve ter soltado.

    Abraço a todos, Aristides Júnior

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. kit eixo traseiro flutuante ensimec
      Por DeMelo no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 34
      Última resposta: 03/01/2020, 20:24
    2. Comprimento de eixo traseiro dana 44 com kit flutuante
      Por CAVESO no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/02/2010, 17:16
    3. disco traseiro como eixo flutuante
      Por Gustavo de Olliveira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/08/2007, 19:05
    4. Eixo traseiro Flutuante - é viavel um grupo?
      Por leovalle no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 38
      Última resposta: 04/03/2005, 00:16

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade