Pessoal meu eixo parrudo ficou pronto , ele e composto de uma eixo da cj com os munhoes do javali , cruzeta da C-10 , garfos da cardan do jeep
e mais uns rolamentos do chevette e retentores, deem uma olhadinha e me falam o que vcs acham .
1-rolamentos X pivôs:
Os rolamentos são mais sensíveis ao brinelamento na montagem, corrosão por contaminação de água na graxa, desgaste por contaminação da graxa com areia, terra etc...
São mais exigentes quanto à correta montagem e pré-carga.
Os pivôs são razoavelmente mais resistentes, alguns modelos possuem lubrificação permanente e são mais fáceis de montar.
Aquí, o aberto ganha.
2-Munhão fechado X Munhão aberto :
Quando bem montados e mantidos, são bem imunes a ação de água e abrasivos.
Mantém sempre o corpo do munhão lubrificado.
Os abertos, tem grandes problemas de vedação junto do yoke e manga de eixo. Nem com todos os retentores no lugar, não á tecnica que mantenha a terra e água fora dalí, portanto, há um comprometimento muito maior dos semi-eixos, que estão sendo sempre lixados com terra e areia. Na verdade é um sistema muito bom para bombear terra tanto para a tubeira quanto para a manga de eixo.
As cruzetas no aberto estão sempre expostas à ação da terra e areia e a lavagem com jato de alta pressão.
Aquí, o fechado ganha de longe em trilhas com lama e o aberto só ganha no rock crawling.
3- Disponibilidade de peças de reposição:
Munhões abertos não são ferramentados(fabricados) no Brasil, assim,por enquanto, para cada eixo modificado instalado, você tem que ter mais um em casa. Ou seja, um custo relativamente alto, pois envolve tornearia, gabarito, etc...
Se o $$$ não cai do céu, ficaria com o fechado, pois é operacionalmente mais barato e disponível
4- Semi eixos:
Aparentemente não há re-dimensionamento, portanto ficam como estão, fora os problemas do item 1 acima.
Apesar dos prós e contras, é uma adaptação válida mesmo que experimentalmente.
A grande vantagem nesta adaptação seria a possibilidade de colocar um furo cônico a mais neste braço de munhão para a instalação de um pivô de direção independente, anulando os gatos que fazem por aí na adaptação da direção hidráulica.