x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13
    Usuário Avatar de rodrigo fonseca
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    canguçu/RS
    Idade
    45
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0



    bom dia amigo, concordo com voçe! mas ele ja tinha este mesmo defeito quando estava com pneus 750 /16.

  • #14
    PessoALL, também concordo de que amortecedor de direção ajuda, mas não é o "salvador da pátria", tanto que nestes 36 anos andando de jeep, nunca usei. MAS, olhando bem a foto, Rodrigo, será que você não está usando um amortecedor de suspensão aí? Amortecedores de suspensão não funcionam na horizontal.. rs

  • #15
    Usuário Avatar de rodrigo fonseca
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    canguçu/RS
    Idade
    45
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0
    ola, marcos. realmente não sei se é de direção! porq ja veio no jeep! mas testando ele na mesma posição que ta no jeep esta atuando bem!

  • #16
    Eu uso pneus 33" com o mesmo setor de direção que o seu, e não sindo estes problemas de bumpster que você citou... pelas suas fotos, acho que as maiores diferenças entre o seu jeep e o meu (além dos pneus maiores) é que eu uso um hi-steer mais longo apenas para a drag-bar (barra que vai do setor de direção até a roda), que reduz o efeito alavanca (coisa boa), mas torna a resposta da direção mais "lerda" (coisa ruim).

    Outra coisa que vi nas fotos, e que os colegas me corrijam se eu estiver errado, mas acho que pelo tamanho dos seus pneus, suas barras de direção e terminais estão subdimensionados, pode ser que empenem ou venham a se partir, dê sempre uma conferida em busca de trincas e barras tortas antes e depois de andar de jeep.

    grande abraço!

  • #17
    Usuário Avatar de rodrigo fonseca
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    canguçu/RS
    Idade
    45
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0
    marcos, oque seria o hi steer mais longo? concordo com voçe sobre as barras serem fracas ,mas mesmo assim nao poderia dar este impacto na direção

  • #18
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo fonseca Ver Post
    marcos, oque seria o hi steer mais longo? concordo com voçe sobre as barras serem fracas ,mas mesmo assim nao poderia dar este impacto na direção
    High steer : Aquela peça que vai em cima do toquinho do munhão do lado do passageiro, ele atua como um braço de direção.

    O que dá pra ser feito :

    Solta esse amortecedor de direção, vai que ele está com defeito e tende a ficar sempre aberto ou tem uma limitação geométrica mesmo e acaba causando esses trancos na direção.

    O High steer eu vou discordar um pouco do Marcos : Se você reduzir o braço do HS, a distancia percorrida pela barra da caixa ( Drag link) é menor, logo, o deslocamento do volante é menor também.... ficaria mais duro o volante, porém quando a roda levasse um tranco, este seria menos percebido no volante...
    Denis

  • #19
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    O High steer eu vou discordar um pouco do Marcos : Se você reduzir o braço do HS, a distancia percorrida pela barra da caixa ( Drag link) é menor, logo, o deslocamento do volante é menor também.... ficaria mais duro o volante, porém quando a roda levasse um tranco, este seria menos percebido no volante...
    Fala Denis! Dissemos exatamente a mesma coisa, só que ao contrário... enquanto você disse que o copo estava meio cheio, eu disse que era meio vazio!

    Eu disse que aumentei o braço do HS para aumentar a distancia percorrida pelo link entre ele e o setor de direção, aumentando o deslocamento do volante (comportamento mais lerdo). Só que agora, quem discorda da sua conclusão sou eu, pelo seguinte motivo:

    o "tranco" da roda é medido do ponto do tranco (superfície de rodagem do pneu) até o centro de articulação da roda (munhão).

    Para o pneu de 37", vou "chutar" (como exemplo), que ele tenha 150cm de diâmetro e, por conseqüência, 75cm de raio.

    Então, o tranco aconteceria (para fins didáticos) a 75cm do ponto de articulação, certo? Se o HS tem 10cm, e o ponto de articulação é o mesmo (o munhão), então a razão da alavanca entre ambos é de 7,5, pois o HS é 7,5 vezes menor que a alavanca do pneu.

    Se eu uso um HS de 20 cm com o mesmo pneu, a razão entre ambos cai para 3,75, pois o HS é 3,75 menor...

    Ou seja, se eu recebo uma pancada equivalente a 30 kg na borda do pneu, isso significa uma força de 225kg no terminal de direção do Hi-Steer mais curto, e de uma força de 112,5kg no terminal de direção para o Hi-Steer mais longo.

    Creio que você mesmo tenha explicado bem este princípio quando falou que o volante fica mais duro com o HS menor (pois a alavanca diminui na mesma proporção do Hi-Steer), ou seja, é mais difícil para o mesmo setor, girar o mesmo pneu, porque é mais fácil para o mesmo pneu girar o mesmo setor...

    Grande abraço!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Infelizmente ambos estão errados, considerando o mesmo braço da caixa de direção e o hi-steer curto o volante irá girar menos porém precisará fazer mais força e por consequência o tranco da roda pela alavanca do hi-steer ser menor não é sentido tanto na direção, agora se o hi-steer for longo precisará girar mais o volante mas a direção fica mais leve porém o tanco da direção é maior pois o braço do hi-steer que é quem vai transmitir o tranco é maior que o braço da direção, o resultado prático do comprimento do hi-steer será ou opta por direção leve mas o raio de giro do jeep grande e resposta da direção lenta, ou a direção mais pesada raio de giro pequeno e direção mais precisa e rápida.
    Com certeza o tranco sentido no volante é decorrente do jumelo alto que alterou o ângulo do munhão causando com isso um peso excessivo na direção pois ao girar as rodas precisa "erguer" mais o carro causando inclusive desgaste irregular nos pneus fazendo um efeito parecido com o movimento das "patrolas" onde o pneu deita ao fazer a curva.

  • #21
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Fala Denis! Dissemos exatamente a mesma coisa, só que ao contrário... enquanto você disse que o copo estava meio cheio, eu disse que era meio vazio!

    Eu disse que aumentei o braço do HS para aumentar a distancia percorrida pelo link entre ele e o setor de direção, aumentando o deslocamento do volante (comportamento mais lerdo). Só que agora, quem discorda da sua conclusão sou eu, pelo seguinte motivo:

    o "tranco" da roda é medido do ponto do tranco (superfície de rodagem do pneu) até o centro de articulação da roda (munhão).

    Para o pneu de 37", vou "chutar" (como exemplo), que ele tenha 150cm de diâmetro e, por conseqüência, 75cm de raio.

    Então, o tranco aconteceria (para fins didáticos) a 75cm do ponto de articulação, certo? Se o HS tem 10cm, e o ponto de articulação é o mesmo (o munhão), então a razão da alavanca entre ambos é de 7,5, pois o HS é 7,5 vezes menor que a alavanca do pneu.

    Se eu uso um HS de 20 cm com o mesmo pneu, a razão entre ambos cai para 3,75, pois o HS é 3,75 menor...

    Ou seja, se eu recebo uma pancada equivalente a 30 kg na borda do pneu, isso significa uma força de 225kg no terminal de direção do Hi-Steer mais curto, e de uma força de 112,5kg no terminal de direção para o Hi-Steer mais longo.

    Creio que você mesmo tenha explicado bem este princípio quando falou que o volante fica mais duro com o HS menor (pois a alavanca diminui na mesma proporção do Hi-Steer), ou seja, é mais difícil para o mesmo setor, girar o mesmo pneu, porque é mais fácil para o mesmo pneu girar o mesmo setor...

    Grande abraço!
    Marcos,

    Acredito que concordamos quanto ao princípio dos trancos, talvez o que não esteja em sintonia seja como evitá-los :

    Opção 1 - reduzir o braço do HS, com isso, ao levar um tranco inesperado , o Drag link percorrerá uma distancia pequena, e o volante girará pouco , porém, para segurar outros trancos corriqueiros, será mais difícil de segurar, pois o poder gerado pela caixa de direção se torna menor pelo HS pequeno.

    Opção 2- Aumentar o HS, com isso, um tranco inesperado fará o volante girar muito e com mais velocidade , em virtude do maior deslocamento do DL, porém, o carro ficará mais macio de esterçar e mais fácil de segurar eventuais trancos em função do maior poder da caixa.

    Esse lance que o george comentou da roda " levantar" o carro é em função da alteração do ponto de passagem do KPI em função da bitola das rodas, diametro dos pneus e etc, com isso tem o afastamento do Scrub radius que citei anteriormente.

    O mais fácil para o rodrigo é instalar uma caixa menos desmultiplicada, tipo a do opala mecanica, ou hidráulica.
    Denis

  • #22
    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Infelizmente ambos estão errados, considerando o mesmo braço da caixa de direção e o hi-steer curto o volante irá girar menos porém precisará fazer mais força (...)
    - Concordo com você neste ponto! tem que fazer mais força no volante porque ficou mais difícil de virar a roda.

    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    (...) e por consequência o tranco da roda pela alavanca do hi-steer ser menor não é sentido tanto na direção
    - Errado, pois a função da alavanca é multiplicar a força do ponto mais distante para o mais curto, desmultiplicando o deslocamento. Ou seja, para o mesmo momento de força (torque, que é a resultante no ponto de "rotação" da alavanca), os resultados são inversamente proporcionais na alavanca menor. Diminuiu a alavanca menor, aumentou a resultante que será "devolvida" para a caixa de direção. O tranco fica maior na proporção inversa da redução da alavanca menor (Hi-Steer), ou da proporção do aumento da alavanca maior (pneu). Quanto maior a diferença entra ambos (pneu e Hi-Steer), maior a multiplicação de força e a desmultiplicação em movimento.

    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    (...) agora se o hi-steer for longo precisará girar mais o volante mas a direção fica mais leve
    - Certíssimo, pois a alavanca do Hi-Steer sendo maior, diminui a resultante que será "devolvida" para a caixa de direção. O tranco é multiplicado na mesma proporção da redução da alavanca menor (Hi-Steer). Se o Hi-Steer é maior, a multiplicação de força é menor.

    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    porém o tanco da direção é maior pois o braço do hi-steer que é quem vai transmitir o tranco é maior que o braço da direção
    - Erradíssimo, pois quanto maior a alavanca que transmite a força (não confundir com a que recebe a força), menor sua resultante. É como dizer que você quer usar uma alavanca para levantar algo pesado, e achar que o objeto a ser movido fica mais leve se estiver mais perto da sua mão. Sua mão é a origem da força, a diferença entre as distancias da sua mão e a ponta da alavanca (onde há o momento de força), com a distancia da ponta da alavanca até o objeto a ser levantado, é que vai indicar o quanto a alavanca multiplicará sua força, desmultiplicando seu movimento. Ou seja, se o Hi-Steer é mais longo, a diferença entre as alavancas é menor e, por consequência, a multiplicação da força e desmultiplicação do movimento também será menor (mas apenas no sentido da força da roda para o Hi-Seer).

    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    (...) o resultado prático do comprimento do hi-steer será ou optar por direção leve mas o raio de giro do jeep grande e resposta da direção lenta, ou a direção mais pesada raio de giro pequeno e direção mais precisa e rápida.
    - Certo! Isso eu senti "na pele", pois fiz um Hi-Steer regulável, com um furo mais longo e outro mais curto...

    Acho que a confusão toda entre nós é que tudo que eu disse se aplica APENAS para ver o quanto de força da pancada (força na alavanca maior - pneu) é sentida no voltante (multiplicada pelo Hi-Steer para a caixa de direção). O problema é que quando falamos em direção mais leve e mais pesada, o sentido das forças se inverte, e o fator de multiplicação também! Confundimos duas situações distintas, a força vindo do pneu para a caixa de direção, e a força vinda no caminho inverso.

    - Fiz um desenho para explicar melhor sobre as coisas que disse com relação à projeção das forças.

    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Com certeza o tranco sentido no volante é decorrente do jumelo alto que alterou o ângulo do munhão causando com isso um peso excessivo na direção pois ao girar as rodas precisa "erguer" mais o carro causando inclusive desgaste irregular nos pneus fazendo um efeito parecido com o movimento das "patrolas" onde o pneu deita ao fazer a curva.
    Se os jumelos forem na frente do eixo, o angulo que você se refere é o Cáster, certo? então, quanto maior o jumelo, menos positivo o angulo de cáster (angulo formado entre a linha vertical, que termina com o ponto de contado do pneu no chão, e a inclinação do eixo de rotação da roda), e mais leve a direção, pois o ponto de "arrasto" dos pneus com o solo vai ficando cada vez mais próximo do eixo de rotação da roda. Se o cáster ficar muito positivo, temos problemas como, por exemplo, o de shimmy (sei lá como escreve isso), e em casos extremos até mesmo a tendencia do jeep "puxar para dentro da curva" (para ambos os lados). Se os jumelos ficam atrás do eixo (estilo CJ5), o resultado é inverso...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos jeep cj3, 53 motor opala 4 cil com rodas 16 pol e com pneus 37x 14/5 e setor maverik-affmaria.jpg  

  • #23
    Rodrigo, só pra responder sua antiga pergunta, estou postando duas fotos, a primeira (muita ferrugem, solda e um trabalho feio) é do meu jeep, com o Hi-Seer suuuper "longo" (exagerei ma medida) que venho falando... a segunda eu peguei da internet, desmontado, para ver melhor onde vai a "criança".

    Como eu disse, usamos o mesmo setor de direção, mas eu não sinto tanto os efeitos do bumpsteer como você, pois além do Hi-Steer mais longo, meus pneus são menores (33"). De curiosidade, qual o volante que você usa?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos jeep cj3, 53 motor opala 4 cil com rodas 16 pol e com pneus 37x 14/5 e setor maverik-133216d1219257860-uma-ideia-para-estabilizar-o-hi-steer-imagem104.jpg   jeep cj3, 53 motor opala 4 cil com rodas 16 pol e com pneus 37x 14/5 e setor maverik-69637d1167477582-modificacao-no-munhao-para-high-steer-imagem-195.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pedaleira Opala, Radiador D-20 e Setor DH da S-10
      Por Leco1974 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/08/2014, 10:41
    2. Vendo setor de opala ,bomba de direção do mb e motor de chevette 1.4
      Por Ricardo MG no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/09/2013, 08:44
    3. [vendo] setor hidráulico de opala
      Por rsb no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/01/2010, 05:13
    4. Instalação setor de opala mecanico
      Por MaGao no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 05/01/2009, 11:08
    5. MOTOR 3000 MAVERIK 6CC
      Por Ian Moreira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 15
      Última resposta: 11/10/2003, 19:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade