x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 83
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/03/2012
    Local
    navirai/
    Idade
    50
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Motor de maverick 6cc




    Boa noite. Tenho um cj5 1974 com o motor bf161 em razoáveis condições. uso o jeep apenas para passeios leves. Me ofereceram um motor de maverick 6cc dizendo que é o mesmo do jeep. Já ouvi falar do motor do aero willys, mas esse eu não conheço. é o mesmo motor. é melhor que o bf 161? Precisa adaptar ou é só tirar um e colocar o outro?

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Paulo.... boa noite.
    Se o seu motor é um BF 161.
    Colocar o motor do maverick 6 cil. é tirar um e colocar o outro..
    Unico porém é a bomba de óleo que vem com o filtro junto à bomba.
    Vc vai ter que modificar o escapamento. e logicamente a tubagem de escape do maverick.
    A unica mudança, é feito na frange do escape. que no caso do motor maverick é um pouco atraz. mas nada que um bom soldador faça a mudança... Ok

    é praticamente o mesmo motor.. so que um pouco mas potente.

    grande abraço. e

    Bem vinndo ao fórum....

    abraços.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/03/2012
    Local
    navirai/
    Idade
    50
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    obrigado. Achei que não compensava mesmo. Vou continuar com o meu, ate poruqe meu jipe é usado apenas em apsseios leves e portanto, não deve dar problema de motor tão cedo. Valeu!

  • #4
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Vc perguntou se o motor do Maverick 6 cil é melhor que o do Jeep 6 cil.
    Praticamente é o mesmo motor...
    No motor do Maverick teve muito melhoramento. por exemplo a bomba de óleo com filtragem total..
    A parte do arrefecimento foi melhorado com uma mangueira adicionada entre os primeiro e segundo e do quinto e sexto cilindro.
    e também a potência aumentada...
    É um ótimo motor..
    A diferença está no bloco que é mais alto 1 cm. e o virabrequim e as bielas, como é mais alto tem diferença na valvula de escapamento que é mais comprida. mas de resto é tudo igual.
    Estou montando um, com pistão e aneis novos. bronzinas de mancal e biela, mais as buchas do eixo de comando de valvulas
    Cabeçote revisado com valvulas novas..
    estou quase fechando o motor.

    Ok.
    abçs

    e vamos que vamos..
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #5
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Vc perguntou se o motor do Maverick 6 cil é melhor que o do Jeep 6 cil.
    Praticamente é o mesmo motor...
    No motor do Maverick teve muito melhoramento. por exemplo a bomba de óleo com filtragem total..
    A parte do arrefecimento foi melhorado com uma mangueira adicionada entre os primeiro e segundo e do quinto e sexto cilindro.
    e também a potência aumentada...
    É um ótimo motor..
    A diferença está no bloco que é mais alto 1 cm. e o virabrequim e as bielas, como é mais alto tem diferença na valvula de escapamento que é mais comprida. mas de resto é tudo igual.
    Estou montando um, com pistão e aneis novos. bronzinas de mancal e biela, mais as buchas do eixo de comando de valvulas
    Cabeçote revisado com valvulas novas..
    estou quase fechando o motor.

    Ok.
    abçs

    e vamos que vamos..
    Eaew Antonio, tranquilo ?

    Meu já estou no meu segundo bf e ele está meu cansado. Encontrei um 6cc do maveco, mas o cara ta pedindo 1500 latinhas. E o motor ta sem o pé e nem o carburador.
    Não sei o estado do motor, então teria q abrir e ver.
    Vc acha q vale a pena?
    essas peças todas q vc comprou, são faceies de achar?


    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Ian. Boa tarde.
    Tem mais uma diferença que não citei...
    O pé do carburador é um pouco maior que o do BF 161.. logicamente o cabeçote tem os prisioneiros mais distantes, muito pouca coisa.. 0,5/06mm...se passar uma lima de motoserra, nos furos dá para usar o carburador do BF.
    Este pé do carburador é igual ao da linha Gm...
    Quanto às peças, o que está dificil de achar são os Pistões., pois são diferentes.
    No motor do Maverick os pistões são prensados, então no pistão tem uma cava para fazer o apoio da prensa.
    Este Pistão tem o numero Mahle de P1018.
    Hoje só acha o pistão com o numero P 750. que neste o pistão não é prensado, e preso por umas presilhas, e a biela é com o uso de buchas.
    Como no motor do maverick. ou BF 184 a biela usa prensa para ser colocada. ou modifica e coloca bucha ou coloca o pino aquecendo a biela... (pratica usada em todos os motores de hoje)
    O diferente, é a valvula de escapamento que é um pouco mais comprida...é só passar a medida que qualquer loja manda o correto. como também com as válvulas de admissão...
    No restante, jogo de juntas, guias de válvulas, jogo de bronzina de mancal Biela, e bucha do comando são iguais.
    Também diferente é o tamanho da bomba de óleo...
    Se for trocar a bomba de água, como estou trocando tem que fazer um furo e rosca para colocar um espigão para receber a mangueira que vem do bloco do motor...
    Todas as peças nas lojas conceituadas de 4x4 de São Paulo, e Paraná. tem em estoque...
    Então ainda não dá para abandonar estes velhos guerreiros....
    Bom fazendo a montagem do motor. (finalizando)...
    Este motor achei em uma retifica abandonado cheio de água, então tive que fazer a retifica completa. trocando os pistões e aneis.
    Acho este preço de R$ 1500,00 um pouco(muito caro) caro..... este motor quase que foi um presente, por isto não vou citar o preço..
    e vamos que vamos.

    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #7
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Ian. Boa tarde.
    Tem mais uma diferença que não citei...
    O pé do carburador é um pouco maior que o do BF 161.. logicamente o cabeçote tem os prisioneiros mais distantes, muito pouca coisa.. 0,5/06mm...se passar uma lima de motoserra, nos furos dá para usar o carburador do BF.
    Este pé do carburador é igual ao da linha Gm...
    Quanto às peças, o que está dificil de achar são os Pistões., pois são diferentes.
    No motor do Maverick os pistões são prensados, então no pistão tem uma cava para fazer o apoio da prensa.
    Este Pistão tem o numero Mahle de P1018.
    Hoje só acha o pistão com o numero P 750. que neste o pistão não é prensado, e preso por umas presilhas, e a biela é com o uso de buchas.
    Como no motor do maverick. ou BF 184 a biela usa prensa para ser colocada. ou modifica e coloca bucha ou coloca o pino aquecendo a biela... (pratica usada em todos os motores de hoje)
    O diferente, é a valvula de escapamento que é um pouco mais comprida...é só passar a medida que qualquer loja manda o correto. como também com as válvulas de admissão...
    No restante, jogo de juntas, guias de válvulas, jogo de bronzina de mancal Biela, e bucha do comando são iguais.
    Também diferente é o tamanho da bomba de óleo...
    Se for trocar a bomba de água, como estou trocando tem que fazer um furo e rosca para colocar um espigão para receber a mangueira que vem do bloco do motor...
    Todas as peças nas lojas conceituadas de 4x4 de São Paulo, e Paraná. tem em estoque...
    Então ainda não dá para abandonar estes velhos guerreiros....
    Bom fazendo a montagem do motor. (finalizando)...
    Este motor achei em uma retifica abandonado cheio de água, então tive que fazer a retifica completa. trocando os pistões e aneis.
    Acho este preço de R$ 1500,00 um pouco(muito caro) caro..... este motor quase que foi um presente, por isto não vou citar o preço..
    e vamos que vamos.

    abçs
    Muito obrigado Antonio.
    Por isso citei q estava sem o pé e sem carburador, pois já havia lido um poste seu sobre as diferenças entre os motores.
    Ele ta com a bomba de óleo com filtro!
    e a bomba de água acho q é a do bf, pois não tem o espigão q leva a água pra lateral do motor.

    O distribuidor é o mesmo do bf? pois tenho uma ignição eletrônica já.
    Vc vai usar o carburador do jeep mesmo ou o do maveco? será q anda bem com o dfv 228?

    Então, também achei caro pacas, tenho um motor 6cc do opala aki, vou ver ser consigo fazer negocio com o velho.
    Somando todos os gasto com retifica e peças, quanto q vc já gastou?
    Um jogo de pistão ta em torno de 1100$
    Um carbura completo 700$

    Obrigado mais uma vez
    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Muito obrigado Antonio.
    Por isso citei q estava sem o pé e sem carburador, pois já havia lido um poste seu sobre as diferenças entre os motores.
    Ele ta com a bomba de óleo com filtro!
    e a bomba de água acho q é a do bf, pois não tem o espigão q leva a água pra lateral do motor.

    O distribuidor é o mesmo do bf? pois tenho uma ignição eletrônica já.
    Vc vai usar o carburador do jeep mesmo ou o do maveco? será q anda bem com o dfv 228?

    Então, também achei caro pacas, tenho um motor 6cc do opala aki, vou ver ser consigo fazer negocio com o velho.
    Somando todos os gasto com retifica e peças, quanto q vc já gastou?
    Um jogo de pistão ta em torno de 1100$
    Um carbura completo 700$
    Tem mais em conta ... pesquise..
    Obrigado mais uma vez
    Abraços
    Ian... Se vc pesquisar vai achar mais em conta.
    Peças do motor comprei no Paraná.
    acho que aqui não pode comentar sobre de onde fazemos compras..
    Esta semana comprei as 6 valvulas de admissão deste motor mais as guias. ficou em R$ 146,00 em uma loja aqui da cidade.
    Mais o assentamento da vávula no cabeçote acho mais ou menos R$ 60,00...
    amanhã vou buscar a bomba de água nova que mandei colocar o espigão (fazer rosca na bomba) para mangueira da lateral do bloco.
    Distribuidor é tudo igual ao do BF.... platinado ou ignição eletronica.
    Mais uma mudança é o coletor de escape que no caso vou usar o do maverick. pois o do motor BF não dá certo pois, a bomba atrapalha... Pode-se até usar o coletor do BF 161. mas tem que fazer uma mudança (curvas) no cano de saida do escape..

    Quanto ao carburador,dfv 228.. tenho vários aqui... mas vou comprar o pé de ferro do motor Gm..
    de todo o jeito tem que fazer o embuchamento da borboleta..é mais prático comprar um novo.
    Mas para não gastar mais dim dim... vou passar uma lima redonda no pé do carburador.a que estiver melhor... assim não gasto as latinhas.

    Estava vendo que vc é de Rondonia..
    Nos anos de 1963/64/65 até os anos 70 tinha muitos motoristas que viajavam para aí..Este tempo era os caminhões toco pois com truck não tinha como chegar... Sem estrada, e era uma aventura chegar aí...Areião, Pinguela (ponte sobre rios).. e uma viajem sofrida.... mas foi-se o tempo... e hoje poucos motoristas contam esta historia..nesta época morava em Dracena sp. onde tinha muitos que faziam esta viajem...
    grande abraço..
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #9
    Usuário
    Entrada
    05/01/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    37
    Posts
    147
    Agradecimento: 1
    Antonio, voce conseguiu comprar os pistões P1018? Teria como passar um contato do loja? Estou montando esse motor também com o cabeçote do itamaraty (coletor de admissao parafusado), e só falta esses pistões pra colocar a criança na retifica.

    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Este pistão. P 1018. é colocado o pino na biela com prensa ou aquecido..

    Também andei procurando mas não achei . acabei comprando o P 750 mesmo...este usa as presilhas para travar o pino.
    Mas no caso da biela do motor Maverick entra com pressão não há necessidade de colocar as presilhas...
    Pois o pino do pistão na Biela do Maverick tem que colocar com a biela aquecida...... Ok...
    Segundo o vendedor Márcio da Zezo 4x4.. não é mais fabricado.... (fora de linha).
    Pode ser que vc ache em alguma retifica com o estoque antigo....
    abraços.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário
    Entrada
    05/01/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    37
    Posts
    147
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Este pistão. P 1018. é colocado o pino na biela com prensa ou aquecido..

    Também andei procurando mas não achei . acabei comprando o P 750 mesmo...este usa as presilhas para travar o pino.
    Mas no caso da biela do motor Maverick entra com pressão não há necessidade de colocar as presilhas...
    Pois o pino do pistão na Biela do Maverick tem que colocar com a biela aquecida...... Ok...
    Segundo o vendedor Márcio da Zezo 4x4.. não é mais fabricado.... (fora de linha).
    Pode ser que vc ache em alguma retifica com o estoque antigo....
    abraços.
    Entao Antonio, voce nao fez nenhuma alteracao na biela? Nem trocou as bucha da biela? Vou ter que fazer o mesmo que voce.
    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Não fiz nenhuma alteração na biela. o correto seria colocar bucha e fazer um furo para lubrificar o pino.
    Coloquei com aquecimento da biela..
    O pistão P 750 veio sem o furo para lubrificar o pino, então na furadeira fiz os dois furos no pistão.( no alojamento do pistão) para lubrificar o pino.
    Outra coisa que vc vai ter que prestar atenção é na bronzina da biela, no motor do maverick a biela tem um furo por onde esguicha óleo para o pistão e a camisa....
    A bronzina nova vem sem o furo ...... Observe bem a biela.. que vc vai ver que tem o furo..
    Cuidado que as bielas tem os numeros pares e impares..... e um ressalto indicando para a frente do motor assim como o pistão com uma flexa .(frente)
    Vc vai ter que furar a bronzina nova no mesmo local do furo... (pega uma bronzina velha se é que tem o furo, e juntar um no outro e fazer o furo com a broca da mesma bitola)..
    Quando desmontei o motor não tinha observado que a bronzina não tinha o furo, com certeza foi montado assim. (é bom perguntar ao mecânico se é necessário o furo ou não na bronzina) Mas com certeza se tem o furo na biela vai ter que ter furo na bronzina..
    Ok...
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor 4cc alcool opala ou motor 3000 maverick
      Por Bartinikosky no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/12/2008, 13:01
    2. Motor de Arranque Bosch para Motor Ford 3000 do Maverick
      Por reslima no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 26/02/2008, 17:18
    3. Motor de Maverick
      Por Paulinhohd no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/05/2005, 13:58

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade