x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Tópico: água radiador

  • #1

    água radiador




    Alguém saberia me dizer o que eu poderia colocar na agua do radiador do jipe pra não ficar mais aquela agua marrom e melhorar o arrfecimento?

  • #2
    Etilenoglicol, aquele líquido verde, na proporção indicada pelo fabricante.

    Aumenta o ponto de ebulição e tem ação anticorrosiva.

  • #3
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    coisa...

    Fala Gente....

    Ou num coloca nada não....

    Se vc colocar algum aditivo, anti-enferrujante, desenferrujante...... qualquer coisa corrosiva, vai soltar as placas de ferrugens que tem no motor e radiador... vai entupir TUDO....

    []'s com agua barrenta no radiador
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    radiador

    Fala Monge , não é bem assim que funciona ...
    Se vc já tem o jipe há muito tempo e nunca colocou nada , qdo colocar é possivel que solte alguma ferrugem no caminho da água e vai parar na bomba ou na termostática , tem que drenar , mas se tem costume de colocar e ficar pouco tempo sem o aditivo , não tem problema .
    O melhor é deixar com etilenogllicol e antioxidante pra preservar o motor ...

    []s arrefecidos ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Antes de qqer coisa, drena o radiador e lava bem só com água. Drena todo. Completa com água. Roda um pouco. Drena de novo. E vai assim até limpar bem o radiador e o motor. Depois coloca o aditivo, se quiseres. Só cuida pq se o motor é velho e nunca usou aditivo, pode soltar alguma coisa. Que sempre se pode limpar, claro.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    38
    Posts
    2,793
    Agradecimentos: 10
    Fala aí Eduardo, belê

    É verdade o q vc disse, é claro q vai soltar um pouco de ferrugem, mas fazendo a drenagem e a limpeza com água mesmo antes de colocar o aditivo fica bom . Fiz isso umas 2 vezes antes de colocar o aditivo , dava uma ligadinha no motor só pra circular no sistema, depois escoava tudo ... Aí joguei um frasco de Radiex, não lembro se era exatamente Radiex, mas sei q era vermelho , é q já faz muito tempo, uns 9 meses, e depois nunca mais mexi em radiador 8)

    Só confiro o nível, e sempre esteve OK, nunca mais completei o nível, não abaixou mais 8) E o aditivo continua lá, ainda vermelho

    Agora testei um da ACDelco, da linha original da GM em outro carro, mas não gostei não Vou continuar com Radiex mesmo.

    [s]Refrigerados
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    O aditivo com etilenoglicol não tem a função de limpeza. Portanto, não irá soltar nada de dentro do motor. Ocorre que se o motor estiver muito sujo, a ferrugem irá se misturar com o fluído (água + aditivo), da mesma forma que se mistura com a água, reduzindo a eficácia do fluído. Para limpeza, existem produtos próprios p/ tal. Você tem que rodar de 3 a 5 dias com a solução no motor e depois esgotar. Nesse caso sim, se o motor estiver muito sujo, pode soltar placas e entupir alguma galeria.

    Cuidado no entanto com a "dosagem" do etilenoglicol. Ele é antiferrugem e aumenta a temperatura de ebulição da água, mas PIORA a troca térmica da água Sim, é isto mesmo. Se você colocar muito (por exemplo, uns 50%), seu motor começará a aquecer. Já vi vários relatos assim e comigo mesmo aconteceu 2 vezes: uma com o BF-161 e outra com o GM 4 cil. Portanto, cuidado. Recomendo uma diluição de 20 a 25%.

    O que eu tenho usado de um tempo p/ cá, e com ótimos resultados, é óleo solúvel em água, desses usados em serviços de usinagem e torneiros. Coloca um pouco só, mas é só um pouquinho mesmo. A água do radiador vai ficar toda branca, mas depois com a circulação, fica normal. Nunca mais tive problemas de água com ferrugem. Ao abrir o radiador, consigo ver a parte de cima da colméia, e não é porque está vazio, sem água ...

    Só não coloque muito óleo, pois ele ataca as mangueiras de borracha. Em uma loja de radiadores, me falaram que a proporção correta é 0,01%. No caso do CJ, com capacidade de 10 litros, seria algo em torno de 100 mL. Eu não coloquei tanto assim, fui no olhômetro, mas não foi tudo isso não ...


    Se quiser fazer o serviço completo, faça como o colega Cícero indicou, efetuando a limpeza só com água antes. Eu não ando com o carro p/ fazer isso. Tiro a válvula termostática e deixo o motor ligado. Tampo o bocal da mangueira de saída com a mão e quando chega a uma pressão tal, que não consigo mais segurar, libero, deixando sair toda a água. É claro que fica uma mangueira direto no bocal do radiador, completando a água ... Fazendo dessa forma, a hora que a água sair sempre limpa, está pronto o serviço. Basta colocar a termostática de volta, conectar a mangueira e colocar o aditivo ou óleo.

    Chega, já escrevi demais !!

    Abraços, refrigerados e sem ferrugem !!
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    No meu caso nunca usei adtivo só água, e já ouvi falar que ñ é bom usar agua da torneira por causa do clóro, é verdade? já entendi o que devo fazer mais que marca de aditivo devo comprar e quanto devo colocar?

  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Dennis

    Essa estória do cloro eu também já ouvi falar, mas pelo que andei pesquisando, demora muuuuuito p/ o cloro encrustar a ponto de entupir as galerias da colméia. Bem, eu acho preciosismo demais e uso água comum mesmo.

    Quanto à marcas, procure uma conhecida, como Paraflu, AC Delco ou Radiex. Compre produtos concentrados e não os diluídos, que já vem prontos p/ colocar. Esses últimos acabam saindo bem mais caro ... Todas essas 3 marcas que citei são concentrados. Dilua de 20 a 25 % (essa porcentagem te digo pela minha experiência). Então se o sistema do Jeep tem 10 litros, coloque 2 litros de aditivo + 8 de água.

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #10
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    O cloro, na verdade, oxida o ferro. O bom é usar água filtrada com carvão ativado. Remove o cloro e impurezas maiores que 5 ou 10 micras.

    []s filtrados.
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #11
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Beleza Cícero, valeu pela correção ! Faz algum tempo que li sobre isso e não me lembrava mais o que ocorria, só lembro que podia causar alguma problema

    Mas convenhamos, é um trabalho razoável não ?!! Sei lá, será que vale a pena tudo isso ?! E quando você completar água naquele posto de rodovia, como é que fica, se estiver usando água filtrada ? Tem que escoar tudo quando chegar em casa ?!!

    Abraços, de água com cloro e óleo solúvel ....
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #12
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Leva um filtrinho na viatura, oras? Ou vai dizer que tu tomas a água da torneira assim no mais?

    Eu tenho um canudo com KDF (que é um meio que remove cloro e é bactericida) e uma garrafinha, destas de ciclistas, que tem embaixo da tampa um filtro que remove tb bactérias). ...


    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. radiador hilux
      Por zeca no fórum Toyota
      Respostas: 86
      Última resposta: 31/12/2020, 07:54
    2. L200 Esquentando
      Por Alem no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1459
      Última resposta: 22/01/2020, 18:25
    3. Agua radiador contaminada por oleo Motor
      Por fverna no fórum Ford
      Respostas: 37
      Última resposta: 23/02/2010, 11:18
    4. Pressão de óleo e temperatura da SW4
      Por Celsogvs no fórum Toyota
      Respostas: 55
      Última resposta: 11/06/2008, 22:18
    5. radiador - sentido do fluxo de água
      Por gabardo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/11/2004, 20:48

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade