x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
  • #1

    Ignição eletrônica - Colocando o motor "no tempo"




    Comprei um kit de ignição eletrônica para o Jeep (Motor BF 161), um eletricista fez a ligação elétrica, contudo não conseguiu colocar o motor para pegar (motor fora de tempo).

    Com ajuda de um amigo, coloquei o jeep para pegar, colocando o "no tempo" conforme abaixo:

    * Tirei as velas
    * Giramos o motor através da polia até o 1 cilindro ficar em cima.
    * Giramos a polia até a marca coincidir com a seta do motor.
    * Como o distribuidor só encaixa numa posição, coloquei o cabo de vela do 1 cilindro na posição de contato do rotor.
    * Depois distribui os demais cabos no sentido anti horário de acordo com a queima 1 3 5 6 2 4.
    * Depois passei a chave enquanto ele ia girando o distribuidor até acharmos a posição que ele trabalhou melhor e apertamos o distribuidor. (teve uma posição que o motor "ficou pesado" e ele não "girou").
    * Não utilizamos a luz estroboscopica mas acho que ficou bom...........

    Será que este procedimento esta correto?

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    A ordem de ignicao e 1-5-3-6-2-4

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    sequencia correta de ignição é:

    1 5 3 6 2 4

    a luz estroboscópica é necessária para ajustar o avanço : 5º APMS, com o vácuo desconectado.

    de resto, está certo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4

    Corrigindo 1 5 3 6 2 4

    Conforme bem constatado pelo Alessandro, coloquei os cabos na ordem de ignição 1 5 3 6 2 4........
    Os demais procedimentos estão corretos?

    O Jeep esta funcionando bem, pelo menos estes 2 dias depois da instalação da IG.E, qual será o problema, se é que vai ter, de não usar a luz estroboscopica e por consequência não ajustar o avanço?

  • #5
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    Aí Alexandre,

    Eu tinha esta ignição eletronica no meu jeep também, quando ele tava com o BF. Eu batia cabeça pra regular ele também, até que o cara que fez a distribuição me deu o toque No sentido que o cara girava o distribuidor antes para avançar, com a ignição eletrônica girando no mesmo sentido o cara vai atrasar. Ou seja, a tua nova distribuição gira ao contrário.
    Os cabos eu colocava na ordem normal do BF.
    Detalhe: a minha distribuição eletronica foi feita apartir da distribuição do opala 6 cilindro.

    []´s

  • #6
    Isto mesmo, Vinicius!
    O distribuidor gira no sentido anti-horário.........e ela foi feita a partir de opala!
    Comprei no mercado livre a um cara de Minas e por enquanto ela esta funcionando bem.o jeep esta funcionando bem melhor e com mais disposição!!!

  • #7
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    se é que vai ter, de não usar a luz estroboscopica
    Eu pedi para ajustarem duas vezes com a luz estroboscópica e não ficou 100%. Portanto fazia no olhometro mesmo . No meu caso eu tava com um certo problema, pois estava utilizando um cano para vedar o distribuidor, e mesmo afirmando bem o parafuso o distribuidor depois de certo tempo saia fora do ponto. Outro detalhe: eu não tinha o avanço externo no meu distribuidor, mas segundo o cara que fez esta adaptação pra mim não era possível, ou não ficava tão bom quanto sem ele, não lembor ao certo.

    []´s

  • #8
    Aproveitando a carona do assunto, talvez alguém me ajude com uma explicação.
    Depois de colocar a mesma ignição eletrônica do opala no meu jipe (motor BF 161), o ponto misteriosamente mudou de lugar. A 5°, que seria o normal, o jipe simplesmente ficou sem potência nenhuma. Velocidade máxima de 50km/h, só encarando subidas em primeira marcha. Fui ajustando "no olhômetro" até o jipe andar bem (vários dias de método tentativa/erro). Conferindo com a estroboscópica, o ponto que melhor funcionou ficou por volta de 12°.
    []s

  • #9
    Vamos ver se eu entendi:

    1. Foi adquirido um distribuidor que dispensa o uso de platinado e um módulo eletrônico, para substituir o distribuidor convencional (com platinado).

    2. Realizada a instalação do novo distruibuidor, o fregues discobre que "o novo gira no sentido anti-horário" e que "o antigo girava no sentido horário", ou algo do gênero, para explicar porque o motor BF não quis pegar ou porque o avanço deverá ser ajustado no sentido exatamente oposto ?

    Eu vinha procurando fornecedor para o distribuidor sem platinado para o meu BF, item esse que não é nada barato, em torno de RS$ 500-600. Quer dizer, que além de pagar a bagatela acima, ainda poderão haver supresas durante a instalação ?

    Não teríamos como garantir que os Jipeiros - pelo menos aqueles que frequentam esse site - fossem poupados de supresas desagradáveis como esse ?

  • #10
    um eletricista fez a ligação elétrica, contudo não conseguiu colocar o motor para pegar (motor fora de tempo).


    num é querer falar não, ,,,,,


    mas BEM fraquinho esse eletricista

  • #11
    Citação Postado originalmente por Cedric
    Realizada a instalação do novo distruibuidor, o fregues discobre que "o novo gira no sentido anti-horário" e que "o antigo girava no sentido horário"
    Não é bem isso, Cedric, no BF (ou em qualquer outro motor) o distribuidor sempre vai girar no mesmo sentido, e não tem como ser diferente porque o sentido de giro é determinado por acoplamento de engrenagem junto ao girabrequim.
    O que acontece é que no BF o distribuidor gira no sentido anti-horário e no motor do Opala, por exemplo, gira no sentido horário. Como o sentido de giro determina o funcionamento do avanço centrífugo, instalar no BF um distribuidor que foi feito para girar no sentido horário ficará com o avanço invertido, ou seja, a medida que a rotação do motor aumenta existe atraso no ponto, e não avanço. E o mesmo acontece com o avanço à vácuo, que terá sua função invertida.

    Citação Postado originalmente por Cedric
    ...porque o avanço deverá ser ajustado no sentido exatamente oposto ?
    Também está havendo confusão com isso. O avanço estático não tem nada a ver com avanço centrífugo funcionando de forma invertida.
    Se o rotor do distribuidor gira em um sentido, deslocando o corpo do distribuidor no sentido oposto estaremos avançando o ponto, e no mesmo sentido atrasando, e isso vale para qualquer situação, distribuidor original ou não.

    Citação Postado originalmente por Cedric
    Quer dizer, que além de pagar a bagatela acima, ainda poderão haver supresas durante a instalação ?
    Se for uma adaptação bem feita não, se for gambiarra sim, e o que mais tem por aí é gambiarra.
    Adaptação bem feita requer não só a inversão no funcionamento do avanço como também a manutenção da curva de avanço original do BF. Como este tipo de coisa não é fácil de se fazer e quando é feita tem seu custo, na maioria das vezes simplesmente se trava o avanço centrífugo e se despreza o avanço à vácuo, e em alguns casos nem isso se faz.

    E a coisa não para por aí.
    Se o distribuidor faz uso de impulsor a fase do sensor tem que ser invertida, caso contrário a faísca acontece com o rotor distanciado do pino correspondente, na tampa do distribuidor. Isso acarreta em diminuição da faísca lá na vela e até danos à tampa. A partida fica difícil, marcha lenta idem, e o motor com baixo rendimento.
    Distribuidor do Opala com sensor Hall não cheguei a analisar com o funcionamento ao contrário mas não ficaria surpreso se ocorrerem os mesmos problemas, já que as janelas que determinam o acionamento do sensor (e o duty cicle da bobina) atuarão de forma contrária.

    Citação Postado originalmente por Cedric
    Não teríamos como garantir que os Jipeiros - pelo menos aqueles que frequentam esse site - fossem poupados de supresas desagradáveis como esse ?
    Tem sim, e atende pelo nome de "pesquisa". Este assunto já foi tratado diversas vezes por aqui e foi abordado em todos os seus detalhes, e fazendo uso desta ferramenta é fácil encontrar os tópicos.

    Por outro lado... em outro tópico saiu uma conversa onde alguém comentou que o preço de uma ignição original e completa, para motor 4 cil. custava NA LOJA, TUDO NOVO, 800~1000 reais ou coisa do tipo. Daí alguém chamou o dono desta loja de ladrão, porque comprou um "kit" da mesma ignição por 300~400 reais (não lembro exatamente dos valores). Só que aí entra um pequeno detalhe, o "kit" era salvo de desmanche, com distribuidor usado, módulo eletrônico idem e nem o diabo saberia dizer se o módulo era exatamente o original e muito menos se a bobina fornecida tinha perfeita compatibilidade com o módulo.

    Trabalho bem feito tem seu preço e muita gente só se preocupa com o valor que vai desembolsar de imediato, mal se tocando que um distribuidor com avanço travado ou invertido significa despesa extra toda a vez que liga o carro, e isso por causa do maior consumo de combustível quando comparado a um motor com distribuidor decentemente adaptado.

    Como diz o ditado, não existe almoço grátis.

    Abraços,

  • #12
    eu postei um tópico comentando justamente isso....
    que os distribuidores de jeeps viram ao contrario (anti horario)

    por isso que no Diabo Verde tem adaptado distribuidor do monza(que vira anti horario), apesar de ter ar curvas de avanço completamente diferentes do motor go devil, pelo menos ele adianta quando se acelera, ao contrario dessas gambiarra com distribuidor de opala, que quando o peão acelera, ao inves de adiantar o ponto, o distribuidos atrasa

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade